Diabetes Felina

Fórum para trocar ideias e discutir tópicos relacionados com os animais em geral.
Responder
catlover11
Mensagens: 2
Registado: segunda abr 20, 2020 5:15 pm

segunda abr 20, 2020 6:06 pm

Boa tarde,

Queria partilhar aqui a minha história e do meu gatinho para que pudesse de alguma forma ajudar alguém que passasse pelo mesmo. Não sou veternária nem tenho formação na área, simplesmente quero ajudar quem passe por uma situação parecida.

Foi diagnosticado ao meu gatinho Diabetes Felina. Com a diabetes teria de avaliar diariamente os níveis de glicerina do meu gatinho picando-lhe a orelha/pata e administrando-lhe insulina, um sofrimento para mim e para ele.

Eu sem nunca saber desta doença confiei nos conselhos dos veterinários ao lhe dar uma ração seca especifica para gatos diabéticos / com excesso de peso, esta ração teria menos hidratos de carbono/açucares que as restantes no mercado o que faria com que os níveis de glicémia do meu gatinho baixassem.

Isto não aconteceu e cada vez mais o meu gatinho estava pior, além do mais começando a surgir-lhe problemas renais, começou a perder o andar nas patas traseiras, nem se levantava mais, estava sem vida, não era o mesmo. Sofri imenso com tudo isto, os veterinários diziam que não poderiam fazer mais nada que seria melhor abatê-lo caso continuasse assim tão em baixo.

Não me conformei com isto haveria de haver alguma coisa que pudesse ser feita. Comecei a pesquisar bastante, encontrei um forum americano que me ajudou bastante, parece que lá eles estão mais evoluídos no tratamento da diabetes felina do que aqui em portugal não sei...

O site será este :
http://www.felinediabetes.com/

Têm imensa informação sobre estratégias para o tratamento, uma grande ajuda mesmo.

O forum é este: http://www.felinediabetes.com/FDMB/
onde podem colocar imensas questões e tem imensas questões resolvidas com a ajuda de médicos veterinários e pessoas que passaram por situações semelhantes com os seus gatinhos.

Tudo isto para vos dizer que o meu gatinho encontra-se maravilhosamente bem, reviveu e curou a sua diabetes. Tudo isto porque lhe mudei a alimentação, estava a dar-lhe uma alimentação desadequada mesmo tendo sido aconselhada pelos veterinários e a própria marca a produzir para gatos diabéticos, a alimentação correta para um gato diabético será a com a menor quantidade de hidratos de carbono/açucares e uma boa quantidade de proteína, e terá de ser uma ração completa. As rações secas têm uma quantidade muito grande de hidratos de carbono mesmo as que dizem ser para a diabetes. Uma ração adequada para gatos diabéticos teria de ter menos de 10gr de açucar por 100gr.

Além das rações secas terem excesso de hidratos de carbono são muito prejudiciais para os gatos pois não tem água e mesmo que o gato beba agua nunca é o suficiente para compensar, o que lhes faz um mal terrível aos rins e por isso tantos gatinhos sofrem de insuficiência renal.

As ração adequada e que dou ao meu gatinho, tendo curado a sua diabetes, tenho de encomendar online mas corre tudo otimamente por este site, as rações são:
Qualquer comida húmida da marca Feringa, deixo abaixo exemplo:
https://www.zooplus.pt/shop/gato/enlata ... duo/565117
Smilla comida húmida:
https://www.zooplus.pt/shop/top_marcas/ ... ida/363302

Vou alternando entre estas duas, foram as que testei, já há cerca de 1 ano que dou os meus gatinhos e estão muito saudáveis e o meu gatinho curado da diabetes. Dou apenas essa comida húmida, na quantidade adequada para o peso de cada gato (as embalagens tem uma tabela atrás que indica) estas rações são comidas húmidas completas! Atenção porque muitas comidas húmidas não são completas o que ira prejudicar os gatinhos pois ficam com muitos défices nutricionais. À primeira vista parece mais dispendioso mas não é, gasto muito menos ao dar essa comida aos meus gatinhos do que antigamente quando dava ração seca ou outras marcas.

Dou também estes comprimidos, que ajudaram bastante a reverter a perda de força do meu gatinho nas patas traseiras devido à diabetes:
https://www.amazon.com/ZobalineTM-Diabe ... B008G3LI2M

Ajudou imenso, corre como antes :D

Espero ter ajudado alguém qualquer questão é só dizer, muito amor para os vossos animais :)
Responder

Voltar para “Animais de Estimação”