Boa tarde a todos;
Tenho algumas dúvidas e necessitava da ajuda e conselhos mais experientes dos membros do forum.
Já é a segunda vez que cuido de gatinhos abandonados. No ano passado cuidei de três gatinhas e desmamei-as com sucesso estando agora adoptadas em boas famílias que as amam muito. Nessa altura consultei o veterinário do meu gato adulto e segui os conselhos que me deu e que funcionaram na perfeição.
Desta vez recolhi um gatinho abandonado pela mãe. Ele é muito pequenino. Uma vez que ainda tem os olhos fechados e pelo seu tamanho estimo que terá talvez cerca de 15 dias. Ele é bastante vivo e tem muita força para viver. Tem mamado bem o leite de substituição para gatinhos, tem urinado e defecado bem. (Tenho-lhe dado geralmente de 2h em 2h... quando estou a trabalhar fica sem mamar um máximo de 4 horas, mas não consigo fazer melhor).
A minha preocupação são mesmo os olhos, que continuam fechados. Limpo frequentemente os olhos com um cotonete humedecido com soro e não tem qualquer tipo de secreção.
Têm ideia da idade em dias/ semanas em que é normal os gatinhos abrirem os olhos? (Questão 1)
Outra situação que verifiquei é que encontrei uma pulga (bem grande) no gatinho. Uma vez que é muito pequenino não posso administrar-lhe o desparasitante externo, certo? Têm ideia de quando o poderei fazer?(Questão 2)
Por último, também verifiquei que quando estimulo o gatinho a urinar /defecar(com algodão humedecido em água morna) ele
libertou alguns vermes muito pequeninos. No entanto, o gatinho é ainda muito pequenino para lhe administrar o desparasitante interno não é?
(Geralmente uso o strongid para os gatinhos... no meu gato adulto uso o dontral) (Questão 3)
Agradeço desde já a ajuda. Estou bastante preocupada com a situação porque o gatinho é, de facto, muito pequenino...
Obrigada
Eliana
Preocupação: gatinho abandonado
Geralmente abrem os olhos pelos 11 dias.
Quanto às pulgas, pode humedecer 1 toalha turca em alcool e envolver o gatito. Não mata as pulgas, mas saltam do gato. Faça isso numa superfícia branca e lisa e olhe, comece a matar as pulgas. Atenção que tem de secar muito bem o gatito para ele não arrefecer e mantê-lo quente.
Quanto aos parasitas internos, tem mesmo de consultar um vet, pois se os tiver em excesso pode morrer. Ele lhe dirá se o pode ou não desparasitar e a dose certa.
Quanto às pulgas, pode humedecer 1 toalha turca em alcool e envolver o gatito. Não mata as pulgas, mas saltam do gato. Faça isso numa superfícia branca e lisa e olhe, comece a matar as pulgas. Atenção que tem de secar muito bem o gatito para ele não arrefecer e mantê-lo quente.
Quanto aos parasitas internos, tem mesmo de consultar um vet, pois se os tiver em excesso pode morrer. Ele lhe dirá se o pode ou não desparasitar e a dose certa.
-
- Registado: terça mai 27, 2008 11:39 pm
O gatinho está a aumentar de peso e é bastante activo. No entanto, não aprecia muito o contacto humano ( o que limito à administração do leite e estimulação urina/fezes) e mia/chora bastante, o que me aflige imenso. Penso que será por estar sozinho...
Obrigada pela dica relativamente às pulgas... vou experimentar e espero que resulte.
Quanto aos olhos um deles abriu-se ontem e o outro permanece fechado. Por isso, já estou um pouco mais sossegada.
Quanto aos parasitas vou contactar o meu vet...
Obrigada...
Eliana
Obrigada pela dica relativamente às pulgas... vou experimentar e espero que resulte.

Quanto aos olhos um deles abriu-se ontem e o outro permanece fechado. Por isso, já estou um pouco mais sossegada.
Quanto aos parasitas vou contactar o meu vet...
Obrigada...
Eliana
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 27, 2011 7:15 am
Olá, coloque alguns peluches perto dele para se sentir mais confortado e quando pegar nele para lhe dar o leitinho leve um dos peluches e ecoloque o gatinho em cima para que sinta mais o contacto do pelo do que das suas maos...
Á pouco tempo cuidei de uma cadelinha com dias..e quando lhe coloquei os peluches..acalmou bastante e andava sempre perto deles, e não altura do leitinho costumava colocar um dos peluches ou uma toalha debaixo dela e segurava também o biberão coma a toalha e parecia funcionar...
Tudo de bom
Á pouco tempo cuidei de uma cadelinha com dias..e quando lhe coloquei os peluches..acalmou bastante e andava sempre perto deles, e não altura do leitinho costumava colocar um dos peluches ou uma toalha debaixo dela e segurava também o biberão coma a toalha e parecia funcionar...
Tudo de bom
-
- Registado: terça mai 27, 2008 11:39 pm
Bom dia...
Antes de mais, obrigada pelas ajudas e pelas respostas.
Tentei a dica do alcool, no entanto, como tinha (muito, muito) receio de que a pequenita inspirasse vapores do alcool, com certeza não a deixei na toalha tempo sufuciente.
Assim, consultei um vet que me receitou STRONGHOLD, um desparasitante simultaneamente externo e interno, do laboratório Pfizer.
Não conhecia este desparasitante. Vem em forma de pipeta tal como o frontline, no entanto é uma pipeta com um conteúdo bem menor.
Possibilita a desparasitação externa, mas também, como é absorvido pela pele, desparasita internamente, à excepção das ténias dos gatos.
Fiquei muito contente porque resultou perfeitamente e resolvi logo dois problemas....
Apenas tive que estar atenta e deitar apenas 2 gotas no cachaço e repetir passados 15 dias (que será esta semana).
Obrigada pelos conselhos...
Eliana
Antes de mais, obrigada pelas ajudas e pelas respostas.
Tentei a dica do alcool, no entanto, como tinha (muito, muito) receio de que a pequenita inspirasse vapores do alcool, com certeza não a deixei na toalha tempo sufuciente.
Assim, consultei um vet que me receitou STRONGHOLD, um desparasitante simultaneamente externo e interno, do laboratório Pfizer.
Não conhecia este desparasitante. Vem em forma de pipeta tal como o frontline, no entanto é uma pipeta com um conteúdo bem menor.
Possibilita a desparasitação externa, mas também, como é absorvido pela pele, desparasita internamente, à excepção das ténias dos gatos.
Fiquei muito contente porque resultou perfeitamente e resolvi logo dois problemas....
Apenas tive que estar atenta e deitar apenas 2 gotas no cachaço e repetir passados 15 dias (que será esta semana).
Obrigada pelos conselhos...
Eliana