Todas as vidas têm valor, mas uma criança morrer é infinitamente angustiante...

Pequebrado Escreveu: E numa aflição, caso a previsão do 112 seja de demora, é pegar na criança e correr para o hospital...
ziggy Escreveu:A única coisa que se pode culpar aqui é a ignorância destas pessoas. E não acho que as possamos realmente culpar por isso. Se estes pais quando encontraram a criança, em vez de deixaram a prima que sabia primeiros socorros (???) a fazer sabe-se lá o quê, e depois terem telefonado para os bombeiros, tivessem levado a criança para casa e ligado para o 112, com os sintomas que a criança apresentava, tinha sido accionada imediatamente uma VMER, e o CODU tinha-se mantido na linha para lhes explicar o tipo de manobras que tinham de iniciar até a VMER chegar. Foram os bombeiros quando chegaram, chamados pela família, que telefonaram para o 112 para ser accionada uma VMER, que pelo que percebi, deve ter feito um "rendezvous" com a ambulância a caminho do hospital. Pelo que percebi por outros jornais, os tempos ainda são mais díspares, esta criança foi encontrada ainda consciente e a vomitar, e a família só pediu socorro, pelos canais errados, quando a situação se agravou ainda mais.
Agora, se os pais e a família não sabem os canais apropriados a usar numa situação de emergência, será a culpa realmente deles? Os bombeiros não têm uma triagem telefónica. As emergências são competência do 112.
Eu compreendo a sua ideia, mas parece-me que, ainda assim, é toda a estrutura de socorro de tem de estar preparada para o devido encaminhamento destas situações e não propriamente as pessoas que têm de saber qual o sitio certo para se ligar.ziggy Escreveu:Sim, parece-me exactamente um caso de ignorância. E se calhar o INEM precisa de fazer mais publicidade institucional para sensibilizar as pessoas, de preferência no intervalo da novela. E parece-me que se a chamada tivesse ido para o Centro de Orientação de Doentes Urgentes, onde existem profissionais habilitados a fazer triagem telefónica de emergências médicas, o resultado poderia ter sido diferente.
Pode ser o próprio pai, familiar ou vizinhoxPauloSantos Escreveu:Pequebrado Escreveu: E numa aflição, caso a previsão do 112 seja de demora, é pegar na criança e correr para o hospital...
Lamento mas isto é completamente errado.
Compreendo que em caso de urgência esta é uma ideia que passa pela cabeça de muita gente.
Experimentem conduzir com um familiar vosso em estado grave, especialmente se for o vosso filho, em direcção ao hospital e em marcha de urgência.
Muitas destas situações têm resultado em acidentes graves que por inerência, resultam numa demora ainda maior na assistência médica tão necessária, quando não acontece pior.... e infelizmente acontece bastantes vezes.