Pedido de ajuda: Cão e crianças - a escolha certa

Fórum para trocar ideias e discutir tópicos relacionados com os animais em geral.
xabely
Registado: quarta out 08, 2008 2:31 pm

terça ago 25, 2009 10:55 am

Olá

Precisava de ajuda.
Tenho 3 crianças (entre os 3 e os 7 anos). Temos todos uma paixão em comum: os cães.

Chegamos a um ponto em que foi acordado que poderiamos ter um cão pequenino - de raça pequena (vivemos num apartamento).
Ando a ver na internet para ver se encontro uma raça que:
- seja paciente com crianças
- tolere outros animais (pois temos 1 gato em casa)
- se adapte a uma vida em apartamento (em que ficaria acompanhado de manhã, a parte da tarde sozinho, e novamente acompanhado depois da escola/trabalho)

O meu instinto diz que qualquer cão se adapta, depende da atenção e do jeito com que é tratado. Mas também compreendo que existam raças que sejam mais adequadas a crianças pequenas.

Podem dar-me uma ajudinha?

PS: Até agora vimos o Spitz anão e o Yorkshire Terrier...
TaniaGP
Membro
Registado: sexta jul 24, 2009 4:22 pm

terça ago 25, 2009 11:53 am

Boa tarde,

Podem não ser todos, mas os meus pais têm 1 yorkshire terrier que não suporta crianças!!! Já mordeu em dois primos pekenotes! O veterinário disse que esta raça não é muito tolerante com crinças.
TaniaGP
Membro
Registado: sexta jul 24, 2009 4:22 pm

terça ago 25, 2009 11:55 am

Porquê não ajudar um cão que esteja num canil ou em alguma associação!! Existem tantos aqui no fórum à espera duma família!!!
zorbita
Membro Veterano
Registado: sábado nov 08, 2003 5:01 pm
Localização: 2 periquitos, 4 canários, 1 tartaruga, 1 chinchila e 1 beta

terça ago 25, 2009 12:31 pm

Porquê não ajudar um cão que esteja num canil ou em alguma associação!! Existem tantos aqui no fórum à espera duma família!!!
Concordo :wink:
Visto que quer um cão pequenote devido ás circunstancias que enumerou, se adoptar tente ver os pais ou pelo menos saber o seu porte...mas pela pata do cachorro também consegue ver mais ou menos se irá ser muito grande :wink:
<p>Sara</p>
<p><strong>"A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o pode ser julgada pelo modo que os seus animais s&atilde;o tratados."</strong></p>
<p><strong>Mahatma Gandhi</strong></p>
xabely
Registado: quarta out 08, 2008 2:31 pm

terça ago 25, 2009 2:28 pm

zorbita Escreveu:
Visto que quer um cão pequenote devido ás circunstancias que enumerou, se adoptar tente ver os pais ou pelo menos saber o seu porte...mas pela pata do cachorro também consegue ver mais ou menos se irá ser muito grande :wink:
Também tinha pensado nisso...
Andei a ver se encontrava cachorro, mas não consegui encontrar.
Não sei se estou a pesquisar bem. Mas ao que me parece os cachorros estão quase todos já adoptados. Encontrei um, mas pelas fotos e pela descrição refere porte médio/grande.
sofiaabreulopes
Membro Veterano
Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*

terça ago 25, 2009 3:34 pm

xabely Escreveu:
zorbita Escreveu:
Também tinha pensado nisso...
Andei a ver se encontrava cachorro, mas não consegui encontrar.
Não sei se estou a pesquisar bem. Mas ao que me parece os cachorros estão quase todos já adoptados. Encontrei um, mas pelas fotos e pela descrição refere porte médio/grande.
Está um para adoptar no sub fórum das adopções - chama-se cacau!! - e dá-se bem com gatos!!! - a mãe é xcaniche

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... &start=165
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, &ldquo;Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There&rsquo;s not one name left for me.&rdquo;</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&ldquo;I&rsquo;ve left you &rsquo;til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I&rsquo;ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!&rdquo;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>&nbsp;
</p>
<p>&nbsp;</p>
TheBoerboel
Membro Veterano
Registado: quinta mai 08, 2008 4:20 pm
Mia,Magguie,Nucha,Nala,Simba, Ruby,Tico,Tom,Mimi.

terça ago 25, 2009 4:40 pm

Sim é verdade o Cacau dá se bem com gatos e com crianças...ele tá na minha casa e eu tenho 3 filhos e gatos...e merece uma familia 5 estrelas
<p><strong>"...A grandiosidade de uma Na&ccedil;&atilde;o e o seu progresso moral podem ser julgados pela forma como os seus Animais s&atilde;o tratados..."</strong></p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=4Oj2s9cK ... o"></a></p>
Xelele
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 10:06 am

terça ago 25, 2009 4:56 pm

Se quer comprar um cão de raça pura, precisa de algum dinheiro, de tempo para pesquisar criadores e conhecer a raça de perto. Aqui nos fóruns não falta informação sobre como adquirir um bom exemplar, e recomendo vivamente a sua leitura para não sofrer dissabores e gastar fortunas em veterinários.

Quanto às raças, eu tenho uma westie, acho que seria uma boa escolha, eles adoram crianças, outros cães, estranhos em geral são bem vindos, e desde que tenha pulso firme e seja consistente na educação é uma boa escolha se as crianças forem hiperactivas porque é uma raça que impõe os seus limites e ensina os miúdos a acalmarem-se, pelo menos é o que eu observo a minha a fazer com a filha da vizinha. Mas atenção é preciso desde cedo educar o cão a inibir a mordida, para que não aconteçam acidentes. De todo não acho o Yorkie aconselhável para crianças pequenas, porque são mais frágeis e activos do que os Westies.

Qualquer que seja a raça que escolher, tenha em atenção que um cachorro é menos previsivel que um cão adulto e enquanto o treino não estiver bem assimilidao e o animal não possuir maturidade (até 1 ano de idade) não é recomendável deixar as crianças sozinhas com o cão.

Boa sorte.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça ago 25, 2009 5:24 pm

Quando se procura um cachorro com determinadas características é sempre melhor optar por uma raça que encaixe no estilo de vida que lhe podemos proporcionar. Ou então, se adoptar, escolher um cão já feito, um cachorro sem raça é sempre uma carta fechada.

A Xelele tirou-me as palavras dos dedos em relação a tudo o que escreveu. Vou reforçar algumas ideias, se optar por comprar por favor visite o fórum cães e leia os tópicos no inamovível dicas e conselhos úteis. Por favor, nunca compre um cachorro numa loja ou através de um intermediário, nunca compre sem ver os cachorros e a mãe.

Quanto à escolha da raça, o Yorkie não é aconselhável a quem tem crianças pequenas... De facto, de todos os terriers os mais adequados são o Westie e o Boston Terrier.

Há muitas raças pequenas ideais para apartamento e para conviverem com crianças, tem peludões como o Bichon maltês ou frisé, Shih-Tzu, Lhasa Apso, Pequinês, Lulu da Pomerânia, Spitz anão, tem os molossóides pequenos como o Pug ou o Bouledogue Francês, o Schnauzer miniatura, o Whippet, o Cocker spaniel americano ou inglês...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

TheBoerboel
Membro Veterano

terça ago 25, 2009 9:10 pm

Dinodane concordo com o que disse, apenas discordo em relação aos cockers que sei por experiencia própria que são cães menos tolerantes em relação ás crianças.

PEDRO
<p><strong>"...A grandiosidade de uma Na&ccedil;&atilde;o e o seu progresso moral podem ser julgados pela forma como os seus Animais s&atilde;o tratados..."</strong></p>
Xelele
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 10:06 am

quarta ago 26, 2009 8:32 am

Sem querer "puxar a brasa à minha sardinha", gostava de vos relatar o passeio da Becas ontem ao fim da tarde no parque junto à nossa casa:

Como de costume, levei a bola para ela brincar, mas mal chegamos ao parque ela ouviu o Murphy, um Golden Retriever, que ela adora, continuamos a caminhar e ela já não queria saber da bola, quando contornamos os arbustos estava o Murphy e uma data de crianças de volta dele, a dona entretanto soltou-o para ele vir ter com a Becas e rapidamente o parque parecia um jogo de futebol com cerca de 6 crianças e dois cães, e era ver o ar de felicidade que emanava da minha cadela, rodeada de miúdos e rapidamente ficou muito próxima de uma criança com cerca de 2 anos que pegava na bola e lha entregava na boca, a qual ela aceitava com delicadeza. Foi muito bonito ver assim as crianças e os dois cães a brincar até à exaustão, foram todos para casa jantar muito mais felizes.
À vinda embora ainda encontramos uma Yorkie e estive a falar com a dona que me disse que era impossível o cão dela brincar assim com as crianças, pois em casa dela tinha sempre problemas, uma vez que o cão fica agressivo na presença de crianças especialmente se forem barulhentas e agitadas.
Felizmente a Becas é uma cadela sociável, simpática com todos e nada assustada, e é assim que devem ser os Westies.
dinodane
Membro Veterano

quarta ago 26, 2009 9:01 am

TheBoerboel Escreveu:Dinodane concordo com o que disse, apenas discordo em relação aos cockers que sei por experiencia própria que são cães menos tolerantes em relação ás crianças.

PEDRO
Um cocker de boa criação e de boa ascendência tem um temperamento impecável com as crianças, já grande parte dos cockers de criação "caseira", especialmente os dourados, herdaram uma disposição menos boa, fruto de terem sido A raça mais popular e criados indiscriminadamente sem qualquer tipo de cuidados...

TheBoerboel
Membro Veterano

quarta ago 26, 2009 10:32 am

dinodane Escreveu:
TheBoerboel Escreveu:Dinodane concordo com o que disse, apenas discordo em relação aos cockers que sei por experiencia própria que são cães menos tolerantes em relação ás crianças.

PEDRO
Um cocker de boa criação e de boa ascendência tem um temperamento impecável com as crianças, já grande parte dos cockers de criação "caseira", especialmente os dourados, herdaram uma disposição menos boa, fruto de terem sido A raça mais popular e criados indiscriminadamente sem qualquer tipo de cuidados...
Pois os cockers sofreram o pior que uma raça pode ter, que é ser popular...toda a gente tem a mania que é criador e vai originar excesso de consanguinidade, acentuar de problemas congénitos e cães desequilibrados em termos de comportamento. Suponho que um bom cão com boas linhagens, não apresente estes problemas, como muito bem o diz.

PEDRO
tattooedcat
Membro Júnior
Registado: quinta ago 27, 2009 10:13 am

quinta ago 27, 2009 5:32 pm

TaniaGP Escreveu:Porquê não ajudar um cão que esteja num canil ou em alguma associação!! Existem tantos aqui no fórum à espera duma família!!!
concordo e por norma estes animais sao os que mais carinho dao e os que por vezes sao mais pacientes...por norma todos caes adoram criancas
<p>"Vir&aacute; o dia em que a matan&ccedil;a de um animal ser&aacute; considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem." (Leonardo da Vinci)</p>
dinodane
Membro Veterano

quinta ago 27, 2009 6:31 pm

Sim, mas se optar por adoptar deve ter o cuidado de saber o historial do animal e ter garantias quanto ao seu temperamento, isto tanto para salvaguardar o animal como para seu benefício. E sim, um cão de carácter já formado, crescido, pode ser uma excelente opção, um grande companheiro, sem o inconveniente da fase roedora e dos xixis por toda a parte. Há centenas de animais de todas as cores, tamanhos e feitios que só precisam de alguém que os acolha e acarinhe para serem os melhores pets do mundo. :)

Responder

Voltar para “Animais de Estimação”