Como lidar com a morte de um companheiro

Fórum para trocar ideias e discutir tópicos relacionados com os animais em geral.
Responder
duolasa
Registado: sexta fev 15, 2013 9:56 pm

sexta fev 15, 2013 10:26 pm

Pois bem, ontem à noite fui ao veterinário com a minha coelhinha de 10 anos, companheira de cerca de metade da minha própria vida, pois não comia, mexia-se muito pouco e notava-se mesmo que estava mal.
O veterinário descobriu que tinha uma massa na zona do estômago e que tinha o abdómen todo cheio de liquido através de um raio-x.
Deu-lhe um diurético, um analgésicos, receitou uns medicamentos e ela voltou para casa.
Hoje de manha ao acordar reparo que ela parece mais animada, dou-lhe
uma dose de diurético como o veterinário mandou e tento fazer com que ela coma qualquer coisa mas mesmo assim nada.
Vou para a faculdade e quando volto à noite encontro-a de barriga para o chão e com as patas estendidas para os lados. Pego nela para a levar para o veterinário novamente e ela mal reagiu, tentou mover a cabeça para olhar para mim e mexeu uma patita e uma orelha mas não tinha forças para mais.
Quando cheguei ao veterinário já ela estava morta...Ficou por lá para ser cremada...

Isto é mais um desabafo que outra coisa...voltei para casa à cerca de uma hora e meia e ainda está tudo muito fresco de modos que cada vez que vejo alguma coisa dela ponho-me a chorar. Podem achar meio parvo estar a chorar por causa de uma coelha mas foi uma companheira que esteve comigo desde o 5º ano de escolaridade até ao 3º ano de faculdade e que significava muito. Não consigo deixar de sentir um sentimento de culpa por não ter feito mais, mais cedo e de não ter passado mais tempo com ela.

À uns tempos tinha ideia de adoptar um outro animal para lhe fazer companhia pois passava bastante tempo sozinha sem ninguém em casa mas agora, neste momento, a ideia de arranjar outro animal e passar por tudo outra vez entristece-me ainda mais.

Peço desculpa pelo testamento...
ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

sexta fev 15, 2013 11:27 pm

Não é nada parva. Só quem nunca teve animais de estimação ou não gosta de animais é que não compreende a dor da perda de um ente querido, que é o que eles são. Para quem tem e ama os seus animais, estes são da família. São como filhos, irmãos. E a dor da separação é igual. Doi muito a sua partida e não há receitas para atenuar essa dor. Também perdi recentemente uma gatita. Ainda me custa, apesar de ter sido em Maio do ano passado. Também já perdi outros dois gatos. Desapareceram sem saber o que lhes tinha acontecido. Até 30 anos depois saber que uma vizinha tinha utilizado veneno para matar os gatos que andavam pela zona. Os meus na altura andavam na rua. Era normal. Agora tenho 4 e tenho-as em casa. Não quero que aconteça o mesmo que aconteceu a esses dois. Mas as doenças e os acidentes são coisas que não controlamos e quando menos esperamos eles acontecem.

Tenho pena de a sua coelha tenha falecido. Teve uma longa vida. De certeza que foi feliz consigo. Sei que é triste consolação neste momento de luto. Mas as boas recordações que temos dos momentos que tivemos com eles vai vir ao de cima.

Muita força para si. E tem a minha simpatia. E não tenha medo de desabafar.
osmclara
Membro Veterano
Registado: quinta ago 16, 2012 1:27 pm
Kelly (Rott) - Mimzy (furão) - Kiara (gata) - Kaila (P.A.)

sexta fev 15, 2013 11:31 pm

Lamento imenso a morte da sua coelhinha, mas 10 anos para um coelho é record, tenho ideia que vivem uns 5 a 6 anos, por isso a sua estáva bem velhinha.
O sentimento de culpa, de que poderia ter feito muito mais por ela é normal, e comum a quem perde um amigo de 4 patas :( .
Com o tempo a dor vai acalmando :| .
Clara
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

sábado fev 16, 2013 2:54 am

Ninguem vai achar parvo, se visse o que eu chorei por causa de uma galinha que foi o meu primeiro animal de estimação e morreu com nove anos...

lamento muito, ela já estava bem velhinha!

um abraço!
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
CarlotaSMAR
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm

sábado fev 16, 2013 3:31 am

Por quantos desgostos desses eu passei já...no ano de 2003 perdi 2 gatuxas doces em poucos meses, no ano de 2009 em cerca de 4 meses perdi estupidamente 3 tesouros lindos e outros mais que teem passado na minha vida, sempre digo que o unico desgosto que os nossos animais nos dão é quando partem,deixam 1 vazio sem fim e algum tempo depois a saudade aumenta e por se ter outros nada apaga a saudade e lembranças dos que partem.

A sua coelhinha com 10 anitos era já bem idosa sinal tambem que foi bem tratada, tente quando entender ser hora encontrar outro animal que precise dum lar e carinho e não se culpe por algo natural dos seres vivos.
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>&nbsp;</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado fev 16, 2013 10:57 pm

Compreendo a sua dor, eu própria já passei por ela umas poucas vezes... infelizmente todos eles cães, gatos, coelhos, aves vivem menos que nós, por isso todos passamos e vamos passar novamente por isso.
Como ultrapassar a perda? Ter outro animal de estimação ajuda muito, não como substituto porque cada um é único, mas porque ao formar laços com o novo animal vai atenuar a sua perda. A saudade e as boas memórias ficam. :wink:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Responder

Voltar para “Animais de Estimação”