Lira93 Escreveu:O que vale é que temos os nossos amiguinhos de 4 patas a dar uma ajuda, porque realmente há muita gente com dificuldades em conjugar o verbo amar..zahzah Escreveu:o verbo amar tambem é muito dificil de conjugar, é só desgostos![]()
Formas de tratamento e cortesia nas relações interpessoais
<p>One cat just leads to another - Ernest Hemingway</p>
<p><strong>miau!</strong> </p>
-
Tassebem
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
Está tudo ensimesmado... 
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
-
Chamarrita
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
emimesmado...? 
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Tassebem Escreveu:Está tudo ensimesmado...
tenho medo da Lu, não digo mais nada
acham que ela conhece mesmo os meus humanos?
zahzah Escreveu:Tassebem Escreveu:Está tudo ensimesmado...
tenho medo da Lu, não digo mais nada![]()
acham que ela conhece mesmo os meus humanos?![]()
Gosto de ti zahzah
Prontes, passei toda a noite a estudar:
Eu amu
Tu ames
Ele ama-te
Nós amamus
Vós amáveis
Eles amuam
Tá bem? Tá bem? Que verbo tão dificil de conjugar porrita
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
turrinha p'a ti 
conjugar amar é dificil porque é um verbo composto, depende do verbo viver, lutar, sofrer, dançar... ouvi dizer
que está tudo ligado 
conjugar amar é dificil porque é um verbo composto, depende do verbo viver, lutar, sofrer, dançar... ouvi dizer
A mim sempre me ensinaram o oposto!Tassebem Escreveu:A mim sempre me ensinaram que não se deve utilizar o "você" quando estou a falar directamente com outra pessoa, sobretudo se não tenho intimidade com ela, porque é má educação.
-
leonildecarvalho
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Hoje que me posso esticar mais um pouco, li o post inicial e gostei. Aqui vai a minha opiniao:
Desde pequena que os meus pais sempre me disseram/ensinaram que voce e "estrebaria" e nunca la em casa foi permitida essa palavra. Mesmo no exemplo que deu na questao colocada a mae "se queria ir a rua", em minha casa nunca me seria permitido perguntar " mae, voce quer ir comigo a rua?" Mas sim "a mae quer ir comigo a rua?"
Vivi muitos Anos num Pais estrangeiro em que se tratam ;pot "TU" uns aos outros, sem distincao de idades ou estatutos e no entanto, nao foi pelo motivo de ter estado fora do meu Pais desde a minha adolescencia, que me esqueci dos ensinamentos dos meus progenitores, quando regressei.
O que tento transmitir e que, penso que, com o avancar da emigracao e migracao para e no nosso Pais, com o aumento de etnias, crencas e racas, nos, Portugueses, perdemos um pouco a etiqueta linguistica que fez parte "do berco" de muitos, infelizmente. E, e pena que va de vento em poupa, qual bola deneve. Mais uns Anos e acaba o voce, acaba a etiqueta e la vem o "tu", como base de qualquer tratamento
Eu, pessoalmente, custa-me utilizar o "Voce". Nem as empregadas que tive e a que tenho, trato por voce. Trato sim pelo nome.
So quando falo com Brasileiros, uso o voce porque e corrente, no caso deles, usar-se!
Leo
Desde pequena que os meus pais sempre me disseram/ensinaram que voce e "estrebaria" e nunca la em casa foi permitida essa palavra. Mesmo no exemplo que deu na questao colocada a mae "se queria ir a rua", em minha casa nunca me seria permitido perguntar " mae, voce quer ir comigo a rua?" Mas sim "a mae quer ir comigo a rua?"
Vivi muitos Anos num Pais estrangeiro em que se tratam ;pot "TU" uns aos outros, sem distincao de idades ou estatutos e no entanto, nao foi pelo motivo de ter estado fora do meu Pais desde a minha adolescencia, que me esqueci dos ensinamentos dos meus progenitores, quando regressei.
O que tento transmitir e que, penso que, com o avancar da emigracao e migracao para e no nosso Pais, com o aumento de etnias, crencas e racas, nos, Portugueses, perdemos um pouco a etiqueta linguistica que fez parte "do berco" de muitos, infelizmente. E, e pena que va de vento em poupa, qual bola deneve. Mais uns Anos e acaba o voce, acaba a etiqueta e la vem o "tu", como base de qualquer tratamento
Eu, pessoalmente, custa-me utilizar o "Voce". Nem as empregadas que tive e a que tenho, trato por voce. Trato sim pelo nome.
So quando falo com Brasileiros, uso o voce porque e corrente, no caso deles, usar-se!
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
-
Miboki
- Membro Veterano
- Registado: quinta dez 18, 2008 9:51 pm
Pois a mim também; e nunca ouvi dizer que você é estrebaria. Sempre a aprender até morrer!gekkos Escreveu:A mim sempre me ensinaram o oposto!Tassebem Escreveu:A mim sempre me ensinaram que não se deve utilizar o "você" quando estou a falar directamente com outra pessoa, sobretudo se não tenho intimidade com ela, porque é má educação.
Nalgumas aldeias aqui da zona, ainda há pessoas que tratam outras por vocemesse (esta palavra deve tar mal escrita) e comadre isto e comadre aquilo, e sim são geralmente pessoas com uma certa idade que utilizam este modo de tratar outras.
tão ou mais importante do que o conteudo é a forma.
na minha opinião o tratamento por você, apesar de evitável, não representa qualquer ofensa per se.
apenas a forma, ou tom, que se utiliza no nosso discurso pode incutir à palavra um significado pejorativo.
um boa dica é tentar substituir sempre que possivel o você pelo nome proprio da pessoa a quem nos dirigimos. resulta num discurso muito mais cortês e interactivo, porque o outro sente-se envolvido de forma mais profunda no mesmo.
no entanto a forma( escrita ou oral ) de expressar toda e qualquer palavra é sempre a maior condicionante para aferir do seu verdadeiro sentido.
na minha opinião o tratamento por você, apesar de evitável, não representa qualquer ofensa per se.
apenas a forma, ou tom, que se utiliza no nosso discurso pode incutir à palavra um significado pejorativo.
um boa dica é tentar substituir sempre que possivel o você pelo nome proprio da pessoa a quem nos dirigimos. resulta num discurso muito mais cortês e interactivo, porque o outro sente-se envolvido de forma mais profunda no mesmo.
no entanto a forma( escrita ou oral ) de expressar toda e qualquer palavra é sempre a maior condicionante para aferir do seu verdadeiro sentido.
<strong>Veni, vidi, vici </strong>- Júlio César ----------------------------------------------------
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 29317
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 29317