Português - Procura-se
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am
De resto emanuelsa, tem razão. A verdade é que se cada vez se escreve português pior, não apenas aqui pelo fórum, mas por todo o lado. Não é algo que me espante minimamente. Com tanta reforma da educação, tanto meter o inglês na primária, depois descontinuar, introduzir um programa de português, depois alterar, mais a loucura insane do acordo ortográfico...
A verdade é que os portugueses já não sabem como hão-de escrever o português. E cada vez têm menos motivos de orgulho em fazê-lo...
A verdade é que os portugueses já não sabem como hão-de escrever o português. E cada vez têm menos motivos de orgulho em fazê-lo...
-
- Membro
- Registado: segunda fev 06, 2012 9:29 am
Da minha parte não é confronto nenhum. Tanta coisa importante na vida e é no português que andam a malhar? Como é possivel avaliar alguém pela forma como escreve? Conheci pessoas incriveis que mal conheciam as letras. Só alguém muito preconceituoso pode avaliar um Ser Humano pela forma como escreve.emanuelsa Escreveu:De resto? Estão somente a provocar confronto, algo que infelizmente é extremamente tipico por estes lados.
Também é típico não se saber aceitar opiniões diferentes e entendê-las como provocação.emanuelsa Escreveu:Pequeno detalhe:
Desde o post inicial, duas pessoas responderam de forma a me educar naquilo que consideram errado, e a essas pessoas muito obrigado, e novamente, apresento as minhas desculpas.
De resto? Estão somente a provocar confronto, algo que infelizmente é extremamente tipico por estes lados.
E quando se pergunta a alguém se foi ao vet, é porque não se adivinha, não estou a ver o que tem de preconceituoso.
Esclarecendo melhor: neste caso, a maiúscula utiliza-se quando se refere ao povo em geral - "O Português é afável e simpático", por exemplo -, ou quando se fala na cadeira de ensino - "Tive boa nota a Português".marianamar Escreveu:Visto que se está a debater a utilização correcta da língua portuguesa... tenho mesmo de corrigiremanuelsa Escreveu:Visito o fórum já vai para um ano, e cada vez mais reparo que a qualidade do Português escrito vai de mal a pior.
Diz-se português e não Português.
A maiúscula só é utilizada para escrever Portugal.
Quanto ao emanuelsa: não se diz nem escreve "pré-conceito". O correcto é "preconceito".
Típico leva acento agudo na terceira sílaba: é uma palavra esdrúxula.
Quanto aos conceitos e à relação mau dono/escrever bem e sem erros: a generalização é de facto abusiva.
O que não falta é gente que escreve bem, sem erros de nota, e que trata pessimamente os seus animais, tal como não falta o contrário: gente quase iletrada, com fraca capacidade de expressão oral, e que trata o melhor que sabe e pode os animais que tem.
De resto, essa noção de que quanto mais inculto, mais bruto, denota apenas um conceito elitista da instrução que há muito foi, ou devia ter sido, abandonado.
E por último, pessoalmente, prefiro o conteúdo à forma. Mesmo que por vezes esta me faça retorcer toda...

<p>Olá, eu sou a... Floripes.
</p>
<p> </p>
<p><strong>É muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabeça erguida.</strong> - "By" Sasquatch, acrescento de vírgulas meu.</p>

<p> </p>
<p><strong>É muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabeça erguida.</strong> - "By" Sasquatch, acrescento de vírgulas meu.</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
Pinguicula, tratarmos bem a nossa língua é das coisas mais importantes que possa haver. E as coisas são como são: se não conhecemos mais nada de uma pessoa a não ser um texto que ela produz, é a partir dele que construímos uma impressão, que depois pode ser desfeita ou não. Não é preconceito, é assim mesmo.
Também sei de excelentes pessoas que mal sabiam escrever, mas não é disso que aqui se está a tratar. Hoje em dia toda a gente tem obrigação de escrever bem, exceptuando algumas gerações mais velhas que, infelizmente, não tiveram o mesmo acesso à instrução que há agora.
Também sei de excelentes pessoas que mal sabiam escrever, mas não é disso que aqui se está a tratar. Hoje em dia toda a gente tem obrigação de escrever bem, exceptuando algumas gerações mais velhas que, infelizmente, não tiveram o mesmo acesso à instrução que há agora.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
-
- Membro Júnior
- Registado: sábado set 04, 2010 1:08 pm
Tobias - Comum Europeu;
Rodolfo - Persa;
Mas de alguma forma estou a avaliar o ser humano, somente "o" forista aquando participa no fórum (e somente focando na participação)Pinguicula Escreveu:Da minha parte não é confronto nenhum. Tanta coisa importante na vida e é no português que andam a malhar? Como é possivel avaliar alguém pela forma como escreve? Conheci pessoas incriveis que mal conheciam as letras. Só alguém muito preconceituoso pode avaliar um Ser Humano pela forma como escreve.emanuelsa Escreveu:De resto? Estão somente a provocar confronto, algo que infelizmente é extremamente tipico por estes lados.
Longe de mim dizer que o anafalbetismo é crime, que quem o é não tem educação, muito pelo contrário, a minha critica basicamente se baseia no facto que o pouco contacto que se obtém da participação seja de quem for, aqui, deve ser exemplar, de forma a nutrir uma boa relação, de igual para igual, longe vão os tempos em que o analfabetismo era comum, quem aqui participa garantidamente teve direito a educação (pelo menos escolar), deviam honrar a mesma.
-
- Membro
Para mim, há coisas muito mais importantes, sem duvida nenhuma.Tassebem Escreveu:Pinguicula, tratarmos bem a nossa língua é das coisas mais importantes que possa haver.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am
Ora aí está o que importa!Floripes2 Escreveu:E por último, pessoalmente, prefiro o conteúdo à forma. Mesmo que por vezes esta me faça retorcer toda...
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Uma coisa são erros ortográficos, outra é o abuso de K e K em vez dos S e linguagem de SMS, eu quando leio um titulo ou tópico carregado desse abuso dou-lhe menos importância...num forum somos o que escrevemos
eu também dou erros, mas uma vez que num forum escrevo para os outros lerem, antes de postar vejo se o corrector ortográfico me alertou para possíveis erros e emendo 

A minha avó faleceu há cerca de 45 anos, não sabia ler nem escrever mas tinha uma estima enorme pela sua cadelinha (franjinhas)que até dormia com ela, não é por se saber escrever bem que se sabe educar bem um animalemanuelsa Escreveu:Olá,
Visito o fórum já vai para um ano, e cada vez mais reparo que a qualidade do Português escrito vai de mal a pior.
Se alguém cria um novo post com um titulo pessimamente mal formatado, e com uma descrição inicial sem pontuação, cheia de K's, deduzo que a partida, essa pessoa não devia sequer ter o direito de ter um animal, pois se descura na sua propria educação, o que não descurará na educação do seu animal.
OK, isto não é novidade para ninguém.
Mas gostaria de reforçar, que isto sendo um fórum, não existe contacto humano. Isso só por si reforça que a unica forma de se julgar a qualidade de intervenção, a seriedade do interveniente será primariamente julgada pela qualidade de educação que a pessoa aparenta na escrita.
Eu pelo menos assim o faço (mesmo que injustamente algumas vezes).
Obrigado

Pois a minha Mãe e o meu Pai, que nasceram em 1906 e tinham a 3ª. classe, escreviam muitissimo bem (há documentos que o provam) e também tratavam lindamente os seus animais.
Portanto, não há desculpa para que os meninos de agora não escrevam bem em Português, após 12 anos de escolaridade, dita obrigatória.
E que me desculpem, mas eu também me retorço toda, fico mesmo feita num oito, com os erros ortográficos. Um que me retorce particularmente é a confusão entre o "à" e o "há"; não consigo entender a dificuldade que as pessoas têm em fazer a destrinça entre o artigo e o verbo haver.
É uma prova de grande estoicismo resistir à tentação de corrigir as pessoas. Fico mesmo agoniada, cheia de engulhos, com um nó na garganta e outro no estômago, já para não falar dos outros orgãos que ficam embrulhados.
E antes que me venham corrigir, para mim, Mãe e Pai, escrevem-se sempre com maiúscula. Fui assim ensinada pela D. Ermelinda Leão, de tão (in)grata memória, que me encasquetou este - e outros - princípios pela cabeça abaixo, literalmente.
Portanto, não há desculpa para que os meninos de agora não escrevam bem em Português, após 12 anos de escolaridade, dita obrigatória.
E que me desculpem, mas eu também me retorço toda, fico mesmo feita num oito, com os erros ortográficos. Um que me retorce particularmente é a confusão entre o "à" e o "há"; não consigo entender a dificuldade que as pessoas têm em fazer a destrinça entre o artigo e o verbo haver.
É uma prova de grande estoicismo resistir à tentação de corrigir as pessoas. Fico mesmo agoniada, cheia de engulhos, com um nó na garganta e outro no estômago, já para não falar dos outros orgãos que ficam embrulhados.
E antes que me venham corrigir, para mim, Mãe e Pai, escrevem-se sempre com maiúscula. Fui assim ensinada pela D. Ermelinda Leão, de tão (in)grata memória, que me encasquetou este - e outros - princípios pela cabeça abaixo, literalmente.
Última edição por colette em quinta mar 01, 2012 5:22 pm, editado 1 vez no total.
<p>Au début, Dieu créa l'homme. Mais en le voyant si faible, il lui fit don du chien. (Toussenel)</p>
-
- Membro
Para o enjoo e engulhos (há) (à) (á) imensas coisas para tomar. Não seja por isso 

-
- Membro
Não seja por issocolette Escreveu:Imensamente grata pela sugestão, mas nunca tomo medicamentos. Sou contra.

http://www.seleccoes.pt/article/10459/
Nunca se deve acreditar nos artigos das Selecções.
Por outro lado, eu ainda não estou grávida e, nesta altura do campeonato, se vier a dar à luz alguma coisa, deve ser um peixe espada.
Por outro lado, eu ainda não estou grávida e, nesta altura do campeonato, se vier a dar à luz alguma coisa, deve ser um peixe espada.
<p>Au début, Dieu créa l'homme. Mais en le voyant si faible, il lui fit don du chien. (Toussenel)</p>