Livro da n/ vida

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

quinta jun 24, 2010 10:26 am

Ao contrário de Gandares, os meus preferidos não se vão alterando com a idade porque à medida que vou envelhecendo, vou sendo sempre surpreendida ao descobrir coisas novas nesses livros, coisas que me tinham escapado ou que eu interpreto de maneira diferente desde a última vez que eu os tinha lido. Claro que todos os anos a minha lista de preferidos vai aumentando até porque gosto de todos os géneros literários. Estes sim, vão mudando com a idade. Inicialmente, na pré-adolescência, gostava muito de romances. Nessa altura gostava muito de Júlio Dinis e o meu preferido é "Os fidalgos da Casa Mourisca" Um pouco mais tarde descobri a ficção científica com a colecção Argonauta. Não houve livro do Isaac Asimov que não fosse acrescentado à minha lista. Também mais tarde, ainda com a colecção Argonauta, descobri o Fantástico. E mais tarde a minha paixão vira-se para os romances históricos dos quais destaco "Guerra e Paz"- Tolstoi e últimamente "A Filha do Capitão"- José Rodrigues dos Santos. Outro livro que adoro é o "Circo" da Marion Zimmer Bradley e "Bizancio" de Stephen Lawhead. Não me posso esquecer de "A Ribeira das Flores" do Miguel Sousa Tavares. Este teve piada porque foi oferecido e esteve imenso tempo na prateleira poque não aprecio nada o autor que como comentador se mostra prepotente e tendencioso. Tão diferente do que é conhecido de ambos os pais. E finalmente chegou a vez de o ler e fiquei rendida e comprei também o "Equador" e estou ansiosa por novos romances dele.
Maria João
gandares
Membro Veterano
Registado: quinta abr 15, 2010 10:12 am

quinta jun 24, 2010 3:37 pm

mjoaomarques Escreveu:Ao contrário de Gandares, os meus preferidos não se vão alterando com a idade porque à medida que vou envelhecendo, vou sendo sempre surpreendida ao descobrir coisas novas nesses livros, coisas que me tinham escapado ou que eu interpreto de maneira diferente desde a última vez que eu os tinha lido. Claro que todos os anos a minha lista de preferidos vai aumentando até porque gosto de todos os géneros literários. Estes sim, vão mudando com a idade. Inicialmente, na pré-adolescência, gostava muito de romances. Nessa altura gostava muito de Júlio Dinis e o meu preferido é "Os fidalgos da Casa Mourisca" Um pouco mais tarde descobri a ficção científica com a colecção Argonauta. Não houve livro do Isaac Asimov que não fosse acrescentado à minha lista. Também mais tarde, ainda com a colecção Argonauta, descobri o Fantástico. E mais tarde a minha paixão vira-se para os romances históricos dos quais destaco "Guerra e Paz"- Tolstoi e últimamente "A Filha do Capitão"- José Rodrigues dos Santos. Outro livro que adoro é o "Circo" da Marion Zimmer Bradley e "Bizancio" de Stephen Lawhead. Não me posso esquecer de "A Ribeira das Flores" do Miguel Sousa Tavares. Este teve piada porque foi oferecido e esteve imenso tempo na prateleira poque não aprecio nada o autor que como comentador se mostra prepotente e tendencioso. Tão diferente do que é conhecido de ambos os pais. E finalmente chegou a vez de o ler e fiquei rendida e comprei também o "Equador" e estou ansiosa por novos romances dele.

????????????????????????????????
irisdsm
Membro Veterano
Registado: quarta out 14, 2009 10:51 am

quinta jun 24, 2010 4:13 pm

gandares Escreveu:
mjoaomarques Escreveu:Ao contrário de Gandares, os meus preferidos não se vão alterando com a idade porque à medida que vou envelhecendo, vou sendo sempre surpreendida ao descobrir coisas novas nesses livros, coisas que me tinham escapado ou que eu interpreto de maneira diferente desde a última vez que eu os tinha lido. Claro que todos os anos a minha lista de preferidos vai aumentando até porque gosto de todos os géneros literários. Estes sim, vão mudando com a idade. Inicialmente, na pré-adolescência, gostava muito de romances. Nessa altura gostava muito de Júlio Dinis e o meu preferido é "Os fidalgos da Casa Mourisca" Um pouco mais tarde descobri a ficção científica com a colecção Argonauta. Não houve livro do Isaac Asimov que não fosse acrescentado à minha lista. Também mais tarde, ainda com a colecção Argonauta, descobri o Fantástico. E mais tarde a minha paixão vira-se para os romances históricos dos quais destaco "Guerra e Paz"- Tolstoi e últimamente "A Filha do Capitão"- José Rodrigues dos Santos. Outro livro que adoro é o "Circo" da Marion Zimmer Bradley e "Bizancio" de Stephen Lawhead. Não me posso esquecer de "A Ribeira das Flores" do Miguel Sousa Tavares. Este teve piada porque foi oferecido e esteve imenso tempo na prateleira poque não aprecio nada o autor que como comentador se mostra prepotente e tendencioso. Tão diferente do que é conhecido de ambos os pais. E finalmente chegou a vez de o ler e fiquei rendida e comprei também o "Equador" e estou ansiosa por novos romances dele.

LOL... eu vi bem ou nem sequer respondeu ao tópico gandares?

:lol: :lol:
“Sê a mudança que queres ver no Mundo”

(Ghandi)
enolamai
Membro Veterano
Registado: domingo jun 13, 2010 9:30 am

quinta jun 24, 2010 6:38 pm

Pausanias Escreveu:Não há um livro da vida..há varios consoante a nossa idade.
gandares
Membro Veterano
Registado: quinta abr 15, 2010 10:12 am

quinta jun 24, 2010 11:13 pm

irisdsm Escreveu:
gandares Escreveu:

LOL... eu vi bem ou nem sequer respondeu ao tópico gandares?

:lol: :lol:

Viu bem....pelos vistos confundiram-me com o Valente.
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

sexta jun 25, 2010 11:26 am

gandares Escreveu: Viu bem....pelos vistos confundiram-me com o Valente.
Tem razão, desculpe-me.

E ainda de livros, lembrei-me de outro autor com livros de que gostei bastante, embora não estejam na lista dos "da minha vida" (esta frase "flasha-me" logo a cantiga da Ágata, cruzes), o Leon Uris, conhecem?
Maria João
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

terça jun 29, 2010 2:59 am

E como hoje é o 110º aniversário de Saint Exupéry aqui fica um belo texto:
... Julgava-me muito rico por ter uma flor única no mundo e, afinal só tenho uma rosa vulgar...

Foi então que apareceu uma raposa .

- Olá, bom dia! disse a raposa.

- Olá, bom dia! - Respondeu delicadamente o princepezinho...

-Anda brincar comigo - pediu o princepezinho. Estou tão triste...

- Não posso ir brincar contigo - disse a raposa. - Ainda ninguém me cativou...

Andas á procura de galinhas? (diz a raposa)

Não... Ando á procura de amigos. O que é que "cativar" quer dizer?

... Quer dizer que se está ligado a alguém, que se criaram laços com alguém.

Laços?

Sim, laços - disse a raposa. - ...

Eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens necessidade de mim. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim único no mundo e eu serei para ti, única no mundo...

(raposa) Tenho uma vida terrivelmente monótona...

Mas se tu me cativares, a minha vida fica cheia se Sol.

Estás a ver, ali adiante, aqueles campos de trigo? ... não me fazem lembrar de nada. É uma triste coisa! Mas os teus cabelos são da cor do ouro. Então quando eu estiver cativada por ti, vai ser maravilhoso! Como o trigo é dourado, há-de fazer-me lembrar de ti...

- Só conhecemos as coisas que cativamos - disse a raposa. - Os homens, agora já não tem tempo para conhecer nada. Compram as coisas feitas nos vendedores. Mas como não há vendedores de amigos, os homens já não tem amigos. Se queres um amigo, cativa-me!

E o que é preciso fazer? - Perguntou o princepezinho.

- É preciso ter muita paciência. Primeiro, sentas-te um bocadinho afastado de mim, assim em cima da relva. Eu olho para ti pelo canto do olho e tu não dizes nada . A linguagem é uma fonte de mal-entendidos. Mas todos os dias te podes sentar mais perto...

Se vieres sempre ás quatro horas, ás três já eu começo a ser feliz...

Foi assim que o princepesinho cativou a raposa. E quando chegou a hora da despedida:

- Ai! - exclamou a raposa - Ai que me vou pôr a chorar...

... Então não ganhaste nada com isso!

- Ai isso é que ganhei! - disse a raposa. - Por causa da cor do trigo...

Depois acrescentou:

- Anda vai ver outra vez as rosas. Vais perceber que a tua é única no mundo.

O princepesinho lá foi... - vocês não são nada disse-lhes ele. - Não há ninguém preso a vocês... - não se pode morrer por vocês...

... A minha rosa sozinha. vale mais do que vocês todas juntar, porque foi a ela que eu reguei, que eu abriguei... Porque foi a ela que eu ouvi queixar-se, gabar-se e até, ás vezes calar-se. Porque ela é a minha rosa.

E então voltou para ao pé da raposa e disse:

- Adeus...

- Adeus - disse a raposa. - vou-te contar o tal segredo. É muito simples:

Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos...

Foi o tempo que tu perdes-te com a tua rosa que tornou a tua rosa tão importante.

- Os homens já se esqueceram desta verdade - disse a raposa. Mas tu não te deves esquecer dela.

Ficas responsável para todo o sempre por aquilo que está preso a ti. Tu és responsável pela tua rosa...

Antoine De Saint-Exupery "O Princepezinho"
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
irisdsm
Membro Veterano

terça jun 29, 2010 8:43 am

nicasxi Escreveu:E como hoje é o 110º aniversário de Saint Exupéry aqui fica um belo texto:
... Julgava-me muito rico por ter uma flor única no mundo e, afinal só tenho uma rosa vulgar...

Foi então que apareceu uma raposa .

- Olá, bom dia! disse a raposa.

- Olá, bom dia! - Respondeu delicadamente o princepezinho...

-Anda brincar comigo - pediu o princepezinho. Estou tão triste...

- Não posso ir brincar contigo - disse a raposa. - Ainda ninguém me cativou...

Andas á procura de galinhas? (diz a raposa)

Não... Ando á procura de amigos. O que é que "cativar" quer dizer?

... Quer dizer que se está ligado a alguém, que se criaram laços com alguém.

Laços?

Sim, laços - disse a raposa. - ...

Eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens necessidade de mim. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim único no mundo e eu serei para ti, única no mundo...

(raposa) Tenho uma vida terrivelmente monótona...

Mas se tu me cativares, a minha vida fica cheia se Sol.

Estás a ver, ali adiante, aqueles campos de trigo? ... não me fazem lembrar de nada. É uma triste coisa! Mas os teus cabelos são da cor do ouro. Então quando eu estiver cativada por ti, vai ser maravilhoso! Como o trigo é dourado, há-de fazer-me lembrar de ti...

- Só conhecemos as coisas que cativamos - disse a raposa. - Os homens, agora já não tem tempo para conhecer nada. Compram as coisas feitas nos vendedores. Mas como não há vendedores de amigos, os homens já não tem amigos. Se queres um amigo, cativa-me!

E o que é preciso fazer? - Perguntou o princepezinho.

- É preciso ter muita paciência. Primeiro, sentas-te um bocadinho afastado de mim, assim em cima da relva. Eu olho para ti pelo canto do olho e tu não dizes nada . A linguagem é uma fonte de mal-entendidos. Mas todos os dias te podes sentar mais perto...

Foi assim que o princepesinho cativou a raposa. E quando chegou a hora da despedida:

- Ai! - exclamou a raposa - Ai que me vou pôr a chorar...

... Então não ganhaste nada com isso!

- Ai isso é que ganhei! - disse a raposa. - Por causa da cor do trigo...

Depois acrescentou:

- Anda vai ver outra vez as rosas. Vais perceber que a tua é única no mundo.

O princepesinho lá foi... - vocês não são nada disse-lhes ele. - Não há ninguém preso a vocês... - não se pode morrer por vocês...

... A minha rosa sozinha. vale mais do que vocês todas juntar, porque foi a ela que eu reguei, que eu abriguei... Porque foi a ela que eu ouvi queixar-se, gabar-se e até, ás vezes calar-se. Porque ela é a minha rosa.

E então voltou para ao pé da raposa e disse:

- Adeus...

- Adeus - disse a raposa. - vou-te contar o tal segredo. É muito simples:

Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos...

Foi o tempo que tu perdes-te com a tua rosa que tornou a tua rosa tão importante.

- Os homens já se esqueceram desta verdade - disse a raposa. Mas tu não te deves esquecer dela.

Ficas responsável para todo o sempre por aquilo que está preso a ti. Tu és responsável pela tua rosa...

ADORO :D Especialmente a frase a bold.

(Ghandi)
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça jun 29, 2010 1:08 pm

Atenção á gralha de Português... perdeste e não perdes-te, são dois tempos verbais completamente diferentes:

- Perdeste a carteira no mercado
- Tu perdes-te a olhar para as montras

Sorry, não consigo evitar... :oops:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

enolamai
Membro Veterano

terça jun 29, 2010 2:47 pm

dinodane Escreveu:Atenção á gralha de Português... perdeste e não perdes-te, são dois tempos verbais completamente diferentes:

completamente perdoada :D
irisdsm
Membro Veterano

terça jun 29, 2010 2:48 pm

dinodane Escreveu:Atenção á gralha de Português... perdeste e não perdes-te, são dois tempos verbais completamente diferentes:

Também tinha reparado mas consegui conter-me :lol:

(Ghandi)
enolamai
Membro Veterano

terça jun 29, 2010 2:51 pm

...- É preciso ter muita paciência. Primeiro, sentas-te um bocadinho afastado de mim, assim em cima da relva. Eu olho para ti pelo canto do olho e tu não dizes nada . A linguagem é uma fonte de mal-entendidos. Mas todos os dias te podes sentar mais perto...

(...)
Foi assim que o princepesinho cativou a raposa. Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos...
(...)
Ficas responsável para todo o sempre por aquilo que está preso a ti( que cativas). Tu és responsável pela tua rosa...

obrigada Nicas. lindo texto... para todas as idades.

desculpem o parentesis... não me contive também :lol: :lol: é vício!!!

não importa nada... texto magnifico... autor genial, pena que seja lido numa fase precoce da vida , sem maturidade para reter a verdadeira essencia. É obra para repescar pela vida fora....
irisdsm
Membro Veterano

terça jun 29, 2010 3:03 pm

....... o princepezinho... (Correcto)

......Foi assim que o princepesinho (Errado)cativou a raposa.
:lol:

(Ghandi)
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

terça jun 29, 2010 3:55 pm

:lol: :lol: :lol: :lol:

Vi as gralhas do texto e tinha pensado , hoje, " arrumar" com elas. Já o fizeram... melhor...
O site de onde copiei o texto é assim para o manhoso. Foi o primeiro... já não fui á procura de outro. :oops:
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
drilldown1
Membro Veterano
Registado: quarta jun 16, 2010 5:30 pm

quinta ago 12, 2010 8:52 pm

Pausanias Escreveu:Não há um livro da vida..há varios consoante a nossa idade.

Subscrevo.

Actualmente, estou a deliciar-me com "Os Cães de Deus" de James Reston Jr.
<p>&nbsp;Sou respons&aacute;vel pelo que digo, n&atilde;o pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? For&ccedil;a... ESCREVA TUDO EM MAI&Uacute;SCULAS AT&Eacute; QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”