Que acham dos cortes no ensino Público/Privado?

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
VitorN
Membro Veterano
Mensagens: 3571
Registado: terça set 06, 2005 11:01 am
Localização: Cães
Contacto:

quarta jan 26, 2011 3:09 pm

Ois,

Eu tenho uma filha que anda num desses.

Futuramente, e assim espero, outra há-de ir para lá.

Minha esposa dá aulas num desses.

Que tal falarmos sobre isso? ;)

É que eu tenho lido muita contra-informação.

Note-se que eu não sou desfavorável a cortes, todos temos de cortar, devido à situação do país e devido ao estado em que os srs. políticos Imagem nos deixaram. Mas que façam isso com conta e medida.

Expressem a vossa opinião ;)
Charlie2
Membro Veterano
Mensagens: 4381
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

quarta jan 26, 2011 3:13 pm

http://ainanas.com/must-see/corrupcao-e ... o-recreio/

Todos os ”governantes” [a saber, os que se governam...] de Portugal falam em cortes das despesas, mas não dizem quais, e aumentos de impostos, a pagar pela malta

Não ouvi foi nenhum governante falar em:

- Acabar com os Governos Civis pois só servem para alimentar clientelas políticas.

. Reduzir as mordomias (gabinetes, secretárias, adjuntos, assessores, suportes burocráticos respectivos, carros, motoristas, etc.) dos três Presidentes da República retirados.

. Redução dos deputados da Assembleia da República e seus gabinetes, profissionalizando-os como nos países a sério. Reforma das mordomias na Assembleia da República, como almoços opíparos, com digestivos e outras libações,tudo à custa do pagode

. Acabar com os milhares de Institutos Públicos e Fundações Públicas que não servem para nada e têm funcionários e administradores com 2º ou 3º emprego.

. Acabar com as empresas Municipais, com Administradores a auferir milhares de euros mês e que não servem para nada, antes acumulam funções nos municípios, para aumentarem o bolo salarial respectivo.. Redução drástica das Câmaras Municipais e Assembleias Municipais, numa reconversão mais feroz que a da Reforma do Mouzinho da Silveira, em 1821, etc

. Redução drástica das Juntas de Freguesia.

. Acabar com o pagamento de 200 € por presença de cada pessoa nas reuniões das Câmaras e 75 € nas Juntas de Freguesia

Acabar com o Financiamento aos Partidos. Que devem viver da quotização dos seus associados e da imaginação que aos outros exigem para conseguirem verbas para as suas actividades

. Acabar com a distribuição de carros a Presidentes, Assessores, etc, das Câmaras, Juntas, etc., que se deslocam em digressões particulares pelo País.

. Acabar com os motoristas particulares 20 h/dia, com o agravamento das horas extraordinárias… para servir suas excelências, filhos e famílias, e até os filhos das amantes…. Acabar com a renovação sistemática de frotas de carros do Estado e entes públicos menores, mas maiores nos dispêndios públicos.

. Colocar chapas de identificação em todos os carros do Estado. Não permitir de modo algum que carros oficiais façam serviço particular tal como levar e trazer familiares e filhos às escolas, ir ao mercado a compras, etc. Acabar com o vaivém semanal dos deputados dos Açores e Madeira e respectivas estadias em Lisboa em hotéis de cinco estrelas pagos pelos contribuintes que vivem em tugúrios inabitáveis…

.. Controlar o pessoal da Função Pública (todos os funcionários pagos por nós) que nunca está no local de trabalho. Então em Lisboa é o regabofe total. HÁ QUADROS QUE, EM VEZ DE ESTAREM NO SERVIÇO PÚBLICO, PASSAM O TEMPO NOS SEUS ESCRITÓRIOS DE ADVOGADOS A CUIDAR DOS SEUS INTERESSES, QUE NÃO NOS DA COISA PÚBLICA…

(Há aqueles que trabalham, não se preocupem..! não nos referimos a esses verdadeiros funcionários)

. Acabar com as administrações numerosíssimas de hospitais públicos que servem para garantir tachos aos apaniguados do poder – há hospitais de província com mais administradores que pessoal administrativo. Só o de PENAFIEL TEM SETE ADMINISTRADORES PRINCEPESCAMENTE PAGOS… pertencentes ás oligarquias locais do partido no poder…

. Acabar com a internet nas repartições públicas (Câmaras, Hospitais e demais locais de trabalho), acesso só em local próprio e por requisição, ficando sob controlo e registado o que o funcionário fez.
Se quiserem andar no Facebook, MSN, Google, etc., façam-no em casa e a expensas próprias que não ás custas do contribuinte.

. Acabar com os milhares de pareceres jurídicos, caríssimos, pagos sempre aos mesmos escritórios que têm canais de comunicação fáceis com o Governo no âmbito de um tráfico de influências que há que criminalizar, autuar, julgar e condenar..

. Acabar com as várias reformas por pessoa, de entre o pessoal do Estado e de entidades privadas, que passaram fugazmente pelo Estado.

. Pedir o pagamento dos milhões dos empréstimos dos contribuintes ao BPN e BPP.

. Perseguir os milhões desviados por Rendeiros, Loureiros e quejandos, onde quer que estejam.
. E por aí fora. Recuperaremos depressa a nossa posição, sobretudo a credibilidade tão abalada pela corrupção que grassa e pelo desvario dos dinheiros do Estado .

. Já estamos cansados, fica assim.

. Expliquem porque o Presidente da Assembleia da República tem ao seu dispor dois automóveis (de serviço). Deve ser um para a “pasta” e outro para a “lancheira”.
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
VitorN
Membro Veterano
Mensagens: 3571
Registado: terça set 06, 2005 11:01 am
Localização: Cães
Contacto:

quarta jan 26, 2011 3:46 pm

Sim, eu seu que muita coisa está mal no nosso país. Mas a ideia aqui é desmistificar alguma contra-informação que anda por aí. E isto em relação ao tema do tópico.

Naquilo que possa ajudar (sim, não sei tudo), ajudarei. E isto tudo, com muitas calma :lol:

Venham de lá as vossas opiniões e o que entendem acerca do tema.
Acena
Membro Veterano
Mensagens: 1952
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

quarta jan 26, 2011 4:01 pm

VitorN Escreveu:Sim, eu seu que muita coisa está mal no nosso país. Mas a ideia aqui é desmistificar alguma contra-informação que anda por aí.
A que contra informação se refere?
Charlie2
Membro Veterano
Mensagens: 4381
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

quarta jan 26, 2011 4:02 pm

na verdade os políticos são uns santos e aquilo que vemos na tv e sentimos na pele é um exagero dos media... :roll:
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
VitorN
Membro Veterano
Mensagens: 3571
Registado: terça set 06, 2005 11:01 am
Localização: Cães
Contacto:

quarta jan 26, 2011 4:32 pm

Acena Escreveu:
VitorN Escreveu:Sim, eu seu que muita coisa está mal no nosso país. Mas a ideia aqui é desmistificar alguma contra-informação que anda por aí.
A que contra informação se refere?
Por exemplo, a ideia de que estes privados são dos tais em que, os pais pagam uma alta mensalidade para que os seus filhos lá andem ;)
LuluB
Membro Veterano
Mensagens: 5500
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quarta jan 26, 2011 4:49 pm

E não são? :o Tanto quanto sei - e não é de agora -, os privados cobram propinas e mensalidades elevadas e pagam muito mal aos professores.

São tidos por administrarem um ensino um pouco melhor do que no sector público e um melhor ambiente escolar aos alunos, mas tenho ouvido muitas histórias de amigos e conhecidos que desmentem isso em parte.

Quanto aos cortes anunciados, não me posso pronunciar, pois não tenho prestado atenção ao assunto.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
nicasxi
Membro Veterano
Mensagens: 5381
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quarta jan 26, 2011 4:57 pm

VitorN Escreveu:
Acena Escreveu:
VitorN Escreveu:Sim, eu seu que muita coisa está mal no nosso país. Mas a ideia aqui é desmistificar alguma contra-informação que anda por aí.
A que contra informação se refere?
Por exemplo, a ideia de que estes privados são dos tais em que, os pais pagam uma alta mensalidade para que os seus filhos lá andem ;)
Só posso falar por mim:
No meu caso , das três filhas que tenho uma andou no privado ( no IADE ) , a outra está quase lá e a mais pequena ,logo se verá.
Sinceramente?
A mais velha só tinha mesmo o IADE como opção para o curso que queria.
Independentemente da escolha que ela fez ao fim de dois anos de frequência( decidiu-se por outra carreira ), eu sentia-me um pouco prejudicada , sim. A mensalidade era alta. Mas não havia alternativa. E penso que continua a não haver. Ou se há é fora de Lisboa .... lá ía parar ao mesmo. Se este instituto era ou é comparticipado pelo estado... ignoro completamente. Provavelmente é, mas isso não quer dizer mensalidades mais baixas, de modo nenhum.
Na minha óptica , acho muito bem que o estado deixe de comparticipar no Iade e outros com estas condições.
A outra vai agora , se correr bem, ingressar na ETIC.
Tambem não faço ideia se é comparticipado pelo estado. Mas... aqui há alternativas. E , portanto, não tenho do que me queixar. Á partida é uma escolha, portanto conscientemente não tenho pelo que me sentir lesada ou prejudicada.
Quanto á mais pequena.... não sei porque teria que ser o estado a comparticipar na minha vontade de que ela estudasse num colégio.
Se eu optasse por isso, lá está, teria de suportar a despesa.
Resumindo:
Não me choca , assim muito, que o estado deixe de subsidiar escolas privadas. Mas , volto a repetir, havendo alternativas .
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...



"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
Acena
Membro Veterano
Mensagens: 1952
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

quarta jan 26, 2011 6:37 pm

Por falar em cortes, no estado em que estão os nossos hospitais, onde foram feitos cortes brutais sem qualquer discernimento, cortando em coisas essenciais para os doentes, nada me espanta. Os doentes que têm a sorte de ter uma família que providencia o que eles necessitam conseguem ultrapassar essa carência, os que não têm é uma tristeza. Isso sim, revolta-me, há muito que deixei de acreditar na política.
VitorN
Membro Veterano
Mensagens: 3571
Registado: terça set 06, 2005 11:01 am
Localização: Cães
Contacto:

quinta jan 27, 2011 7:58 am

LuluB Escreveu:E não são?
Não, não são. A minha mais velha anda num desses público/privado e nunca pagou nada, a não ser as refeições mas acho que isso até no público se paga.

Minha esposa também trabalha aí. Meu irmão andou nessa escola e nunca pagou nada. Essa escola tem 20 anos ou mais...

Neste momento, meu irmão dá aulas noutra escola, também público/privada e lá também não se paga nada.

Na escola onde meu irmão trabalha, o dono dela, tem mais 20 e tais escolas assim desse género.

Sei que ele, no meio dessas escolas, tem uma ou duas que são mesmo privadas, ou seja, paga-se para lá andar.

Ele abriu uma Escola recentemente lá para os lados da Expo, dessas que se paga e bem!

Se viram as notícias, há cerca de 93 escolas público/privado. São privadas mas prestam um serviço público - Gratuíto!

Minha esposa trabalha nesse colégio há uns 15 anos, mais coisa menos coisa.

Ela já teve colegas que passaram do público para aí mas não aguentaram muito tempo. Segundo diziam, alí trabalhava-se demais... É o que dá ter o patrão à perna :P


Podem ver este site. Há alguma info aqui acerca do tema. Penso que até foi o meu irmão que o fez ;) Foi uma iniciativa do grupo, onde ele trabalha. A ideia é informar melhor as pessoas ;)

http://www.e-contrato-associacao.com/

Como disse, concordo com cortes ... quer dizer, que remédio, né?

Mas da forma como estão a fazer, vão rolar muitas cabeças e os alunos também vão ser prejudicados.

Onde nos deviam apoiar - Saúde, educação - é onde nos estão a tirar ...

Triste Portugal.
anioska
Membro Veterano
Mensagens: 1380
Registado: sexta fev 19, 2010 3:16 pm
Localização: Anny e Max(Cocker Spaniel Inglês), Donny e Jamaica (PDI) e Pudim (coelho anão)

quinta jan 27, 2011 10:24 am

Também tenho um filho numa destas escolas, entrou este ano, para o terceiro ciclo.

Não pago qualquer mensalidade ou outro encargo para além das refeições, despesas de bar e papelaria, como em qualquer escola.Todavia, este ensino gratuito não o é para todos.Só abrange os moradores da zona (ou localidade mesmo, não tenho a certeza) e trabalhadores da mesma localidade.Penso que seja regra para todas.

Como fez o segundo ciclo numa escola da rede pública, as comparações foram inevitáveis, ou de resto nem sequer as há.Efectivamente todo o ambiente escolar, desde a manutençaõ dos espaços e materiais, à vigilância dos auxiliares, disciplina, sei lá...nem posso comparar.

No entanto, não posso considerar que estas escolas são melhores do que as outras, as outras é que não deveriam ser piores, porque nós pagamos por isso, não é nenhum favor.

Tenho outro filho numa escola primária onde boa parte do material é comprado pelos pais.Desde materiais didácticos, quadros (de parede, para as aulas), canetas para os mesmos, papel para fotocópias, papel higiénico, papel para as mãos, sabonete, enfim, uma lista que não acaba e não pára de me surpreender e chocar.É para isto que pago impostos?Ou é para colmatar as faltas nestas escolas que vão cortar nas outras?
E por fim, onde vão "enfiar" estes alunos se tiverem de sair destas escolas?
Acena
Membro Veterano
Mensagens: 1952
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

quinta jan 27, 2011 1:25 pm

anioska Escreveu: No entanto, não posso considerar que estas escolas são melhores do que as outras, as outras é que não deveriam ser piores, porque nós pagamos por isso, não é nenhum favor.
Mas se os alunos não pagam para andar lá, essas escolas também são subsidiadas com os nossos impostos ou vivem de quê?
Pensava que se estavam a referir ao ensino superior, essas escolas privadas onde não se paga não existem na minha zona (ou não existiam), por isso não sei como funcionam.
ziggy
Membro Veterano
Mensagens: 938
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

quinta jan 27, 2011 1:58 pm

VitorN Escreveu:
LuluB Escreveu:E não são?

Neste momento, meu irmão dá aulas noutra escola, também público/privada e lá também não se paga nada.

Na escola onde meu irmão trabalha, o dono dela, tem mais 20 e tais escolas assim desse género.
E é por estas e por outras... 20 escolas a receber subsídios do estado e a fazer lucro para o dono.
anioska
Membro Veterano
Mensagens: 1380
Registado: sexta fev 19, 2010 3:16 pm
Localização: Anny e Max(Cocker Spaniel Inglês), Donny e Jamaica (PDI) e Pudim (coelho anão)

quinta jan 27, 2011 2:54 pm

Respondendo à Acena, desculpem por não saber citar :oops: , de facto estas escolas vivem do contrato, subsidio que têm com o Estado, mas para os alunos de Lecionação não paga.Existem outros alunos que pagam uma mensalidade pela lecionação.Ou seja, são escolas privadas e públicas.
Não sei se me estou a explicar bem.

Por exemplo, eu matriculei o meu filho nesta escola, como numa pública qualquer.Tive que atender às vagas, como nas outras.De resto, todo o processo é igual.

Simplesmente se tivesse que pagar alguma mensalidade, ou seja, fosse privada, jamais me poderia candidatar.Agora, mal inicia o ciclo, aliás, o ano, começaram logo os problemas...O país já estava mal antes...

Mas também já me apercebi que as pessoas não percebem bem como funcionam as escolas com Contrato de Associação.

Eu também nao percebo tudo, só o suficiente :oops:
colette
Membro Veterano
Mensagens: 3639
Registado: quarta set 04, 2002 1:49 pm

quinta jan 27, 2011 2:55 pm

Vou ser muito linear, ou seja, curta e grossa:
Se os pais querem os filhos em escolas particulares, tudo bem. Mas paguem-nas. E os meninos não morrem por terem que andar 10 kms até às escolas públicas, até porque vão de autocarros subsidiados pelas autarquias, ou seja, por mim. E se forem a pé, desenvolve-lhes a musculatura. Os meus, quando iam para a escola longe de casa, quem lhes pagava os transportes éramos nós, os pais. Traziam o passe pendurado ao pescoço, como se fosse um colar de pérolas valioso.
Outra coisa que gostei de ver e ouvir foi um paizinho a dizer: os filhos são meus, faço o que quero com eles. . Por momentos, pensei que estava a falar do micro-ondas ou da máquina de lavar. Mas não, era dos filhos.
Nem o meu pai, nos anos 40 do século passado, disse, alguma vez, uma coisa sequer parecida. E os meus filhos são meus, porque sou a mãe, mas não são propriedade minha. Posso (e devo, e fi-lo, na altura própria, sem exageros) exercer sobre eles a minha autoridade para que se tornem bons cidadãos, mas somente e apenas nessa perspectiva.
<p>Au d&eacute;but, Dieu cr&eacute;a l'homme. Mais en le voyant si faible, il lui fit don du chien. (Toussenel)</p>
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”