Negligência está conotado com desleixo, com " não querer saber". Eu não sei até que ponto será o caso. Com crianças nunca se sabe. Eles pregam-nos tantas partidas...
Se eu te dissesse que até os " meus".... mesmo cheios de limitações...

Netherwing Escreveu:Paulo não se trata de culpa, mas responsabilidade.
São coisas absolutamente distintas como sabes e de resto concordo contigo como é da praxe
Mas nesse aspecto não cedo um milimetro, a responsabilidade é unicamente dos pais.
Para eles toda, toda a solidariedade como ser humano e mãe... mas não posso em consciencia atribuir responsabilidades a mais ninguem.
É uma tragédia sem descrição, digo-te que não me imagino a conseguir ultrapassar algo assim. Tudo menos algo assim....
nicasxi Escreveu:Muito fazem os nossos bombeiros, sem dúvida. E muito dignos são do nosso apreço e respeito. Mas não queiramos colocar-lhes " ás costas" competencias que a eles não dizem respeito.
Não caíriam, seguramente, parentes nenhuns na lama dos recem formados em medicina se , por exemplo, fizessem serviços destes de urgência em parceria com os bombeiros.... o pior é que as vontades nem sempre existem...
Essa fez-me rir, acredite que coisa que os médicos arranjam, é empregonicasxi Escreveu:Darling, eu acho que cada um à sua maneira , estamos os dois a dizer o mesmo.
Não podemos é exigir competências a quem não as tem, porque não tem que ter.
É um facto que é , no minimo, insólito, os bombeiros pedirem ao pai desta criança que conduza a ambulancia, para os socorristas tentarem fazer a reanimação. Isto é ridiculo!
Mas se houvesse um médico de serviço naquele quartel, isso já não seria preciso. Já cada um teria a sua função. E era só um. O que são 450 corporações de bombeiros num universo de largas centenas de médicos recem formados e não colocados?
Nicasnicasxi Escreveu:Darling, eu acho que cada um à sua maneira , estamos os dois a dizer o mesmo.
Não podemos é exigir competências a quem não as tem, porque não tem que ter.
É um facto que é , no minimo, insólito, os bombeiros pedirem ao pai desta criança que conduza a ambulancia, para os socorristas tentarem fazer a reanimação. Isto é ridiculo!
Mas se houvesse um médico de serviço naquele quartel, isso já não seria preciso. Já cada um teria a sua função. E era só um. O que são 450 corporações de bombeiros num universo de largas centenas de médicos recem formados e não colocados?
Se queres dizer que os Bombeiros não tinham conhecimentos/competências na área do Socorro, é um problema de formação e não propriamente de competência que não deveriam ter, porque deveriam.Não podemos é exigir competências a quem não as tem, porque não tem que ter.
xPauloSantos Escreveu: Sinceramente e justiça seja feita aos bombeiros de forma voluntária prestam um serviço imprescindível à sociedade, é hora de acabar com a precariedade e por não dizê-lo, alguma incompetência, nos serviços de socorro.
Se não há pessoal, não há meios, então mais vale fechar quartéis a ter uma estrutura que consome recursos e não dá resposta em tempo útil.
Diz-me sinceramente, para que me serve num raio de 40 km ter 6 quartéis de Bombeiros a consumir recursos humanos e materiais se, na hora de dar resposta às situações, acontecem coisas destas ?
Sim é verdade.Netherwing Escreveu: Se repares, neste tipo de casos vem sempre a lume o tempo de resposta dos bombeiros... é sagrado.
Ou a eficacia do transporte ou a capacidade de condução.
xPauloSantos Escreveu:
Lamento, mas tenho o direito a exigir um socorro de qualidade... isto não são batatas, é a vida das pessoas.
Netherwing Escreveu:xPauloSantos Escreveu:
Lamento, mas tenho o direito a exigir um socorro de qualidade... isto não são batatas, é a vida das pessoas.
Não lamentes my friend, o que dizes é correcto
e juro-te que não quero ser teimosa... e lamento o que descreveste atrás.
de verdade.
percebo o teu ponto.
Concordo.ziggy Escreveu:A única coisa que se pode culpar aqui é a ignorância destas pessoas. E não acho que as possamos realmente culpar por isso. Se estes pais quando encontraram a criança, em vez de deixaram a prima que sabia primeiros socorros (???) a fazer sabe-se lá o quê, e depois terem telefonado para os bombeiros, tivessem levado a criança para casa e ligado para o 112, com os sintomas que a criança apresentava, tinha sido accionada imediatamente uma VMER, e o CODU tinha-se mantido na linha para lhes explicar o tipo de manobras que tinham de iniciar até a VMER chegar. Foram os bombeiros quando chegaram, chamados pela família, que telefonaram para o 112 para ser accionada uma VMER, que pelo que percebi, deve ter feito um "rendezvous" com a ambulância a caminho do hospital. Pelo que percebi por outros jornais, os tempos ainda são mais díspares, esta criança foi encontrada ainda consciente e a vomitar, e a família só pediu socorro, pelos canais errados, quando a situação se agravou ainda mais.
Agora, se os pais e a família não sabem os canais apropriados a usar numa situação de emergência, será a culpa realmente deles? Os bombeiros não têm uma triagem telefónica. As emergências são competência do 112.