um cirok supostamente devia ser tvorog com adição de manteiga, smitana, e depois se quiser passas/compota/doce, etc. com cobertura de chocolate mas hoje em dia quase nao tem tvorog nenhum, mas é bom e eu como na mesma!LuluB Escreveu:O tvorog não me parecia lá muito o cirok, mas a Sobaka deve sabê-lo melhor do que eu. Também cheguei a comê-lo envolvido em chocolate, mas só vi uma vez. E essa massa a que me refiro era amarela, não branca como o tvorog, que se parece mais com o queijo fresco para barrar francês do que com o nosso requeijão.sobaka Escreveu:É o tvorog (requeijão) mas com açucar e passas. Agora também o fazem envolto em chocolate, com doces (de morango, de framboesa, de maçã, de caramelo, de leite condensado) dentro.LuluB Escreveu:Nem me fale, também morro de saudades desses produtos - excepto do kefir, de que não gosto nem à lei da bala.sobaka Escreveu:...
É pena, cá não há hábito de fazer leite fermentado. Kefir, yogurt (verdadeiro e não aquela porcaria industrial que se vende), prostokvacha, riagenka, mazoni, smetana, kumys (leite de égua fermentado), airan... Já nem me lembro de todos mas tenho saudades horrives
E os ciroks? E a pasta (não me lembro do nome em russo) com passas de uva? Miam, miam...
E a receita do pudim de tvorog, não se arranja?![]()
Outra coisa de que tenho saudades é da smetana. Uma amiga minha russa que veio para cá disse-me que conseguia fazê-la pondo natas a fermentar com iogurte, mas nunca cheguei a experimentar.

*editado: esqueci-me a smitan!*