Calor mata bebé fechado no carro

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

terça jun 28, 2011 10:23 pm

Galeguinha,
Negligência está conotado com desleixo, com " não querer saber". Eu não sei até que ponto será o caso. Com crianças nunca se sabe. Eles pregam-nos tantas partidas...
Se eu te dissesse que até os " meus".... mesmo cheios de limitações...
:? ??????
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
xPauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado jan 19, 2008 9:21 pm

terça jun 28, 2011 10:34 pm

Netherwing Escreveu:Paulo não se trata de culpa, mas responsabilidade.

São coisas absolutamente distintas como sabes e de resto concordo contigo como é da praxe :)

Mas nesse aspecto não cedo um milimetro, a responsabilidade é unicamente dos pais.
Para eles toda, toda a solidariedade como ser humano e mãe... mas não posso em consciencia atribuir responsabilidades a mais ninguem.

É uma tragédia sem descrição, digo-te que não me imagino a conseguir ultrapassar algo assim. Tudo menos algo assim.... :(

Compreendo a tua "intransigência" pois cabe aos Pais ou a quem esteja a tomar conta de uma criança de 3 anos vigia-la constantemente, é um facto.

No entanto e quando foi detectada que a criança se encontrava no interior do carro e segundo a noticia do jornal, a mesma encontrava-se indisposta, mas consciente.

O socorro demora 30 minutos a chegar, o que no caso de uma criança, pode ser a diferença entre a vida e a morte (e pelos visto foi)

Não quero com isto dizer que a culpa é dos Bombeiros, mas não deixa de ser um socorro pouco ou nada eficaz, basta para isso, ler o resto da noticia e o caricato transporte da vitima.

Sinceramente e justiça seja feita aos bombeiros de forma voluntária prestam um serviço imprescindível à sociedade, é hora de acabar com a precariedade e por não dizê-lo, alguma incompetência, nos serviços de socorro.

Se não há pessoal, não há meios, então mais vale fechar quartéis a ter uma estrutura que consome recursos e não dá resposta em tempo útil.

Diz-me sinceramente, para que me serve num raio de 40 km ter 6 quartéis de Bombeiros a consumir recursos humanos e materiais se, na hora de dar resposta às situações, acontecem coisas destas ?
<p>"Cortas as unhas e aguentas"&nbsp; by PauloC
</p>
<p>Eu vou j&aacute; ali flagelar-me - com um molho de agri&otilde;es - by Babaorum </p>
<p> </p>
nicasxi
Membro Veterano

terça jun 28, 2011 11:02 pm

Muito fazem os nossos bombeiros, sem dúvida. E muito dignos são do nosso apreço e respeito. Mas não queiramos colocar-lhes " ás costas" competencias que a eles não dizem respeito.
Não caíriam, seguramente, parentes nenhuns na lama dos recem formados em medicina se , por exemplo, fizessem serviços destes de urgência em parceria com os bombeiros.... o pior é que as vontades nem sempre existem...
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
xPauloSantos
Membro Veterano

terça jun 28, 2011 11:11 pm

nicasxi Escreveu:Muito fazem os nossos bombeiros, sem dúvida. E muito dignos são do nosso apreço e respeito. Mas não queiramos colocar-lhes " ás costas" competencias que a eles não dizem respeito.
Não caíriam, seguramente, parentes nenhuns na lama dos recem formados em medicina se , por exemplo, fizessem serviços destes de urgência em parceria com os bombeiros.... o pior é que as vontades nem sempre existem...

Eu sei que o politicamente correcto nos leva sempre a esta abordagem quando falamos de Bombeiros, mas...

Sabes que eu sou todo pró fardas e tenho por estes homens, tal como por todos aqueles que, de forma extraordinariamente abnegada, nos garantem um sono descansado, sejam eles Bombeiros, Policias ou Militares.

Mas temos que olhar para estes assunto de forma objectiva.

Um Pais com pouco mais de 308 Municípios (Madeira e Açores incluídos) tem mais de 450 corpos de Bombeiros,.

A resposta que dão, lamento, mas não é a mais eficaz, é apenas a possível, o que são coisas bem diferentes.

É certo que muita dessa resposta possível é à custa de uma imensa vontade de ajudar, de um voluntarismo sem igual, mas ainda assim, se podia e devia fazer mais e melhor.

Isto é uma critica construtiva, mas não é uma critica aos homens e mulheres que estão no terreno.
</p>
<p>Eu vou j&aacute; ali flagelar-me - com um molho de agri&otilde;es - by Babaorum </p>
<p> </p>
nicasxi
Membro Veterano

terça jun 28, 2011 11:27 pm

Darling, eu acho que cada um à sua maneira , estamos os dois a dizer o mesmo.
Não podemos é exigir competências a quem não as tem, porque não tem que ter.
É um facto que é , no minimo, insólito, os bombeiros pedirem ao pai desta criança que conduza a ambulancia, para os socorristas tentarem fazer a reanimação. Isto é ridiculo!
Mas se houvesse um médico de serviço naquele quartel, isso já não seria preciso. Já cada um teria a sua função. E era só um. O que são 450 corporações de bombeiros num universo de largas centenas de médicos recem formados e não colocados?

— Emily Dickinson

Patadas
Membro Veterano
Registado: domingo jan 09, 2011 2:13 pm

quarta jun 29, 2011 1:05 am

nicasxi Escreveu:Darling, eu acho que cada um à sua maneira , estamos os dois a dizer o mesmo.
É um facto que é , no minimo, insólito, os bombeiros pedirem ao pai desta criança que conduza a ambulancia, para os socorristas tentarem fazer a reanimação. Isto é ridiculo!
Mas se houvesse um médico de serviço naquele quartel, isso já não seria preciso. Já cada um teria a sua função. E era só um. O que são 450 corporações de bombeiros num universo de largas centenas de médicos recem formados e não colocados?
Essa fez-me rir, acredite que coisa que os médicos arranjam, é emprego
xPauloSantos
Membro Veterano

quarta jun 29, 2011 9:37 am

nicasxi Escreveu:Darling, eu acho que cada um à sua maneira , estamos os dois a dizer o mesmo.
Nicas

Eu acho que desta vez não estamos, cada um à sua maneira, a dizer o mesmo.

Continuo a achar que os Pais têm óbvias responsabilidades nesta triste e lamentável situação.

Ainda assim e existindo a possibilidade da criança ter sido socorrida, não o foi nas devidas condições.

Não entendo muito bem o que pretendes dizer com isto:
Se queres dizer que os Bombeiros não tinham conhecimentos/competências na área do Socorro, é um problema de formação e não propriamente de competência que não deveriam ter, porque deveriam.

O que são 450 corporações de Bombeiros ?

São "apenas" 40.000 homens e mulheres mal distribuídos, mal formados, mal equipados que fazem muito com pouco, como já é habitual neste País do desenrasca.

Devidamente reestruturadas as corporações, seriam certamente mais eficazes e capazes de dar resposta às imensas solicitações que recebem.

Tu já moraste nesta zona e sabes bem disto:

Do Montijo a Alchochete... 5 minutos
Do Montijo à Moita... 10/15 minutos
Do Montijo ao Pinhal Novo... 10 minutos
Do Montijo a Palmela... 10/15 minutos
Do Montijo a Canha... 15/20 minutos
Do Montijo ao Barreiro... 15/20 minutos

Montijo, Alcochete, Moita, Pinhal Novo, Palmela, Canha e Barreiro, são apenas 7 das 26 corporações do distrito de Setúbal.

Isto faz algum sentido ?

Lamento, isto parece quase clubismo, onde cada Concelho tem de ter a sua corporação, funcione ela bem ou mal, tem é de existir.

Finalmente e quanto à questão dos Médicos.

Sorry, cada macaco no seu galho e Médico não é Bombeiro.

Existem Médicos onde devem existir, nas VMER (Médico + Enfermeiro).

Achas mesmo que existem assim tantos Médicos por colocar ?
</p>
<p> </p>
Netherwing
Membro Veterano
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

quarta jun 29, 2011 10:50 am

xPauloSantos Escreveu: Sinceramente e justiça seja feita aos bombeiros de forma voluntária prestam um serviço imprescindível à sociedade, é hora de acabar com a precariedade e por não dizê-lo, alguma incompetência, nos serviços de socorro.

Se não há pessoal, não há meios, então mais vale fechar quartéis a ter uma estrutura que consome recursos e não dá resposta em tempo útil.

Diz-me sinceramente, para que me serve num raio de 40 km ter 6 quartéis de Bombeiros a consumir recursos humanos e materiais se, na hora de dar resposta às situações, acontecem coisas destas ?

Não sei honestamente o proposito de manter os quarteis em funcionamento. Talvez o tal clubismo de que falas.

O que por si só não é razão para manutenção das corporações.

Depende das realidades de cada zona do País Paulo.

Este episodio aconteceu em Baião correcto?

Temos pelo menos uma viatura disponivel para socorrer esta criança, temos pelo menos uma pessoa ( o pai ) capaz de conduzi-la ao hospital.

As estradas no alto douro são sinuosas mas estão em muito melhor estado do que aqui no litoral. Conheço a zona relativamente bem e em meia hora ( que foi sensivelmente o tempo de espera pela ambulancia ) esta criança estaria a ser socorrida em pelo menos tres centros saude/hospitais da zona ( temos Resende , Cinfães , Baião... tudo relativamente perto. )

No campo meramente da especulação poderia ter feito a diferença.

Se repares, neste tipo de casos vem sempre a lume o tempo de resposta dos bombeiros... é sagrado.
Ou a eficacia do transporte ou a capacidade de condução.

Se isso faz com que as pessoas consigam viver melhor consigo proprias... seja!

Nicas tens toda a razão, a canalha é do piorio! E sim, arranjam formas impensáveis de se meterem em apuros. Coisas que não lembram ao diabo!

Mas a gente não pode facilitar, não deve. E mesmo assim o mal acontece.

Muito provavelmente estes pais até seriam extremosos, gente cuidadosa e irrepreensivel. Mas ainda assim e por muito que doa... a responsabilidade do acontecido repousa somente nos ombros deles...

Paz à alma do pequenino. :(
An&nbsp;ye harm none, do what ye will
xPauloSantos
Membro Veterano

quarta jun 29, 2011 11:20 am

Netherwing Escreveu: Se repares, neste tipo de casos vem sempre a lume o tempo de resposta dos bombeiros... é sagrado.
Ou a eficacia do transporte ou a capacidade de condução.
Sim é verdade.

Mas também não deixa de ser verdade que os tempos de resposta são demasiadamente elevados em determinadas situações e são bastantes.

Temos é que ter a capacidade e o discernimento para saber avaliar as situações.

Continuo a achar que muita gente tem medo de meter o dedo na ferida relativamente aos Bombeiros e andamos todos a coberto do "coitadinho é voluntário e faz o que pode"

Isso para mim não pega, o problema não está no Bombeiro, no homem, no operacional, mas sim na estrutura.

................

Há dias atrás, num supermercado aqui da zona, assisti um individuo que perdeu os sentido e esperou-se por socorro durante mais de 15 minutos.

Desse local, vê-se o quartel de Bombeiros, está a menos de 2 km e com uma estrada (recta) quase que directa desde o quartel a essa superfície comercial.

Lamento, mas tenho o direito a exigir um socorro de qualidade... isto não são batatas, é a vida das pessoas.
Última edição por xPauloSantos em quinta jun 30, 2011 9:30 pm, editado 1 vez no total.
</p>
<p> </p>
Netherwing
Membro Veterano
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

quarta jun 29, 2011 11:30 am

xPauloSantos Escreveu:
Lamento, mas tenho o direito a exigir um socorro de qualidade... isto não são batatas, é a vida das pessoas.

Não lamentes my friend, o que dizes é correcto :)

e juro-te que não quero ser teimosa... e lamento o que descreveste atrás.
:( de verdade.

percebo o teu ponto.
An&nbsp;ye harm none, do what ye will
xPauloSantos
Membro Veterano

quarta jun 29, 2011 11:35 am

Netherwing Escreveu:
xPauloSantos Escreveu:

Não lamentes my friend, o que dizes é correcto :)

e juro-te que não quero ser teimosa... e lamento o que descreveste atrás.
:( de verdade.

percebo o teu ponto.

Tu não és teimosa, és uma querida.

Enfim, o pequenote já lá está e a familia terá um longo e penoso percurso a percorrer até que a dor comece a abrandar, porque tal como tu disseste, obviamente eles têm aqui uma grande cota de responsabilidade.

Os garotos por vezes pregam-nos estas partidas, mas temos de ser nós a ter a capacidade de conseguir atalhar caminho.
</p>
<p> </p>
Walder
Membro Veterano
Registado: quinta mar 05, 2009 2:03 pm

quarta jun 29, 2011 10:38 pm

Concordo plenamente consigo Paulo, o meu 1º pensamento também foi em relação à responsabilidade dos pais e sobre o nivel de culpa a atribuir os bombeiros.

No fim de tudo só tenho a lamentar a partida da pobre criança de uma maneira destas, que enfim...
MathHopkins
Membro Veterano
Registado: segunda jun 06, 2011 4:50 pm

quarta jun 29, 2011 10:47 pm

A culpa aqui não é dos bombeiros...decerto hão de se lembrar desse telefonem assustador de há dois anos do 112 para duas corporações onde de noite numa delas estava um miúdo somente coitado. A culpa é da autoridade nacional que supostamente gere tudo isto...ou melhor não gere.Os voluntários não têm lugar em termos operacionais.
Nisi pythonissam Arca
ziggy
Membro Veterano
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

quinta jun 30, 2011 8:48 am

A única coisa que se pode culpar aqui é a ignorância destas pessoas. E não acho que as possamos realmente culpar por isso. Se estes pais quando encontraram a criança, em vez de deixaram a prima que sabia primeiros socorros (???) a fazer sabe-se lá o quê, e depois terem telefonado para os bombeiros, tivessem levado a criança para casa e ligado para o 112, com os sintomas que a criança apresentava, tinha sido accionada imediatamente uma VMER, e o CODU tinha-se mantido na linha para lhes explicar o tipo de manobras que tinham de iniciar até a VMER chegar. Foram os bombeiros quando chegaram, chamados pela família, que telefonaram para o 112 para ser accionada uma VMER, que pelo que percebi, deve ter feito um "rendezvous" com a ambulância a caminho do hospital. Pelo que percebi por outros jornais, os tempos ainda são mais díspares, esta criança foi encontrada ainda consciente e a vomitar, e a família só pediu socorro, pelos canais errados, quando a situação se agravou ainda mais.

Agora, se os pais e a família não sabem os canais apropriados a usar numa situação de emergência, será a culpa realmente deles? Os bombeiros não têm uma triagem telefónica. As emergências são competência do 112.
Pequebrado
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2008 11:13 pm

quinta jun 30, 2011 9:36 am

ziggy Escreveu:A única coisa que se pode culpar aqui é a ignorância destas pessoas. E não acho que as possamos realmente culpar por isso. Se estes pais quando encontraram a criança, em vez de deixaram a prima que sabia primeiros socorros (???) a fazer sabe-se lá o quê, e depois terem telefonado para os bombeiros, tivessem levado a criança para casa e ligado para o 112, com os sintomas que a criança apresentava, tinha sido accionada imediatamente uma VMER, e o CODU tinha-se mantido na linha para lhes explicar o tipo de manobras que tinham de iniciar até a VMER chegar. Foram os bombeiros quando chegaram, chamados pela família, que telefonaram para o 112 para ser accionada uma VMER, que pelo que percebi, deve ter feito um "rendezvous" com a ambulância a caminho do hospital. Pelo que percebi por outros jornais, os tempos ainda são mais díspares, esta criança foi encontrada ainda consciente e a vomitar, e a família só pediu socorro, pelos canais errados, quando a situação se agravou ainda mais.

Agora, se os pais e a família não sabem os canais apropriados a usar numa situação de emergência, será a culpa realmente deles? Os bombeiros não têm uma triagem telefónica. As emergências são competência do 112.
Concordo.
E numa aflição, caso a previsão do 112 seja de demora, é pegar na criança e correr para o hospital...
(a prima não é médica/pediatra)
aqui penso que os pais foram irresponsáveis sim
e é uma tristeza tudo isto
<p><strong>Ajude A Ajudar </strong><a href="http://ospeludosdamelinha.blogspot.com/ ... ot.com/</a> </p>
<p><strong>s&oacute; sei que nada sei </strong><a href="http://coisasparadizer.blogspot.com/">h ... om/</a></p>
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”