sasquatch Escreveu:Os animais só mantem o laço com a mãe e com os irmãos durante muito pouco tempo na ninhada por isso essa de não separar irmãos...é muito relativa!
É claro que a habituação inicial a um novo espaço é mais simples mas os gatos não são animais sociais como os cães. .
Não são sociais como os cães, mas são sociais como os humanos: convivem bem uns com os outros desde que seja respeitado o seu espaço individual. Se forem separados, os laços acabam por se quebar passado algum tempo, mas mantendo-se juntos, mantêm-se os laços, especialmente se ambos forem esterilizados antes da maturidade sexual. Tenho vários gatos, muitos mesmo, e se há algo que me fascina é o seu comportamento, muito mais gregário do que se diz que os gatos são. Formam grupos, têm amigos e as suas preferências, fazem coisas juntos. Se forem criados sozinhos, claro que nunca desenvolvem as aptidões sociais para um convívio são, mas isso também acontece com as pessoas. Vai da personalidade mas também da educação e das vivências.
Acho que ficar com os dois seria óptimo para eles, é muito bom conviver com outro ser da mesma espécie. As despesas podem ser a dobrar, mas as vantagens também duplicam.

Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!