Algumas dúvidas

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
Responder
claudioz
Membro Júnior
Registado: segunda ago 24, 2009 11:53 pm

domingo set 26, 2010 11:20 am

Antes de mais, parabéns pelo site e pelo forum. Sou um seguidor quase assíduo do mesmo e chegou a minha altura de fazer algo por um amiguinho.
Ao morar num apartamento a adopção tem que ser muito mais ponderada no tipo e tamanho de animal.
Com tudo isto, sinto-me capaz a todos os níveis para prosseguir à adopção e gostava que me esclarecessem algumas dúvidas.

1- Pelo que tenho lido e ouvido um animal com mais de 8 meses geralmente não cresce muito mais, correcto?

2- No processo de adopção, depois do cão vir para o novo tecto deverei ir imediatamente com ele ao veterinário ou só de x em x tempo para consultas de rotina (caso não se tenha declarado nenhum problema durante o "x" tempo).

3- De quanto em quanto tempo deverei levá-lo ao vet? Só deverei dar ração ao amiguinho ou "comida humana" ( arroz, etc, etc)?

Por enquanto só me surgiram estas dúvidas, espero que me respondam..

Obrigado :wink:
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

domingo set 26, 2010 11:44 am

Sim, um animal não cresce muito mais, apenas ganha massa muscular, o que por vezes pode dar a impressão de que aumentou de tamanho. Mas há raças, sobretudo as grandes, em que o desenvolvimento é mais lento e o cão ainda crescerá mais um pouco até ao ano ou ano e meio.

Na minha opinião, caso seja um cão de canil ou de associação, logo que for adoptado deve ser levado ao veterinário para ver se está tudo bem com ele, se não apresenta problemas de saúde, de parasitismo interno e externo, verificar o seu desenvolvimento e definir os programas de vacinação, desparasitação e alimentar.

Se for um cão de criador, em que todos estes programas já foram iniciados, a necessidade de o levar ao vet que o vai acompanhar depois já não é tão grande, mas a ida recomenda-se, para o médico fique a conhecer o animal e este o médico.

Quanto ao regime alimentar, o veterinário aconselhá-lo-á. Em geral recomenda-se a ração, pois sai mais barato e facilita a vida ao dono, mas há quem prefira evitá-la e fazer uma alimentação mais "natural". Com o tempo e observando as reacções e gostos do seu animal, chegará a uma conclusão e um regime adequado.

Por último: este tópico devia estar no fórum dos Cães. :D
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”