Mudança de país

Fórum para trocar ideias e discutir tópicos relacionados com os animais em geral.
Responder
Tizha
Mensagens: 1
Registado: sexta ago 19, 2011 10:02 am

sexta ago 19, 2011 10:48 am

Olá, bom dia queridos amantes de animais ;)
Moro em Portugal e vou me mudar para a Bélgica brevemente.
Como faço para levar a minha menina (gata) ?
Desde o transporte de avião até a moradia dela na Bélgica ?
Estou um bocado perdida ... alguém pode me ajudar no que é necessário ?
Obrigado e um grande abraço a todos !
Lourenca
Membro Veterano
Mensagens: 782
Registado: sexta jul 29, 2011 9:37 am

segunda ago 22, 2011 2:45 pm

Pelo que eu sei, animais pequenos, como gatos, podem ser levados com o dono como bagagem de mão em caixa transportadora, desde que a caixa cumpra com os tamanhos permitidos para a bagagem de mão. E paga-se um extra de excesso de bagagem, por quilograma. Mas o melhor é contactar a transportadora aérea.
Para acalmar o gato, talvez possa usar um tranquilizante, a aconselhar com o veterinário.
Boa viagem!
Lourenca
Membro Veterano
Mensagens: 782
Registado: sexta jul 29, 2011 9:37 am

segunda ago 22, 2011 2:46 pm

E necessita do "passaporte internacional" do gato, também a tratar com o veterinário.
Raquel9
Membro Júnior
Mensagens: 35
Registado: sábado jun 03, 2006 12:36 pm
Localização: Miucha, Quica (RIP)

domingo set 25, 2011 9:27 am

Não sei se ainda vou a tempo de ajudar, mas como eu trouxe a minha gatinha de Portugal para a África do Sul, gostava de dar a minha contribuição para ajudar quem eventualmente passe pela mesma situação.

Quanto à parte da papelada, tive de pedir o import permit ao governo sul-africano, no qual constava o que era necessário fazer com o animal para que ele evitasse a quarentena. No caso da minha gata, era a vacina da raiva, microchip e doc. assinado quer pelo veterinário estatal quer pelo veterinário clínico em como ela não era portadora de nenhuma doença infecto-contagiosa. Claro que tudo isto depende de país para país. Geralmente o prazo é de dez dias, ou seja, se a data de chegada dela ultrapassasse em dez dias a data da assinatura do doc., ela não podia entrar no país. Aqui é muito importante ter em conta a data da viagem, há que dar o tempo necessário.

Se o país de importação exigir a vacina da raiva, esta tem de ser dada num mínimo de um mês antes de o animal entrar no país e máximo de 12 meses. No caso de o animal regressar ao país de origem, é exigido que um mês após o animal ter sido vacinado, seja feita uma recolha de sangue para se comprovar que não contraíu a doença.

Para a viagem: não dar de comer ao animal! Pode enjoar e vomitar! Deixar apenas um biberão de água na caixa (daqueles dos coelhos) e uma mantinha. No caso de ser uma viagem longa, há à venda em lojas de animais uma espécie de toalhas absorventes para o caso de fazerem xixi dentro da caixa.

Quanto a viajar com os donos no avião, só se o seu peso conjuntamente com o da caixa de transporte não exceder os 6kgs, salvo erro. Caso contrário segue no porão. Aqui também é importante ver bem as datas já que as companhias aéreas impõem limite de animais e se, por exemplo, já houver cães, não aceitam transportar gatos no mesmo vôo. O porão também vai despressurizado e à temperatura ambiente.

A Miucha tomou Vetranquil como sedativo. No caso dela, como foi uma viagem de muitas horas, não durou todo o tempo, por isso é natural que tenha stressado (não veio comigo no avião, mas pelo estado em como a manta e o biberão vinham, presumo que tenha passado um mau bocado.) No entanto, eles recuperam. :) Eu julgava que ela ia ficar dias e dias a miar com saudades dos cantinhos dela, mas adaptou-se logo no primeiro dia. Claro que depende de animal para animal, mas eu penso que trazê-la foi a melhor opção.

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, estou ao dispôr.
Responder

Voltar para “Animais de Estimação”