Comportamento dominante
Boa noite a todos. Tenho dois gatos, um macho e uma fêmea cujo comportamento me está a preocupar...A fêmea está comigo há dois anos e o macho quase há um; ao inicio tiveram a fase de adaptação normal, mas com o tempo, o macho revelou-se muito dominante e a fêmea submeteu-se- o problema é que ela se transformou; já quase não interage com os donos, assusta-se com tudo, não come nem bebe sem que o macho vá a correr atrás dela, fica no mesmo canto o dia quase todo. Estão os dois castrados. Ela perdeu peso e eu levei-a ao vet, ainda pensei que seria uma depressão, mas era um problema urinário e já está a ser tratada, mas tenho receio que por trás deste problema ela esteja ou venha a criar alguma depressão, e não sei o que devo fazer para a fazer sentir menos intimidada ou para o retrair a ele destes comportamentos..Alguém já passou por isto?... 

Por vezes os animais passam por estas fases, tentem não agravar a situação com a sua própria ansiedade em relação a estes comportamentos. Eu tive uma situação parecida e ela até tomou anti-depressivos mas ainda ficou pior, resolvi tentar um difusor (daqueles que se colocam na tomada) com um produto que se chama Feliway, e sinceramente resulta reduzindo os níveis de stresse.