Formas de tratamento e cortesia nas relações interpessoais

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
zahzah
Membro
Registado: segunda nov 09, 2009 2:00 pm

segunda nov 23, 2009 3:29 pm

Lira93 Escreveu:
zahzah Escreveu:o verbo amar tambem é muito dificil de conjugar, é só desgostos :?
8)
O que vale é que temos os nossos amiguinhos de 4 patas a dar uma ajuda, porque realmente há muita gente com dificuldades em conjugar o verbo amar..
Imagem
<p>One&nbsp;cat just&nbsp;leads to another - Ernest Hemingway</p>
<p><strong>miau!</strong> </p>
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

segunda nov 23, 2009 11:19 pm

Está tudo ensimesmado... :|
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

segunda nov 23, 2009 11:25 pm

emimesmado...? :o
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
zahzah
Membro

terça nov 24, 2009 12:48 pm

Tassebem Escreveu:Está tudo ensimesmado... :|

tenho medo da Lu, não digo mais nada Imagem
acham que ela conhece mesmo os meus humanos? Imagem
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça nov 24, 2009 1:22 pm

zahzah Escreveu:
Tassebem Escreveu:Está tudo ensimesmado... :|

tenho medo da Lu, não digo mais nada Imagem
acham que ela conhece mesmo os meus humanos? Imagem
:lol: :lol: :lol: :lol:

Gosto de ti zahzah :wink:

Prontes, passei toda a noite a estudar:

Eu amu
Tu ames
Ele ama-te
Nós amamus
Vós amáveis
Eles amuam

Tá bem? Tá bem? Que verbo tão dificil de conjugar porrita :?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
zahzah
Membro

terça nov 24, 2009 2:33 pm

turrinha p'a ti Imagem

conjugar amar é dificil porque é um verbo composto, depende do verbo viver, lutar, sofrer, dançar... ouvi dizer Imagem que está tudo ligado Imagem
gekkos
Membro Veterano
Registado: sábado jan 17, 2009 9:04 pm

sábado nov 28, 2009 10:33 am

Tassebem Escreveu:A mim sempre me ensinaram que não se deve utilizar o "você" quando estou a falar directamente com outra pessoa, sobretudo se não tenho intimidade com ela, porque é má educação.
A mim sempre me ensinaram o oposto!
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda nov 30, 2009 3:36 pm

Hoje que me posso esticar mais um pouco, li o post inicial e gostei. Aqui vai a minha opiniao:

Desde pequena que os meus pais sempre me disseram/ensinaram que voce e "estrebaria" e nunca la em casa foi permitida essa palavra. Mesmo no exemplo que deu na questao colocada a mae "se queria ir a rua", em minha casa nunca me seria permitido perguntar " mae, voce quer ir comigo a rua?" Mas sim "a mae quer ir comigo a rua?" :wink:

Vivi muitos Anos num Pais estrangeiro em que se tratam ;pot "TU" uns aos outros, sem distincao de idades ou estatutos e no entanto, nao foi pelo motivo de ter estado fora do meu Pais desde a minha adolescencia, que me esqueci dos ensinamentos dos meus progenitores, quando regressei.
O que tento transmitir e que, penso que, com o avancar da emigracao e migracao para e no nosso Pais, com o aumento de etnias, crencas e racas, nos, Portugueses, perdemos um pouco a etiqueta linguistica que fez parte "do berco" de muitos, infelizmente. E, e pena que va de vento em poupa, qual bola deneve. Mais uns Anos e acaba o voce, acaba a etiqueta e la vem o "tu", como base de qualquer tratamento :roll:

Eu, pessoalmente, custa-me utilizar o "Voce". Nem as empregadas que tive e a que tenho, trato por voce. Trato sim pelo nome.
So quando falo com Brasileiros, uso o voce porque e corrente, no caso deles, usar-se!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Miboki
Membro Veterano
Registado: quinta dez 18, 2008 9:51 pm

segunda nov 30, 2009 9:43 pm

gekkos Escreveu:
Tassebem Escreveu:A mim sempre me ensinaram que não se deve utilizar o "você" quando estou a falar directamente com outra pessoa, sobretudo se não tenho intimidade com ela, porque é má educação.
A mim sempre me ensinaram o oposto!
Pois a mim também; e nunca ouvi dizer que você é estrebaria. Sempre a aprender até morrer!
Nalgumas aldeias aqui da zona, ainda há pessoas que tratam outras por vocemesse (esta palavra deve tar mal escrita) e comadre isto e comadre aquilo, e sim são geralmente pessoas com uma certa idade que utilizam este modo de tratar outras.
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

terça dez 01, 2009 12:05 am

O comadre é diferente, é usado numa forma de parentesco em que não há relação de sangue.
bastet1
Membro Veterano
Registado: sábado set 23, 2006 11:55 pm

terça dez 01, 2009 12:50 am

tão ou mais importante do que o conteudo é a forma.

na minha opinião o tratamento por você, apesar de evitável, não representa qualquer ofensa per se.

apenas a forma, ou tom, que se utiliza no nosso discurso pode incutir à palavra um significado pejorativo.

um boa dica é tentar substituir sempre que possivel o você pelo nome proprio da pessoa a quem nos dirigimos. resulta num discurso muito mais cortês e interactivo, porque o outro sente-se envolvido de forma mais profunda no mesmo.

no entanto a forma( escrita ou oral ) de expressar toda e qualquer palavra é sempre a maior condicionante para aferir do seu verdadeiro sentido.
<strong>Veni, vidi, vici </strong>- J&uacute;lio C&eacute;sar ----------------------------------------------------

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 29317&nbsp;
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”