Necessidade de ir ao veterinário - Como fazer entender?

Fórum para trocar ideias e discutir tópicos relacionados com os animais em geral.
SandraGap
Membro Veterano
Mensagens: 919
Registado: sábado out 22, 2005 8:00 pm
Localização: Kika & Mya

domingo out 10, 2010 11:16 am

Preciso de desabafar... :cry:
Fico muito frustada quando vejo pessoas que não vão com os animais ao veterinário. É algo que simplesmente me deixa tão enervada... As pessoas quando estão doentes não vão ao médico? Será que não conseguem perceber que os animais tal como os humanos adoecem e não existe necessidade de sofrerem... Ainda tem o descaramento de me dizer: " e pá... é muito caro"... Só me apeteçe dizer asneiras! Coisas superfulas não se importam de gastar o dinheiro que for necessário, mas ver um animal a sofrer já não mereçe um investimento? Mas será algo tão dificil assim de compreender?! Acho que a privação de cuidados médicos é igualmente grave como o abandono... :evil:
VascoMV
Membro Veterano
Mensagens: 763
Registado: sexta jul 09, 2010 7:34 pm

domingo out 10, 2010 11:34 am

A privação de cuidados médicos é uma forma de abandono. O que se passa é que as pessoas habituadas ao SNS em que tudo é barato, pensam que o médico veterinário deve fazer preços como se o Estado lhes pagasse e quando sabem que o Estado não subsidia os veterinarios querem que estes arquem com as contas porque "gostam de animais".

Na verdade, e digo isto há muito anos, arranjar um animal é um acto muito menos consciente do que comprar uma batedeira eléctrica ou uma máquina de lavar.
xenita
Membro Veterano
Mensagens: 847
Registado: quinta jul 24, 2008 12:07 pm

terça out 19, 2010 8:59 am

VascoMV Escreveu:A privação de cuidados médicos é uma forma de abandono. O que se passa é que as pessoas habituadas ao SNS em que tudo é barato, pensam que o médico veterinário deve fazer preços como se o Estado lhes pagasse e quando sabem que o Estado não subsidia os veterinarios querem que estes arquem com as contas porque "gostam de animais".


:evil: :evil:
Você pega no animal , faz uma boa accão e leva ao vet :lol:
SandraGap
Membro Veterano
Mensagens: 919
Registado: sábado out 22, 2005 8:00 pm
Localização: Kika & Mya

terça out 19, 2010 10:29 am

xenita Escreveu: :evil: :evil:
Você pega no animal , faz uma boa accão e leva ao vet :lol:
E agarro em todos os animais cujos os donos não tem maturidade suficiente para os levar ao veterinário e voce paga correcto? Ou é o veterinário que vai "bancar"?
xenita
Membro Veterano
Mensagens: 847
Registado: quinta jul 24, 2008 12:07 pm

terça out 19, 2010 11:26 am

Quando vejo um animal que está a sofrer e o dono não tem posses, levo o bicho ao vet
Não passo ao lado e não finjo que não vejo, se qualquer situação me mói o juízo tento ajudar dentro do possível.
O mesmo sucede quando vejo um animal abandonado tento ajudar ou arranjar quem fique com ele.
Nunca enfio a cabeça na areia.
Adianta lhe alguma coisa vir aqui dizer blá blá se no terreno não há quem ajude ???
perapado
Membro Veterano
Mensagens: 4001
Registado: terça ago 04, 2009 6:54 pm

terça out 19, 2010 7:02 pm

xenita Escreveu:Quando vejo um animal que está a sofrer e o dono não tem posses, levo o bicho ao vet
Não passo ao lado e não finjo que não vejo, se qualquer situação me mói o juízo tento ajudar dentro do possível.
O mesmo sucede quando vejo um animal abandonado tento ajudar ou arranjar quem fique com ele.
Nunca enfio a cabeça na areia.
Adianta lhe alguma coisa vir aqui dizer blá blá se no terreno não há quem ajude ???


Então deve ver muito poucos a sofrer... Sorte a sua...
xenita
Membro Veterano
Mensagens: 847
Registado: quinta jul 24, 2008 12:07 pm

quarta out 20, 2010 10:11 am

perapado Escreveu:
xenita Escreveu:Quando vejo um animal que está a sofrer e o dono não tem posses, levo o bicho ao vet
Não passo ao lado e não finjo que não vejo, se qualquer situação me mói o juízo tento ajudar dentro do possível.
O mesmo sucede quando vejo um animal abandonado tento ajudar ou arranjar quem fique com ele.
Nunca enfio a cabeça na areia.
Adianta lhe alguma coisa vir aqui dizer blá blá se no terreno não há quem ajude ???


Então deve ver muito poucos a sofrer... Sorte a sua...
Por ver tantos a sofrer é que ajudo mas o meu ordenado não é milionario


-------------------------------------------------------------------------------


VascoMV

Sandragap..essa pessoa pode dizer o que entender, até que ajuda todos os cães e gatos num raio de 20000 metros


Si não tenho de provar nada, basta me as minhas acções

Você que toda á vida foi do SNS agora entrou para a função pública
Acha se o maior, dá lhe o direito de vir aqui dizer que quem é do SNS não trata dos seus animais.
LuluB
Membro Veterano
Mensagens: 5500
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quarta out 20, 2010 11:31 am

Xenita, acabe com isso, por favor. Esse tipo de discussão só a coloca mal e não vai mudar nada...

O tópico que abriu tem interesse, não merece vir a ser fechado e retirado só por causa de umas teimosias e ataques pessoais. Uma senhora não deve alimentar este tipo de conversas.

Quanto ao tema do tópico:

É por vezes muito difícil, senão mesmo impossível, convencer as pessoas a levarem os animais ao veterinário quendo eles adoecem. E quanto mais fracos os recursos das pessoas, pior, claro.

Os veterinários investem muito tempo e muito dinheiro a tirarem o curso, e então se montam clínica, ainda pior. Não só o arranjo das instalações é caro, como todo o material e máquinas de que precisam para os exames custa fortunas. Por isso, seria muito injusto estar a pedir-lhes borlas e descontos. Mesmo assim, de todos os que conheci e conheço só um não os faz.

Por tudo isto, e mesmo sabendo-se que a consulta a um veterinário é enormemente mais barata do que uma a um doente humano, as pessoas encolhem-se. Por outro lado, essas pessoas também não encaram o animal como nós. Para elas, um bicho é um bicho, não tem necessidades nem sofre como os seus donos.

Devia haver - e já o defendi por aí, contra ventos e marés - uma espécie de SNS para os animais, como há muito existe na maioria dos países civilizados. Mas enquanto o não há e ninguém parece disposto a lutar por ele, as câmaras municipais deviam encarregar-se da assistência aos animais das pessoas mais carenciadas. Algumas, parece, já o fazem, mas a maioria ainda se remete ao velho papel de guardiãs da saúde pública mediante o abate sistemático dos animais que lá vão parar.

Infelizmente, é o país que temos. Só podemos ir ajudando como pudermos e soubermos, mesmo que esse poder e saber não sejam os mais eficazes. Cruzar os braços é que não.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
xenita
Membro Veterano
Mensagens: 847
Registado: quinta jul 24, 2008 12:07 pm

quarta out 20, 2010 1:30 pm

LuluB
OK tem toda a razão.
Obrigado
VascoMV
Membro Veterano
Mensagens: 763
Registado: sexta jul 09, 2010 7:34 pm

quinta out 21, 2010 8:08 pm

SandraGap Escreveu:
xenita Escreveu: :evil: :evil:
Você pega no animal , faz uma boa accão e leva ao vet :lol:
E agarro em todos os animais cujos os donos não tem maturidade suficiente para os levar ao veterinário e voce paga correcto? Ou é o veterinário que vai "bancar"?
Aí está, o veterinário na opinião de muitos é que deve pagar..o que é errado.
O problema é que as pessoas cada vez mais abandonam animais poque tr animal é um DIREITO quando deveria ser um dever.

O Estado está FALIDO, não há dinheiro, não paga o que deve, vai buscar o que não deve e gasta o que não tem.

Se não há dinheiro para as pessoas e as pensões inclusive vão levar uma talhada( as pequenas,atenção nem falo das milionarias) é um absurdo falar-se em SNS para animais.

Os custos de materiais para os veterinarios são cerca de 5 a 6 vezes mais elevados do que para medicina humana, pois não há nem podem haver economias de escala.

bastava haver um pouco mais de respeito pelos animais para as coisas se poderem fazer.

Para mim basta ver o abuso que fazem aos serviços veterinarios de duas ou 3 associações, com as madames de BMW e mercedes a usufruirem de serviços que deveriam ajudar os mais necessitados e sem dono para ver que isto não funciona.
LuluB
Membro Veterano
Mensagens: 5500
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quinta out 21, 2010 9:26 pm

VascoMV Escreveu:...Para mim basta ver o abuso que fazem aos serviços veterinarios de duas ou 3 associações, com as madames de BMW e mercedes a usufruirem de serviços que deveriam ajudar os mais necessitados e sem dono para ver que isto não funciona.
Pois, quanto a mim, a culpa é dessas associações, que deviam fazer uma triagem dos utentes dos seus serviços. Mas nelas, como em todo o lado, reina a cunha. As madames do BMW são atendidas e a tia Chica da esquina que mal tem dinheiro para comer leva sopa quando tem a veleidade de mandar castrar o gato.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
VascoMV
Membro Veterano
Mensagens: 763
Registado: sexta jul 09, 2010 7:34 pm

quinta out 21, 2010 9:41 pm

As madames, os desocupados que usam os carros das associações, os amigos...muita gente
SandraGap
Membro Veterano
Mensagens: 919
Registado: sábado out 22, 2005 8:00 pm
Localização: Kika & Mya

sábado out 23, 2010 9:13 am

Vasco e Lulu agradeço os vossos comentários. Ajudaram-me a perceber um pouco melhor porque é que as pessoas agem como agem.
Acho que posso concluir que não encaram a necessidade do veterinário porque simplesmente colocam os bichos ao nivel dos objectos materiais. Se quando um objecto começa a funcionar mal simplesmente vai fora os donos não levam o animal ao veterinário na esperança de que melhor sozinho?! :?
Contudo, é de ver, por experiência própria, que se pegamos num animal dessas pessoas e o levarmos ao veterinário, o que aconteçe infelizmente é que cada vez que o animal adoece não vão direitos ao veterinário mas sim à nossa porta... :o
Agora a minha questão é... Como se mudam mentalidades assim?!
Podia-se dizer que já vem da educação mas a minha educação e exemplos paternais eram de levar o animal ao veterinário só em ultimo caso e eu não procedo assim. Como cada individuo age por si próprio creio de que a educação não é factor determinante. O que é então? Contexto da sociedade? Personalidades vincadas somente no ser humano?
Chamarrita
Membro Veterano
Mensagens: 3988
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sábado out 23, 2010 11:51 am

o próprio estado considera os animais como bens móveis... quanto a isso, pouco há a fazer para dar a volta. O problema é que as pessoas adquirem os seus bens pela sua utilidade e, para muitas, um animal de estimação serve apenas para lhes afagar o ego; caso o animal tenha utilidade, e ao contrário dos automóveis, que são caros e levados à oficina se avariam, se adoecer, esperam que se cure sozinho ou que morram, porque é muito fácil arranjar outro. A verdade é que a maioria das pessoas tem mais cuidados com o seu carro do que com os animais a seu cargo, basicamente, porque o automóvel lhes é mais útil e necessário. Como se mudam estas mentalidades? Não sei... não faço mesmo ideia. O problema tem uma base cultural, na qual os animais são vistos como seres inferiores ao nosso serviço e de cujas vidas podemos dispôr com o aval divino... Se for comprado e for caro, ainda tem alguma hipótese, as pessoas não querem perder o "investimento", mas se for dado... enfim.

o que cada um pode fazer é dar o exemplo, fazer a sua parte, independentemente das críticas e opiniões. E persistir, teimar. Sobretudo, apostar nos mais jovens, habitualmente mais moldáveis e receptivos. E não perder a esperança!
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Cockerslover
Mensagens: 3
Registado: segunda set 13, 2010 4:59 pm

quarta out 27, 2010 5:08 pm

Eu acho que é tudo uma questão de mentalidade. Há uns 20 anos atrás ninguém, ou pelo menos pouquíssima gente, tratava e cuidava dos animais como agora. Eram apenas animais, comiam restos e os mais sortudos tinham uma coleira pras pulgas! :)
Agora não, os nossos animais já são considerados parte da família, tratados com mimo e obviamente com todos os cuidados médicos a que têm direito. Se é caro? É, e se calhar nem todas as pessoas têm possibilidades pra pagar exames e hospitalizações, mas existem sempre outras alternativas, como os seguros para os animais, etc.
Quando o meu Ruca ficou doente, fiz todos os exames e mais alguns e gastei muito dinheiro (do qual não estou nem um pouco arrependida, pq afinal é pra estas coisas q ele serve, né?), e vi como algumas pessoas me criticaram por ter tanta preocupação por um Cão.... Mas tenho esperança de que as coisas mudem e que o que agora ainda é visto como raro e estranho passe a ser considerado normal e banal.
Responder

Voltar para “Animais de Estimação”