Divulgação Científica

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
Responder
surceror
Membro Veterano
Registado: terça ago 31, 2010 8:29 am

terça nov 30, 2010 10:40 am

Este é um assunto extremamente relevante e interessante. Até que ponto é que é feita a ponte entre a ciência e a população? Até que ponto é que esta última entende a assimila os custos e benefícios da ciência? A liguagem utilizada é sempre acessível e facilmente depreendida? A ciência é vantajosa para o mundo e deveria ser entendida como tal por todos, mas muitas vezes a mensagem perde-se, desvanece ou não é entendida..Esforços tem sido feitos no sentido de acessibilizar os conhecimentos e beníficios destes de forma simples e prática...
Neste sentido...porque não colocar alguns em música, sendo que de uma forma simples se consegue dizer tanta coisa? Não tudo obviamento, mas torna-se fácil interiorizar alguns conceitos :wink:
http://www.youtube.com/watch?v=0OnwOKiM ... re=related
http://www.youtube.com/watch?v=8uyN0GL6CRk
"Primeiro foi necessário civilizar o homem em relação ao próprio homem. Agora é necessário civilizar o homem em relação a natureza e aos animais."  (Victor Hugo) "Não há diferenças fundamentais entre o homem e os animais nas suas faculdades mentais...os animais, como os homens, demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento" (Charles Darwin)
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

terça nov 30, 2010 11:16 am

Adorei os vídeos, Surceror. O primeiro até deita por terra o mito de que os cantores de rap são uns ignorantes e uns marginais. Obrigada!

Mais adiante no dia tentarei dar resposta, ou melhor, dizer o que penso sobre o tema, que é muito interessante.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
surceror
Membro Veterano

terça nov 30, 2010 12:29 pm

LuluB Escreveu:Adorei os vídeos, Surceror. O primeiro até deita por terra o mito de que os cantores de rap são uns ignorantes e uns marginais. Obrigada!

Mais adiante no dia tentarei dar resposta, ou melhor, dizer o que penso sobre o tema, que é muito interessante.
:D :D :D :D eu também gosto imensos dos vídeos e é a demonstração como se consegue "passar a mensagem" de forma muito acessível, harmoniosa e divertida :D
Não tem nada que agradecer, eu é que agradeço :wink:
Jonathan Chase é um óptimo comunicador a meu ver e faz imensas colaborações com instituições científcas. A forma como as canções estão feitas, a música, é excelente e muita coisa é dita!
"Primeiro foi necess&aacute;rio civilizar o homem em rela&ccedil;&atilde;o ao pr&oacute;prio homem. Agora &eacute; necess&aacute;rio civilizar o homem em rela&ccedil;&atilde;o a natureza e aos animais."&nbsp; (Victor Hugo) "N&atilde;o h&aacute; diferen&ccedil;as fundamentais entre o homem e os animais nas suas faculdades mentais...os animais, como os homens, demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento" (Charles Darwin)
Herp
Membro Veterano
Registado: terça out 26, 2010 7:08 pm

terça nov 30, 2010 10:46 pm

O rap, sem dúvida, pode ser uma forma de aproximação da ciência à população comum, principalmente das faixas etárias mais novas :)

No entanto temos que ter cuidado com uma coisa: A poesia ;)

Sabes o que quero dizer, não sabes surceror? Infelizmente em Portugal (e falo da minha área e a que mais interessa cá), a biopoesia tornou-se um acto recorrente que é preciso atacar ;)
surceror
Membro Veterano

terça nov 30, 2010 10:56 pm

Herp Escreveu:O rap, sem dúvida, pode ser uma forma de aproximação da ciência à população comum, principalmente das faixas etárias mais novas :)

No entanto temos que ter cuidado com uma coisa: A poesia ;)

Sabes o que quero dizer, não sabes surceror? Infelizmente em Portugal (e falo da minha área e a que mais interessa cá), a biopoesia tornou-se um acto recorrente que é preciso atacar ;)
Sim :D :D :lol: :lol:
Mas em Portugal peca-se pela falta de equilibrio e medida...se pega moda, exagera-se mesmo que não haja grande relevância...e depois temos pecamos por defeito nos temas e assuntos verdadeiramente importantes.. :lol: (nunca mais me esqueço de uma palestra que fui do Levy em que estava eu, um colega e mais 4... :?)
MAs sempre gostava de ver poesia com alguns dos autênticos palavrões que temos de saber herp :wink:
"Primeiro foi necess&aacute;rio civilizar o homem em rela&ccedil;&atilde;o ao pr&oacute;prio homem. Agora &eacute; necess&aacute;rio civilizar o homem em rela&ccedil;&atilde;o a natureza e aos animais."&nbsp; (Victor Hugo) "N&atilde;o h&aacute; diferen&ccedil;as fundamentais entre o homem e os animais nas suas faculdades mentais...os animais, como os homens, demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento" (Charles Darwin)
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

terça nov 30, 2010 11:09 pm

Surceror, chute-os para mim, eu faço-lhe o poema. :lol:
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
surceror
Membro Veterano

terça nov 30, 2010 11:21 pm

De certeza lulu?
deixa ver...um dificil e uns mais simples pode ser?
ribulose 1,5bifosfato carboxilase oxigenase (rubisco para os amigos)
Nitrogenase
SpoOA
Factor sigma
plasmídeo conjugativo
RNA polimerase
Helicase
Excionase
Bacteriofago
Meiose, Mitose
Atpase
Recombinante, transformante, E.Coli, B. subtillis., adsorção, multiplicidade de infecção
Retículo endoplasmático, Aparelho de golgi, ribossomas, Corpos de Woronin, dolipórico...
Ohhhh sei lá...tantos termos...:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: Escolha o que quiser lulu...eu n sou capaz de fazer poemas só analogias (proteína Fhl, Fli, Che - Cheeeee....The flie has the flu)
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quarta dez 01, 2010 12:35 am

poesia não sei, mas há aqui óptimos nomes para gatos! 8)
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
MFPJ
Membro Veterano
Registado: domingo set 05, 2010 3:37 pm

quarta dez 01, 2010 1:52 am

surceror Escreveu:De certeza lulu?
Nitrogenase
SpoOA
Factor sigma
plasmídeo conjugativo
RNA polimerase
Helicase
Excionase
Bacteriofago
Meiose, Mitose
Atpase
Recombinante, transformante, E.Coli, B. subtillis., adsorção, multiplicidade de infecção
Retículo endoplasmático, Aparelho de golgi, ribossomas, Corpos de Woronin, dolipórico...Ohhhh sei lá...tantos termos...:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: Escolha o que quiser lulu...eu n sou capaz de fazer poemas só analogias (proteína Fhl, Fli, Che - Cheeeee....The flie has the flu)
Poemas?... :o
Agora até existem cursos em que concluem o 12ºano de escolaridade sem ter conhecimentos básicos de Biologia, Química, Física... Civismo...
O que interessa é ter concluído o 12º, seja de que forma for :roll:
Podem ser de uma ignorância chocante, mas têm 12º! País de gente culta! 8)
Além disso, gente ignorante e crédula é muito mais fácil de enganar, convencer e explorar...
...secalhar não é só pela imagem de país com pessoas cultas que se tomam determinadas medidas...

Nunca tive conhecimento dos termos assinalados a vermelho... :?
MFPJ
Membro Veterano

quarta dez 01, 2010 2:33 am

Mas acho mesmo que coisas mais simples como...
hemisfério direito do cérebro controla o lado esquerdo,
nem todos os microrganismos são nefastos ao Ser Humano, estamos "barrados" deles, e alguns são mesmo de uma importância fulcral para nós, fiquei à tempos chocado :o quando ouvi umas pessoas dizerem e insistirem que as pulgas surgem nos animais como os piolhos nas pessoas a partir de uma gotinha de sangue e do nada,
adn-ácido desoxirribonucleico, suas propriedades,
todos os órgãos e seu funcionamento,
compreensão de propriedades do funcionamento do sistema psíquico,
noções básicas sobre o que é uma estrela e conhecimento dos elementos químicos, noções básicas de astronomia, conhecimento e compreensão da dimensão de panetas e estrelas, galáxias, distâncias entre..., sol já vai a meio da sua vida, Terra vai ser "engolida", o Universo está a tender para um espaço com matéria desprovida de energia onde a inércia predominará, tectónica de placas, noções básicas de genética e hereditariedade, filogénese, ontogénese, sensivelmente a partir dos 3 anos de idade ocorre um processo nas crianças em que as potencialidades do seu cérebro que não são exploradas são destruídas irreversivelmente, daí que quanto mais cedo e mais for estimulada, esta terá um desenvolvimento mental superior do que outras que não o tiverem(isto para "enterrar" a ideia de que pessoas descendentes de pessoas inteligentes serão inteligentes, e de burras serão burras, o "potencial mental" do Ser Humano quando nasce é quase igual em todos os Seres Humanos independentemente da sua "raça" :roll: , sexo, tamanho, origem geográfica, capacidade mental dos familiares, etc, etc, etc
as pessoas são o resultado da Educação e experiências que tiveram ao longo da vida, uma pessoa é o reflexo da Educação e experiências que teve, se for educada e estimulada a ser Brilhante, o será, se for educada e estimulada a que limpar retretes seja o seu destino, o será.

...ainda não são do conhecimento de muitas pessoas :?
surceror
Membro Veterano

sexta dez 03, 2010 1:03 am

Um pulinho muito rápido (que já se faz tarde) para colocar um pseudo-poema que me lembrei (só para rir um bocadinho)

Ó mar poluído
Cheio de petróleo
Custa-me ver-te assim, destruído
Pelo homem, aquele demónio

ehhehhehe. Depois já cá venho dar a minha opinião sobre mais algumas coisas :lol:
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sexta dez 03, 2010 1:27 am

http://www.youtube.com/watch?v=XdTlyyxgvmQ

Lágrima de preta - de António Gedeão, cantada por Adriano Correia de Oliveira

Encontrei uma preta

que estava a chorar,

pedi-lhe uma lágrima

para a analisar.

Recolhi a lágrima

com todo o cuidado

num tubo de ensaio

bem esterilizado.

Olhei-a de um lado,

do outro e de frente:

tinha um ar de gota

muito transparente.

Mandei vir os ácidos,

as bases e os sais,

as drogas usadas

em casos que tais.

Ensaiei a frio,

experimentei ao lume,

de todas as vezes

deu-me o que é costume:

Nem sinais de negro,

nem vestígios de ódio.

Água (quase tudo)

e cloreto de sódio.
;)
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
MFPJ
Membro Veterano

sexta dez 03, 2010 12:10 pm

Chamarrita Escreveu:http://www.youtube.com/watch?v=XdTlyyxgvmQ

Lágrima de preta - de António Gedeão, cantada por Adriano Correia de Oliveira

Encontrei uma preta

que estava a chorar,

pedi-lhe uma lágrima

para a analisar.

Recolhi a lágrima

com todo o cuidado

num tubo de ensaio

bem esterilizado.

Olhei-a de um lado,

do outro e de frente:

tinha um ar de gota

muito transparente.

Mandei vir os ácidos,

as bases e os sais,

as drogas usadas

em casos que tais.

Ensaiei a frio,

experimentei ao lume,

de todas as vezes

deu-me o que é costume:

Nem sinais de negro,

nem vestígios de ódio.

Água (quase tudo)

e cloreto de sódio.
;)
Fantabulásticosurpreengraçadóptimo! :) :D :o :lol: :wink:
surceror
Membro Veterano

segunda dez 06, 2010 1:19 pm

MFPJ Escreveu:]
surceror Escreveu:De certeza lulu?
Nitrogenase
SpoOA
Factor sigma
plasmídeo conjugativo
RNA polimerase
Helicase
Excionase
Bacteriofago
Meiose, Mitose
Atpase
Retículo endoplasmático, Aparelho de golgi, ribossomas, Corpos de Woronin, dolipórico...Ohhhh sei lá...tantos termos...:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: Escolha o que quiser lulu...eu n sou capaz de fazer poemas só analogias (proteína Fhl, Fli, Che - Cheeeee....The flie has the flu)
Poemas?... :o
Agora até existem cursos em que concluem o 12ºano de escolaridade sem ter conhecimentos básicos de Biologia, Química, Física... Civismo...
O que interessa é ter concluído o 12º, seja de que forma for :roll:
Podem ser de uma ignorância chocante, mas têm 12º! País de gente culta! 8)
Além disso, gente ignorante e crédula é muito mais fácil de enganar, convencer e explorar...
...secalhar não é só pela imagem de país com pessoas cultas que se tomam determinadas medidas...

Nunca tive conhecimento dos termos assinalados a vermelho... :?
É verdade MFPJ…poemas que se têm tornado moda ultimamente, não deixam de ter a sua piada mas apenas como entretenimento…A verdade é que a ponte entre a ciência e a população em geral está um pouco desamparada e existe tanta coisa interessante e com benefícios comuns que muitas vezes não se tem conhecimento ou pior, têm-se um conhecimento “apalavrado “ que por vezes prejudica inclusivamente a sua aplicação…Mas como disse esforços têm sido feitos..e deverão continuar a ser feitos com implementação de novos métodos de divulgação, mais interessantes, acessíveis e claros.
Relativamente ao ensino…vai de mal a pior efectivamente…Se antes já tínhamos alunos que saiam com conhecimentos, em determinadas disciplinas, “colados a cuspo”, agora as coisas pioraram bastante.Quem é que pode justificar que se mande potenciais biólogos para a faculdade sem nunca terem tido contacto com um microscópio? Sim, porque acabaram com as TLB e TLQ, onde os alunos adquiriam conhecimentos, experiência com os materiais essenciais…Ainda me lembro que na minha escola não tínhamos microscópios com luz embutida e como tal andávamos sempre com um candeeiro atrás e a frequentemente ajustar o espelho para obter melhor luz.São experiências que não se aprendem teoricamente…são experiências que nos incitam à criatividade, persistência e paciência…Os alunos de hoje tem isso? Não…pecam pela impaciência, falta de criatividade, métodos de estudo, gestão de tempo, etc.E isto não é só no que à biologia diz respeito, mas também química, física, geologia, matemática (o desespero). Poderemos esperar de facto uma nova geração bem preparada quando os esforços são feitos no sentido que passem e se licenciem e não em que aprendam, façam gestão de tempo, façam pesquisa, interessem-se de facto pelo que estão a ser leccionados? O ensino superior não escapa…O Bolonha não está bem estruturado, aplicado e a sua viabilidade no ensino português tem sido posto em causa por alguns professores…Fomos os primeiros a entrar.poderemos mesmo ser os primeiros a sair.Afinal o seu mercado não consegue absorver os trabalhadores qualificados que de 3 em 3 anos são lançados…
Se isto poderá ser solucionado com uma reestruturação? A meu ver era preciso uma formatação de todo o ensino, estruturar tudo de novo, aplicar novas regras, conceitos e medidas, e talvez assim fosse garantido a qualificação de uma nova geração efectivamente bem preparada.
Relativamente aos conceitos que foram assinalados, os mesmos foram colocados como brincadeira sobre poemas para a lulu fazer um…mas alguns, embora possa não estar a fazer a associação, deverá conhecê-los. A rubisco é um enzima do ciclo de calvin que faz a fixação de CO2, B. subtillis é uma gram + (modelo utilizado para estas bactérias, produtora de enzimas extracelulares), Nitrogenase é a enzima de fixação de azoto presente nas cianobactérias por exemplo. Os restantes são mais ao nível molecular como o factor sigma que é um factor de transcrição que juntamente com a RNA polimerase promove a transcrição. Corpos de Woronin e dolipórico são termos usados em micologia.
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”