Explicar às crianças a morte de um animal

Fórum para trocar ideias e discutir tópicos relacionados com os animais em geral.
Responder
Susana32
Registado: terça out 13, 2009 6:05 pm

terça out 13, 2009 6:10 pm

Olá,
Chamo-me Susana Lúcio e sou jornalista na revista Sábado. Estou a preparar um texto sobre como explicar às crianças a morte de um animal de estimação e pensei que o vosso fórum poderia ajudar-me. Gostaria de falar com pais que tenham passado pela experiência de explicar aos filhos a morte do gato ou do cão.
Muito obrigada pela atenção,
Susana Lúcio ([email protected])
sasha09
Membro Veterano
Registado: quarta ago 26, 2009 2:55 pm

domingo out 18, 2009 11:21 am

Acho que o melhor será seguir o guia de um mundo magico... Se a criança é realmente nova penso que nao ha necessidade de lhe confrontar com a verdade... Ela com o tempo ha de compreender... Bem, pelo menos os meus pais fizeram isso comigo quando a minha coelha morreu e eu com o tempo fui pondo mesmo a hipotese que ela teria morrido. Contaram me que ela teve que se ir embora para ajudar outros animais mas que estava sempre a olhar por mim... era uma estrelinha no ceu. eu ficava triste mas ao mesmo tempo contente quadn oa minha mae me fazia ver que havia muita gente a fazer mal aos animais e que a minha coelha os ia salvar... lol enfim era a minha inocente ignorancia. Acho que se me tivessem dito na altura que teria morrido ia sofrer muito.

Ha quem tenha opinioes diferentes, foi uma sugestao :wink:
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

segunda nov 09, 2009 12:55 am

Não vejo nada de errado em falar da morte a uma criança, desde que quem fala compreenda que a morte faz parte da vida e é igualmente natural.
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
CarpemDiem
Membro Veterano
Registado: sexta set 09, 2005 1:36 pm

quarta nov 11, 2009 3:07 pm

Boa tarde,

Perder um animal de estimação pode ser traumático. Se o é para nós, adultos, para as crianças ainda mais. No entanto, na minha humilde opinião nunca se deve mentir sobre o assunto por muito que custo. Devemos é arranjar outras formas de o fazer utilizando um vocabulário que as crianças entendam e nunca dramatizando demais o que aconteceu pois seria agravar uma situação já complicada de explicar.

Se agirmos com bom senso até acho que as crianças nos surpreendem a nós com a sua reacção. Ficarão tristes, sim mas verão as coisas de outra maneira, se calhar melhor do que muitos adultos.

Existem vários artigos que falam sobre este tema na net.

Deixo-lhe aqui alguns aqui da Arca que estão interligados para que, a fazer um trabalho sobre o tema, possa perceber a relação e as implicações que esse facto doloroso tem para muitas pessoas, neste caso crianças.

Aqui vão. Espero que ajude:

As crianças e a morte do seu animal: http://arcadenoe.sapo.pt/article.php?id=244

As crianças e os animais de estimação: http://arcadenoe.sapo.pt/article.php?id=23

Os laços emocionais que estabelecemos com os animais: http://arcadenoe.sapo.pt/article.php?id=328

Beijos,

Sara Louro
Responder

Voltar para “Animais de Estimação”