Torre dos Tombos

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
colette
Membro Veterano
Registado: quarta set 04, 2002 1:49 pm

quinta mar 17, 2011 4:01 pm

Não vejo nem deixo de ver.
Não sou fiscal nem inspector. Passo-me dos carretos, sem dúvida, mas fico calada, até porque não se trata dos meus filhos. Se fossem, seria diferente, e pode ter a certeza que levariam no crânio. Mas tenho sorte nesse aspecto - e em muitos outros - e, passe a imodéstia, todos escrevem muito bem.
Mas reconheço que tem alguma razão: ler é muito útil. Mas nada substitui um bom professor ou uma boa professora.
Pode parecer bizarro, mas esta é uma das poucas situações que me deixa indignada. Não temos que ser um poço de erudição em matéria linguística, nem utilizar palavras caras, mas é nossa obrigação saber alinhavar duas frases seguidas, na nossa língua-pátria, sem erros de ortografia, com sujeito, predicado e complemento directo, e fazendo as concordâncias necessárias. Tão simples. Muitas vezes basta escrever como se fala.
<p>Au d&eacute;but, Dieu cr&eacute;a l'homme. Mais en le voyant si faible, il lui fit don du chien. (Toussenel)</p>
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta mar 17, 2011 4:03 pm

Bingley, eu disse «entre muitas outras asneiras». Já se sabe que a maioria das crianças e jovens (e adultos) de hoje lêem pouco, vivemos num mundo de imagens e ler torna-se uma grande seca. Até os manuais escolares têm de estar cheios de bonecada, numa tentativa de os tornar mais atractivos.

Sabendo-se disso, uma forma de corrigir os erros numa fase inicial (que é a melhor) seriam os ditados, sim. É claro que, se uma pessoa tem bons professores, pais que falem um bom português e corrijam os filhos e propensão para a leitura, os ditados não farão muita falta... Mas eu ainda os fiz em casa à minha filha, e mais: convidei a demitir-se uma professora de primária que ela teve e que sistematicamente corrigia as palavras certas que ela escrevia nos testes para erros.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
GEOGOLA
Membro
Registado: sábado mar 06, 2010 7:13 pm

quinta mar 17, 2011 4:51 pm

colette Escreveu:Ou seja: a desgraça total.
Até os meninos de Angola e de Moçambique, que andam nus, e frequentam uma escola ao ar livre, sem condições (pelos parâmetros europeus) escrevem melhor a lingua de Camões do que os nossos meninos, cheios de mordomias, magalhães e outras tecnologias.
Imagem

Escola em Angola, com todos os parâmetros que mencionou...
Só faltou mencionar que os alunos estão com fome, assim como os professores :o
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quinta mar 17, 2011 5:30 pm

GEOGOLA Escreveu:
colette Escreveu:Ou seja: a desgraça total.
Até os meninos de Angola e de Moçambique, que andam nus, e frequentam uma escola ao ar livre, sem condições (pelos parâmetros europeus) escrevem melhor a lingua de Camões do que os nossos meninos, cheios de mordomias, magalhães e outras tecnologias.
Imagem

Escola em Angola, com todos os parâmetros que mencionou...
Mas nem por isso os professores deixam de ensinar bem e os alunos de aprender com proveito.

Cá também há alunos com fome, mas professores, tanto quanto se saiba, não. Mas não os crucifiquemos. Na sua generalidade, eles esforçam-se por ensinar bem, muitos deles fazendo tábua rasa das directivas do Ministério da tutela.

Que, quanto a mim, é o cancro responsável por esta catástrofe a que assistimos - ou melhor, lemos.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
GEOGOLA
Membro

quinta mar 17, 2011 6:14 pm

LuluB Escreveu:
GEOGOLA Escreveu: Escola em Angola, com todos os parâmetros que mencionou...
Mas nem por isso os professores deixam de ensinar bem e os alunos de aprender com proveito.

Cá também há alunos com fome, mas professores, tanto quanto se saiba, não. Mas não os crucifiquemos. Na sua generalidade, eles esforçam-se por ensinar bem, muitos deles fazendo tábua rasa das directivas do Ministério da tutela.

Que, quanto a mim, é o cancro responsável por esta catástrofe a que assistimos - ou melhor, lemos.
Quando referi que tanto alunos como professores estão com fome, era com o intuito de dar a conhecer em que moldes se ensina/aprende. Em Angola é vulgar mencionar, que uma escola onde professor e aluno estão de barriga vazia, não se aprende nem ensina.

Quanto ao nosso país, o problema reside no facilitismo e na teoria do deixa andar. Os resultados estão à vista, a geração está à rasca não só em saídas profissionais, mas também na forma como trata, entre outras coisas, a língua Portuguesa.
LuluB
Membro Veterano

quinta mar 17, 2011 6:53 pm

Eu acho que o facilitismo e o deixa-andar são produtos de políticas educacionais erradas e inquinadas por interesses que nada têm a ver com a educação e o ensino.

E não é de agora, embora só falemos do que estamos a ver acontecer hoje, como é natural.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
KavakoSilva
Membro Veterano
Registado: quinta fev 17, 2011 10:02 am

quinta mar 17, 2011 7:00 pm

Errado:

"Já se sabe que a maioria das crianças e jovens (e adultos) de hoje lêem pouco"

"Pode parecer bizarro, mas esta é uma das poucas situações que me deixa indignada."

Correcto:

"Já se sabe que a maioria das crianças e jovens (e adultos) de hoje lê pouco"

"Pode parecer bizarro, mas esta é uma das poucas situações que me deixam indignada."
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quinta mar 17, 2011 7:02 pm

Para mim o grande problema é, e sempre será, a ignorância e a nivelação pela mediocridade. As reclamações que mais ouço dos alunos são "isso dá muito trabalho", "para que é que precisamos de saber/fazer/saber fazer isso" e tudo o que obrigue a usar o recheio do crânio é uma seca. A minha queixa é que as crianças sofrem precocemente de "obesidade cerebral", desconcentram-se devido ao excessivo consumo de açúcar e padecem de todas as consequências da aceleração em que vivemos. Não é possivel andar em simultâneo na horizontal e na vertical, então tudo se aborda pela rama, nada se aprofunda e em geral a vida é-lhes facilitada porque custa menos fazer por eles do que ensinar a fazer.

Dino, que colecção fantástica! Há algumas que realmente não alcanço... :lol:
Uma das minhas favoritas é o "romédio". LOL.
E com o que já aqui li, vou escrever uma frase:
Hesisto, logo exito. 8)
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
GEOGOLA
Membro

quinta mar 17, 2011 7:07 pm

A título de exemplo da politica de facilitismo e deixa andar, nos meus tempos de ensino preparatório, um colega de turma no sétimo ano, não era capaz de ler fluentemente duas palavras seguidas!

Acresce a isto, nunca ter repetido qualquer ano, somente no sétimo acharam que deveria chumbar... Das coisas mais incríveis do nosso sistema de ensino :(
Patadas
Membro Veterano
Registado: domingo jan 09, 2011 2:13 pm

quinta mar 17, 2011 7:14 pm

Ainda tenho colegas que não sabem ler chavo de português, nem a tabuada nem somas simples sabem fazer!
O futuro está em esquecer, não lembrar 8)
Última edição por Patadas em quinta mar 17, 2011 7:16 pm, editado 1 vez no total.
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

Pois se fosse hoje, teria passado. Os meninos estão cheios de doenças, e é comum ver, numa turma de 27 ou 28 alunos, cinco ou seis com "dislexia/disortografia", o que faz com que não sejam penalizados pelos erros ortográficos. Sem penalização, a bem dizer, não acho que possam ser corrigidos, mas isto sou eu, que tenho a mania.

Mas devo dizer que a melhor que vi até hoje foi de um caso de "perturbação de comportamento de oposição" (e mais não sei quê que não me lembro), que significa que a criancinha é teimosa que nem uma mula e só faz o que lhe dá na gana. :twisted:
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
LuluB
Membro Veterano

GEOGOLA Escreveu:A título de exemplo da politica de facilitismo e deixa andar, nos meus tempos de ensino preparatório, um colega de turma no sétimo ano, não era capaz de ler fluentemente duas palavras seguidas!

Acresce a isto, nunca ter repetido qualquer ano, somente no sétimo acharam que deveria chumbar... Das coisas mais incríveis do nosso sistema de ensino :(
Do nosso sistema de ensino, diz muito bem.
<p>&nbsp;</p>
Patadas
Membro Veterano
Registado: domingo jan 09, 2011 2:13 pm

quinta mar 17, 2011 7:18 pm

Basicamente, significava que o miúdo podia fazer o que queria sem ser repreendido.
Hoje em dia arranjam doenças para tudo, aposto que duas chapadas bem dadas por pais firmes, nada disso acontecia!
colette
Membro Veterano
Registado: quarta set 04, 2002 1:49 pm

quinta mar 17, 2011 7:24 pm

É verdade, passou-me o "m" do deixam. Mea culpa.
A propósito, de acordo com o desacordo ortográfico "leem" já não leva acento circunflexo. Não que me importe com tal coisa. Continuo a escrever como dantes.

No que respeita aos meninos de Angola é triste que passem fome. Porque em Angola, se não fosse por culpa de quem governa, nenhum menino (nem nenhum professor), necessitaria de passar fome. Não há nada que não medre naquele país.
Mas, ao menos, passam fome ao ar livre, com o sol a brilhar e quentinhos durante todo o ano. Ou quase todo. Há os meses de cacimbo em que o Sol brilha menos.
Mas essa é outra conversa que não cabe aqui nos Tombos.
<p>Au d&eacute;but, Dieu cr&eacute;a l'homme. Mais en le voyant si faible, il lui fit don du chien. (Toussenel)</p>
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quinta mar 17, 2011 9:46 pm

Acabei de ler num outro sitio :
" É esse os pirito" :lol: :lol: :lol:
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”