Informação sobre legislação

Fórum para trocar ideias e discutir tópicos relacionados com os animais em geral.
Responder
sferreira12
Registado: quarta jun 04, 2014 2:14 pm

quarta jun 04, 2014 2:17 pm

Boa tarde a todos.

Acedi a este fórum, pois gostava de ver eslcarecida uma dúvida que tenho.

Certa vez, enquanto passeava os cães de uma amiga, nenhum deles de raça perigosa, um cocker e uma rafeira, um senhor passou por mim e alegou que a cadela o teria mordido. Eu, como não senti no movimento da trela qualquer propensão ao ataque de mordida e como não vi quaisquer vestígios da mesma na roupa do senhor, apenas lhe pedi desculpas pelo sucedido. O senhor insinuou algumas palavras de mau tom, mas seguiu o seu rumo.

Hoje, encontrei novamente o dito senhor enquanto passeava os cães da minha amiga. O senhor barafustou comigo, alto e bom som, no meio da rua, alegando ter provas que a cadela já lhe mordeu e que da próxima vez que a encontrar na rua sem ter açaime chamará a polícia.

Uma vez que a cadela não é de minha propriedade, mas sendo eu responsável por ela no momento do passeio, que medidas devo tomar para evitar mais atritos. A cadela é bastante tímida e afasta-se das pessoas quando as vê por ter receio. Se por algum motivo não simpatiza com aquele senhor em específico, eu não posso mudar esse sentimento. Apenas quero evitar problemas, quer para mim quando for passeá-la, quer para os próprios donos. Deve ou não ter açaime, sendo que não tem histórico de ataque, nem é de raça considerada perigosa? Pode ou não o senhor em causa fazer uma denúncia com base em algo que supostamente aconteceu há mais de 1 mês atrás?

Fiquei para morrer quando o senhor me abordou na rua, a barasfustar agressivamente e a cadela cheia de medo.

Nestas alturas uma pessoa fica sem reacção, mas a vontade que dá é perguntar se sabe ir sozonho ou quer o mande!

Obrigada! ;)
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quarta jun 04, 2014 5:15 pm

Não ligue e não lhe dê resposta.

Ele que vá fazer as queixinhas que quiser, pois tem de apresentar provas da mordedura e testemunhas. Estas até pode arranjar entre os amigos e familiares dele, mas as provas da mordedura e suas consequências têm de constar de exames médicos. Além disso, se tivesse ido ao hospital tratar uma eventual mordedura de cão, os médicos eram obrigados a participar o caso à polícia e esta já lhe teria aparecido à porta.

Quanto ao resto, fique sossegada. Mesmo que ele faça queixa e a polícia seja obrigada a investigar, não passará de ter de apresentar os documentos dos animal, a saber: registo na Junta e boletim de vacinas em que conste a última vacinação contra a raiva. Se não tiver estes documentos consigo, ser-lhe-á dado um prazo para os apresentar.

Mas mesmo isto só se passará se ele de facto apresentar uma queixa formal na polícia, o que duvido muito que faça.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
sferreira12
Registado: quarta jun 04, 2014 2:14 pm

quarta jun 04, 2014 5:21 pm

Muito obrigada pela sua resposta desde já! ;)

Eu entrei logo em contacto com a GNR local e foi-me transmitido basicamente essa mesma informação. Uma vez que os animais têm a papelada e as vacinas todas em ordem, nem me chateio mais com o senhor.
Às vezes as pessoas acordam com os pés de fora e acabam por dizer umas quantas barbaridades. Temos de dar um desconto face à situação de crise de valores em que o país se encontra!

Obrigada ;)
Responder

Voltar para “Animais de Estimação”