Dicas e conselhos para combater a crise

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
Pinfinhas
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2010 12:56 pm

quarta out 06, 2010 3:58 pm

Quando digo que tento poupar até na comida não quero dizer que lhe retiro qualidade ou quantidade, apenas tento arranjar alternativas, não quer dizer que não coma um bife ou um marisco, sim como um bife mas não com a frequência com que comia e o marisco passou a fazer parte apenas da ementa do Natal.
ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

quarta out 06, 2010 4:45 pm

Por mim já deixei (ou quase) de beber café fora. Agora faço-o em casa, Pode não saber tão bem como o que se bebe no café, mas poupa-se.
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

quarta out 06, 2010 4:50 pm

ambv Escreveu:Por mim já deixei (ou quase) de beber café fora. Agora faço-o em casa, Pode não saber tão bem como o que se bebe no café, mas poupa-se.
Pelo contrário, o café em casa a mim sabe -me bem melhor do que a bica da pastelaria, que, regra geral, sabe sempre a queimado :roll:
Sónia
tiabela
Membro Veterano
Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm

quarta out 06, 2010 6:01 pm

Eu só precisava mesmo é de deixar de fumar
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

quarta out 06, 2010 6:08 pm

Também gosto mais do café em casa
Nunca fui de gastar dinheiro em restaurantes, pastelarias nem cafés. Só recentemente coloquei TV cabo em casa e porque precisei mesmo de colocar. No supermercado tenho um gasto considerável, mas tem que ser. De qualquer das formas comecei a organizar-me com listas de compras, ainda não o faço muito bem, mas sempre se evita comprar o que não faz falta.
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

quarta out 06, 2010 6:16 pm

Para além das poupanças em electricidade e água que já aqui foram referidas, as compras nos hipermercados também podem ser vantajosas, em especial porque alguns praticam preços mais baixos que outros e também porque podemos aproveitar quando há promoções de produtos que normalmente usamos para comprar em maior quantidade vindo assim a poupar alguns bons euros a médio prazo.
No consumo de tabaco reduzi imenso quando entrou em vigor a lei que proibe o fumo no local de trabalho, era aí que mais fumava :lol:, maldito stress. Quanto aos cafés é mais difícil, gosto mais de os tomar fora de casa.
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
Maet
Membro
Registado: quinta ago 26, 2010 3:31 pm

quarta out 06, 2010 6:29 pm

o café é daquelas coisas incontornáveis para mim.
mas 80% é em casa.
e até me sabe melhor do que fora para ser honesta.

uma lista de compras é imprescindivel sim senhor! para não começarmos a divagar dentro do supermercado 8)

uma coisa que resulta comigo é fazer uma ementa para a semana.

assim evita-se ter no frigorifico ou na despensa ingredientes a mais.

programar as refeiçoes é mesmo importante... se for de improviso acho que acabamos a comer qualquer coisa mal amanhada :lol: que faz mais mal que bem. eu não gosto de improvisar nada na cozinha.

mas também depende do nº de pessoas à mesa... se fosse só para mim o jantar era mesmo facil... cereais!!! 8)
cpontos
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2009 7:04 am

quarta out 06, 2010 6:33 pm

Esta até pode parecer parva, mas evito ir às compras quando estou com fome, porque acabo por meter ao cesto guloseimas que não fazem falta nenhuma (apesar de levar SEMPRE uma lista).

Na cozinha tento cozer os legumes que acompanham as refeições ao vapor, colocando-os numa panelinha por cima da panela onde está a apurar a refeição, por exemplo. Assim evito acender outro bico. Só resulta com coisas pequenas, tipo ervilhas ou cenouras baby.

Também troquei o almoço diário por uma sandes ou uma sopinha, e tem de chegar 8)

E tentei que o marido substituisse o maço de cigarros por tabaco de enrolar...

Vou ver se me lembro de mais alguma coisa :wink:
Maet
Membro
Registado: quinta ago 26, 2010 3:31 pm

quarta out 06, 2010 6:36 pm

cpontos Escreveu:Esta até pode parecer parva, mas evito ir às compras quando estou com fome, porque acabo por meter ao cesto guloseimas que não fazem falta nenhuma (apesar de levar SEMPRE uma lista).

:
é verdade sim... há estudos feitos e está demonstrado que acabamos por comprar uma serie de bolachas e afins!!
Pinfinhas
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2010 12:56 pm

quarta out 06, 2010 7:20 pm

O que eu gostava mesmo era de deixar de fumar, esse sim era o meu maior prazer. Mas é muito dificil e eu nem sei como fazer para o deixar, já tentei, mas sem o minimo resultado. Quanto ao café, deixei de beber na pastelaria como fazia antes, passei a beber no trabalho logo quando chego e pago 0,40€, e como a empresa oferece o café a meio da manhã e a meio da tarde, acabo por gastar só 0,40€ por dia. Mas o tabaco...já tentei o de enrrolar, mas falta-me a paciência para o fazer pois levo 1/2 hora a enrrolar meia duzia de cigarros e dali a 2 horas ja não tenho nenhum.Mas gostava mesmo de deixar, não só era benéfico para a minha saúde como para a minha carteira. Ajudas????
tiabela
Membro Veterano
Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm

quarta out 06, 2010 7:49 pm

Já deixei de fumar 1 vez e não me custou assim tanto.

Receita??? 99% de força de vontade (querer) e 1% de ajudas

Foi numa altura que eu queria mesmo, mesmo e comprei o Niquit*** com medo de não conseguir sozinha. Fiz o programa todo e senti-me fantástica. cansava-ma menos, tinha menos crises de asma, tinha mais resistência, engordei 8 Kg, pois comia desalmadamente. mas não foi por aí. Arranjei outro emprego onde toda a gente fumava e o meu erro foi pedir um cigarro, como não gosto de "cravar" comprei um maço , a pensar que seriam apenas 2 por dia. Está bem, está. Foi um recomeço em cheio. quase 2 maços por dia.

Ando a mentalizar-me para deixar novamente, mas agora sem ajudas. Vamos lá ver
tarasofia
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2007 5:15 pm

quarta out 06, 2010 8:02 pm

Eu dependo exclusivamente da electricidade em casa, por isso tento racionar e maximizar a sua utilização. Tenho tarifário bi horario, portanto so uso as maquinas de lavar roupa e loiça em horario económico, maquina de secar so em S.O.S.
Como aos dias de semana pouco tempo tenho para fazer o jantar, pré preparo refeições que congelo em doses, assim, se fizer molho de soja à bolonhesa, congelo para fazer com linguini, ou mesmo lasagna.
A água quente, de verão é à fartazana, de inverno, sempre os dias andam nublados so ligo a resistência do termoacumulador em horario económico, e desligo sempre que não preciso.
prefiro roupas que não precisem de grandes engomadelas, até porque não gosto de passar a ferro e a mão de obra das domesticas esta pela hora da morte.
Uso os cupões de desconto de combustivel sempre.
Cultivo algumas coisitas para o dia a dia, e uso alguns recursos que a mãe natureza generosamente nos oferece, como cogumelos ( e esta aí a chegar a epoca deles!) peixe e marisco que o sócio apanha.
Uso a agua das tpa's para regar as plantas de interior e alguns canteiros.
Evito usar sistemas de climatização, prefiro abrir as janelas de verão durante as noites e fechar a casa durante os dias, e de inverno só raramente uso o ar condicionado, prefiro o calor da lareira....
Os meus olhos n&atilde;o&nbsp; v&ecirc;m, as minhas m&atilde;os n&atilde;o&nbsp; tocam, mas o meu cora&ccedil;&atilde;o SENTE!
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta out 06, 2010 9:05 pm

tiabela Escreveu:Eu só precisava mesmo é de deixar de fumar
x2 :roll:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Rafaelmelo
Membro Veterano
Registado: segunda mar 29, 2010 9:19 pm

quarta out 06, 2010 9:10 pm

Pinfinhas Escreveu:O que eu gostava mesmo era de deixar de fumar, esse sim era o meu maior prazer. Mas é muito dificil e eu nem sei como fazer para o deixar, já tentei, mas sem o minimo resultado. Quanto ao café, deixei de beber na pastelaria como fazia antes, passei a beber no trabalho logo quando chego e pago 0,40€, e como a empresa oferece o café a meio da manhã e a meio da tarde, acabo por gastar só 0,40€ por dia. Mas o tabaco...já tentei o de enrrolar, mas falta-me a paciência para o fazer pois levo 1/2 hora a enrrolar meia duzia de cigarros e dali a 2 horas ja não tenho nenhum.Mas gostava mesmo de deixar, não só era benéfico para a minha saúde como para a minha carteira. Ajudas????
LOL tenho um amigo que fuma tabaco de enrolar, tem uma "maquina" onde mete o papel do tabaco(igual ao normal, ja com filtro) enfia la aquilo, puxa para tras e para a frente e ja esta, um cigarro identico aos outros, igualzinho.

Mas o melhor é mesmo deixar de fumar.
Miboki
Membro Veterano
Registado: quinta dez 18, 2008 9:51 pm

quarta out 06, 2010 9:28 pm

As dicas que sei para poupar água e electricidade já foram dadas, eu cá em casa estou sempre a refilar porque deixam a televisão acesa da sala para as moscas, luz acesas nas divisões sem ninguém.

Café bebo fora de casa e é porque toda a gente bebe , e podia passar sem beber.
Fumar é coisa que nem sei o que é, aliás sonhei duas vezes que estava a fumar e acordei aflita; mas durante muito tempo chatiei o meu pai para deixar de fumar e lá consegui, vai fazer 3 anos (acho eu) que o meu pai não fuma.
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”