Medicina Veterinária

Fórum para trocar ideias e discutir tópicos relacionados com os animais em geral.
Responder
marifofinha
Registado: quarta set 05, 2007 7:40 pm

terça ago 06, 2013 12:15 pm

Bom dia!
Estou neste momento em época de candidatura para o ensino superior, e encontro-me indecisa entre seguir medicina ou medicina veterinária. Apesar de gostar muito de animais, tenho medo que ao vê-los a sofrer sofra demasiado com isso. No entanto, a vida de cão que os médicos me parecem ter também não me parece muito chamativa. Por isso se alguém que tirou o curso de medicina veterinária, está a tirar, ou simplesmente tem o conhecimento de alguém com essa experiência pessoal, me pudesse dar uma ajudinha ficaria imenssamente agradecida.
Se puderem por favor respondam, a algumas das questões que me surgiram sobre a profissão:

-para quem gosta muito de animais se é muito complicado ter de picar, cortar, ver a sofrer ou se é uma coisa que com o hábito não faz tanta diferença?
-é muito frequente um veterinário ter de trabalhar num matadouro?
-a razao trabalho-salario compensa?
-e se é um curso que ela aconselhava para quem gosta muito de animais?

Muito Obrigada, Mariana Cabral :wink:
wahinept
Membro
Registado: sábado out 13, 2007 3:04 pm

quinta ago 08, 2013 11:55 pm

Olá. É assim no curso de med vet, vais ver coisas muito más. O picar, cortar e isso penso que nem seja o pior pq a cena que tu podes pensar é este animal vai sofrer momentaneamente para ter uma vida melhor depois porque tu vais estar a ajudar o animal, já o facto de teres donos que pouco querem saber dos animais é mais chocante. Muitas vezes habituas-te a ve-los sofrer momentaneamente e não são como as pessoas que tu disses esteja quieta só para lhe tirar um bocado de sangue e as pessoas ficam os animais não vão espernear e ladrar ou miar, mas lá está é pensares que é para os tratares.

Quanto ao matadouro não é assim tão frequente, só se quiseres essa área e o que os med vet fazem é mm a inspecção de carcaças ou seja ver se estão boas para seguirem para o mercado, ou a inspecção antes da morte do animal. Mas como eu disse não é assim tão frequente só se quiseres ir para essa área.

Quanto ao salário não sei mesmo :S

É assim aconselho o curso a quem gosta de animais mas muitas vezes vais ser deparada com o dilema da eutanásia pq nos humanos não é permitido mas nos animais é e vez que o animal já não sobrevive e vai estar mais a sofrer do que outra coisa muitas vezes os donos preferem a eutanasia. Agora tens é que pensar que vais ver animais em sofrimento e que lhes podes provocar mais algum sofrimento mas será para eles ficarem bem e saudáveis de novo.

Espero ter ajudado. ;)
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado ago 10, 2013 9:16 pm

Se tem vocação e média para ambas, escolha medicina humana. Não há colocação para veterinários nem grandes perspectivas salariais nos tempos que correm. Os vets recém formados estão a trabalhar a recibo verde como auxiliares nas clínicas.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

rachel17
Membro Júnior
Registado: terça set 11, 2012 4:34 pm

sábado set 07, 2013 4:08 pm

Não consigo imaginar-me a ficar indecisa entre medicina humana ou veterinária e sempre me fez um pouco de confusão pessoas com uma ''dúvida'' :roll: são coisas completamente diferentes, mas se queres ter um futuro garantido vai para medicina humana, isso é certo. Agora em resposta às tuas questões :wink:

-para quem gosta muito de animais se é muito complicado ter de picar, cortar, ver a sofrer ou se é uma coisa que com o hábito não faz tanta diferença?
:arrow: Primeiro e segundo ano do curso lidas menos com animais vivos, o que poderá ser um grande choque para alguns ter que abrir cadáveres de animais em aulas como anatomia, anatomia patológica etc. Mas de certa forma isso começa a dar-te umas ideias do ''cortar''. Não vou negar, é preciso estomago e é preciso teres amor à camisola pq acredita que não é toda a gente que consegue ver um animal morto e ter de mexer nele. Ao inicio faz impressão sim, mas como se costuma a dizer ''primeiro estranha-se, depois entranha-se'' :lol: :lol: agora tudo o resto que virá por acréscimo nos próximos anos do curso são coisas que com o tempo vais ter que te mentalizar a lidar com elas, uma delas a eutanásia. Mas aí cabe-te a ti ter que distinguir as coisas e por um pouco de parte os sentimentos de lado e decidir o que é melhor ou não para o animal.

-é muito frequente um veterinário ter de trabalhar num matadouro?
:arrow: Só trabalha no matadouro o veterinário que quiser, mas durante o curso vais ter que passar por lá.

-a razao trabalho-salario compensa?
:arrow: Ainda não sou formada, mas as coisas para os veterinários recém-formados não estão muito famosas por cá. Veterinária é uma daquelas muitas coisas que depende um pouco da condição económica do pais, que como sabes não é a melhor.

-e se é um curso que ela aconselhava para quem gosta muito de animais?
:arrow: Obviamente que sim!! :D mas tens de gostar imenso, mesmo muito, é um curso dificílimo, inúmeras coisas que não lembram a ninguém para estudar, inúmeras espécies para estudares, mas acredita, não há maior satisfação do que poderes fazer aquilo que realmente gostas.

Boa sorte e vai dando noticias :wink: :wink:
Responder

Voltar para “Animais de Estimação”