Hoje que me posso esticar mais um pouco, li o post inicial e gostei. Aqui vai a minha opiniao:
Desde pequena que os meus pais sempre me disseram/ensinaram que voce e "estrebaria" e nunca la em casa foi permitida essa palavra. Mesmo no exemplo que deu na questao colocada a mae "se queria ir a rua", em minha casa nunca me seria permitido perguntar " mae, voce quer ir comigo a rua?" Mas sim "a mae quer ir comigo a rua?"
Vivi muitos Anos num Pais estrangeiro em que se tratam ;pot "TU" uns aos outros, sem distincao de idades ou estatutos e no entanto, nao foi pelo motivo de ter estado fora do meu Pais desde a minha adolescencia, que me esqueci dos ensinamentos dos meus progenitores, quando regressei.
O que tento transmitir e que, penso que, com o avancar da emigracao e migracao para e no nosso Pais, com o aumento de etnias, crencas e racas, nos, Portugueses, perdemos um pouco a etiqueta linguistica que fez parte "do berco" de muitos, infelizmente. E, e pena que va de vento em poupa, qual bola deneve. Mais uns Anos e acaba o voce, acaba a etiqueta e la vem o "tu", como base de qualquer tratamento
Eu, pessoalmente, custa-me utilizar o "Voce". Nem as empregadas que tive e a que tenho, trato por voce. Trato sim pelo nome.
So quando falo com Brasileiros, uso o voce porque e corrente, no caso deles, usar-se!
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>