Negligência Veterinária

Fórum para trocar ideias e discutir tópicos relacionados com os animais em geral.
Responder
patty82
Membro Júnior
Registado: quarta set 15, 2010 4:58 pm

sexta nov 11, 2011 7:50 pm

Olá,

Não sei se estarei a colocar este tópico no forum correcto...

Preciso que me ajudem e ilucidem pf...

A minha mãe tem um gato que foi-lhe diagnosticada uma gastroentrite. Ficou internado no hospital veterinário durante uma semana. Entretanto fez reacção a um medicamento que lhe foi dado que lhe provocou umas aftas nos cantos da boca (explicação dada pela vet)... Contudo, não viamos melhoras no bichinho e não sentimos grande confiança pois sempre que faziamos alguma pergunta a resposta era "Não sabemos ao certo" ou "Temos que esperar para ver". Como a minha mãe não via andamento da situação confrontou a médica. Foi depois desse confronto (e depois de 1 semana de internamento) que a médica decidiu fazer umas análises ao sangue e se descobriu uma anemia e o gatinho teve que levar uma transfusão de sangue. Depois disto disseram à minha mãe que o podia trazer para casa e que lhe podia fazer a medicação recomendada.
Um dia depois de ter voltado para casa o gatito vomitou a comida que lhe tinha dado. Aflita, a minha mãe levou-o para outro hospital vet recomendado para ter uma segunda opinião e porque afinal já tinhamos perdido um pouco a confiança nas médicas do primeiro.... A primeira coisa que fizeram foi análises ao sangue para ver a anemia e afinal o que ele tem nos cantos da boca são úlceras. Está lá desde ontem e sentimos que ele é bem tratado. Inclusivé já lhe tiraram a sonda por onde comia e está com energia. Contudo os médicos raparam-lhe o pelo para ver a dimensão da ferida nos cantos da boca e ficaram muito assustados pois aquilo parece não-regenerativo.
A mim parece-me que houve negligência da parte do primeiro hospital por não ter feito as análises logo no primeiro dia.
O gatinho tem apenas 6 meses!

É importante mencionar que este é o segundo gatinho da minha mãe. Em Abril deste ano teve que mandar abater o Kiko que também foi tratado no primeiro hospital vet a uma infecção urinária e onde depois apanhou uma gripe...

A minha questão é se podemos escrever no livro de reclamações. É válido solicitar a devolução dos 300€ que estão a ser cobrados? Como devemos proceder?

Agradeço desde já toda a informação possível.
Praziquantel
Membro Veterano
Registado: quarta set 28, 2011 11:19 pm

sexta nov 11, 2011 9:20 pm

Antes de mais o que lhe disseram no primeiro hospital parece ser verdade, as aftas ou úlcerações podem surgir como reacção a certas medicações.No segundo confirmaram aquilo que lhe foi dito no primeiro.

Quanto a pedir dinheiro de volta...não existe nem tinha sentido existir a politica do "tratamento 100% garantido ou devolvemos o seu dinheiro, falamos de medicina e não de troca de filtros de automóveis...

Quanto a não terem feito logo análises..mais uma vez seriam necessárias nesse estádio ? Mistério. Há no entanto o hábito, criado por um sistema nacional de saúde humano muito barato de que se deve começar com a artilharia pesada..não é assim que se faz em medicina humana nem veterinaria. Se quisesse todos os exames complementares para começo nenhum de nós se safava de uns mil euros logo á cabeça...

Pode escrever no livro de reclamações claro, mas parece-me uma perda de tempo baseada em suposições e supor que se gastou dinheiro mal gasto no facto de ter mudado de veterinário e neste as coisas parecerem melhores...até pode estar assim na continuação do tratamento pois os vómitos per si não significam nada de mais.

isto fazendo uma análise fria e desapaixonada, que é decerto o que farão no conselho deontologico da OMV. Note ainda que sempre que se faz uma queixa, se esta for não fundamentada ou da forma como é feita pode abrir caminho a um processo por parte dos veterinarios contra si. Não seria a primeira vez.

Just my two cents worth
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

sexta nov 11, 2011 10:33 pm

patty82 Escreveu:
(...) umas aftas nos cantos da boca (explicação dada pela vet)

(...) e afinal o que ele tem nos cantos da boca são úlceras.(...)

Mas aftas não são ulceras na mucosa da boca ??
Praziquantel
Membro Veterano

sábado nov 12, 2011 1:00 pm

A partir do momento em que a pessoa nem percebeu o que o vet lhe disse...

Mais basico que isto é impossivel...e é deste tipo de "queixas" que o SD da OMV é inundado

Depois queixam-se de que não têm provimento... :roll:
cbraga
Membro Veterano
Registado: quarta jan 19, 2005 12:12 pm

domingo nov 13, 2011 1:31 pm

Das aftas não ponho em causa que tenha sido o desenrolar da situação, agora pergunto como é que estando um gato de 6 meses internado durante uma semana, não há percepção por parte dos Veterinarios de que o mesmo está com anemia?
patty82
Membro Júnior
Registado: quarta set 15, 2010 4:58 pm

segunda nov 14, 2011 10:47 am

As tais úlceras no canto da boca, e após terem rapado o pelo em volta da zona afectada, é bem mais sério que isso... O pequeno tem uma área em redor toda em carne viva... O vet diz que em principio recupera mas que certamente não se livra de ficar com uma deformação...

E eu, também me questiono, como é que só uma semana após o internamento e sem sinais de melhoras se decidem a fazer as análises. Claro, que nessa altura e detectada a anemia já em estado avançado teve que levar uma transfusão de sangue! Um animal que mal bebia e praticamente não comia, não era de prever que tal viesse a acontecer?

E para mim aftas são uma coisa e úlceras são outras. E como não sou médica, acredito que os procedimentos ou o chamado "protocolo" é seguido correctamente e bem aplicado. Mas a verdade é que cada caso é um caso...
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

segunda nov 14, 2011 8:40 pm

patty82 Escreveu:(...)
E para mim aftas são uma coisa e úlceras são outras. (...)
http://wikbio.com/pt/afta-defini%C3%A7%C3%A3o
Afta. Definição

sapinhos
hapto --
Úlcera pequena, branco, formado durante o curso de certas doenças, o revestimento da boca ou outras partes do aparelho digestivo, ou mucosa genital.
Praziquantel
Membro Veterano

segunda nov 14, 2011 8:42 pm

Patty 82..deu-se ao menos ao trabalho de ler ? Não me parece, senão não teria escrito essa mensagem...
Arguidaa
Membro Veterano
Registado: terça jun 07, 2011 8:32 am

terça nov 15, 2011 9:56 am

Patty 82 em 1º lugar as melhoras do seu gatinho. :wink:

Se eu estivesse no seu lugar OBVIAMENTE que faria uma reclamação pois, a meu ver, é inconcebível um animal estar internado uma semana, sem se registarem melhoras e ... só ao fim desse tempo é que se "dignaram" fazer análises. :cry: :cry: :cry:

Se o animal fosse meu ... era certinho que seria feita uma reclamação à OMV.

Vá dando notícias e, desejos sinceros que o gatinho melhore ... finalmente. :wink:
tiabela
Membro Veterano
Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm

terça nov 15, 2011 10:30 am

Patty 82, antes de fazer a reclamaç~~ao peça um relatória escrito à primeira clínica, com tudo descriminado e o recibo do que pagou. SÓ DEPOIS FAÇA A RECLAMAÇ~~AO
Arguidaa
Membro Veterano
Registado: terça jun 07, 2011 8:32 am

terça nov 15, 2011 10:32 am

tiabela Escreveu:Patty 82, antes de fazer a reclamaç~~ao peça um relatória escrito à primeira clínica, com tudo descriminado e o recibo do que pagou. SÓ DEPOIS FAÇA A RECLAMAÇ~~AO
Boa ideia Tiabela. :wink: Não me tinha lembrado dessa. :wink:

Obviamente que não vai dizer para que quer o relatório. Diga que é para fazer um "dossier" do gatinho. :wink: :wink:

Eu tenho um da Maria e outro que era do Martim. :wink:
Responder

Voltar para “Animais de Estimação”