E quem é o vosso escritor "nobel" preferido dos últimos...digamos, 20 anos, desde o Octavio Paz? Tirando o José Saramago que é demasiado óbvio
Prémio Nobel da Literatura 2010
O prémio Nobel da Literatura vai para o Mario Vargas Llosa. Finalmente foi distinguido um grande escritor, já não era sem tempo.
E quem é o vosso escritor "nobel" preferido dos últimos...digamos, 20 anos, desde o Octavio Paz? Tirando o José Saramago que é demasiado óbvio
-
Tassebem
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
Ando muito afastada da leitura, sobretudo de ficção, pelo que não posso dizer qual é o meu preferido.
Mas vou falar de um livro que li há não muito tempo, do Nobel da Literatura sul-africano/australiano de 2003, J. M. Coetzee. Trata-se de Desonra (Disgrace), de 1999. Gostei. O estilo é desolado, os temas, bastante sombrios, mas gostei (ou talvez tenha gostado por causa disso). Deixa um sabor muito amargo, mas recomendo. Por acaso, um personagem do livro que comove bastante é um cão vadio que, salvo erro, acaba por ser mandado abater pelo protagonista.
Já agora, soube entretanto que o Coetzee é um fervoroso defensor dos direitos dos animais e que tem um livro chamado The Lives of Animals, também de 1999. Parece que está publicado em português (As Vidas dos Animais) pela Temas & Debates. Gostaria muito de o ler, tenho de ver se o encontro.
Mas vou falar de um livro que li há não muito tempo, do Nobel da Literatura sul-africano/australiano de 2003, J. M. Coetzee. Trata-se de Desonra (Disgrace), de 1999. Gostei. O estilo é desolado, os temas, bastante sombrios, mas gostei (ou talvez tenha gostado por causa disso). Deixa um sabor muito amargo, mas recomendo. Por acaso, um personagem do livro que comove bastante é um cão vadio que, salvo erro, acaba por ser mandado abater pelo protagonista.
Já agora, soube entretanto que o Coetzee é um fervoroso defensor dos direitos dos animais e que tem um livro chamado The Lives of Animals, também de 1999. Parece que está publicado em português (As Vidas dos Animais) pela Temas & Debates. Gostaria muito de o ler, tenho de ver se o encontro.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Nobel preferido, não tenho. Embora seja fã absoluta de ficção, sou de paixões. Há demasiados livros à espera de ser lidos para o tempo disponível e quando descubro um escritor que me agrada, leio tudo dele. Quando é contemporâneo fico suspensa do livro seguinte.
O último laureado que encaixa na descrição da minha forma de ler é o García Márquez, mas ele recebeu o Nobel em 1982
.
O último laureado que encaixa na descrição da minha forma de ler é o García Márquez, mas ele recebeu o Nobel em 1982
ObrigadaTassebem Escreveu: Mas vou falar de um livro que li há não muito tempo, do Nobel da Literatura sul-africano/australiano de 2003, J. M. Coetzee. Trata-se de Desonra (Disgrace), de 1999. Gostei. O estilo é desolado, os temas, bastante sombrios, mas gostei (ou talvez tenha gostado por causa disso). Deixa um sabor muito amargo, mas recomendo. Por acaso, um personagem do livro que comove bastante é um cão vadio que, salvo erro, acaba por ser mandado abater pelo protagonista.
Por isso é que eu escolhi duas últimas décadascockinhas Escreveu:Nobel preferido, não tenho. Embora seja fã absoluta de ficção, sou de paixões. Há demasiados livros à espera de ser lidos para o tempo disponível e quando descubro um escritor que me agrada, leio tudo dele. Quando é contemporâneo fico suspensa do livro seguinte.
O último laureado que encaixa na descrição da minha forma de ler é o García Márquez, mas ele recebeu o Nobel em 1982.
-
Tassebem
- Membro Veterano
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
Ah sim? Que interessante...Charlie2 Escreveu:bahhh...
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
mesmo, ia nomear um autor até ter entendido que tinha de ser dos últimos 20 anos... Daà o baah. De facto de interessante não tem nadaTassebem Escreveu:Ah sim? Que interessante...Charlie2 Escreveu:bahhh...
«None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
-
Tassebem
- Membro Veterano
Charlie2 Escreveu:mesmo, ia nomear um autor até ter entendido que tinha de ser dos últimos 20 anos... Daà o baah. De facto de interessante não tem nadaTassebem Escreveu:Ah sim? Que interessante...Charlie2 Escreveu:bahhh...as minhas desculpas sobaka.
sobaka Escreveu:ObrigadaTassebem Escreveu: Mas vou falar de um livro que li há não muito tempo, do Nobel da Literatura sul-africano/australiano de 2003, J. M. Coetzee. Trata-se de Desonra (Disgrace), de 1999. Gostei. O estilo é desolado, os temas, bastante sombrios, mas gostei (ou talvez tenha gostado por causa disso). Deixa um sabor muito amargo, mas recomendo. Por acaso, um personagem do livro que comove bastante é um cão vadio que, salvo erro, acaba por ser mandado abater pelo protagonista.Pessoalmente não sou grande fã do Coetzee mas obviamente é um óptimo escritor (embora para o meu ver não é matéria para o prémio Nobel, mas ninguem me perguntou na altura
)
não posso... ninguem te chamou a deliberar??? aqueles tipos pá!!!!
-
tiabela
- Membro Veterano
- Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm
Maet Escreveu:sobaka Escreveu:ObrigadaTassebem Escreveu: Mas vou falar de um livro que li há não muito tempo, do Nobel da Literatura sul-africano/australiano de 2003, J. M. Coetzee. Trata-se de Desonra (Disgrace), de 1999. Gostei. O estilo é desolado, os temas, bastante sombrios, mas gostei (ou talvez tenha gostado por causa disso). Deixa um sabor muito amargo, mas recomendo. Por acaso, um personagem do livro que comove bastante é um cão vadio que, salvo erro, acaba por ser mandado abater pelo protagonista.Pessoalmente não sou grande fã do Coetzee mas obviamente é um óptimo escritor (embora para o meu ver não é matéria para o prémio Nobel, mas ninguem me perguntou na altura
)
não posso... ninguem te chamou a deliberar??? aqueles tipos pá!!!!![]()
Imaginas a lata deles?!Maet Escreveu:não posso... ninguem te chamou a deliberar??? aqueles tipos pá!!!!sobaka Escreveu:ObrigadaTassebem Escreveu: Mas vou falar de um livro que li há não muito tempo, do Nobel da Literatura sul-africano/australiano de 2003, J. M. Coetzee. Trata-se de Desonra (Disgrace), de 1999. Gostei. O estilo é desolado, os temas, bastante sombrios, mas gostei (ou talvez tenha gostado por causa disso). Deixa um sabor muito amargo, mas recomendo. Por acaso, um personagem do livro que comove bastante é um cão vadio que, salvo erro, acaba por ser mandado abater pelo protagonista.Pessoalmente não sou grande fã do Coetzee mas obviamente é um óptimo escritor (embora para o meu ver não é matéria para o prémio Nobel, mas ninguem me perguntou na altura
)
![]()