Cães vivos usados como cobaias na Universidade de Évora?

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
buba2007
Membro Júnior
Registado: sexta jul 02, 2010 12:40 pm

quinta nov 18, 2010 2:57 pm

LuMaria os estudantes holandeses veem ajudar a nossa Associação com trabalho e assistencia aos nossos animais, a escola paga-lhes a estadia, nos so precisamos de lhes arranjar alojamento, os que ca estiveram estavam a tirar assistencia de veterinaria.
Minuxa
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm

quinta nov 18, 2010 5:06 pm

Aqui fica a noticia na versão do jornal Sol:

http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Int ... nt_id=4738
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
chowista
Membro Veterano
Registado: quinta jun 24, 2010 5:52 pm
*shar pei

quinta nov 18, 2010 9:06 pm

Pelo menos abriram inquérito para averiguar a veracidade das denúncias e apurar eventuais responsabilidades.
Aguarda-se desfecho.. :|
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sexta nov 19, 2010 12:03 am

«Animais dos canis não podem ser usados para fins experimentais

Novembro 18, 2010

Os artigos 39 e 40 da Portaria 1005/92 de 23 de Outubro (http://dre.pt/pdfgratis/1992/10/245B00.pdf ),que aprova as normas técnicas de protecção dos animais utilizados para fins experimentais, referem explicitamente que “não podem ser usados em ensaios animais vadios das espécies domésticas “ (artº 39) e que nenhuma “isenção (ao artigo 39) se pode tornar extensiva a cães e gatos vadios” ( artº 40)

Portanto, quando nas declarações à RTP (link abaixo) o Veterinário do canil de Évora refere a existência de um protocolo entre a autarquia e a Universidade de Évora para a cedência de animais para “experimentação para todas as disciplinas” cai directamente sob a alçada desta portaria que proíbe exactamente a utilização destes animais (cães e gatos vadios) em experimentação.

http://tv2.rtp.pt/noticias/?t=Hospital- ... 92767&tm=8»

in http://campanhaesterilizacaoanimal.wordpress.com/

Atente-se, para além das declarações do veterinário municipal, nas do director do Departamento de Veterinária da UE e da aluna...

É tudo indolor, simples, protocolar e transparente.

E qual é o estatuto dos animais entre «não adoptável» e «incinerado»...?
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
chowista
Membro Veterano
Registado: quinta jun 24, 2010 5:52 pm
*shar pei

sexta nov 19, 2010 5:00 am

tassebem, desconhecia essa legislação específica.
a confirmar-se as suspeitas estamos perante um caso de violação da lei.
sendo assim não estamos já no domínio da moralidade ou da opinião... :|
VascoDV
Membro Veterano
Registado: sábado out 23, 2010 1:38 pm

sexta nov 19, 2010 8:36 am

Acho isto deveras estranho...não se percebe como seja possivel este tipo de "ensino" nos dias de hoje e deve-se esclarecer antes de começar a atacar,,,...quanto á história da ex aluna a descrever o que é uma OVH somente será estranho se o animal foi abatido depois...
<strong>As verdadeiras conquistas, as &uacute;nicas de que nunca nos arrependemos, s&atilde;o aquelas que fazemos contra a ignor&acirc;ncia </strong>
koalazf
Membro Júnior
Registado: sábado out 23, 2010 10:15 am

sexta nov 19, 2010 8:17 pm

Vergonhoso!!

E tão vergonhoso como os factos, é vermos estudantes e profissionais na área, com medo de dar a cara na denúncia deste caso!

Têm medo de quê???

De tirarem negativa nesta "disciplina/barbárie"?..
VascoDV
Membro Veterano
Registado: sábado out 23, 2010 1:38 pm

sexta nov 19, 2010 8:31 pm

Como foi dito este artigo de jornal não parece ter muito sentido...por isso antes de se bater com a mão no peito e dizer que se é um ser humano sensivel e indignado vamos esperar que a investigação em curso diga realmente o que se passa ou não na universidade.

È que esse artigo de jornal...tem demasiadas coisas sem sentido.
<strong>As verdadeiras conquistas, as &uacute;nicas de que nunca nos arrependemos, s&atilde;o aquelas que fazemos contra a ignor&acirc;ncia </strong>
unha
Membro Veterano
Registado: terça abr 08, 2008 5:30 pm

domingo nov 21, 2010 12:17 am

Eu acho que isso sempre se fez mas coitadinhos dos animais que não têm culpa nenhuma de terem nascido... para sofrer tanto meus ricos bichinhos é vergonhoso aquela situação.Á de haver culpados no meio de tanta crueldade!!!!!

Unha.
miguelabm
Membro Veterano
Registado: sábado set 29, 2007 7:43 pm

domingo nov 21, 2010 1:02 am

koalazf Escreveu:Vergonhoso!!

E t�o vergonhoso como os factos, � vermos estudantes e profissionais na �rea, com medo de dar a cara na den�ncia deste caso!

T�m medo de qu�???

De tirarem negativa nesta "disciplina/barb�rie"?..
Os veterinarios tem de aprender...e nao é com teoria que se vai lá.

E nao sei qual o problema da utilização dos animais serem usados para as aulas...em vez de serem abatidos no canil e "lixo"...pelo menos sao aproveitados para algo util.

:twisted: Vou ser crucificado :twisted:
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

domingo nov 21, 2010 1:24 am

miguelabm Escreveu:

E t�o vergonhoso como os factos, � vermos estudantes e profissionais na �rea, com medo de dar a cara na den�ncia deste caso!

T�m medo de qu�???

E nao sei qual o problema da utilização dos animais serem usados para as aulas...em vez de serem abatidos no canil e "lixo"...pelo menos sao aproveitados para algo util.

Pois têm de aprender. E é da seguinte forma:

Em animais vivos e doentes, tratando-os, operando se necessário for.

Em animais mortos, fazendo necrópsias, para se determinar a doença que determinou a morte.

O que eles vão exercer chama-se medicina. Veterinária, mas é medicina.

Demonstrou não o saber, mas os animais têm dignidade e têm direitos. Não são bonecos de plástico.

Ou por acaso os que vão parar aos canis são menos do que os seus?
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

domingo nov 21, 2010 1:32 am

tal como a utilização de animais errantes ou vadios ou sob a salvaguarda dos CRO ou outra entidade estatal não é legalmente permitida para experimentação, ainda que com objectivos didácticos, também as crucificações e actos semelhantes foram há muito abolidos pelo código penal deste país. Felizmente num caso, apesar de continuar a haver ilegalidades como agora se comprova, infelizmente noutros, embora a vontade não falte... :twisted:
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
miguelabm
Membro Veterano

domingo nov 21, 2010 1:56 am

Tassebem Escreveu:
miguelabm Escreveu:

T�m medo de qu�???

Pois têm de aprender. E é da seguinte forma:

Em animais vivos e doentes, tratando-os, operando se necessário for.

Em animais mortos, fazendo necrópsias, para se determinar a doença que determinou a morte.

O que eles vão exercer chama-se medicina. Veterinária, mas é medicina.

Demonstrou não o saber, mas os animais têm dignidade e têm direitos. Não são bonecos de plástico.

Ou por acaso os que vão parar aos canis são menos do que os seus?
Obvio que os meus sao melhores...simplesmente porque são meus. :lol:
Espero que as pessoas compreendam que ha mais gente no mundo...e ha mais opinioes.
Claro que sei que os animais tem direitos...mas...sejamos razoaveis, sao muito mais uteis nas aulas do que nos canis ou associaçoes onde muitas vezes estao em mas condiçoes onde mais vale apressar a morte.

:twisted: Crucificado? Sou um pouco radicalista quanto estes assuntos e pouco sensivel, admito.
omegaa
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 10:25 pm

domingo nov 21, 2010 1:56 am

já sei que me vai cair o carmo e a trindade em cima, mas eu até percebo o que o miguelabm quer dizer!

vejamos o seguinte cenário:

-temos um canil de abate, onde os animais por lei são abatidoss quando finda o prazo dos oito dias.
-temos um grupo de alunos, estudantes de medicina veterinária que irão necessitar de animais para aulas de cirurgia, anestesiologia, farmacologia ou anatomia... entre outras.
-se de qualquer forma os animais vão ser abatidos, qual o problema de serem usados para um fim especifico que é o ensino e formação de jovens veterinários? e note-se que não estou a falar relativamente a leis ou regras, mas sim a nivel moral.

a minha opinião é que, tendo em conta que os animais irão mesmo ser abatidos (como é da lei) podem ser "usados" como instrumento de trabalho e aprendisagem, uma pequena minoria que se sacrifica para que os jovens veterinários possam aprender e tratar mais tarde a população animal do nosso país.
miguelabm
Membro Veterano

domingo nov 21, 2010 1:58 am

omegaa Escreveu:já sei que me vai cair o carmo e a trindade em cima, mas eu até percebo o que o miguelabm quer dizer!

vejamos o seguinte cenário:

-temos um canil de abate, onde os animais por lei são abatidoss quando finda o prazo dos oito dias.
-temos um grupo de alunos, estudantes de medicina veterinária que irão necessitar de animais para aulas de cirurgia, anestesiologia, farmacologia ou anatomia... entre outras.
-se de qualquer forma os animais vão ser abatidos, qual o problema de serem usados para um fim especifico que é o ensino e formação de jovens veterinários? e note-se que não estou a falar relativamente a leis ou regras, mas sim a nivel moral.

a minha opinião é que, tendo em conta que os animais irão mesmo ser abatidos (como é da lei) podem ser "usados" como instrumento de trabalho e aprendisagem, uma pequena minoria que se sacrifica para que os jovens veterinários possam aprender e tratar mais tarde a população animal do nosso país.
Exactamente minha cara jobem 8)
Nem mais nem menos! :wink:

p.s: Queres que reserve uma cruz para ti tambem? :twisted:
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”