catiafe1990 Escreveu:Não esta facil de encontrar criadores desta raça, e nos anuncios que tenho visto da venda dos mesmos muitos não me agradam so pela fotografia... mas ja vi pelo menos um anuncio que me agradou e tambem o preço.... eu tbm não quero um cão para esposições por isso não pretendo um yorkshire terrier perfeitissimo, mas sim um que tenha as minimas da sua raça e que me faça feliz por finalmnte ter o cão dos meus sonhos...
mas tenho que ver tudo com muita calma...

Creio que desde que:
-> o
cachorro tenha LOP, não só os pais
(o LOP não serve só para expos, serve para confirmar que o cão é de facto da raça e não cruzado com outras que podem ter temperamentos/doenças/morfologia diferente, por isso cuidado, especialmente se tem uma criança em casa. Em alguns anúncios dizem "pais com LOP". O custo do LOP é ridículo, cerca de 18€, pelo que criadores que não registem os cachorros não são bons criadores, pois não querem saber da raça que estão a criar. E muitas das vezes os pais não têm nada o LOP, apenas dizem isso para venderem os cachorros a pessoas que não fazem a pesquisa prévia.)
-> seja saudável
(exija os documentos de despiste de doenças comuns nos yorkies ao criador);
-> tenha o temperamento correto da raça
(o temperamento é hereditário, ao contrário da personalidade, por isso veja os pais e interaja com eles para ter noção se está de acordo com a raça)
-> as condições dos pais e cachorros forem boas;
-> e de que o criador crie para melhorar a raça, não só para fazer uns trocos ou porque simplesmente "queria um filho do meu cão";
então sim, compre com consciência tranquila

Se algum dos pontos anterior falhar... eu não arriscaria a segurança do meu filho ao adquirir um cão de temperamento imprevisível, nem me sentiria bem a saber que estava a suportar um criadeiro que não quer saber da raça...
Faz muito bem em pesquisar e ponderar com muita calma, pois adquirir um cão é algo sério

Boa sorte!
EDIT: Ah, e por favor não, se vir anúncios de "yorkshire miniatura", ou "anão", ou outro nome qualquer que não seja apenas "Yorkshire Terrier", fuja!! São criadeiros. Nenhum criador decente faz esse tipo de marketing enganoso com os seus cães. Apenas existe um tamanho para o yorkshire, que está estipulado do estalão da raça (que já deve ter lido, mas fica aqui na mesma caso mais alguém esteja a pensar comprar um yorkie

):
http://www.aldasgoldstar.com/yorkshire_ ... -raca.html