Página 1 de 1
Explicar às crianças a morte de um animal
Enviado: terça out 13, 2009 6:10 pm
por Susana32
Olá,
Chamo-me Susana Lúcio e sou jornalista na revista Sábado. Estou a preparar um texto sobre como explicar às crianças a morte de um animal de estimação e pensei que o vosso fórum poderia ajudar-me. Gostaria de falar com pais que tenham passado pela experiência de explicar aos filhos a morte do gato ou do cão.
Muito obrigada pela atenção,
Susana Lúcio (
[email protected])
Enviado: domingo out 18, 2009 11:21 am
por sasha09
Acho que o melhor será seguir o guia de um mundo magico... Se a criança é realmente nova penso que nao ha necessidade de lhe confrontar com a verdade... Ela com o tempo ha de compreender... Bem, pelo menos os meus pais fizeram isso comigo quando a minha coelha morreu e eu com o tempo fui pondo mesmo a hipotese que ela teria morrido. Contaram me que ela teve que se ir embora para ajudar outros animais mas que estava sempre a olhar por mim... era uma estrelinha no ceu. eu ficava triste mas ao mesmo tempo contente quadn oa minha mae me fazia ver que havia muita gente a fazer mal aos animais e que a minha coelha os ia salvar... lol enfim era a minha inocente ignorancia. Acho que se me tivessem dito na altura que teria morrido ia sofrer muito.
Ha quem tenha opinioes diferentes, foi uma sugestao

Enviado: segunda nov 09, 2009 12:55 am
por Chamarrita
Não vejo nada de errado em falar da morte a uma criança, desde que quem fala compreenda que a morte faz parte da vida e é igualmente natural.
Enviado: quarta nov 11, 2009 3:07 pm
por CarpemDiem
Boa tarde,
Perder um animal de estimação pode ser traumático. Se o é para nós, adultos, para as crianças ainda mais. No entanto, na minha humilde opinião nunca se deve mentir sobre o assunto por muito que custo. Devemos é arranjar outras formas de o fazer utilizando um vocabulário que as crianças entendam e nunca dramatizando demais o que aconteceu pois seria agravar uma situação já complicada de explicar.
Se agirmos com bom senso até acho que as crianças nos surpreendem a nós com a sua reacção. Ficarão tristes, sim mas verão as coisas de outra maneira, se calhar melhor do que muitos adultos.
Existem vários artigos que falam sobre este tema na net.
Deixo-lhe aqui alguns aqui da Arca que estão interligados para que, a fazer um trabalho sobre o tema, possa perceber a relação e as implicações que esse facto doloroso tem para muitas pessoas, neste caso crianças.
Aqui vão. Espero que ajude:
As crianças e a morte do seu animal:
http://arcadenoe.sapo.pt/article.php?id=244
As crianças e os animais de estimação:
http://arcadenoe.sapo.pt/article.php?id=23
Os laços emocionais que estabelecemos com os animais:
http://arcadenoe.sapo.pt/article.php?id=328
Beijos,
Sara Louro