Cavalitos !!

Fórum para trocar ideias e discutir tópicos relacionados com os animais em geral.
Xaves
Membro Veterano
Registado: sexta dez 09, 2005 8:10 pm

terça mar 27, 2007 2:45 pm

Um animal de uma enorme grandeza..

Magnifico, com capacidades magnificas..

As varias pelagens

A cor do pelo dos cavalos é determinada por uma combinação de 39 genes, sendo por isso possíveis imensos tons de pelagem.

Negro - Apesar de ser atraente, muitas pessoas sentem-se predispostas contra ele por causa de sua fama de ser indigno de confiança. Outro motivo para a prevenção, possivelmente, reside no fato de os cavalos negros terem sido sempre usados nos funerais, antes do aparecimento do carro funerário motorizado, e nos filmes os cavalos dos ditos "maus da fita" são igualmente negros.

Imagem

Alazão - pode variar sua tonalidade entre uma extensa gama de tons castanho-avermelhados. O mais escuro possui um tom quase arroxeado, enquanto que o mais claro é brilhante, possuindo um profundo tom ouro-avermelhado. Os alazões normalmente possuem marcas de tonalidades diversas. Podrem apresentar crina, cauda e pintas castanhas, ou ainda, ter crina e cauda cor de palha dourada.

Imagem

Tordilho - pode possuir círculos de pêlo negro pelo corpo, especialmente na parte traseira, dando-lhe o aspecto de um antigo cavalinho de balanço. Os tordilhos negros têm grande quantidade de pêlo negro espalhado pelo corpo, geralmente escurecendo sua pelagem. Há tordilhos claros, nos quais o pêlo branco predomina sobre o negro, produzindo um efeito quase totalmente branco.

Imagem

Baio - o cavalo baio não é muito comum. Um bom baio deve apresentar cauda e crina negras e o corpo com uma tonalidade clara.

Imagem

Rosilho - é o termo usado para denominar os animais com duas ou mais pelagens misturadas, que podem possuir diversas tonalidades dependendo da proporção dos vários pêlos que as compõem. O rosilho avermelhado é constituído por pêlo vermelho, amarelo e branco; o rosilho-azulado, por pêlo negro, amerelo e branco; o rosilho-alazão, por pêlo castanho, amarelo e branco.

Imagem

Branco - os cavalos brancos podem ser tordilhos muito velhos, cuja pelagem tente a embranquecer com a idade, ou albinos, caso em que possuem olhos rosados e pele sem pigmentação. Os cavalos conhecidos como brancos são, de fato, tordilhos na maioria dos casos. Pois nao existem cavalos completamente brancos.

Imagem

Palomino ou baio branco - os palominos têm uma coloração dourado-clara, não apresentam marcas em seu pêlo e suas crinas e caudas são abundantes e soltas, quase brancas. A tonalidade varia de acordo com as estações do ano. A pelagem se torna mais clara, quase branca, durante o inverno, voltando a aparecer o tom dourado com o renascimento da pelagem de verão.

Imagem

Pintado - os cavalos pintados spotted podem possuir manchas de qualquer tonalidade e dispostas da maneira mais variada possível. Como são raros, seu preço é muito alto. Existe uma raça que todos os cavalos tem assim a sua pelagem, a essa raça da-se o nome de appaloosa.

Imagem

Castanho escuro - Estes tem o corpo com uma tonalidade castanho escuro e as crinas negras, podem ser calçados eu terem cara aberta.

Imagem

Isabel - Tem no corpo uma tonalidade cor-de-rosa mais para o tom de pele, com crinas da mesmo tonalidade, estas podem ir do quase branco ao rosa, e tem olhos azuis claros..

Imagem

Em relaçao a raças existem enumeras..

Todas elas com caracteristicas diferentes..

Eu gostava de saber o que acham deste magnifico animal..
Mercedes01
Membro Júnior
Registado: segunda mar 26, 2007 7:20 pm

terça mar 27, 2007 3:09 pm

O meu animal preferido, pois em 2º lugar vem os cães.
Mas os cavalos fazem as minhas delicias.
Xaves os meus parabens está aqui um excelente topico.
A cor que eu mais gosto e o palomino. :D
omega2
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 9:37 pm
Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas

quinta mar 29, 2007 8:37 pm

só uma pequena rectificação.
op que caracteriza os cavalos de cor lazão é precisamente o facto de as crinas e cauda serem da mesma cor do corpo do animal.
Os baios não são assim tão raros. há várias coudelarias em portugal que se dedicam a cavalos de cor baia. o baio pode ir desde o amarelo claro até a uma cor torrada. cabos e crinas pretas, sempre!
Em relação aos cavalos tordilhos, mais frequentemente chamados de ruços... o cavalo ruço nasce sempre com um cor que pode ir desde o castanho escuro até ao preto. com o passar da idade e o envelhecimento do animal, o pêlo vai clareando e muitas vezes no fim de vida têm o pelo totalmente branco. mas isso não faz deles cavalos brancos, continuam a ser ruços.
o que distingue os cavalos ruços e os cavalos brancos é a cor da pele. o ruço tem a pele escura e o branco tem a pele cor de rosa, muitas vezes despigmentada nas mucosas.
por isso existem sim cavalos brancos!!!

só por curiosidade, sabem que dois cavalos geneticamente brancos não devem ser cruzados. o poldro não chega a desenvolver-se...
diabolika
Membro
Registado: domingo out 08, 2006 10:52 am

sábado mar 31, 2007 7:11 pm

Um animal magnifico, sem duvida :D
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

domingo abr 01, 2007 1:41 am

ADORO CAVALOS DE MODO QUE GOSTEI IMENSO TANO DO QUE FOI ESCRITO COMO DAS FOTOGRAFIAS.
magsimpson
Membro Veterano
Registado: quarta mar 28, 2007 4:53 pm

domingo abr 01, 2007 11:08 am

gostei deste tópico! :lol:
gosto muito de cavalos e para ignorancia minha :lol: :lol: não sabia que existia tanta diferença de pelagens!
já aprendi algo novo hoje
achei piada ao cavalo dálmata ehehehehheh
Woodchester
Membro Veterano
Registado: domingo mar 11, 2007 12:28 am

domingo abr 01, 2007 1:30 pm

Adoro cavalitos e fique apaixonada pelo Isabel.

Linnnnndddddooooooooo
:oops:
"Não me interessa nenhuma religião cujos princípios não melhoram nem tomam em consideração as condições dos animais." - Abraham Lincoln
Xaves
Membro Veterano

quarta abr 04, 2007 11:47 am

omega2 Escreveu:só uma pequena rectificação.
op que caracteriza os cavalos de cor lazão é precisamente o facto de as crinas e cauda serem da mesma cor do corpo do animal.
Os baios não são assim tão raros. há várias coudelarias em portugal que se dedicam a cavalos de cor baia. o baio pode ir desde o amarelo claro até a uma cor torrada. cabos e crinas pretas, sempre!
Em relação aos cavalos tordilhos, mais frequentemente chamados de ruços... o cavalo ruço nasce sempre com um cor que pode ir desde o castanho escuro até ao preto. com o passar da idade e o envelhecimento do animal, o pêlo vai clareando e muitas vezes no fim de vida têm o pelo totalmente branco. mas isso não faz deles cavalos brancos, continuam a ser ruços.
o que distingue os cavalos ruços e os cavalos brancos é a cor da pele. o ruço tem a pele escura e o branco tem a pele cor de rosa, muitas vezes despigmentada nas mucosas.
por isso existem sim cavalos brancos!!!

só por curiosidade, sabem que dois cavalos geneticamente brancos não devem ser cruzados. o poldro não chega a desenvolver-se...

Em relaçao a parte do baio est muito enganada e a cor mais dificil de nascer por isso e que existem criadores que criam so esta cor, pois esta cor e raro nascere de cruzamentos, muitas vezes enganam-se a chamar baio a um rosilho, coisa que esta super mal..

Em relaçao ao cruzamento e dois cavalos brancos e super verdade, e ja que estamos a falar de cavalos brancos ainda vos vou dozer outra coisa, a carne de cavalo branco e a unica que nao e comestivel devido as suas esponjas..

Em relaçao a existirem cavalos brancos e tu dizes que sim porque a pele a cor de rosa e pode ser despigmientada, isso nao e branco, se fores falar com um criador qualquer ate os de vao de escada dizem-te que nao existem cavalos brancos, existem sim cavalos ruços claros que sao os quase branco e depois o isabel que tem a pele cor de rosa, uns mais claros que outras. Mas cavalos brancos nao existem ..
omega2
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 9:37 pm
Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas

terça abr 10, 2007 1:07 am

xaves, não sabes do que estás a falar sequer!!!

existem cavalos brancos sim, pelas razões que já disse anteriormente!!!

agora olha lá, em que é que tu te baseias para dizer que não existem cavalos brancos? foi alguém que te disse?
ahh, espera, secalhar leste numa revista que trazia um artigo sobre cavalos, certo?

ó rapariga, cresce, aparece e aprende alguma coisa sobre cavalos, porque já se viu que os teus conhecimentos são baseados em leitura de revistas e livrinhos sobre equitação!!

mas se quiseres discutir genética comigo, vamos a isso!!!!
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça abr 10, 2007 11:54 am

A Xaves que me desculpe, mas eu leio cada uma escrita por si que me deixa mesmo a "bater mal"... por favor explique-me lá essa das ESPONJAS QUE A CARNE DOS CAVALOS BRANCOS TEM e que torna essa carne imprópria para consumo??

ESPONJAS??? O que é isso e porque é que a carne não é comestível?

E só mais uma coisinha, atente lá à contradição, diz que "não existem cavalos brancos" e depois que "a única carne de cavalo que não se pode comer é dos cavalos brancos"?? Então existem ou não existem cavalos brancos?

Fico ANSIOSAMENTE à espera que partilhe esse conhecimento comigo e espero que seja por palavras suas e não qualquer treta copiada da net, OK?

Cumprimentos a todos!
JoanaElectra
Membro Veterano
Registado: quarta abr 13, 2005 2:39 pm
Contacto:

terça abr 10, 2007 12:16 pm

Sinceramente, não li, mas também fico à espera... 8)

Joana
J.A.

"There are other fine dogs, then there are Dobermanns - the dog of dogs" Frank Grover
Ophi
Membro Veterano
Registado: domingo mar 04, 2007 4:38 pm

terça abr 10, 2007 3:19 pm

Acho que não é dificil de compreender...o que se passa é que não existem cavalos brancos, logo não se pode comer carne de algo que não existe, o que existe são esponjas com forma de cavalo que são brancas e essas não são comestiveis porque podem esfixiar quem as come, podendo ficar presas na traqueia...acho que é isto que a xaves quer dizer. :o
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça abr 10, 2007 3:26 pm

Ophi Escreveu:Acho que não é dificil de compreender...o que se passa é que não existem cavalos brancos, logo não se pode comer carne de algo que não existe, o que existe são esponjas com forma de cavalo que são brancas e essas não são comestiveis porque podem esfixiar quem as come, podendo ficar presas na traqueia...acho que é isto que a xaves quer dizer. :o
Sempre gentil e esclarecedor Imagem
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Woodchester
Membro Veterano
Registado: domingo mar 11, 2007 12:28 am

terça abr 10, 2007 4:16 pm

Ophi Escreveu:Acho que não é dificil de compreender...o que se passa é que não existem cavalos brancos, logo não se pode comer carne de algo que não existe, o que existe são esponjas com forma de cavalo que são brancas e essas não são comestiveis porque podem esfixiar quem as come, podendo ficar presas na traqueia...acho que é isto que a xaves quer dizer. :o
:o
"N&atilde;o me interessa nenhuma religi&atilde;o cujos princ&iacute;pios n&atilde;o melhoram nem tomam em considera&ccedil;&atilde;o as condi&ccedil;&otilde;es dos animais." - Abraham Lincoln
Xaves
Membro Veterano

terça abr 10, 2007 7:11 pm

Antes de mais peço desculpa nao ter respondido antes, mas nao me foi de todo possivel. :D

Quando eu digo que nao existem cavalos brancos e porque nao existem mesmo, sei o que estou a dizer prefeitamente, felizmente a minha familia esta ligada a criaçao de cavalos a uns bons anos, nao sao coisas de momento, e posso-vos dizer que e optimo e da-nos muitas alegrias como tristezas quando acontece um azar.

Quando disse que a carne de cavalos branco nao se pode comer e uma força de expressao, ou seja tecnicamente a carne de cavalos que nao se pode comer e a dos cavalos de cor mosqueado(tanto o mosqueado de preto, como o de castanho, como o de cinzento ), ruço claroe rosilho ( alguns, estes e so mesmo quando ganham as esponjas que nao se pode comer ). Mas no nosso mundo ao falar falar-mos chama-mos a um cavalo ruço muito claro branco (coisa que esta errada mas e mais facil de compreensao) agora cientificamente nao existem cavalos brancos.

Sao estes as cores que os cavalos ganham esponjas e nao se pode consumir a carne, as esponjas localizam-se na rabada. Estas nao sao brancas mas sim cinza, ou da cor da pele do cavalo que normalmente e cinza, pode e ser despigmentada, as esponjas so aparecem quando o cavalo tem uma certa idade..

As esponjas que os cavalos ganham entre o buleto e o curvilhão nada tem a ver com isto, deve-se a outro estilo de conseitos.Que nao tem a ver com este tema :D

Esclarecidos?
:D
Responder

Voltar para “Animais de Estimação”