Descobertas 200 novas espécies de animais.

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
Responder
guzZ
Membro Veterano
Mensagens: 724
Registado: quinta ago 12, 2010 4:35 am

sexta out 08, 2010 2:52 pm

Descobertas 200 novas espécies de animais na Papua-Nova Guiné
07 de Outubro de 2010, 17:08

Uma nova espécie de insecto, parente dos grilos, descoberto nas montanhas Muller. Pensa-se que esta vistosa Caedicia se alimenta provavelmente das flores das árvores altas da floresta. © Piotr Naskrecki/iLCPUma rã com pintas amarelas, aranhas, formigas, roedores e outros animais e plantas estão entre as descobertas feitas nas florestas das zonas remotas de Nakanai e Muller, na Papua Nova-Guiné, por uma equipa de cientistas coordenada pela Conservation International.

As descobertas incluem 24 novas espécies de rãs, dois mamíferos, nove espécies de plantas, quase 100 novos insectos e também quase 100 novas aranhas.

A equipa de investigação destaca, entre outros, uma belíssima rã às pintas amarelas (Platymantis sp. nov.), que habita nas zonas altas das florestas húmidas, bem como uma outra pequena rã de apenas dois centímetros de comprimento (Batrachylodes sp. nov.). Foi também documentada uma espécie parente dos grilos com um requintado padrão verde esmeralda, uma outra de olhos cor-de-rosa e uma terceira, também da família Tettigoniidae, com um curioso mecanismo de defesa: quando ameaçada, projecta as pernas grandes e espinhosas sobre a cabeça e em direcção aos predadores - um comportamento que o cientista Piotr Naskrecki descreveu, por experiência própria, como " muito doloroso".

Foi também encontrada uma espécie de rododendro com flores brancas, grandes e muito vistosas. Os rododendros encontram-se entre as plantas mais procuradas do sudeste asiático e das regiões melanésias pelo seu valor ornamental, e a Nova Guiné é uma das regiões com maior diversidade destas plantas.

Nas montanhas de Nakanai encontram-se alguns dos maiores rios subterrâneos do mundo, bem como um sistema de grutas sofisticado que levou a que a zona fosse proposta a Património da Humanidade. A dificuldade de acesso a estas florestas pode ser um dos aliados mais fortes dos projectos de conservação. A agricultura, a indústria das madeiras e a produção de óleo de palma são algumas das ameaças a este ecossistema.

A Conservation International tem trabalhado com instituições e comunidades locais de forma a proteger áreas de floresta desta região, cujo valor em termos de biodiversidade é imenso. Muitos dos habitantes locais opõem-se também à exploração madeireira, que afecta os seus territórios tradicionais, e apoiam projectos de conservação que promovam a manutenção dos seus sistemas de vida.

Fonte: sapo.pt
http://noticias.sapo.pt/info/artigo/1097041.html - Aqui está mais completo, mostra fotos de algumas novas espécies.
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”