Que acham dos cortes no ensino Público/Privado?

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quinta jan 27, 2011 3:03 pm

anioska Escreveu:...Mas também já me apercebi que as pessoas não percebem bem como funcionam as escolas com Contrato de Associação.

...
É o meu caso, nem sabia de todo que havia escolas assim, quanto mais perceber como funcionam. :oops: Como já não tenho crianças em idade escolar na família ou entre os amigos, estou a leste do que se passa no ensino. Pensei, ao ler o tópico, que se estava a tratar daquilo a que no meu tempo se chamava "colégios particulares".

Mas a minha ignorância não me impede de concordar com o VitorN nisto:
VitorN Escreveu:...Onde nos deviam apoiar - Saúde, educação - é onde nos estão a tirar ...

Triste Portugal.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
colette
Membro Veterano
Registado: quarta set 04, 2002 1:49 pm

quinta jan 27, 2011 3:12 pm

Mas os colégios ou escolas, ou como queiram charmar-lhes, não deixaram de ser subsidiados. Foram reduzidos os montantes dos subsídios.
Piores estão os estudantes universitários pobres (refiro-me aos que são mesmo pobres e não aos que o fingem ser) a quem foram cortadas as ajudas e as bolsas.
<p>Au d&eacute;but, Dieu cr&eacute;a l'homme. Mais en le voyant si faible, il lui fit don du chien. (Toussenel)</p>
perapado
Membro Veterano
Registado: terça ago 04, 2009 6:54 pm

quinta jan 27, 2011 3:35 pm

colette Escreveu:Piores estão os estudantes universitários pobres (refiro-me aos que são mesmo pobres e não aos que o fingem ser) a quem foram cortadas as ajudas e as bolsas.

Subscrevo. Quantos universitários não vão ter que largar os estudos? Bons alunos, que vieram da província e que não têm alternativas... Já quando as "bolsas" se atrasavam era o descalabro. Conheço alguns casos.
Gallaecia
Membro Veterano
Registado: segunda out 11, 2010 9:08 pm

quinta jan 27, 2011 3:50 pm

colette Escreveu:Vou ser muito linear, ou seja, curta e grossa:
Se os pais querem os filhos em escolas particulares, tudo bem. Mas paguem-nas. E os meninos não morrem por terem que andar 10 kms até às escolas públicas, até porque vão de autocarros subsidiados pelas autarquias, ou seja, por mim. E se forem a pé, desenvolve-lhes a musculatura. Os meus, quando iam para a escola longe de casa, quem lhes pagava os transportes éramos nós, os pais. Traziam o passe pendurado ao pescoço, como se fosse um colar de pérolas valioso.
Outra coisa que gostei de ver e ouvir foi um paizinho a dizer: os filhos são meus, faço o que quero com eles. . Por momentos, pensei que estava a falar do micro-ondas ou da máquina de lavar. Mas não, era dos filhos.
Nem o meu pai, nos anos 40 do século passado, disse, alguma vez, uma coisa sequer parecida. E os meus filhos são meus, porque sou a mãe, mas não são propriedade minha. Posso (e devo, e fi-lo, na altura própria, sem exageros) exercer sobre eles a minha autoridade para que se tornem bons cidadãos, mas somente e apenas nessa perspectiva.

e é nestes momentos que eu adoraria que estivessemos num belo anfiteatro, todos e todas de toga imaculadamente branca... qual anuncio de Tide... que eu seria a primeira a levantar-me para aplaudir!

trigo limpo farinha Amparo... nem mais!!! muito bem Colette ;)
<p><strong>Remember this - very little is needed to make a happy life...</strong></p>
<p><strong>You have power over your mind - not outside events. Realize this... and you will find strength.</strong>
</p>
<p><strong>Marcus Aurelius</strong></p>
VitorN
Membro Veterano
Registado: terça set 06, 2005 11:01 am
Contacto:

quinta jan 27, 2011 4:11 pm

ziggy Escreveu:
VitorN Escreveu:
LuluB Escreveu:E não são?

Neste momento, meu irmão dá aulas noutra escola, também público/privada e lá também não se paga nada.

Na escola onde meu irmão trabalha, o dono dela, tem mais 20 e tais escolas assim desse género.
E é por estas e por outras... 20 escolas a receber subsídios do estado e a fazer lucro para o dono.
Que mal há em ele ter lucro? Desde que preste um bom serviço a comunidade, por mim tudo bem. Não vejo mal nisso.

Eu conheço-o- É uma boa pessoa, empreendedora... admiro-o! Não o invejo.
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

quinta jan 27, 2011 4:16 pm

Gallaecia Escreveu:
Se os pais querem os filhos em escolas particulares, tudo bem. Mas paguem-nas. E os meninos não morrem por terem que andar 10 kms até às escolas públicas, até porque vão de autocarros subsidiados pelas autarquias, ou seja, por mim. E se forem a pé, desenvolve-lhes a musculatura. Os meus, quando iam para a escola longe de casa, quem lhes pagava os transportes éramos nós, os pais. Traziam o passe pendurado ao pescoço, como se fosse um colar de pérolas valioso.
Outra coisa que gostei de ver e ouvir foi um paizinho a dizer: os filhos são meus, faço o que quero com eles. . Por momentos, pensei que estava a falar do micro-ondas ou da máquina de lavar. Mas não, era dos filhos.
Nem o meu pai, nos anos 40 do século passado, disse, alguma vez, uma coisa sequer parecida. E os meus filhos são meus, porque sou a mãe, mas não são propriedade minha. Posso (e devo, e fi-lo, na altura própria, sem exageros) exercer sobre eles a minha autoridade para que se tornem bons cidadãos, mas somente e apenas nessa perspectiva.

e é nestes momentos que eu adoraria que estivessemos num belo anfiteatro, todos e todas de toga imaculadamente branca... qual anuncio de Tide... que eu seria a primeira a levantar-me para aplaudir!

trigo limpo farinha Amparo... nem mais!!! muito bem Colette ;)
ora nem mais!
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
VitorN
Membro Veterano
Contacto:

quinta jan 27, 2011 4:54 pm

Se os pais querem os filhos em escolas particulares, tudo bem. Mas paguem-nas.
Como já referi, não é este o caso. Estas escolas público/particulares são gratuítas. Ninguém paga. Desempenham o mesmo papel das públicas.

Mas se formos a ver bem, nessas tais público/particulares, os alunos conseguem melhores rendimentos. Veja-se os Rankings.

Até há quem diga que os alunos nesses públicos/privados saem mais barato aos contribuintes que nas 100% públicas. Já devem ter ouvido falar nisso. Mas não tenho dados ... se calhar é uma questão de procurar ...

Mais uma vez, se calhar há muitos pais que tem os seus filhos numa dessas escolas e nem deram por isso. É certo que essas escolas são subsidiadas com o dinheiro dos nosso impostos ...

Mas no público, também não são?

colette Escreveu:Outra coisa que gostei de ver e ouvir foi um paizinho a dizer: os filhos são meus, faço o que quero com eles. . Por momentos, pensei que estava a falar do micro-ondas ou da máquina de lavar. Mas não, era dos filhos.
As minhas filhas são minhas. Eu é que decido, com termo e medida claro, o seu futuro. Também não sou nenhum ditador. Apenas quero o melhor para elas ;)

Neste momento o que digo é - As filhas são minhas e tenho o direito de escolher o melhor para elas, ou seja, quero decidir onde as minhas filhas andarão. Quero decidir em que escolas elas vão andar ... pelo menos enquanto houver escolha ...

É um direito que me assiste.
Gallaecia
Membro Veterano
Registado: segunda out 11, 2010 9:08 pm

quinta jan 27, 2011 5:08 pm

VitorN Escreveu:Como já referi, não é este o caso. Estas escolas público/particulares são gratuítas. Ninguém paga. Desempenham o mesmo papel das públicas.
paga o estado... pagamos todos.

se o privado não é auto sustentável deve fechar portas.

os fundos publicos devem ser canalizados para o sistema publico de ensino.... que existe... é funcional e consegue cobrir as necessidades da população. desde que bem articulado e desde que sejam dadas condições aos corpos docentes e discentes para trabalhar.

infraestruturas.... equipamentos... qualidade de ensino.... horários de trabalho racionais.

num país pequeno como o nosso não se justifica o financiamento de instituições privadas de ensino.

devem ser encaradas como empresas... e não como mecenas porque não o são.
<p><strong>Remember this - very little is needed to make a happy life...</strong></p>
<p><strong>You have power over your mind - not outside events. Realize this... and you will find strength.</strong>
</p>
<p><strong>Marcus Aurelius</strong></p>
ziggy
Membro Veterano
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

quinta jan 27, 2011 5:38 pm

VitorN Escreveu: Neste momento o que digo é - As filhas são minhas e tenho o direito de escolher o melhor para elas, ou seja, quero decidir onde as minhas filhas andarão. Quero decidir em que escolas elas vão andar ... pelo menos enquanto houver escolha ...

É concerteza um direito que o assiste, a si e a mim. A mim também me assiste o "direito" de "pagar pelo nariz" pelo privilégio de decidir em que escolas as minhas filhas andam e escolher melhor para elas.
VitorN
Membro Veterano
Contacto:

quinta jan 27, 2011 5:41 pm

Gallaecia Escreveu:
VitorN Escreveu:Como já referi, não é este o caso. Estas escolas

público/particulares são gratuítas. Ninguém paga. Desempenham o mesmo papel das

públicas.
paga o estado... pagamos todos.
Às vezes questiono-me se estão a ler o que escrevo ou se me tenho feito entender ...
VitorN Escreveu:É certo que essas escolas são subsidiadas com o dinheiro dos nosso

impostos ...

Mas no público, também não são?

Gallaecia Escreveu:os fundos publicos devem ser canalizados para o sistema publico de

ensino.... que existe... é funcional e consegue cobrir as necessidades da população.
Cobrir necessidades da população? Pode haver locais/zonas que conseguem, mas há outros que não conseguem, Nem jeitos!Partindo do pressuposto que muitas encerram (Desejo que isso não aconteça) Seria o descalabro! Há zonas em que o 100% público não conseguiria absorver os alunos dessas P/P.

E depois? Como seria?

* P/P = Público/Privadas
VitorN
Membro Veterano
Contacto:

quinta jan 27, 2011 6:05 pm

ziggy Escreveu:
VitorN Escreveu: Neste momento o que digo é - As filhas são minhas e tenho o direito de escolher o melhor para elas, ou seja, quero decidir onde as minhas filhas andarão. Quero decidir em que escolas elas vão andar ... pelo menos enquanto houver escolha ...

É concerteza um direito que o assiste, a si e a mim. A mim também me assiste o "direito" de "pagar pelo nariz" pelo privilégio de decidir em que escolas as minhas filhas andam e escolher melhor para elas.
Olá ziggy,

Mas o seu comentário significa que não tem opção, a não ser abrir os cordões a bolsa?

Em relação a direitos, acho que todos nós queremos o melhor para os nossos filhos. Acho que isso é muito claro ;)
sofiaabreulopes
Membro Veterano
Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*

quinta jan 27, 2011 6:34 pm

sei de um sitio bem pertinho de Lisboa - zona do Estoril - onde não existem opções em termos de escola publica - ou não há vagas, ou não mesmo escola, isso já não sei - o que sei é que esses meninos têm de ser integrados nos Salesianos do Estoril que deverá receber sim algo em troca do Estado - já que até lhe está a prestar um serviço que não consegue assegurar!
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, &ldquo;Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There&rsquo;s not one name left for me.&rdquo;</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&ldquo;I&rsquo;ve left you &rsquo;til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I&rsquo;ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!&rdquo;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>&nbsp;
</p>
<p>&nbsp;</p>
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

quinta jan 27, 2011 6:37 pm

Alguém sabe qual é a distribuição geográfica dessas escolas privadas onde não se paga?
ziggy
Membro Veterano
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

quinta jan 27, 2011 6:39 pm

VitorN Escreveu: Olá ziggy,

Mas o seu comentário significa que não tem opção, a não ser abrir os cordões a bolsa?

Em relação a direitos, acho que todos nós queremos o melhor para os nossos filhos. Acho que isso é muito claro ;)
Não, não tenho opção a não ser abrir (e muito bem) os cordões à bolsa. Eu sou "itinerante" portanto as minhas filhas sempre estudaram num sistema de ensino que lhes permite continuar a estudar ao mesmo nível em quase todos os países do mundo.

O que eu acho é que se este tipo de escolas dá lucro está qualquer coisa aqui errada. As escolas privadas onde as minhas filhas andam não têm "donos", e os lucros são reinvestidos na escola. Não vão parar ao bolso de ninguém. E são os pais que pagam, não é o estado a financiar para os donos das escolas enriquecerem.
MariaChica
Membro Veterano
Registado: terça jun 01, 2010 12:18 pm

quinta jan 27, 2011 6:46 pm

VitorN Escreveu:
LuluB Escreveu:E não são?
Não, não são. A minha mais velha anda num desses público/privado e nunca pagou nada, a não ser as refeições mas acho que isso até no público se paga.

Minha esposa também trabalha aí. Meu irmão andou nessa escola e nunca pagou nada. Essa escola tem 20 anos ou mais...

Neste momento, meu irmão dá aulas noutra escola, também público/privada e lá também não se paga nada.

Na escola onde meu irmão trabalha, o dono dela, tem mais 20 e tais escolas assim desse género.

Sei que ele, no meio dessas escolas, tem uma ou duas que são mesmo privadas, ou seja, paga-se para lá andar.

Ele abriu uma Escola recentemente lá para os lados da Expo, dessas que se paga e bem!

Se viram as notícias, há cerca de 93 escolas público/privado. São privadas mas prestam um serviço público - Gratuíto!

Minha esposa trabalha nesse colégio há uns 15 anos, mais coisa menos coisa.

Ela já teve colegas que passaram do público para aí mas não aguentaram muito tempo. Segundo diziam, alí trabalhava-se demais... É o que dá ter o patrão à perna :P

Podem ver este site. Há alguma info aqui acerca do tema. Penso que até foi o meu irmão que o fez ;) Foi uma iniciativa do grupo, onde ele trabalha. A ideia é informar melhor as pessoas ;)

http://www.e-contrato-associacao.com/

Como disse, concordo com cortes ... quer dizer, que remédio, né?

Mas da forma como estão a fazer, vão rolar muitas cabeças e os alunos também vão ser prejudicados.

Onde nos deviam apoiar - Saúde, educação - é onde nos estão a tirar ...

Triste Portugal.
Não havia necessidade de haver cortes, se houvesse justiça na atribuição de ajudas a alunos. Eu andei no ensino privado, até onde pude. Ia de autocarro todos os dias e tinha que falhar as últimas aulas da noite sobre risco de ficar sem transporte de volta a casa. Nunca tive direito a bolsa porque os meus pais são emigrantes. Mas via gente com bolsas de 800 contos (naquela altura ainda não havia euros) a ir todos os dias para a Universidade de BMW.

Se fiscalizassem melhor e se deixassem de querer tapar os buracos que eles próprios abriram à pressão, não havia necessidade de tanto corte.
&#1071; &#1085;&#1077;&#1085;&#1072;&#1074;&#1080;&#1078;&#1091; &#1088;&#1099;&#1073;&#1086;&#1081; &#1080; &#1083;&#1086;&#1078;&#1085;&#1099;&#1093; &#1076;&#1088;&#1091;&#1079;&#1077;&#1081; &#1078;&#1080;&#1074;&#1086;&#1090;&#1085;&#1099;&#1093;. &#1053;&#1077;&#1085;&#1072;&#1074;&#1080;&#1078;&#1091; &#1077;&#1097;&#1077; &#1073;&#1086;&#1083;&#1100;&#1096;&#1077; &#1077;&#1074;&#1072;&#1085;&#1075;&#1077;&#1083;&#1080;&#1089;&#1090;&#1086;&#1074; &#1077;&#1088;&#1091;&#1085;&#1076;&#1072;.
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”