Olá!
O seu labrador atiça-se a todos os cães na rua ou só a alguns em especifico?
É que a minha cadela (labrador tb) só se atiça a outros labradores. Todos os outros cães são amigos mas os da raça dela não. Eu percebi depois de saber o historial dela que, por ser a única fêmea da ninhada e mto submissa, até a adoptar, foi sempre mal tratada pelos irmãos. Ela tem, inclusivé, cicatrizes que nunca vão desaparecer. Ficou com o trauma de ser maltratada por outros labradores.
Provavelmente foi o aconteceu com o seu. Deve ter passado mto tempo só em contacto com outros cães e por ser um labrador, raça mto meiga, deve ter sofrido um bocado com os outros.
O que eu sugiro, e é o que faço com a minha, é ser eu a fazer festas aos outros cães na rua para ela perceber que se eles a mim não fazem mal, a ela tb não vão fazer. Sabe que possivelmente vai ser mais demorado do que gostaria que fosse, mas para o bem do seu cão e até mesmo do seu, aconselho-a a tentar acabar com este trauma.
Em relação aos gatos, é a eterna guerra "Cão vs. Gato"

. Mas tb resolve da mesma forma. É fazê-lo perceber que os gatos são seus amigos. Ele vai perceber que tb não tem de os temer.