Bom.. tanto eu como outro colega meu ficámos de coordenar 2 locais de recolha dentro da área do PNSAC.
No que respeitou ao meu local, as expectativas saíram completamente furadas. A chuva teimou em não arredar pé e apenas compareceram 6 (
seis) voluntários para uma freguesia inteira!!

Tratava-se da Freguesia de Serro Ventoso no concelho de Porto de Mós.
Mesmo assim, com fatos de oleado metemo-nos à chuva e conseguimos carregar 2 camionetas (uma com lixo variado e outra com monos - frigoríficos, sofás, televisores, etc.) que foram directas à ValorLiz.
Ficam aqui as fotos possíveis, num brevíssimo intervalo de abrandamento da chuva.
Depois de estarmos repassados, foi decidido pelo presidente da junta a interrupção dos trabalhos, tentando agendar outro fim-de-semana para a continuação dos mesmos. Isto pelas 11 horas da manhã...
Algo frustrado com a situação, resolvi colocar a sofagem da viatura no máximo para me enxugar e rumei para leste na área do PNSAC para ver como estavam as coisas.
Logo na freguesia de S.Bento do concelho de Porto de Mós, a chuva fazia-se sentir com menos intensidade. Encontrei um grupo de recolha que me afirmou não ter chovido em grande parte do tempo e de terem cerca de 30 pessoas distribuidas em grupos em toda a freguesia. Fiquei mais animado. Afinal o "dilúvio" de Serro Ventoso não era geral, pelo menos com a mesma intensidade.
Como as coisas ali estavam bem coordenadas, entrei em contacto com o meu colega que estava a coordenar um grupo na freguesia de Alcobertas, concelho de Rio Maior. Fiquei a saber que esta freguesia tinha tido uma adesão de voluntários de cerca de 50 pessoas.
Como havia alguma dificuldade no transporte das pessoas (maioritáriamente adolescentes), fui lá dar apoio. Fui informado também que a chuva por lá estava a diminuir bastante.
O que se segue é fruto de uma excelente organização (parabéns à Junta de freguesia de Alcobertas), onde nem umas febras assadas faltaram para "reforço" dos voluntários, mesmo ás 2 da tarde!
Recolha de lixo em local MUITO acidentado, com progressão difícil e bastante lenta (declives superiores a 45º) e com montanhas de lixo, muito do qual camuflado pela vegetação (onde se incluiam carcaças de viaturas e bidons de óleos usados!!).

A primeira carrada de lixo realizada com este grupo de 16 pessoas, maioritariamente jovens.
Após o almoço (reforço com a bela bifana no pão), voltámos à carga. Infelizmente, a grande maioria das pessoas foi-se embora da parte da tarde, ficando apenas cerca de 20 pessoas que se organizaram em 2 grupos.
Continuação da limpeza da lixeira que não ficou terminada da parte da manhã.
Aspecto de uma carcaça de viatura que não foi possível remover nesta acção.
Terminando a 2ª carrada, e depois da mesma ter sido descarregada no "centro de separação", continuámos para outra lixeira, carregando novamente a camioneta. É incrível como o volume de lixo é sempre maior do que aquilo que parece...
Com a ajuda do outro grupo que entretanto já tinha descarregado outra carrada de lixo, completámos mais uma vez a carga da camioneta da junta de freguesia.
Ao final da tarde tinhamos o "centro de separação de resíduos", improvisado num campo de futebol inactivo, com umas boas toneladas de lixo que anteriormente se encontrava disperso pela serra.
Aqui já com algum material metalico que já tinha ido a caminho da ResioOeste. Mesmo assim dá para ver a imensidão de material ainda para separar...
Mais uma etapa de separação.
Nota: Não foi possível fazer uma verdadeira reportagem fotográfica. Estando constantemente com as mãos no lixo, só mesmo em raras oportunidades consegui as fotos que aqui ficam.
Com tudo isto, fiquei sem saber como correu este projecto na minha área de residencia, pois já cheguei de noite a casa...
PS: É incrivel como aparece montes e montes de lixo doméstico que deveria ser descarregado no contentor á frente de casa... Não consigo entender a cabeça de certas pessoas... ir descarregar lixo para a serra (incluindo fraldas descartáveis, garrafas e mesmo pacotes de leite, tudo devidamente ensacado)...
PS1: A minha percepção é de que nem metade das lixeiras inventariadas (só por mim, foram 30 apenas no planalto de Stº António e apenas foi possível limpar 5 ou 6 (falta confirmar), por escassez de recursos) conseguiram ser limpas. Limpar Portugal, em Portugal, não se faz num só dia... por muita utopia que queiramos impor... Vale a sensibilização, que acredito que surta efeitos.
PS2: Espero que este projecto tenha continuidade ao longo dos anos e que com isto as pessoas ganhem alguma vergonha de modo a que daqui a uns anos seja difícil encontrar lixeiras ilegais nas nossas serras e espaços naturais.
PS3: Espero que todos os locais actualmente limpos sejam sinalizados com placas informativas acerca deste projecto, de modo a dissuadir (nem que seja pela consciencia) os variados infractores nesta matéria que agem pela calada da noite.