Duvida em relação há alimentação

Fórum para trocar ideias e discutir tópicos relacionados com os animais em geral.
Patraka
Membro
Registado: sábado abr 05, 2003 4:45 pm

quarta mai 14, 2008 11:39 am

Boas!
Gostaria que me esclarecessem uma duvida, é que tenho um gato e uma cadela, e o que me acontece é k a minha cadela adora comer a comida do gato...e o gato também gosta de comer a comida dela 8) ...
Ate a uns tempo controlava isto porque punha a taça da comida do meu gato na mesa..mas desisti disto porque o meu gato a comer espalha a comida toda pela mesa, e acaba por se tornar muito pouco higiénico :? ...
Só queria saber se há problema em ambos comerem a comida um do outro, ou se pode causar algum problema de saúde :?:
marymartins
Membro
Registado: quarta nov 21, 2007 1:11 am

quarta mai 14, 2008 12:02 pm

Boa tarde!
Não lhe sei explicar o porquê, mas sei que há problema em que comer a comida que não lhes compete. São animais diferentes e têm organismos e necessidades diferentes. Não sei se será coisa de poder provocar doenças, mas tenho a certeza que não é nada aconselhável...
Mariana
biaclaro
Membro Veterano
Registado: terça ago 09, 2005 11:21 pm
Localização: 3 gatos, 2 aquários comunitários, porquinha-da-índia, 1 caturra, 1 canário e 2 periquitos

quarta mai 14, 2008 12:11 pm

Tem problema sim..as rações são feitas mediante as necessidades dos animais.Um gato não tem as mesmas dos cães nem vice-versa.Podendo causar com o tempo problemas de saúde pela deficiência de vitaminas e tal.
Ana_e_Kaiser
Membro
Registado: quinta out 05, 2006 8:18 pm

quarta mai 14, 2008 8:19 pm

coitados.
Acontecia o mesmo cá em casa quando tinha o Kaiser.
Tinha de por as taças das rações deles (uma de Júnior e a outra de Adulto) em dois cantos opostos e tar de olho, caso contrário, ía o Kaiser comer a comida do Júnior e o Júnior a do Kaiser.
Eram dois cães e mesmo assim era preciso ter cudiado... com um cão e um gato, muito mais ainda.
Boa sorte aí nos "treinamentos" :lol:
Imagem
Patraka
Membro

quarta mai 14, 2008 8:28 pm

Obrigado pelas respostas! :)
Agora tenho é que descobrir uma forma de evitar que q Luna coma a comida do Tobias :? ...ele é mais facil...por bastam uns "jatos" de agua para ele desistir da ideia :lol:
Com ela é que é complicado por que assim que me apanha destraida vai logo limpar a taça do tobias 8)

Cumprimentos :!:
biaclaro
Membro Veterano
Localização: 3 gatos, 2 aquários comunitários, porquinha-da-índia, 1 caturra, 1 canário e 2 periquitos

quarta mai 14, 2008 8:35 pm

Quem tem mais experiência com cães pode vir aqui dizer melhor , mas penso eu que os cães não devem ter a comida a disposição na tigela , deve-se servir eles comem e pronto(se não estiver enganada um help aqui dos mais entendidos sff!!!!)quanto ao gato não há nenhum cômodo da casa onde o cão não tenha acesso?É que assim poderia por lá a tigela dogato.Estou a partir do princípio que você mora num apartamento.
Patraka
Membro

quarta mai 14, 2008 8:42 pm

biaclaro Escreveu:Quem tem mais experiência com cães pode vir aqui dizer melhor , mas penso eu que os cães não devem ter a comida a disposição na tigela , deve-se servir eles comem e pronto(se não estiver enganada um help aqui dos mais entendidos sff!!!!)quanto ao gato não há nenhum cômodo da casa onde o cão não tenha acesso?É que assim poderia por lá a tigela dogato.Estou a partir do princípio que você mora num apartamento.
Sim eu já faço isso com a minha Luna, porque ela nunca quer comer a ração dela, e só assim é que consigo que ela coma, mas do meu gato ta sempre há disposição...e o problema é esse...ela acaba por ir a comida dele...principalmente porque sabe que não é dela 8)
biaclaro
Membro Veterano

quarta mai 14, 2008 9:19 pm

Pois , mas e não tem nenhum cômodo da casa onde o cão não tenha acesso ?Se tivesse poderia por lá a comida do gato.
Patraka
Membro

quarta mai 14, 2008 9:23 pm

biaclaro Escreveu:Pois , mas e não tem nenhum cômodo da casa onde o cão não tenha acesso ?Se tivesse poderia por lá a comida do gato.
Só em cima da mesa ou do balcão da cozinha :? ...só que torna se muito pouco higiénico por causa do pelo e dos pedacinhos de comida espalhados...estou neste momento a tentar uma táctica, não vou ralhar com a Luna por comer a comida do Tobias, e pode ser que ela faça o que faz com a comida dela...enjoa e deixa de comer 8)
biaclaro
Membro Veterano

quarta mai 14, 2008 9:32 pm

pois...não sei da sua disponibilidade , se está em casa ou se trabalha , se for como eu e estiver em casa o dia inteiro o que pode fazer é deixar a tigela do gato protegida (dentro de algum armário) e toda vez que se levantar para ir ao WC ou beber água ou enfim qualquer coisa , oferecer a comida ao gato e vigiar enquanto ele come.É trabalhoso :? e só dá se você tiver esta disponibilidade.
Eu passo por issso aqui em casa mas é em relação a água, pois uma gata é persa e só a deixo beber água do biberão de coelhos (para não molhar a gola ) e as outras só bebem da tigela . Então fico eu a oferecer água as outras muitas vezes ao dia , para que a persa não beba a água da tigela.
Patraka
Membro

quarta mai 14, 2008 10:31 pm

Pois de facto não tenho assim tanta disponibilidade, mas vou tentar assim para experimentar e logo vejo se resultar óptimo...se não peço novamente ajuda :roll:
biaclaro
Membro Veterano

quarta mai 14, 2008 10:45 pm

Boa sorte!!E pode ser que sempre aparece alguém com alguma idéia mais criativa.
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

quinta mai 15, 2008 2:33 am

Cães comerem ração de gato e vice-versa, com a qualidade "vulgar" que existe no mercado e que a maioria usa, não tem problema de maior, pelo menos para os cães.
O mais que pode acontecer é o cão que come comida de gato ficar mais bem nutrido e o gato que come comida de cão ficar mal nutrido.

O problema real é que existe ração para gato que nem satisfaz as necessidades de um cão e haver ração para cães que nem para porcos é boa... :roll:

Vejam as necessidades de cada espécie e analisem a composição de cada marca de ração.

É mais grave um gato alimentar-se com ração de cão do que o contrário. Isto baseado na composição da média das "milhentas" rações que abundam no mercado de média/baixa gama...
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Patraka
Membro

quinta mai 15, 2008 11:56 am

Fang eu dou a meu gato Iams, e a minha cadela Eukanuba...e o meu gato também come a ração dele mais gosta de ir petiscar a comida da Luna 8) ...acha k se eu deixar as coisas como estão(ela a comer a comida dele, e ele a petiscar a comida dela) que não há problema?!

Cumprimentos!
E muito obrigado pelas respostas :wink:
canicorte
Membro
Registado: quinta fev 16, 2006 12:41 am

quinta mai 15, 2008 4:44 pm

a comida dis gatos é bem mais rica em gordura do k a dos caes..por uma razao:para a tornar mais atractiva para os gatos visto serem animais mais eskisitos.se ambos comerem a comida um dos outro nao estao a ingerir a quantidade certa de nutrientes k precisam para uma boa saude..pelo etc.ja para nao falar nos problemas urinarios k pode causar ao gato .ele é castrado?
Responder

Voltar para “Animais de Estimação”