Licenciamento de cães e gatos
-
- Registado: quinta nov 15, 2012 9:21 am
Bom dia!
Sou um dos fundadores de uma startup que está a trabalhar nos problemas que nós, donos de cães e gatos, encontramos aquando do seu licenciamento na junta de freguesia.
A vossa contribuição irá ajudar-nos a construir algo (produto e/ou serviço) que servirá para vos ajudar a resolver alguns dos problemas que estão presentes neste momento.
Não existem respostas certas ou erradas porque cada um vive o processo de forma diferente por isso não pensem que existem problemas menores e outros maiores.
Que passos dão para licenciarem o animal?
Qual é o maior problema que encontram durante todo esse processo?
Se tivessem uma varinha mágica que pudesse mudar tudo isto, o que fariam?
Obrigado desde já pela ajuda e espero ansiosamente pelas vossas respostas.
Sou um dos fundadores de uma startup que está a trabalhar nos problemas que nós, donos de cães e gatos, encontramos aquando do seu licenciamento na junta de freguesia.
A vossa contribuição irá ajudar-nos a construir algo (produto e/ou serviço) que servirá para vos ajudar a resolver alguns dos problemas que estão presentes neste momento.
Não existem respostas certas ou erradas porque cada um vive o processo de forma diferente por isso não pensem que existem problemas menores e outros maiores.
Que passos dão para licenciarem o animal?
Qual é o maior problema que encontram durante todo esse processo?
Se tivessem uma varinha mágica que pudesse mudar tudo isto, o que fariam?
Obrigado desde já pela ajuda e espero ansiosamente pelas vossas respostas.
Última edição por hugomcastro em quinta nov 15, 2012 11:15 am, editado 1 vez no total.
Está a falar do registo e lidença na junta de freguesia?
<p>"A dúvida é o principio da sabedoria." - Aristóteles </p>
<p>"<strong>Não existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
<p>"<strong>Não existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
-
Já editei a minha mensagem para ser mais clara. Obrigadomaraya Escreveu:Está a falar do registo e lidença na junta de freguesia?
Repetida
Última edição por maraya em quinta nov 15, 2012 11:34 am, editado 1 vez no total.
Repetida
Última edição por maraya em quinta nov 15, 2012 11:34 am, editado 1 vez no total.
O processo em si nao achei complicado.
Acho que o processo de registo de PP's poderia ser simplificado porque ha quem se queixe que se pode tornar um pouco chato.
Acho também que poderíamos estar um pouco mais bem informadas em relação ás categorias, nomeadamente a de guarda... Já ouvi que um cao registado como guarda só pode sair para o vet, treino ou coisas do género, que as despesas podem ser deduzidas no irs etc mas não encontro a lei que explica isso
Para os PP's: chip, vacina da raiva, castracao, registo criminal do dono (maior de idade)
Ainda ha outras categorias mas sao menos utilizadas por donos de caes de companhia.
Acho que o processo de registo de PP's poderia ser simplificado porque ha quem se queixe que se pode tornar um pouco chato.
Acho também que poderíamos estar um pouco mais bem informadas em relação ás categorias, nomeadamente a de guarda... Já ouvi que um cao registado como guarda só pode sair para o vet, treino ou coisas do género, que as despesas podem ser deduzidas no irs etc mas não encontro a lei que explica isso
Actualmente seria obrigatório para um cao de companhia: chip e vacina da raiva em dia. (Para caes nascidos antes da lei da obrigatoriedade do chip, penso que os caes podem estar registados sem terem o chip)Que passos dão para licenciarem o animal?
Para os PP's: chip, vacina da raiva, castracao, registo criminal do dono (maior de idade)
Ainda ha outras categorias mas sao menos utilizadas por donos de caes de companhia.
Qual é o maior problema que encontram durante todo esse processo?[\quote]
Nada de especial. O processo foi rápido e simples.
O único "problema" foi não ter tido conhecimento de que era obrigatório mais cedo. (Já não foram registados em cachorros)
Nada de mais.Se tivessem uma varinha mágica que pudesse mudar tudo isto, o que fariam?
Talvez uma maior divulgação da obrigatoriedade de registo, das categorias e obrigações das mesmas.
A mim sempre me disseram que para ter a categoria de guarda teria de estar a viver numa zona não abrangida pela segurança pública.
Um PA a viver num apartamento noc entro de Lisboa é um cão de companhia.
Um PA a viver numas instalações fabris, é um cão de guarda.
Para cães de caça tem de se ter licença de caçador, para cães de guia também há que apresentar uma prova do mesmo.
Nunca me apercebi nada de especial no processod e licenciamento. Nem sequer acho caro.
Para cães de caça tem de se ter licença de caçador, para cães de guia também há que apresentar uma prova do mesmo.
Nunca me apercebi nada de especial no processod e licenciamento. Nem sequer acho caro.
-
Não sente que perde demasiado tempo a deslocar-se ao veterinário e à junta?sasquatch Escreveu:Nunca encontrei problemas nenhuns. A que se referem concretamente?
Considera que existe informação suficiente?
Considera que o preço a pagar é justo?
Costuma lembrar-se do dia em que caduca a licença?
E estes são os problemas com os quais me debati quando tive que licenciar a minha cadela e já aqui referiram problemas sobre a legislação que nunca me tinham passado pela cabeça por isso é que é importante conhecermos todas as opiniões e ficarmos mais informados.
Pois é exactamente esta diferença de "opiniões" de que falo. Fuçamos sem saber bem o que está correcto.sasquatch Escreveu:A mim sempre me disseram que para ter a categoria de guarda teria de estar a viver numa zona não abrangida pela segurança pública.
Para cao de guarda tem de se apresentar uma declaração dos bens a guardar. Mas quais sao os "critérios" que a fazem ser a ceife ou não? Podem rejeitar uma declaração? Com base em quê?
O cao não pode circular na via publica sem ser para vet, treinos e coisas do género. É verdade? Onde está escrito? Qual o fundamento?
As despesas com o cao podem ser deduzidas. É verdade?
Estas foram as questões que me surgiram numa altura em que pensei em regista-los como caes de guarda (depois desisti da ideia)
Quanto á questão "Não sente que perde demasiado tempo a deslocar-se ao veterinário e à junta?", apesar de não ser para mim decidi também responder:
O tempo dispendido no vet é necessário visto que além da vacinação é altura de check up anual e por isso considero importante.
Ir à junta já é um pouco mais chato, mas também é rápido. O único "problema" que poderia talvez ser resolvido é o facto de ter de ir lá 2 vezes.
Uma para pedir a renovação da licença e outra para ir buscar o papel.
Mas não é nada de "grave"
Não acho a licença cara.
O tempo que leva a ir lá: é rápido e nunca estive mais de 10 minutos para renovar a licença.
A licença é anual. Claro que sei que todos os Agostos devo lá ir, vou logo no inicio. É anual, qual é a dúvida?
Infromação: devia de facto haver mai e a avisar com coimas valentes para quem não lciencia e não chipa.
Custos deduziveis com cães de guarda: penso que só em cães de guarda que pertencem a empresas. E não tenho a certeza mas faz sentido.
O tempo que leva a ir lá: é rápido e nunca estive mais de 10 minutos para renovar a licença.
A licença é anual. Claro que sei que todos os Agostos devo lá ir, vou logo no inicio. É anual, qual é a dúvida?
Infromação: devia de facto haver mai e a avisar com coimas valentes para quem não lciencia e não chipa.
Custos deduziveis com cães de guarda: penso que só em cães de guarda que pertencem a empresas. E não tenho a certeza mas faz sentido.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda ago 13, 2012 6:13 am
Vai ser a startup que nem vai começar mais rápida da historia.
As pessoas não registam porque não querem pagar licença, ponto.
As pessoas não registam porque não querem pagar licença, ponto.
O único problema que encontrei foram funcionários mal informados.
E porquê? Porque o meu cão não tem chip pois nasceu antes de 2007 (logo não é obrigatório). Isto levou a que o registo na Junta levasse mais uns 5-7m para a funcionário procurar o dossier da legislação e, depois de encontrar, ir confirmar com uma colega que era de facto assim.
Aliás, minto. Encontrei dois problemas. O segundo foi a funcionária a perguntar-me pelo menos 3xs se tinha a certeza que queria licenciar o cão pois ele já era velho (12 anos na altura).
Quanto ao preço, é uma "coisinha insignificante" que não devia demover as pessoas de licenciar os seus animais na Junta.
E porquê? Porque o meu cão não tem chip pois nasceu antes de 2007 (logo não é obrigatório). Isto levou a que o registo na Junta levasse mais uns 5-7m para a funcionário procurar o dossier da legislação e, depois de encontrar, ir confirmar com uma colega que era de facto assim.
Aliás, minto. Encontrei dois problemas. O segundo foi a funcionária a perguntar-me pelo menos 3xs se tinha a certeza que queria licenciar o cão pois ele já era velho (12 anos na altura).

Quanto ao preço, é uma "coisinha insignificante" que não devia demover as pessoas de licenciar os seus animais na Junta.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda ago 13, 2012 6:13 am
Para silsgl Escreveu:
Quanto ao preço, é uma "coisinha insignificante .