Olá,
Não sei se estarei a colocar este tópico no forum correcto...
Preciso que me ajudem e ilucidem pf...
A minha mãe tem um gato que foi-lhe diagnosticada uma gastroentrite. Ficou internado no hospital veterinário durante uma semana. Entretanto fez reacção a um medicamento que lhe foi dado que lhe provocou umas aftas nos cantos da boca (explicação dada pela vet)... Contudo, não viamos melhoras no bichinho e não sentimos grande confiança pois sempre que faziamos alguma pergunta a resposta era "Não sabemos ao certo" ou "Temos que esperar para ver". Como a minha mãe não via andamento da situação confrontou a médica. Foi depois desse confronto (e depois de 1 semana de internamento) que a médica decidiu fazer umas análises ao sangue e se descobriu uma anemia e o gatinho teve que levar uma transfusão de sangue. Depois disto disseram à minha mãe que o podia trazer para casa e que lhe podia fazer a medicação recomendada.
Um dia depois de ter voltado para casa o gatito vomitou a comida que lhe tinha dado. Aflita, a minha mãe levou-o para outro hospital vet recomendado para ter uma segunda opinião e porque afinal já tinhamos perdido um pouco a confiança nas médicas do primeiro.... A primeira coisa que fizeram foi análises ao sangue para ver a anemia e afinal o que ele tem nos cantos da boca são úlceras. Está lá desde ontem e sentimos que ele é bem tratado. Inclusivé já lhe tiraram a sonda por onde comia e está com energia. Contudo os médicos raparam-lhe o pelo para ver a dimensão da ferida nos cantos da boca e ficaram muito assustados pois aquilo parece não-regenerativo.
A mim parece-me que houve negligência da parte do primeiro hospital por não ter feito as análises logo no primeiro dia.
O gatinho tem apenas 6 meses!
É importante mencionar que este é o segundo gatinho da minha mãe. Em Abril deste ano teve que mandar abater o Kiko que também foi tratado no primeiro hospital vet a uma infecção urinária e onde depois apanhou uma gripe...
A minha questão é se podemos escrever no livro de reclamações. É válido solicitar a devolução dos 300€ que estão a ser cobrados? Como devemos proceder?
Agradeço desde já toda a informação possível.
Negligência Veterinária
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta set 28, 2011 11:19 pm
Antes de mais o que lhe disseram no primeiro hospital parece ser verdade, as aftas ou úlcerações podem surgir como reacção a certas medicações.No segundo confirmaram aquilo que lhe foi dito no primeiro.
Quanto a pedir dinheiro de volta...não existe nem tinha sentido existir a politica do "tratamento 100% garantido ou devolvemos o seu dinheiro, falamos de medicina e não de troca de filtros de automóveis...
Quanto a não terem feito logo análises..mais uma vez seriam necessárias nesse estádio ? Mistério. Há no entanto o hábito, criado por um sistema nacional de saúde humano muito barato de que se deve começar com a artilharia pesada..não é assim que se faz em medicina humana nem veterinaria. Se quisesse todos os exames complementares para começo nenhum de nós se safava de uns mil euros logo á cabeça...
Pode escrever no livro de reclamações claro, mas parece-me uma perda de tempo baseada em suposições e supor que se gastou dinheiro mal gasto no facto de ter mudado de veterinário e neste as coisas parecerem melhores...até pode estar assim na continuação do tratamento pois os vómitos per si não significam nada de mais.
isto fazendo uma análise fria e desapaixonada, que é decerto o que farão no conselho deontologico da OMV. Note ainda que sempre que se faz uma queixa, se esta for não fundamentada ou da forma como é feita pode abrir caminho a um processo por parte dos veterinarios contra si. Não seria a primeira vez.
Just my two cents worth
Quanto a pedir dinheiro de volta...não existe nem tinha sentido existir a politica do "tratamento 100% garantido ou devolvemos o seu dinheiro, falamos de medicina e não de troca de filtros de automóveis...
Quanto a não terem feito logo análises..mais uma vez seriam necessárias nesse estádio ? Mistério. Há no entanto o hábito, criado por um sistema nacional de saúde humano muito barato de que se deve começar com a artilharia pesada..não é assim que se faz em medicina humana nem veterinaria. Se quisesse todos os exames complementares para começo nenhum de nós se safava de uns mil euros logo á cabeça...
Pode escrever no livro de reclamações claro, mas parece-me uma perda de tempo baseada em suposições e supor que se gastou dinheiro mal gasto no facto de ter mudado de veterinário e neste as coisas parecerem melhores...até pode estar assim na continuação do tratamento pois os vómitos per si não significam nada de mais.
isto fazendo uma análise fria e desapaixonada, que é decerto o que farão no conselho deontologico da OMV. Note ainda que sempre que se faz uma queixa, se esta for não fundamentada ou da forma como é feita pode abrir caminho a um processo por parte dos veterinarios contra si. Não seria a primeira vez.
Just my two cents worth
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
patty82 Escreveu:
(...) umas aftas nos cantos da boca (explicação dada pela vet)
(...) e afinal o que ele tem nos cantos da boca são úlceras.(...)
Mas aftas não são ulceras na mucosa da boca ??
-
- Membro Veterano
A partir do momento em que a pessoa nem percebeu o que o vet lhe disse...
Mais basico que isto é impossivel...e é deste tipo de "queixas" que o SD da OMV é inundado
Depois queixam-se de que não têm provimento...
Mais basico que isto é impossivel...e é deste tipo de "queixas" que o SD da OMV é inundado
Depois queixam-se de que não têm provimento...

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jan 19, 2005 12:12 pm
Das aftas não ponho em causa que tenha sido o desenrolar da situação, agora pergunto como é que estando um gato de 6 meses internado durante uma semana, não há percepção por parte dos Veterinarios de que o mesmo está com anemia?
As tais úlceras no canto da boca, e após terem rapado o pelo em volta da zona afectada, é bem mais sério que isso... O pequeno tem uma área em redor toda em carne viva... O vet diz que em principio recupera mas que certamente não se livra de ficar com uma deformação...
E eu, também me questiono, como é que só uma semana após o internamento e sem sinais de melhoras se decidem a fazer as análises. Claro, que nessa altura e detectada a anemia já em estado avançado teve que levar uma transfusão de sangue! Um animal que mal bebia e praticamente não comia, não era de prever que tal viesse a acontecer?
E para mim aftas são uma coisa e úlceras são outras. E como não sou médica, acredito que os procedimentos ou o chamado "protocolo" é seguido correctamente e bem aplicado. Mas a verdade é que cada caso é um caso...
E eu, também me questiono, como é que só uma semana após o internamento e sem sinais de melhoras se decidem a fazer as análises. Claro, que nessa altura e detectada a anemia já em estado avançado teve que levar uma transfusão de sangue! Um animal que mal bebia e praticamente não comia, não era de prever que tal viesse a acontecer?
E para mim aftas são uma coisa e úlceras são outras. E como não sou médica, acredito que os procedimentos ou o chamado "protocolo" é seguido correctamente e bem aplicado. Mas a verdade é que cada caso é um caso...
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
http://wikbio.com/pt/afta-defini%C3%A7%C3%A3opatty82 Escreveu:(...)
E para mim aftas são uma coisa e úlceras são outras. (...)
Afta. Definição
sapinhos
hapto --
Úlcera pequena, branco, formado durante o curso de certas doenças, o revestimento da boca ou outras partes do aparelho digestivo, ou mucosa genital.
-
- Membro Veterano
Patty 82..deu-se ao menos ao trabalho de ler ? Não me parece, senão não teria escrito essa mensagem...
Patty 82 em 1º lugar as melhoras do seu gatinho.
Se eu estivesse no seu lugar OBVIAMENTE que faria uma reclamação pois, a meu ver, é inconcebível um animal estar internado uma semana, sem se registarem melhoras e ... só ao fim desse tempo é que se "dignaram" fazer análises.
Se o animal fosse meu ... era certinho que seria feita uma reclamação à OMV.
Vá dando notícias e, desejos sinceros que o gatinho melhore ... finalmente.

Se eu estivesse no seu lugar OBVIAMENTE que faria uma reclamação pois, a meu ver, é inconcebível um animal estar internado uma semana, sem se registarem melhoras e ... só ao fim desse tempo é que se "dignaram" fazer análises.

Se o animal fosse meu ... era certinho que seria feita uma reclamação à OMV.
Vá dando notícias e, desejos sinceros que o gatinho melhore ... finalmente.

Boa ideia Tiabela.tiabela Escreveu:Patty 82, antes de fazer a reclamaç~~ao peça um relatória escrito à primeira clínica, com tudo descriminado e o recibo do que pagou. SÓ DEPOIS FAÇA A RECLAMAÇ~~AO

Obviamente que não vai dizer para que quer o relatório. Diga que é para fazer um "dossier" do gatinho.

Eu tenho um da Maria e outro que era do Martim.