Esterilização Prós/Contras

Fórum para trocar ideias e discutir tópicos relacionados com os animais em geral.
Responder
MargaridaAfonso
Mensagens: 1
Registado: quinta jun 25, 2020 12:59 pm

quinta jun 25, 2020 1:03 pm

Boa tarde,
Adoptei uma cadela.
E até ter iniciado uma pesquisa acerca da esterilização eu era completamente pró-esterilização e tinha inclusive dito que mal a cadela fizesse 6 meses seria esterilizada.
Em conversa com uma amiga ela disse que a dela era esterilizada e que tinha corrido tudo bem, só ficou a tomar comprimidos diariamente para a incontinência.
Nunca tinha ouvido falar nisso, nem nunca nos avisam dos contras na realidade. A ela não avisaram dessa possibilidade e agora a cadela não consegue controlar a bexiga.
Só nesse momento fui pesquisar.
Encontrei diversa informação, diversas compilações e estudos recentes que decidi ler.
Falam dos contras também. E muitos deles são muito maus, não é apenas a incontinência. É a probabilidade maior de ter linfoma, hemangiossarcoma e osteosarcoma, entre coisas mais ligeiras como osteoporose, hipotiroidismo ou aumento da ansiedade.
Tentei conversar com o veterinário acerca das minhas preocupações, fui tratada como uma imbecil e uma das frases foi que "As rafeiras têm que ser todas esterilizadas e ponto final".
Decidi pedir uma segunda opinião a um veterinário Suíço, a minha família vive lá e eu também já vivi.
Lá não existem cães de rua, então a visão sobre a esterilização não é enviesada.
E ele disse que os contras existem e são reais, que estamos a forçar uma menopausa precoce no animal e as hormonas que regulam os ciclos sexuais regulam outras funções também e fazem falta. Disse que não aconselha esterilização sem razão médica para isso e que um cancro mamário é muito mais simples de detetar precocemente e tratar do que um linfoma. Mas que se para nós é importante esterilizar (eles vêm isso como uma conveniência para o dono, não uma necessidade para o animal) podemos fazer, ele aconselharia um implante (o que eu acho que não existe cá em Portugal), mas podemos esterilizar retirando apenas o útero e assim a cadela não teria piometra ( sendo que este é o maior argumento pró esterilização utilizado aqui) e manter os ovários garantindo que as restantes funções hormonais eram mantidas.

Questão: Alguém sabe de algum veterinário/clínica que esteja a par da evolução dos estudos e que já faça este tipo de procedimento inovador?
Responder

Voltar para “Animais de Estimação”