Pet Shops

Fórum para trocar ideias e discutir tópicos relacionados com os animais em geral.
gaacr
Membro
Mensagens: 154
Registado: quarta jun 27, 2007 2:05 pm

quarta jul 30, 2008 2:06 am

Boas,

Como trabalho numa pet shop, gostava de saber que opinião têm das mesmas? Não procuro saber nomes, se acham que loja A ou B é melhor que outra, simplesmente, enquanto clientes, o que acham das lojas que conhecem?

Gostam dos produtos que compram? Sentem que por vezes podia haver melhor? Que estão a comprar gato por lebre? Preferem as grandes superfícies? Ou acham que é tudo a mesma coisa, só muda a embalagem? Costumam adquirir algum tipo de produto através da net que não encontram em lado nenhum cá em Portugal?

Acham que os animais são bem tratados? Que as lojas devem ou não ter animais? Deviam somente ter produtos?

Isto por que tenho lido algumas coisas menos agradáveis a respeito de algumas lojas e algumas pessoas a queixarem-se que no estrangeiro existem produtos excelentes que cá ninguém tem, etc etc e que as lojas em portugal são uma chachada completa; que os empregados não percebem nada e que só se pensa no lucro e não na qualidade e em informar os clientes...

Como já fui cliente e agora tenho oportunidade de estar do lado de lá do balcão, tenho uma opinião algo diferente, se bem que também acho que nem tudo está bem como está.

Querem comentar algo sobre o assunto?

Afinal... a falar é que a gente se entende! :)

Obrigado :)
psylizart
Membro Veterano
Mensagens: 1765
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm
Localização: com escamas ; penas ; picos.

quarta jul 30, 2008 9:54 am

boas

Axo que em lojas que dizem vender repteis ou especializadas em repteis,quase todas nao ssabem nada sobre os produtos que vendem ou sobre os animais que teem (claro que existem excepcoes). Axo que deviam dar tipo de uma explicaçao basica aos funcionarios dessas lojas ou de outras que nao sejam de repteis. penso que os funcionarios que atendem os clientes deviam saber ,ja nao digo tudo mas um bom bocado sobre os animais e sobre os produtos que vendem,porque na maioria dos casos, dao informaçoes erradas.

Cumps
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
Isabelita25
Membro Júnior
Mensagens: 29
Registado: sábado out 27, 2007 2:52 pm

quarta jul 30, 2008 4:06 pm

ola... :)

Sinceramente não compro com frequência produtos para os meus animais nas petshops, em grandes áreas comerciais... :?
Penso que estas lojas são indespensáveis para os amantes dos animais, mas quando me tenho dirigido a estas, acabo por não comprar quase nada, porque nos produtos em que estou interessada são muito acima do preço que costumo comprar em lojas online... em que estou relativamente satisfeita com o atendimento e com os produtos....

Penso que as petshops teriam muito mais clientes, se estas tivessem vários planos para clientes, por exemplo ter uns produtos de preço mais elevado e outros de preço mais baixo, pois por vezes chego a encontar a mesma marca com uma grande diferença de preço e sem diminuir a qualidade... :?: :roll: o que seria mais acessivel para a maioria das pessoas amantes dos animais... :wink:
gaacr
Membro
Mensagens: 154
Registado: quarta jun 27, 2007 2:05 pm

quarta jul 30, 2008 5:39 pm

Bom, efectivamente é difícil para as lojas encontrar pessoas para trabalhar em Pet Shops. Muitas das vezes, os conhecimentos de quem trabalha nas mesmas, é fruto de anos de experiência, acompanhamento com vets, pesquisas, conversas com criadores e, em poucos dias dar uma formação a um funcionário, apesar de essencial, fica sempre muito por se dizer.
Então em exóticos, dão-se informações tão dispares que por vezes os clientes não sabem bem o que fazer... isso é realmente verdade.

O problema também passa um bocado pelo facto de os clientes ( alguns!) assumirem que, as pet shops têm de saber tanto como um veterinário. Ora, se nem os próprios vets ( exceptuando os de exóticos ) estão à vontade com muitas espécies de animais, quanto mais um simples funcionário que só trabalhe nesse estabelecimento há meia dúzia de meses! :)

De qualquer forma, também sou da opinião de que, é essencial os funcionários terem um grande gosto por animais e procurarem, eles próprios, pesquisar, informarem-se mais sobre o que vendem e como aconselhar os clientes. O problema é que, na maioria dos casos, são simples funcionários, sem qualquer responsabilidade na loja e, estão-se a borrifar se o cliente sai satisfeito ou não.
De qualquer forma, creio que cada vez mais as lojas vão tendo pessoas mais informadas.
Até por que, é o que as começa a distinguir mais das grandes superfícies. O acompanhamento ao cliente que não acontece nesses pontos de venda, faz a diferença.

Relativamente aos preços comparativamente com a net. Bom, isso veio para ficar e nem vale a pena combater. Há clientes de internet e há clientes que gostam de sentir, ver o produto e questionar o logista. Há para todos os gostos :)
É impossível uma loja que tem porta aberta ao público, com inúmeros empregados, renda para pagar ( e outras despesas fixas ) ter os mesmos preços de quem só tem um site. Já para não falar de que, muitas vezes, as empresas que estão por trás desses sites, são grupos económicos com capital para investir em grandes quantidades, com margens bem mais favoráveis que a comum das Pet Shops.
Bom, depois também passa pelo cliente a pesquisa da loja que apresenta melhores relações preço-qualidade.

Hoje em dia consegue-se comprar muitos produtos online, que existem em qualquer pet shop, inclusive alguns que nem existem em Portugal. Mas há também muita coisa que, à primeira vista é complicada de se adquirir, sem as vermos à nossa frente. Julgo que funcionará bem com determinado tipo de produtos, mas não tão bem com outros.
In35
Membro Veterano
Mensagens: 351
Registado: segunda jul 30, 2007 3:38 pm

quarta jul 30, 2008 6:13 pm

Eu pelo menos em algumas lojas noto que os colaboradores têm pouca informação sobre os produtos e para que servem. Os Preços também variam de loja para loja...
Faz-me um pouco de confusão os cães estarem naqueles compartimentos de acrílico (mas só se vêm em algumas lojas).
É habito comprar coisas para o meu cão nas petshops com bastante frequência umas gosto mais que outras...como em tudo mas no geral a falta de informação é mesmo o pior, acabam por vender o errado.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

quinta jul 31, 2008 9:32 pm

Ainda hoje na que está no Centro Comercial do Oeiras Park, estavam lá canitos cheios de calor e SEM ÁGUA!!! :evil:
Entrei e assim que entrei um dos rapazes nem me deixou acabar de falar e diz:
- Já sabemos que não têm água e vamos tratar disso.

Claro que lhe respondi:
-Esta deve ter sido a mesma resposta que deram á pessoa anterior que reclamou, não?
Sabe? A culpa nem é bem vossa, como empregados, mas sim do dono da loja como responsável por quem mete a trabalhar e especialmente da nossa Lei em relação aos animais e especialmente dos CRIADEIROS que colocam os seus "produtos" nestas malditas lojas!!!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta jul 31, 2008 9:37 pm

Olá.

Na minha opinião as petshops não deviam vender cães e gatos. Os criadores dignos desse nome recusam-se a vender a intermediários, logo os animais que se encontram à venda nas lojas são de proveniência duvidosa ("puppy mills" e a vulgar criação "caseira")...

Quanto aos pequenos animais, répteis, exóticos, peixes ou aves, penso que os empregados deveriam ter noções básicas de como manter cada espécie. Não digo terem conhecimentos aprofundados que, como já foi referido, advêm de anos de experiência, mas pelo menos a noção de como alojar e alimentar cada espécie. Há que pensar que o empregado que aconselhou o globo redondo para o peixe é mais responsável pelo "mau estar" do animal do que a pessoa que o adquiriu, ignorando que essas não são as melhores condições de manter o animal, isto para dar um pequeno exemplo. É um facto que as pessoas devem informar-se sobre o animal que pretendem adquirir mas na minha opinião uma loja especializada em animais deve saber prestar este tipo de informações, vou dar outro exemplo, uma pessoa que vá ao banco espera encontrar à sua frente um profissional que saiba de banca, de aplicações financeiras, de taxas de juro, enfim. O mesmo se deveria aplicar às petshops, deveriam conhecer aquilo que vendem, tanto produtos como animais, e saber aconselhar e orientar o cliente. :wink:

Pessoalmente, a única petshop de que sou cliente é uma loja especializada em aquariofilia e sou cliente desse segmento. De resto, compro nas grandes superfícies e no veterinário (alimentação, acessórios, produtos para o cão e para a gata).

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

gaacr
Membro
Mensagens: 154
Registado: quarta jun 27, 2007 2:05 pm

sexta ago 01, 2008 1:17 am

Colaboradores com pouca formação existem em qualquer ramo. Nas pet shops, na minha opinião, acontece por que têm uma variedade enorme de produtos e espécies de animais, a maioria são funcionários e quase nunca um responsável está presente para tirar dúvidas que requeiram mais esperiência.

Os funcionários, na sua generalidade são jovens, o que por si só, impossibilita dominar conhecimentos sobre alguns animais. Aquariofilia, na sua forma mais básica, requer alguns conhecimentos básicos de biologia e química. Ora, há gente que nunca sequer ouviu falar de nitritos, quanto mais de osmose! Então se entrarmos no campo da água salgada, aí um logista convém mesmo ter bons conhecimentos de biologia, química e ecossistemas aquáticos, pois tudo passa por aí!
Por alguma razão as casas de aquariofilia mais bem sucedidas são geridas por sócios, não têm funcionários. Aliás, são eles próprios! São pessoas que percebem e conseguem transmitir os seus conhecimentos, tirando as dúvidas aos clientes. Julgo que o caminho correcto passa por aí.

Depois, há lojas com répteis e outros exóticos..., há que perceber alguma coisa sobre os mesmos. Lâmpada de IV num terrário não basta! E há que informar ao cliente sobre as exigências dos mesmos. A moda das iguanas foi fruto de má informação das lojas. Com 2 anos, uma iguana é, na maioria dos casos, inapropriada para um apartamento, já que o terrário deverá ter dimensões, normalmente incomportáveis para a comum das habitações.
Uma apaixonado por répteis encontrará uma solução para isso, mas na maioria dos casos não acontece, pois as pessoas acabam por entregá-las no jardim zoológico, pois "não sabiam que cresciam tanto"!

Isto para dizer que, se não somos especialistas, mais vale não nos metermos em determinados ramos. Na loja onde trabalho, não temos água salgada nem temos répteis expostos (à excepção de tartatugas aquáticas). Exactamente por que não somos especializados nesse campo. Deixamos isso para as lojas de exóticos. Foi uma opção, que pode até fazer com que se perca alguns potenciais clientes, mas julgamos ter sido a mais acertada.

Cães e gatos em recintos fechados também não temos. A legislação existente é muito exigente ( Legislação lá isso temos muita, aplicá-la é que nem sempre é fácil. E muita dela está inadequada à realidade ) e se é para ter as coisas é para as cumprir. Chegou-se à conclusão que não seria viável. Optámos por disponibilizar somente por encomenda.

Perdemos dinheiro com isso? Sim perdemos. São opções...

Claro que, em Portugal, o cliente que visita uma Pet Shop, na maioria dos casos, pensa que está a entrar num jardim zoológico. A quantidade de clientes que entra "só para ver" é inimaginável (maioria das vezes para mostrar os animais aos filhos ou netos).
Como tal, não me parece correcto criticar a maioria das lojas por terem alguns animais, mesmo que não percebam muito, pois o público muitas vezes é que procura isso.

Dizer que as lojas não deveriam ter animais, é o mesmo que dizer: "deveria ser proibido vender tabaco!". Então, se há milhares de pessoas que fumam, alguém vai deixar de vender?
O mesmo se passa para uma loja. Loja de animais somente com produtos não atrai 1/10 dos clientes, comparativamente a uma que tenha animais. Por que, quer se goste ou não, é disso que a maioria dos clientes vai à procura. O cliente compra o animal, compra os produtos e, se gosta, volta para comprar mais. É um negócio como todos os outros.
Desde que seja feito em condições, não creio que haja algum problema. Além de que existe a DGV para verificar falta de condições. E existe um alvará que, supostamente, todas as lojas deveriam de ter.

Relativamente aos criadores colocarem cães nas lojas, não vejo isso como sendo sinal de melhor ou pior qualidade do exemplar em si. O tempo das "vacas gordas" já lá vai. Contam-se pelos dedos os criadores que, em Portugal, planeiam as ninhadas de forma a terem as crias todas vendidas mesmo antes de elas nascerem.

A grande parte tem de recorrer ao comércio das lojas para escoar os animais. O grande público tem contacto é com lojas e não com criadores. Além de que, os melhores criadores pedem exorbitâncias por um bom exemplar, que muitas vezes nem sequer está nos planos do futuro dono, que só quer um animal que cumpra o estalão da raça e não tenha problemas. Se é filho de campeão ou neto, muita gente não se importa e nem exige essa mais valia, pois nem têm planeado fazer criação com os mesmos.
E o negócio dos criadores teria muito que falar, mas o tópico não é disso que trata.

Normalmente só gosto da falar da experiência que tenho, mas pelo que tenho reparado, Portugal ainda tem de evoluir muito no que diz respeito a animais. Se é verdade que algumas lojas possam não ter funcionários adequados ou com os mínimos conhecimentos, também é verdade que há clientes que não deveriam ter animais.
Já perdi muitas horas com acções pedagógicas na loja, a tentar "meter na cabeça" das pessoas coisas que devem e não devem fazer, recomendar o que devem melhorar nas condições do animal em questão.... mas é complicado.
A maioria continua a só levar a sério cães e gatos (muitos nem isso! ), julgando que um simples hamster, canário, peixe cometa ou chinchilla pode ser tratado de qualquer maneira, por que a vida até está cara e eles (os animais) dão muita despesa para se entrar em "luxos".

- Ora, entenda-se "luxo", como sendo a recomendação do logista para que o cliente abandone o "globo", para passar para um aquário rectangular, de maior capacidade, que por sinal até vai oferecer melhores condições e manutenção menos regular.

- Veja-se o luxo, aconselhar o cliente a oferecer ao seu roedor uma gaiola mais espaçosa ou uma alimentação mais equilibrada, com ingredientes de qualidade superior à que consome.

- Entenda-se como luxo, explicar ao cliente que uma ração premium não tem os mesmos ingredientes que uma vendida numa grande superfície. E que se calhar é por isso que o animal está a vomitar ou com o pêlo em mau estado.

- Entenda-se como luxo, tentar fazer ver o cliente que, cuidar bem de uma tartaruga não será, certamente, comprar uma tartarugueira em rim de 20 cm e atirar para lá camarões e esperar depois que ela seja muito feliz. Lá por que o animal só vale 7 ou 8€, não significa que tenha de comer o pior que existe no mercado e crescer nesse habitáculo.

Quando as pessoas não têm mais possibilidade, enfim, mal o menos, tratem-nos da melhor forma. Podem não ter o melhor, mas ao menos cumpre-se os mínimos.
Agora, ver clientes a barafustar por que as lojas são caríssimas, o animal é só despesas, a manifestar-se por mais 2 ou 3 euros num produto que fará toda a diferença..... para depois, meia hora mais tarde, vê-los a beber uma bela aguardente a seguir à refeição no restaurante mais próximo, ou ver a dona da cadela que "não tinha dinheiro para comprar uma saca de Purina Pro Plan", a sair do cabeleireiro com uma bruta permanente e umas unhas de gel de fazer parar o trânsito.... sinceramente, não há pachorra!

E atenção.. não se pense que isto é uma raridade! Pelo contrário, é a maioria! E nem sempre são as pessoas mais simples. Pois esses clientes, muitos dão o que têm e o que não têm para poder proporcionar o melhor para os animais. São clientes que compreendem que, se os têm é para os cuidar bem, pois ninguém os pediu que tomassem conta deles, certo?

Mas infelizmente é assim a realidade. Então agora em período de contenção económica ( claro que sobra sempre dinheiro para o último modelo do IPhone 3G ....), os coitados dos pássaros, quase nem direito a papa têm.
Comem a mistura mais barata e já vão com sorte!

Quem ganha com isto são as grandes superficies... que se tomarem atenção, nem sempre têm os produtos mais baratos. Basta começar a reparar. Claro que, temos de comparar produtos equivalentes. E quando os há...

Aproveito para agradecer a quem tem participado neste tópico :)
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta ago 01, 2008 10:02 am

De tudo o que disse, tenho que destacar, mais uma vez:
A grande parte tem de recorrer ao comércio das lojas para escoar os animais
De uma forma sucinta, uma loja não é um bom local para adquirir um cão ou gato de raça. Estou farta de ver cães e gatos à venda por somas iguais ou superiores ao que um criador pediria (500 / 600m euros) e sem LOP, portanto esse escoamento a que se refere provém de "fábricas de cães" e produções caseiras, não de criadores dedicados. Um criador dedicado prefere colocar um cão numa boa casa a custo 0 do que colocá-lo à venda numa loja.

Cumprimentos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

taniasantos
Membro
Mensagens: 75
Registado: terça fev 06, 2007 4:17 pm

sexta ago 01, 2008 10:11 am

Bons dias!

A nível de Pet Shops posso dizer que sou cliente de uma talvez um pouco invulgar. Costumam realmente ter cães na loja mas são tratados super bem. Não estão em jaula de vidro nem nada disso, têm uma jaula grande de rede mas passam mais tempo fora do que dentro, estão sempre a limpar e deixam-nos passear pela loja. Além disso, o dono da dita loja leva os animais pra sua casa todos os santos dias e isso é visível na forma como os cães estão super sociabilizados, quer com gente, quer com bicharada.

A nível da informação dada, não tenho qualquer razão de queixa pois sempre me responderam às minhas questões e mesmo quando não sabiam "Eu vou ver disso e depois digo alguma coisa". Acho que vai muito dos donos da loja que o fazem por gostarem de animais e não porque dá muuuito dinheiro. Mas claro, falo de uma loja de pequenas dimensões que mesmo não tendo todos os produtos, qualquer coisa quer eu quisesse seria encomendada e poucos dias depois já a teria em minha posse.

Outra coisa de que sempre gostei é que podia lá entrar com os meus animais sem qualquer problema, tipo como quem leva o filhote às compras... LOLOL

Já fui a outras pet shops de maiores dimensões e confesso que detesto lá entrar... Tratam os cachorros que nem objectos dentro de montras de vidro e acho que o ambiente é tudo menos acolhedor.

Acho que falta muita fiscalização neste tipo de lojas porque em muitas se passam coisas que nem nós sonhamos mas que são uma constante. Há realmente e infelizmente muita falta de respeito para com a bicharada.

Bom fim de semana ;)
Angel6
Membro Veterano
Mensagens: 262
Registado: quarta abr 19, 2006 2:20 pm

sexta ago 01, 2008 3:04 pm

gaacr Escreveu:Colaboradores com pouca formação existem em qualquer ramo. Nas pet shops, na minha opinião, acontece por que têm uma variedade enorme de produtos e espécies de animais, a maioria são funcionários e quase nunca um responsável está presente para tirar dúvidas que requeiram mais esperiência.

Os funcionários, na sua generalidade são jovens, o que por si só, impossibilita dominar conhecimentos sobre alguns animais. Aquariofilia, na sua forma mais básica, requer alguns conhecimentos básicos de biologia e química. Ora, há gente que nunca sequer ouviu falar de nitritos, quanto mais de osmose! Então se entrarmos no campo da água salgada, aí um logista convém mesmo ter bons conhecimentos de biologia, química e ecossistemas aquáticos, pois tudo passa por aí!
Por alguma razão as casas de aquariofilia mais bem sucedidas são geridas por sócios, não têm funcionários. Aliás, são eles próprios! São pessoas que percebem e conseguem transmitir os seus conhecimentos, tirando as dúvidas aos clientes. Julgo que o caminho correcto passa por aí.

Depois, há lojas com répteis e outros exóticos..., há que perceber alguma coisa sobre os mesmos. Lâmpada de IV num terrário não basta! E há que informar ao cliente sobre as exigências dos mesmos. A moda das iguanas foi fruto de má informação das lojas. Com 2 anos, uma iguana é, na maioria dos casos, inapropriada para um apartamento, já que o terrário deverá ter dimensões, normalmente incomportáveis para a comum das habitações.
Uma apaixonado por répteis encontrará uma solução para isso, mas na maioria dos casos não acontece, pois as pessoas acabam por entregá-las no jardim zoológico, pois "não sabiam que cresciam tanto"!

Isto para dizer que, se não somos especialistas, mais vale não nos metermos em determinados ramos. Na loja onde trabalho, não temos água salgada nem temos répteis expostos (à excepção de tartatugas aquáticas). Exactamente por que não somos especializados nesse campo. Deixamos isso para as lojas de exóticos. Foi uma opção, que pode até fazer com que se perca alguns potenciais clientes, mas julgamos ter sido a mais acertada.

Cães e gatos em recintos fechados também não temos. A legislação existente é muito exigente ( Legislação lá isso temos muita, aplicá-la é que nem sempre é fácil. E muita dela está inadequada à realidade ) e se é para ter as coisas é para as cumprir. Chegou-se à conclusão que não seria viável. Optámos por disponibilizar somente por encomenda.

Perdemos dinheiro com isso? Sim perdemos. São opções...

Claro que, em Portugal, o cliente que visita uma Pet Shop, na maioria dos casos, pensa que está a entrar num jardim zoológico. A quantidade de clientes que entra "só para ver" é inimaginável (maioria das vezes para mostrar os animais aos filhos ou netos).
Como tal, não me parece correcto criticar a maioria das lojas por terem alguns animais, mesmo que não percebam muito, pois o público muitas vezes é que procura isso.

Dizer que as lojas não deveriam ter animais, é o mesmo que dizer: "deveria ser proibido vender tabaco!". Então, se há milhares de pessoas que fumam, alguém vai deixar de vender?
O mesmo se passa para uma loja. Loja de animais somente com produtos não atrai 1/10 dos clientes, comparativamente a uma que tenha animais. Por que, quer se goste ou não, é disso que a maioria dos clientes vai à procura. O cliente compra o animal, compra os produtos e, se gosta, volta para comprar mais. É um negócio como todos os outros.
Desde que seja feito em condições, não creio que haja algum problema. Além de que existe a DGV para verificar falta de condições. E existe um alvará que, supostamente, todas as lojas deveriam de ter.

Relativamente aos criadores colocarem cães nas lojas, não vejo isso como sendo sinal de melhor ou pior qualidade do exemplar em si. O tempo das "vacas gordas" já lá vai. Contam-se pelos dedos os criadores que, em Portugal, planeiam as ninhadas de forma a terem as crias todas vendidas mesmo antes de elas nascerem.

A grande parte tem de recorrer ao comércio das lojas para escoar os animais. O grande público tem contacto é com lojas e não com criadores. Além de que, os melhores criadores pedem exorbitâncias por um bom exemplar, que muitas vezes nem sequer está nos planos do futuro dono, que só quer um animal que cumpra o estalão da raça e não tenha problemas. Se é filho de campeão ou neto, muita gente não se importa e nem exige essa mais valia, pois nem têm planeado fazer criação com os mesmos.
E o negócio dos criadores teria muito que falar, mas o tópico não é disso que trata.

Normalmente só gosto da falar da experiência que tenho, mas pelo que tenho reparado, Portugal ainda tem de evoluir muito no que diz respeito a animais. Se é verdade que algumas lojas possam não ter funcionários adequados ou com os mínimos conhecimentos, também é verdade que há clientes que não deveriam ter animais.
Já perdi muitas horas com acções pedagógicas na loja, a tentar "meter na cabeça" das pessoas coisas que devem e não devem fazer, recomendar o que devem melhorar nas condições do animal em questão.... mas é complicado.
A maioria continua a só levar a sério cães e gatos (muitos nem isso! ), julgando que um simples hamster, canário, peixe cometa ou chinchilla pode ser tratado de qualquer maneira, por que a vida até está cara e eles (os animais) dão muita despesa para se entrar em "luxos".

- Ora, entenda-se "luxo", como sendo a recomendação do logista para que o cliente abandone o "globo", para passar para um aquário rectangular, de maior capacidade, que por sinal até vai oferecer melhores condições e manutenção menos regular.

- Veja-se o luxo, aconselhar o cliente a oferecer ao seu roedor uma gaiola mais espaçosa ou uma alimentação mais equilibrada, com ingredientes de qualidade superior à que consome.

- Entenda-se como luxo, explicar ao cliente que uma ração premium não tem os mesmos ingredientes que uma vendida numa grande superfície. E que se calhar é por isso que o animal está a vomitar ou com o pêlo em mau estado.

- Entenda-se como luxo, tentar fazer ver o cliente que, cuidar bem de uma tartaruga não será, certamente, comprar uma tartarugueira em rim de 20 cm e atirar para lá camarões e esperar depois que ela seja muito feliz. Lá por que o animal só vale 7 ou 8€, não significa que tenha de comer o pior que existe no mercado e crescer nesse habitáculo.

Quando as pessoas não têm mais possibilidade, enfim, mal o menos, tratem-nos da melhor forma. Podem não ter o melhor, mas ao menos cumpre-se os mínimos.
Agora, ver clientes a barafustar por que as lojas são caríssimas, o animal é só despesas, a manifestar-se por mais 2 ou 3 euros num produto que fará toda a diferença..... para depois, meia hora mais tarde, vê-los a beber uma bela aguardente a seguir à refeição no restaurante mais próximo, ou ver a dona da cadela que "não tinha dinheiro para comprar uma saca de Purina Pro Plan", a sair do cabeleireiro com uma bruta permanente e umas unhas de gel de fazer parar o trânsito.... sinceramente, não há pachorra!

E atenção.. não se pense que isto é uma raridade! Pelo contrário, é a maioria! E nem sempre são as pessoas mais simples. Pois esses clientes, muitos dão o que têm e o que não têm para poder proporcionar o melhor para os animais. São clientes que compreendem que, se os têm é para os cuidar bem, pois ninguém os pediu que tomassem conta deles, certo?

Mas infelizmente é assim a realidade. Então agora em período de contenção económica ( claro que sobra sempre dinheiro para o último modelo do IPhone 3G ....), os coitados dos pássaros, quase nem direito a papa têm.
Comem a mistura mais barata e já vão com sorte!

Quem ganha com isto são as grandes superficies... que se tomarem atenção, nem sempre têm os produtos mais baratos. Basta começar a reparar. Claro que, temos de comparar produtos equivalentes. E quando os há...

Aproveito para agradecer a quem tem participado neste tópico :)

grande testamento! :D TOU A BRINCAR!!


na minha opinião e tal como já foi dito, uma pet shop é dos piores lugares para vender e comprar animais, principalmente cães e gatos. é uma crueldade fecharem cachorros de 2 meses até à altura que são vendidos (por vezes ficam durante vários meses) num compartimento de vidro, sem condições, de espaço limitado, numa montra tipo manequins ou produtos, sem falar dos preços. podemos pagar o dobro que num criador, um animal, que derivado às condições do local onde foi inserido pode ter problemas de saúde ou não ser tão puro como o dono da loja diz.

em relação aos produtos, existem oportunidades, mas em geral os produtos são um pouco caros, especialmente os brinquedos... :D
( se eu fosse a uma pet shop comprar um brinquedo novo, sempre que um dos meus animais tivesse estragado o velho, já estava falida :lol: )
Angel6
Membro Veterano
Mensagens: 262
Registado: quarta abr 19, 2006 2:20 pm

sexta ago 01, 2008 3:06 pm

taniasantos Escreveu:Bons dias!

A nível de Pet Shops posso dizer que sou cliente de uma talvez um pouco invulgar. Costumam realmente ter cães na loja mas são tratados super bem. Não estão em jaula de vidro nem nada disso, têm uma jaula grande de rede mas passam mais tempo fora do que dentro, estão sempre a limpar e deixam-nos passear pela loja. Além disso, o dono da dita loja leva os animais pra sua casa todos os santos dias e isso é visível na forma como os cães estão super sociabilizados, quer com gente, quer com bicharada.

A nível da informação dada, não tenho qualquer razão de queixa pois sempre me responderam às minhas questões e mesmo quando não sabiam "Eu vou ver disso e depois digo alguma coisa". Acho que vai muito dos donos da loja que o fazem por gostarem de animais e não porque dá muuuito dinheiro. Mas claro, falo de uma loja de pequenas dimensões que mesmo não tendo todos os produtos, qualquer coisa quer eu quisesse seria encomendada e poucos dias depois já a teria em minha posse.

Outra coisa de que sempre gostei é que podia lá entrar com os meus animais sem qualquer problema, tipo como quem leva o filhote às compras... LOLOL

Já fui a outras pet shops de maiores dimensões e confesso que detesto lá entrar... Tratam os cachorros que nem objectos dentro de montras de vidro e acho que o ambiente é tudo menos acolhedor.

Acho que falta muita fiscalização neste tipo de lojas porque em muitas se passam coisas que nem nós sonhamos mas que são uma constante. Há realmente e infelizmente muita falta de respeito para com a bicharada.
Bom fim de semana ;)
era nestes sítios em que a ASAE deveria actuar!
gaacr
Membro
Mensagens: 154
Registado: quarta jun 27, 2007 2:05 pm

sexta ago 01, 2008 5:33 pm

Bom, vou tentar explicar algumas coisas que, de uma forma geral até pode nem ser do conhecimento da maioria, não tentando justificar o que quer que seja, mas mais para que se compreenda que as coisas não se passam assim de uma forma tão taxativa como algumas pessoas aqui disseram.
De uma forma sucinta, uma loja não é um bom local para adquirir um cão ou gato de raça. Estou farta de ver cães e gatos à venda por somas iguais ou superiores ao que um criador pediria (500 / 600m euros) e sem LOP, portanto esse escoamento a que se refere provém de "fábricas de cães" e produções caseiras, não de criadores dedicados. Um criador dedicado prefere colocar um cão numa boa casa a custo 0 do que colocá-lo à venda numa loja.
Apesar de não ter cães nem gatos na loja onde trabalho, por opção própria, não consigo perceber por que é que um cão ou gato que se apresente numa loja, não é um bom local para aquisição do mesmo?!
Duma forma geral os criadores que colocam cães ou gatos em lojas, fazem-no à consignação. Pedem a sua margem, a loja soma a restante.

Normalmente, o preço que a loja pede, anda perto do que o criador pediria ao público. Mas, como em tudo, há lojas e lojas. As dos centros comerciais costumam ser as mais caras e onde as discrepâncias são mais notórias. Cabe a cada um decidir a que mais lhe convém.
Se o animal não tem LOP, naturalmente um cliente não deverá pagar valores elevados, sem garantias. Se isso acontece, é por culpa da loja e do cliente, que não está a ser exigente.
Um criador dedicado prefere colocar um cão numa boa casa a custo 0 do que colocá-lo à venda numa loja.
Conheço vários criadores "dedicados" que colocam os cães nas lojas. Pelo menos alguns da ninhada. Aquele exemplar fantástico, esse sim já está reservado e pedem valores exorbitantes, ou acabam mesmo por ficar com ele(s).
Volto a dizer que, conta-se pelos dedos de uma mão os criadores que em Portugal reservam as suas ninhadas unica e exclusivamente para amigos/conhecidos, pessoas do meio etc... e os que fazem pedem milhares por cada exemplar, permitindo-lhes fazer não mais que 2, criações por ano, tal é a rentabilidade do negócio.
Não queria alongar muito a conversa deste tópico para o campo dos criadores pois essa é outra conversa. :)

Relativamente ao que as Pet Shops devem ou não fazer, e principalmente no que diz respeito a este tipo de animais. As estruturas de vidro, obrigam a ventilação artificial, a dimensões obrigatórias que constam na legislação em vigor, obrigam também a que se soltem os animais de 2 em 2horas e os cães/gatos que, na sua generalidade lá se encontram a consignação, não deverão ficar mais que 15 dias, conforme manda a lei.
Portanto, falar-se em meses, tal como foi referido aqui, das duas uma, ou é desconhecimento, ou então trata-se de uma ilegalidade. E isso, já é da competência das autoridades competentes. Para isso servem as queixas, que qualquer cliente deverá fazer, sempre que julgue adequado.
em relação aos produtos, existem oportunidades, mas em geral os produtos são um pouco caros, especialmente os brinquedos... Very Happy
( se eu fosse a uma pet shop comprar um brinquedo novo, sempre que um dos meus animais tivesse estragado o velho, já estava falida Laughing )
Bem, neste campo também as coisas são bem assim. Há efectivamente lojas bastante caras. Normalmente as maiores e com mais custos fixos, zonas de grande aglomeração de público, pouca concorrência,... e isso acontece em qualquer ramo.
No entanto, posso dizer que, sempre que vou a uma grande superfície, fico parvo com os preços dos produtos. As pessoas têm a idéia de que por ser uma grande superfície, estão a comprar mais barato. Errado! Além de que, na maioria das vezes, nem sequer estão a adquirir produtos de qualidade semelhante.

Acho que passa um bocado pela comparação do calçado: se forem a uma grande superfície, compram calçado a 5, 10, 15...30€. Se entrarem numa loja especializada, compram calçado a 70, 80, 100€ ou muito mais. No entanto, essas lojas vendem bastante. O que significa, que o público usa e gosta de adquirir esses produtos. Não passa de calçado, certo??
Não percebo por que é que as Pet Shops é que são caras e por que é que nessas deviam ser feitos descontos?! Só por que os produtos são para os animais e não para o dono? Alguém que me explique...

No que diz respeito a fiscalização, a ASAE também fiscaliza lojas de animais. E se repararem, a generalidade delas está muito melhor, fruto das exigências da legislação em vigor. Aviários fechados com vidro, produtos selados em vez de estarem a ser vendidos avulso, exóticos com CITES.... não digam que as coisas estão iguais pois seria estar a fechar os olhos ao obvio.

De resto, como em qualquer outro ramo, há sempre quem consiga "escapar" a algumas regras básicas, ou que se desleixe, ou, fruto de dificuldades económicas (muitas vezes nem é por vontade da gerência), as coisas não estão como deveriam.

E mais uma vez, os funcionários também têm a sua parte de responsabilidade. :)
LuMaria
Membro Veterano
Mensagens: 18246
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta ago 01, 2008 7:11 pm

gaacr Escreveu:Não percebo por que é que as Pet Shops é que são caras e por que é que nessas deviam ser feitos descontos?! Só por que os produtos são para os animais e não para o dono? Alguém que me explique...
Há 7 anos que sou cliente da mesma loja de animais por diversas razões. Na loja encontro tudo o que preciso e ainda me divirto a ver toda a parafrenália de coisas que nunca usaria mas que é interessantissimo tomar contacto com as mãos, por assim dizer. Os funcionários são os mesmos desde sempre e são escolhidos a dedo. São pessoas informadas, com conhecimentos que de forma muito solicita e sempre simpática nos respondem a qualquer questão. Situação interessante, é por exemplo, irem sempre buscar um livro quando querem exemplificar o que estão a dizer.
A loja junta gabinete de grooming. Não utilizo mas parece-me uma forma interessante de fidelizar clientes.
Passo horas naquela loja e já aprendi imenso. Tudo o que necessito está lá. Posso levar as cadelas às compras porque são sempre bem recebidas. No Natal tenho sempre um saquinho com ofertas para todos os meus animais. Existe ficha de cliente e tenho também um desconto de 10% que calha extraordináriamente bem nos dias de hoje. Volta e meia fazem promoções como por exemplo 1 Euro por cada Kg de ração comprada a descontar nos artigos que quiser, incluindo ração.
A loja não vende nem cães nem gatos. Tem exóticos em condições excelentes e peixes. Não vendem também animais a qualquer pessoa. Praticam serviços como ir a casa montar o aquário ou terrário ou o que for. Levam a ração gratuitamente a casa. Enfim e resumindo, não troco de loja por nada, gasto lá rios de dinheiro mas levo com um serviço 5 estrelas.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta ago 01, 2008 8:53 pm

conta-se pelos dedos de uma mão os criadores
Infelizmente. Mas isso não faz dos que colocam os animais em lojas bons criadores. Mas isso são outros quinhentos. E não me parece que sejam assim tãaaaaaaoooo poucos os criadores que criam por gosto e não por $$$$$$$$.

Cumprimentos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Responder

Voltar para “Animais de Estimação”