quarta out 20, 2010 11:31 am
Xenita, acabe com isso, por favor. Esse tipo de discussão só a coloca mal e não vai mudar nada...
O tópico que abriu tem interesse, não merece vir a ser fechado e retirado só por causa de umas teimosias e ataques pessoais. Uma senhora não deve alimentar este tipo de conversas.
Quanto ao tema do tópico:
É por vezes muito difícil, senão mesmo impossível, convencer as pessoas a levarem os animais ao veterinário quendo eles adoecem. E quanto mais fracos os recursos das pessoas, pior, claro.
Os veterinários investem muito tempo e muito dinheiro a tirarem o curso, e então se montam clínica, ainda pior. Não só o arranjo das instalações é caro, como todo o material e máquinas de que precisam para os exames custa fortunas. Por isso, seria muito injusto estar a pedir-lhes borlas e descontos. Mesmo assim, de todos os que conheci e conheço só um não os faz.
Por tudo isto, e mesmo sabendo-se que a consulta a um veterinário é enormemente mais barata do que uma a um doente humano, as pessoas encolhem-se. Por outro lado, essas pessoas também não encaram o animal como nós. Para elas, um bicho é um bicho, não tem necessidades nem sofre como os seus donos.
Devia haver - e já o defendi por aí, contra ventos e marés - uma espécie de SNS para os animais, como há muito existe na maioria dos países civilizados. Mas enquanto o não há e ninguém parece disposto a lutar por ele, as câmaras municipais deviam encarregar-se da assistência aos animais das pessoas mais carenciadas. Algumas, parece, já o fazem, mas a maioria ainda se remete ao velho papel de guardiãs da saúde pública mediante o abate sistemático dos animais que lá vão parar.
Infelizmente, é o país que temos. Só podemos ir ajudando como pudermos e soubermos, mesmo que esse poder e saber não sejam os mais eficazes. Cruzar os braços é que não.
<p>Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns e aqui já fui a LucNun.

</p>
<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.

</p>