o primeiro emprego - regalias?

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
VanesIsa
Membro Veterano
Registado: quinta mai 29, 2008 10:10 pm
Localização: *6.Tartarugas *3.Cadelas *1.Caturra *3.Gerbos *1.PDI

sexta ago 27, 2010 1:33 pm

dinodane Escreveu:Nos recibos verdes, seja qual for o valor do mesmo, paga 20% de imposto ao Estado. Mas é quem recebe o recibo que retem esse valor e faz a entrega ao Estado, daí retenção na fonte, no pagador, na pessoa que recebeu o serviço. A VanesIsa quando passa o recibo já o passa pelo valor líquido a receber... veja lá as cópias dos seus recibos a ver se não largou 20% do valor da prestação de serviço...
Ai... Nunca percebi nada destas coisas! :?

Tem várias opções, as seleccionadas são:

(a) Regime de IVA: Regime de isenção - art. 53º

(b) Retenção na Fonte de IRS: Sem retenção - art. 9º, n.º 1 do D.L. n.º 42/91, de 22/1
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta ago 27, 2010 1:43 pm

Isenção de IVA é outra coisa, actividades de prestação de serviço não têm IVA.

Quanto à isenção de retenção tem razão, tive a ver agora o código do IRS... no entanto, se fizer a retenção poderá ter algo a receber de IRS, ao passo que se não fizer ainda recebe um x a pagar ao fim do ano fiscal.

Está aqui um artigo porreiro sobre o recibo verde e o uso indevido que os empregadores do nosso país fazem dele:
http://lms.ispgaya.pt/?id=207

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

VanesIsa
Membro Veterano
Registado: quinta mai 29, 2008 10:10 pm
Localização: *6.Tartarugas *3.Cadelas *1.Caturra *3.Gerbos *1.PDI

sexta ago 27, 2010 1:48 pm

Na altura até tive "sorte" em encontrar um que me pagasse (mesmo a recibos verdes) e até nem me pagou mal, pois vários colegas meus fizeram estágio a receber 0€... :?

O IRS foi repartido em dois anos, em ambos não paguei nem recebi nada... :P

Gostei da parte do texto em bold e maiúsculas:
NÃO PODE de forma alguma ter horários de trabalho.
Era bom que na altura isso fosse verdade... :lol:
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

sexta ago 27, 2010 8:35 pm

dinodane Escreveu:Isenção de IVA é outra coisa, actividades de prestação de serviço não têm IVA.
A isenção de IVA é aplicável quando o valor das vendas ou prestações de serviços é inferior a um determinado valor (salvo erro 10000€/ano)
Há algumas actividades isentas, como os médicos, por exemplo, mas não pode dizer que as prestações de serviços não têm IVA
dicosta
Membro
Registado: sábado jul 31, 2010 6:46 pm

sexta ago 27, 2010 9:53 pm

boa noite.só agora pude cá vir..infelizmente não tive muito tempo para me informar sobre o contrato pois a gerente da loja estava a atender pessoas e não pode falar muito comiga.apenas recebo cerca de 200€ porque apenas terei de trabalhar como part-time por 10 horas semanais para já.. amanhá supostamente começo e vou então pergunatr pelo contrato mas devo estar á experiencia secalhar este mês.
que acham?
tenho de pagar afinal só á Segurança Social é?

obrigada
chowista
Membro Veterano
Registado: quinta jun 24, 2010 5:52 pm
*shar pei

sábado ago 28, 2010 2:59 pm

Bingley Escreveu:
dinodane Escreveu:Isenção de IVA é outra coisa, actividades de prestação de serviço não têm IVA.
A isenção de IVA é aplicável quando o valor das vendas ou prestações de serviços é inferior a um determinado valor (salvo erro 10000€/ano)
Há algumas actividades isentas, como os médicos, por exemplo, mas não pode dizer que as prestações de serviços não têm IVA
e a partir da altura em que ultrapasse esse valor e começar a pagar iva, terá que fazê-lo sempre...mesmo que em determinado ano volte a baixar os rendimentos...
só é obrigado a fazer retenção na fonte se pagar iva...se estiver isento pode optar por não o fazer.
a segurança social só está isento no primeiro ano de recibos verdes. nos seguintes paga mesmo que não receba..a menos que também trabalhe por conta de outrém e já faça os devidos descontos.
dicosta
Membro
Registado: sábado jul 31, 2010 6:46 pm

domingo ago 29, 2010 11:35 am

obrigada
Carinna
Membro
Registado: sexta mar 14, 2008 8:39 pm

segunda ago 30, 2010 9:22 pm

Faço part-time... Ganho 300€ 300€ e tal ja c descontos, so desconto para seg. social... IRS não, pq não chega aos "patamares" (?).
Paraiso
Membro Veterano
Registado: quinta nov 08, 2007 12:24 pm

terça ago 31, 2010 2:27 pm

Uma questão, é um trabalho contínuo ou esporádico? Tenho ideia de que se for uma prestação de serviços esporádica pode ser utilizado o acto isolado e dessa forma não descontar. No meu primeiro emprego (de férias) utilizei, mas como já foi há uns bons aninhos...
Alguém sabe detalhes sobre isso?
Carinna
Membro
Registado: sexta mar 14, 2008 8:39 pm

quarta set 01, 2010 1:40 pm

O acto isolado so pd ser feito uma vez por ano...
Paraiso
Membro Veterano
Registado: quinta nov 08, 2007 12:24 pm

quarta set 01, 2010 1:44 pm

Daí a minha questão se é esporádico ou não, mas até pensava que era uma única e exclusiva vez, não uma vez por ano.
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”