Canil/Gatil de Lisboa: Os tristes números...
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia
Canil/Gatil de Lisboa entregou 183 animais e recolheu 2077 em 2009
Os cães e gatos recolhidos nas ruas de Lisboa ultrapassaram os dois mil em 2009, mas apenas 183 voltaram para os seus donos, que os procuram na Internet, no canil/gatil municipal ou depois de notificados pela Polícia Municipal.
Antes de seguirem para adopção, os animais ficam pelo menos oito dias à espera, ou então até se conseguir notificar o dono, afirmou a chefe de divisão de higiene e controlo sanitário da Câmara de Lisboa, Luísa Costa Gomes, adiantando que «às vezes todos os dados são falsos e os donos fazem por não ser notificados».
Número maior é o dos donos que chegam ao canil/gatil municipal, localizado em Monsanto, para entregarem os seus animais pelas mais diversas razões. Só no ano passado foram entregues 951 cães e 447 gatos.
Em termos de adopção no local, a taxa foi de 38 por cento, dos quais 512 cães e 327 gatos.
O perfil de quem adopta varia entre quem quer oferecer um animal a uma criança ou outro familiar ou simpatizantes da causa dos direitos dos animais, que através de contactos e informação tenta encontrar um novo lar.
Mas os mais procurados, segundo Luís Costa Gomes, são os de raça, os saudáveis e os mais pequenos.
Em Setembro de 2010, por exemplo, a taxa de adopção aproximou-se dos 36 por cento: 38 cães e 50 gatos, enquanto os números de recolha indicam 59 cães e 167 gatos.
Na contabilidade de quem entregou directamente estão 88 cães e 49 gatos e os restituídos foram de 17 cães e nenhum gato.
In http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Int ... nt_id=6723
Os cães e gatos recolhidos nas ruas de Lisboa ultrapassaram os dois mil em 2009, mas apenas 183 voltaram para os seus donos, que os procuram na Internet, no canil/gatil municipal ou depois de notificados pela Polícia Municipal.
Antes de seguirem para adopção, os animais ficam pelo menos oito dias à espera, ou então até se conseguir notificar o dono, afirmou a chefe de divisão de higiene e controlo sanitário da Câmara de Lisboa, Luísa Costa Gomes, adiantando que «às vezes todos os dados são falsos e os donos fazem por não ser notificados».
Número maior é o dos donos que chegam ao canil/gatil municipal, localizado em Monsanto, para entregarem os seus animais pelas mais diversas razões. Só no ano passado foram entregues 951 cães e 447 gatos.
Em termos de adopção no local, a taxa foi de 38 por cento, dos quais 512 cães e 327 gatos.
O perfil de quem adopta varia entre quem quer oferecer um animal a uma criança ou outro familiar ou simpatizantes da causa dos direitos dos animais, que através de contactos e informação tenta encontrar um novo lar.
Mas os mais procurados, segundo Luís Costa Gomes, são os de raça, os saudáveis e os mais pequenos.
Em Setembro de 2010, por exemplo, a taxa de adopção aproximou-se dos 36 por cento: 38 cães e 50 gatos, enquanto os números de recolha indicam 59 cães e 167 gatos.
Na contabilidade de quem entregou directamente estão 88 cães e 49 gatos e os restituídos foram de 17 cães e nenhum gato.
In http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Int ... nt_id=6723
Sónia
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo ago 08, 2010 9:39 am
Lea - bengal
Blu - Bengal
Havia de haver uma lei que quem possuisse um amimal, deveria de ter o microchip, assim se o animal fosse abandonado poderiam decubrir quem era o seu dono. Multas pesadas para quem os abandonasse. Nao acabaria com o problema completamente mas haveria mais control e muitos pensariam duas vezes em fazer tal barbaridade. agora que estamos a chegar ao natal temos tambem aquelas pessoas que os filhinhos dizem " Mama mama quero um caozinho ou gatinho para o natal e as/os ( Bestas) desculpem me o palavrao, cedem aos seu caprichos, sem ter em conta que um animal e para uma vida e alguns vivem longos anos. sera que pensam nisso quando compram, adoptam um animal? infelizmente ha poucos que pensam.
Mas há uma lei que manda chipar todos animais!
Não me diga que não sabe!
Cumpri-la é que é difícil, e os registos do microchip funcionam mal. Não é raro encontrar um animal chipado, mas depois, quando se vai ver, o registo não aparece.

Cumpri-la é que é difícil, e os registos do microchip funcionam mal. Não é raro encontrar um animal chipado, mas depois, quando se vai ver, o registo não aparece.
<p>Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns e aqui já fui a LucNun.
</p>
<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.
</p>

<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.

-
- Membro Veterano
- Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia
Os mais procurados, segundo Luís Costa Gomes, são os de raça, os saudáveis e os mais pequenos
Isto já nós todos sabemos, pela quantidade de gente que vem à Arca pedinchar cães de raça
Isto já nós todos sabemos, pela quantidade de gente que vem à Arca pedinchar cães de raça

Sónia
-
- Membro Veterano
Lea - bengal
Blu - Bengal
Nao sabia se ai em Portugal havia essa lei, aqui sei que ha. Mas por que esse problema dos registros funcionarem mal? Aqui no Reino Unido nao ha esse problema, pelo menos que eu saiba, um animal que e encontrado o chip e logo sondado para encontrar os donos.LuluB Escreveu:Mas há uma lei que manda chipar todos animais!Não me diga que não sabe!
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
só os cães, e apenas os nascidos após Julho de 2008. Não tem efeitos rretroactivos nem abrange gatos e outras espécies.LuluB Escreveu:Mas há uma lei que manda chipar todos animais!Não me diga que não sabe!
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jun 01, 2010 12:18 pm
Verdade.Chamarrita Escreveu:só os cães, e apenas os nascidos após Julho de 2008. Não tem efeitos rretroactivos nem abrange gatos e outras espécies.LuluB Escreveu:Mas há uma lei que manda chipar todos animais!Não me diga que não sabe!
Apesar de os gatos também estarem contemplados na dita lei, não há obrigatoriedade de os chipar nem de os registar na Junta de Freguesia, muito menos fiscalização para tal.
O que acho injusto por um lado, mas por outro lado, nunca se ouviu dizer que esta ou aquela criança tenha sido atacada por um gato RPP (também nunca ouvi falar disto) ou que algum gato provocasse um ou outro acidente (geralmente os condutores passam por cima e seguem caminho, já com um cão é diferente porque causam estragos consideráveis no veículo).
Mas eu concordo que todos os animais deveriam estar chipados, não só para devolver aos donos quando se perdem, mas também para apurar responsabilidades em casos de acidentes com pessoas e/ou veículos.
Я ненавижу рыбой и ложных друзей животных. Ненавижу еще больше евангелистов ерунда.
-
- Membro Veterano
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
Mas só o chip não chega... em vez de termos duas bases de dados que não funcionam, bastava haver só uma a funcionar. Tenho os meus cães chipados e sinto que foi dinheiro deitado à rua, porque os registos não funcionam.
-
- Membro Veterano
Lea - bengal
Blu - Bengal
E nao so para apanhar os responsaveis de tanto abandono. Aqui no Reino Unido nao se ve animais abandonados, pois na maioria das vezes os culpados sao apanhados e punidos.MariaChica Escreveu:Verdade.Chamarrita Escreveu:só os cães, e apenas os nascidos após Julho de 2008. Não tem efeitos rretroactivos nem abrange gatos e outras espécies.LuluB Escreveu:Mas há uma lei que manda chipar todos animais!Não me diga que não sabe!
Apesar de os gatos também estarem contemplados na dita lei, não há obrigatoriedade de os chipar nem de os registar na Junta de Freguesia, muito menos fiscalização para tal.
O que acho injusto por um lado, mas por outro lado, nunca se ouviu dizer que esta ou aquela criança tenha sido atacada por um gato RPP (também nunca ouvi falar disto) ou que algum gato provocasse um ou outro acidente (geralmente os condutores passam por cima e seguem caminho, já com um cão é diferente porque causam estragos consideráveis no veículo).
Mas eu concordo que todos os animais deveriam estar chipados, não só para devolver aos donos quando se perdem, mas também para apurar responsabilidades em casos de acidentes com pessoas e/ou veículos.
-
- Membro Veterano
Não faço ideia. Sei que há imensos cães com chip em que não dá para encontrar os donos, talvez tenha a ver com a base de dados...moslie Escreveu:Os registo não funcionam porquê?
Os animais de amigos e conhecidos meus chipados, confirmou-se e está tudo lá, no sicafe.
Penso que o problema da não existência de registo nas bases de dados é culpa de donos e veterinários. Uns e outros encostam-se ao que comeram ontem e não enviam para as bases os elementos dos chips que mandam pòr/metem.
Por outro lado, uma base de dados única pouparia muita desorganização interna, que também existe. Quanto a mim, duas bases é uma bizantinice que não beneficia ninguém.
Por outro lado, uma base de dados única pouparia muita desorganização interna, que também existe. Quanto a mim, duas bases é uma bizantinice que não beneficia ninguém.
<p>Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns e aqui já fui a LucNun.
</p>
<p> </p>
</p>

<p> </p>

Dos registos feitos no canil municipal ainda não ouvi queixas, alguns fui mesmo eu que liguei para confirmar e estava lá tudo.
E acho um absurdo a diferença de preço quando no vet. muitas vezes é uma auxiliar que faz a aplicação!
E acho um absurdo a diferença de preço quando no vet. muitas vezes é uma auxiliar que faz a aplicação!
-
- Membro Veterano
Lea - bengal
Blu - Bengal
Eu sempre registrei os meus no petlog e nunca tive problemasChamarrita Escreveu:Não faço ideia. Sei que há imensos cães com chip em que não dá para encontrar os donos, talvez tenha a ver com a base de dados...moslie Escreveu:Os registo não funcionam porquê?
Os animais de amigos e conhecidos meus chipados, confirmou-se e está tudo lá, no sicafe.