amigo do amigo de estimação

Fórum para trocar ideias e discutir tópicos relacionados com os animais em geral.
Responder
supercat80
Mensagens: 4
Registado: quinta mar 17, 2016 12:53 pm

quinta mar 17, 2016 1:08 pm

Olá Comunidade,

Tenho uma gatinha com 2 anos e gostava muito de lhe dar um amigo de 4 patas, ou outro.

A minha ideia é dar-lhe uma companhia e fazer com que a vida dela não seja tão monótona, pois passa grande parte do dia sozinha.

Alguém dá uma ideia?

Obrigado.
hecep
Membro Veterano
Mensagens: 733
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

quinta mar 17, 2016 1:26 pm

O mais fácil poderá simplesmente ser adotar outro gato pois podem partilhar quase tudo (areia, ração e comedouro, bebedouro, etc). A relação entre gatos varia já se sabe. Há aqueles que se amam, lambem-se, dormem juntos, até brincam em conjunto (esta parte já não é tão vulgar), mas há aqueles que parecem simplesmente se tolerar mantendo sempre uma distância de respeito. Mas mesmo nesses casos parece-me que eles preferem essa companhia a estar sempre sós.

Se queres variar as espécies depende um bocado da tua disponibilidade financeira, tempo, espaço, etc.

Até um aquário pode ser divertido para um gato (há quem lhes chame a tv felina), mas até que ponto lhes faz realmente companhia é discutível.
supercat80
Mensagens: 4
Registado: quinta mar 17, 2016 12:53 pm

quinta mar 17, 2016 1:32 pm

Obrigado pela resposta.

Estou inclinado para essa opção, da mesma espécie.

Tendo a minha gata 2 anos, será aconselhável dar-lhe um amigo ou uma amiga?

E já agora, adulto ou juvenil?
hecep
Membro Veterano
Mensagens: 733
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

quinta mar 17, 2016 2:49 pm

Ela está esterilizada? É para o brincalhona ou mais para o dorminhoco?
supercat80
Mensagens: 4
Registado: quinta mar 17, 2016 12:53 pm

sexta mar 18, 2016 9:13 am

hecep Escreveu:Ela está esterilizada? É para o brincalhona ou mais para o dorminhoco?
Ainda não está esterilizada, mas está para breve.

É mais para o brincalhona, mas extremamente desconfiada/cuidadosa, com pessoas e objectos desconhecidos.
hecep
Membro Veterano
Mensagens: 733
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

sexta mar 18, 2016 11:44 am

Olá!
Então eu diria ou para adotares uma gatinha bebé ou um adulto já esterilizado de alguma associação ou FAT. Escolher algum brincalhão mas bastante sociável com outros gatos. E depois fazer um período de adaptação gradual dando-lhes tempo e espaço (nos primeiros tempos vais ouvir muitas bufadelas, com os gatos é mesmo assim).

Este tópico tem boas dicas: http://www.arcadenoe.pt/forum/viewtopic.php?t=68149

A cena de deixar a porta entreaberta (e travada)para se irem espreitando e cheirando sem se poderem agredir é boa.
Responder

Voltar para “Animais de Estimação”