Gato com megacolon

Fórum para trocar ideias e discutir tópicos relacionados com os animais em geral.
Responder
zanacat
Registado: sexta jul 10, 2015 10:13 am

sexta jul 10, 2015 10:19 am

Olá. Alguém aqui tem um gato com megacolon? Que ração lhe dá? O veterinario assistente do meu gato não sabe ao certo que ração dar, um diz que tem que ser com muita fibra, outro discorda e diz que tem que ser uma ração com pouco residual, um diz que deve ser só humida e outro diz que deve ser também com ração seca. Já não sei o que escolher. Dizem que devemos ir tentanto acertar na ração.Há conta dos acertos já fez 5 enemas. Está neste momento a fazer Fibre Response da Royal Canin e o Obesity em húmido juntamente com Laevolac 4ml 3x ao dia. Mesmo asism ainda temos de recorrer ao bebegel e faz fezes duras. Não é obstipação é mesmo megacolon devido a uma fratura pelvica em bebé. Ele tem 6 anos. Alguém me dê umas luzes? Já fomos a 3 vets diferentes e não há consenso.
diabolika
Membro
Registado: domingo out 08, 2006 10:52 am

segunda jul 20, 2015 12:03 pm

Olá,

Compreendo perfeitamente o que está a passar. Eu tenho um gato já sénior que também tem megacolon. Depois de várias tentativas e erros iniciais, e muitas idas ao veterinário, finalmente conseguimos conciliar as coisas e tem conseguido fazer cocó.

É muito raro ele "entupir" e a última vez que aconteceu eu mesma resolvi com Microlax e não foi necessário levá-lo ao veterinário.

Ele já tomou Laevolac e com ele não resultou, o que resulta com ele é a Parafinina e toma-a diariamente.

Quanto à alimentação, ele comeu durante bastante tempo a Royal Canin Fibre Response + Parafinina e resultou. Entretanto deixou de querer comer essa ração e agora come Libra para gatos esterilizados + Parafinina e também tem resultado. Dou-lhe comida em lata muito de vez em quando.

No entanto, terá mesmo que ver o que resulta com o seu menino. Espero que corra tudo bem! Vá dando notícias, por favor. :)
<p>Desprotegidos - Associa&ccedil;&atilde;o de Animais em Risco, Leiria! http://www.desprotegidos-aar.blogspot.com/</p>
vandamarisa
Registado: quarta jul 22, 2015 8:27 am

quarta jul 22, 2015 8:42 am

Bom dia,
Tenho uma gata com megacolon desde bébé e confesso que o primeiro ano e meio não foi nada facil e passei por toda essa experiencia que está a passar e nem os veterinários conseguem ajudar grande coisa. Atualmente e apesar de ser contraindicado para a doença ela come Fibre Response da Royal Canin 3 a 4 vezes ao dia e vou controlando se está a defecar normalmente, em alturas que vejo que as fezes estão a ficar mais duras coloco um pouco de parafinina liquida mas já a alguns meses que não tenho essa necessidade. Já li muito sobre isto e nada melhor que a nossa experiencia pessoal para sabermos o que fazer pois não é facil e só com tentativas e experiencias é que percebemos o que é melhor para o nosso gatinho. O problema é quando a experiencia nao corre bem e eles não vão à casa de banho.
Tenho também uma fonte para ela beber agua, os gatos normalmente nao gostam de agua parada e reparo que desde que ela tem a fonte bebe mais agua, o que hidrata tambem as fezes.
Tento não alterar em muito os horarios da alimentação pois reparo que quando estou fora e ela fica com alguem, a redução das vezes que come e os espaçamentos de horas altera tambem a consistencia das fezes e até a deixa indisposta. Não sei qual é o seu caso mas eu não posso deixar comida à discrição pois ela não para de comer enquanto existir comida no prato...
Espero ter ajudado em alguma coisa, sempre procurei tópicos sobre esta doença e senti que havia pouca divulgação a nivel nacional, o que nos deixa sem grande ajuda....
Responder

Voltar para “Animais de Estimação”