Urgente!! Não consigo habituar dois cães juntos! :(

Fórum para trocar ideias e discutir tópicos relacionados com os animais em geral.
DiCat
Membro Veterano
Registado: quinta jan 17, 2008 12:17 am
Luna
Duyska
Lola

quarta mar 10, 2010 3:56 pm

Boa tarde. Gostaría que alguem me pudesse ajudar nesta questão que está a deixar-me um bocado desesperada.
É o seguinte:
Comprei uma cadelinha no domingo passado, e qdo a mostrei ao Toy (cãozinho) que já vive lá em casa ha 7 aninhos, ele rejeitou-a, ou seja, ele afasta-se dela a rosnar e a mostrar os dentes. Ele não morde mas está constantemente a fugir dela enquanto ladra e mostra os dentes. Eu não posso ter os cães dentro de casa devido principalmente à alergia que a mh mãe tem ao pelo. O Toy sempre esteve no patio de cima que tem um bom espaço para ele e está junto à cozinha. A Lola que é a cadelinha também poderia estar e devia, porque sendo uma Basset Hound não suporta o facto de estar sozinha e eu não tenho tempo para estar sempre com ela.. Neste momento ela está na varanda de um quarto, que para já é espaçosa para ela.. O problema é que ela ladra a toda a hora e chora por estar sozinha, chegando mesmo a incomodar os vizinhos. Ela adora correr atrás do Toy mas este foge, ladra e rosna ficando muito muito nervoso, e eu fico cheia de pena dele!! Alguém me pode dar dicas eficazes?? Será possível o Toy nunca se habituar à presença da Lola? Isso seria um grande pesadelo para mim... O ideal era estarem juntos!.. :cry: :cry:
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta mar 10, 2010 4:07 pm

O ideal era tirar a cadela da varanda urgentemente porque os BH são grandes ladradores e uivadores, sãop cães de matilha que detestam a solidão, de modo que vai ter garantidamente problemas com a vizinhança até dizer basta.

Desculpe o tom agressivo mas eu passo-me com pessoas que adquirem cães para os confinarem a varandas!! Se os continua a separar, eles NUNCA se vão adaptar um ao outro. É juntá-los e mediar a coisa com cuidado e nunca favorecer o cão novo em detrimento do residente. Fazer com que o cão residente associe a presença da cadela a coisas boas como festas ou guloseimas.
Ou então, devolva a cadela ao criador, se for um criador decente não vai querer que um cão da sua criação viva fechado numa varanda por muito espaçosa que lhe pareça. :|

Se ficar com cadela comece a pensar em esterilizá-la ou castrar o cão, pois vai ter uma grande dor de cabeça na altura dos cios.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

dacarrola
Registado: quarta out 07, 2009 3:02 pm

quarta mar 10, 2010 4:37 pm

Os Basset Hound:

Diferente da sua aparência, ele é um cão de personalidade forte, sendo muito impulsivo e geralmente não aceita comandos.

Quando filhote é muito agitado e brincalhão, mas com o passar do tempo seu comportamento se estabiliza e torna- se calmo e sonolento. São extremamente leais, sensíveis, carinhosos e ciumentos.

São bastante amigáveis perto de desconhecidos e sempre dispostos a fazer novas amizades. Por isso são muito indicados como animais de estimação para famílias com crianças, mas deve-se levar em consideração seu elevado peso, que pode acarretar acidentes; ele convive muito bem com outros animais de estimação.

Por viver tão bem em grupo, é recomendável que um basset tenha a companhia de um outro animal de estimação, caso fique muito tempo sem a presença de seus donos. Essa companhia ajuda-o a manter-lo longe de problemas. Ou seja, eles detestam ficar sozinhos, latindo e uivando quando isso acontece.

Como comem muito e são menos agitados que a maioria das raças, eles sempre estão dispostos a realizar exercícios, como caminhadas ou brincadeiras com seus donos. Gostam muito também de atividades onde possam exercitar o seu poderoso faro.

A raça tem um instinto muito forte da caça e iniciará um perseguição a pássaros, aves e a quase qualquer coisa que se mova, inclusive a odores, sempre que for possível. Por isso é recomendável sempre deixá-los presos a uma guia quando passeando na rua.

Os Bassets latem quando querem algo ou querem sugerir que não gostam de algo. Usam também uma lamentação baixa, quase um murmúrio, para chamar a atenção, o que soa a muitos proprietários como se seus Bassets “estivessem falando.”

Comigo passou-se a mesma coisa. O meu cão BORDER COLLIE juntei-o a um cão da raça TERRA NOVA.

Esperimente assim, deixe cadelinha sozinha com o Toy.
Deia razões ao Toy que a cadelinha não faz nada.
OU
O toy esta ciumento por voçê dar mais atenção a cadelinha.
Tente brincar com eles os dois.

Nunca deixe a cadelinha sozinha na varanda pois vai fazer muito barulho!

Quando voçe sair de casa, tente deixar o rádio ou a televisão ou briquedos a beira dela.

Espero ter ajudado :D

BOA SORTE
DiCat
Membro Veterano
Luna
Duyska
Lola

quarta mar 10, 2010 4:49 pm

Eu compreendo a sua arrogância mas concerteza se visse o espaço onde ela está não ficaria assustada. A varanda em que se encontra a basset de momento, é aberta, é bastante espaçosa, é como o outro pátio, mas mais pequeno e sem o portão! E ela só está ali temporariamente porque como nao estou muito tempo em casa tenho medo do comportamento do Toy perante ela! E o que tinha pensado fazer era mostrar a Lola ao Toy aos poucos enquanto eu estivesse em casa. E enquanto não estivesse separa-los uma vez que existe este problema! Mas de qualquer maneira a ideia não é deixa-la para sempre ali na varanda.. Eu quero que ela fiqe juntamente com o Toy no outro patio! Somente vim aqi pedir ajuda porque não sei ao certo o que seja mais eficaz para conseguir que o Toy não a rejeite tanto! Também não deixo que ele tenha menos mimos do que ela!
DiCat
Membro Veterano
Luna
Duyska
Lola

quarta mar 10, 2010 5:06 pm

dacarrola, agradeço a ajuda.
Quanto a brinquedos ela já tem, mas pouco brinca com eles.. Uma vez que está fora de casa não posso usar a opção do rádio e da TV.
O que o Toy faz na presença da Lola é fugir dela com a cabeça baixa, e ela persegue-o constantemente para brincar, ele rosna mostrando os dentes e ladra para ela se afastar enquanto foge. Ele também se aproxima de mim como quem pede ajuda para o defender. Mas se a cadela se aproximar de nós ele foge para outro sítio ou outra pessoa que esteja ali perto. Custa-me muito tê-la na varanda por mto espaço que tenha e por haver certo contacto com o exterior.. Pq o ideal era estar junto do Toy e ele aceita-la.. Mas os dois juntos é berreira a toda a hora também, por parte do Toy que fica muito nervoso por ter a Lola sempre a segui-lo. Não posso devolver a cadela, comprei-a num Shopping e gosto muito dela para o fazer! Somente esta fase de habituação está a ser muito má e deixa-me desesperada!
Quanto à esterilização vai ser feita, claro, quando ela tiver idade para isso, pois sei quais os riscos em relação aos cios.
dinodane
Membro Veterano

quarta mar 10, 2010 6:49 pm

Comprou no shopping? Má opção... quando é que as lojas ficam proibidas definitivamente de vender cães e gatos como nos países civilizados? 8)

Só um desabafo. Cães compram-se com garantias a criadores éticos, directamente ao produtor, não se compram em lojas ou intermediários.

Junte-os sem medos e evite acarinhar o Toy sempre que ele rosnar ou procurar refúgio consigo. Ao fazer isso está a "validar" o comportamento dele. O seu cão não brinca com outros cães, não tem amigos caninos? Como se porta ele quando vê outros cães na rua?

DiCat
Membro Veterano
Luna
Duyska
Lola

quarta mar 10, 2010 6:59 pm

O Toy com outros cães reage de maneira diferente, brinca normalmente, desafia para jogar ah bola... E com as minhas gatas também. Mostra ciumes qdo nos aproximamos deles e manda-as embora, mas na nossa ausência ele convive bem com elas.
Com a Lola é diferente.. Mesmo na nossa ausência ele foge dela.. E rosna, e ladra como que a pedir para ela o deixar em paz..
Vou seguir os seus conselhos.. e vou ver o que dá.. :?
dinodane
Membro Veterano

quarta mar 10, 2010 7:09 pm

Dicat, a cadela só está convosco há 3 dias... dê-lhes tempo para se ambientarem um ao outro.

Sutra
Membro Veterano
Registado: domingo mai 03, 2009 6:56 pm

sexta mar 19, 2010 9:14 pm

Ainda se vendem cães em shopping em portugal? Nem acredito!!!!
happyprince
Membro Veterano
Registado: quarta dez 31, 2008 12:23 am

terça abr 06, 2010 11:30 pm

Eu adoptei agora um caozinho com um ano para se juntar ao Oscar de 3. São dois machos, bem sei... O Jonas só chegou no Sábado e eles ainda não se ambientaram. Nunca deixamos os dois sem vigilância, repreendemos atitudes como rosnar etc. Fazemos mimos aos dois e cada um tem a sua taça, bebedoura, bola, manta etc
É a primeira vez que tenho dois cães. E agradeço toda a ajuda possível...
<p>&ldquo;The question is not, "Can they reason?" nor, "Can they talk?" but "Can they suffer?&rdquo;&nbsp; </p>
<p>http://blogcaninodetravasso.blogspot.pt/</p>
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

quarta abr 07, 2010 9:24 am

É natural na minha opinião que haja reacção por parte do cão residente.

Não aconselho manter muito tempo os animais separados, porque quanto mais tempo passa, pior é. O residente sabe que ela lá está.

O ideal teria sido apresentá-los fora do ambiente do mais velho mas como não aconteceu, agora é deixá-los que entre rosnadelas ( sempre com supervisão dos donos) cada um encontre o seu lugar dentro de casa.

Quanto à comida, ter sempre os comedouros e bebedouros afastados um do outro para não haver problemas . É normalmente com a comida e com os mimos que por vezes se zangam.

Quanto às festas é fazer igual aos dois. Faz a um faz a outro. Dá uma guloseima a um dá ao outro.Dá colo a um , dá ao outro. Nada pode ser diferente.

Acima de tudo mostrar que você é que manda.
Mas penso que como é uma fêmea a coisa de venha a compor rápidamente :wink:

Boa sorte.
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
happyprince
Membro Veterano
Registado: quarta dez 31, 2008 12:23 am

segunda abr 12, 2010 12:49 pm

Nós falamos bastante com os nossos. Quando estão sentados um ao pé do outro, dizemos: Lindos, bonitos etc. Quando rosnam, dizemos: Não.
Não os deixe sozinhos um com o outro nos primeiros tempos, deixe-os brincar e cheirarem-se mas sempre com alguém por perto.
Os meus andam agora com peitoral, pois caso aconteça alguma coisa, tenho por onde segurá-los.
<p>&ldquo;The question is not, "Can they reason?" nor, "Can they talk?" but "Can they suffer?&rdquo;&nbsp; </p>
<p>http://blogcaninodetravasso.blogspot.pt/</p>
DiCat
Membro Veterano
Luna
Duyska
Lola

terça mar 06, 2012 11:13 am

Bons dias.

Sei bem que estou a "ressuscitar" o meu próprio tópico e pode ser incomodativo... Hehe...

Quero também pedir desculpas por nunca mais ter dado novidades em relação a este assunto!!

Gostaria só de informar (dois anos depois --') que depois de seguir os vossos conselhos, acontece que, a Lola e o Toy já não sabem viver um sem o outro!! Quem os viu e quem os vê!!!

Muito obrigados!! :D :wink: :wink:
walkerspack
Registado: quarta mar 14, 2012 4:00 pm

quarta mar 14, 2012 4:38 pm

Ola Deanna Realmente o seu problema nao é nada de grave :)
A reaççao deles é muito natural, eles exercem dominio uns sobre os outros e nao devemos dar muita importancia a estes comportamentos ,pois so estaremos a alimenta-los.Os caes sao animais de matilha logo necessitam de ter um lider e eles ainda nao se decidiram quem é, apenas isso; sugiro que seja voçe a tomar essa posiçao e tudo se resolvera. Nao e soluçao separa-los. :) espero ter ajudado.
Estou disponivel para mais esclarecimentos.E posso ajudar se quizer mostrando como se faz.
DiCat
Membro Veterano
Luna
Duyska
Lola

quarta mar 14, 2012 9:12 pm

Olá walkerspack :)

Pois não! Tem razão, mas naquela altura ver o Toy a ficar agressivo e nervoso por causa da menina que tinha trazido para casa deixava-me doente, não os conseguia deixar juntos com medo que ele a magoasse, principalmente quando eu não podia estar por perto para controlar a situação.

O meu tópico já tem algum tempo, eu vim só dar novidades (atrasadas), mas realmente hoje em dia estes dois dão-se lindamente e não podem estar um sem o outro!! :P

Agradeço imenso a ajuda e os conselhos de qualquer maneira! :D :wink: :wink:
Responder

Voltar para “Animais de Estimação”