Torre dos Tombos

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
KavakoSilva
Membro Veterano
Registado: quinta fev 17, 2011 10:02 am

sexta jan 27, 2012 1:00 am

Tassebem Escreveu:
KavakoSilva Escreveu:Não estou a brincar. Por que diz isso? (Outro erro muito comum é "Porque diz isso?")
Não, neste caso não é erro, Kavako, digo eu. Mas é uma questão infindavelmente debatida. :roll:

O «por que» é separado em frases como: «A razão por que eu te disse para não confiares nele é porque já o conheço há muito tempo.» (Quando se pode substituir por «pelo qual» ou «pela qual».)

Em frases interrogativas, a forma correcta de escrever é tudo junto: «porque».
Tem razão, Tassebem. Obrigado.

Se a interrogação contivesse um substantivo é que era correcto escrever separado: "Por que motivo diz isso?"
teresa1978
Membro Veterano
Registado: quarta nov 25, 2009 3:34 pm

sexta jan 27, 2012 1:10 am

e nao estara o sub razao subentendido na frase por que diz isso?...
NicaJunior
Membro Veterano
Registado: terça jul 13, 2010 1:43 pm

sexta jan 27, 2012 1:16 am

Posso estar errada mas na frase " Vendem-se sapatos" ou " Vende-se sapato" ou ainda " Vende-se par de sapatos" o sujeito é quem vende, não os sapatos que são vendidos... :lol: :lol:
Primeiro, levaram os comunistas
e eu nada disse, porque não era comunista

Depois, levaram os sindicalistas
e eu nada disse, porque não era sindicalista

Depois, levaram os judeus
e eu nada disse, porque não era judeu

Depois, levaram-me a mim
e já não havia ninguém que me pudesse defender

Martin Niemöller
teresa1978
Membro Veterano
Registado: quarta nov 25, 2009 3:34 pm

sexta jan 27, 2012 1:18 am

:D :D :D
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

sexta jan 27, 2012 1:37 am

Por acaso, tenho uma vaga ideia de que nessa frase dos sapatos o sujeito não é os sapatos, mas sim quem vende... :P

É que nem sempre o sujeito está explícito, e é ele quem determina o verbo, ou seja, a acção. E, sendo assim, os sapatos são "apenas" o complemento directo da frase.

Mas a Tassebem tem razão, a esta forma é muito controvertida e é geralmente aceite que tão certo está o "vende-se" como o "vendem-se". E por mim, não sou nada contra os galicismos, anglicismos, italianismos, espanholismos e restantes "ismos", são eles todos aquisições desta língua ainda em formação que é a nossa.

E poderia ainda acrescentar mais algumas considerações e análises a este respeito, mas fico-me por aqui. :lol:
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta mar 01, 2012 8:49 pm

Ora vamos lá repescar este tópico, que não sei se muita gente vem ler, mas que estamos precisados dele, estamos... :wink:

Dois erros semelhantes, que vi ontem e hoje aqui na Arca, e que revelam uma certa tendência:

mexicanisse
esquisitisse

O correcto é:

mexicanice
esquisitice
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Pinguicula
Membro
Registado: segunda fev 06, 2012 9:29 am

quinta mar 01, 2012 8:58 pm

Já não posso inventar palavras? Não faltaria kakakakaka
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta mar 01, 2012 9:12 pm

Inventá-las, pode, mas se estiverem mal construídas, estão erradas. Se gosta de dar erros, é lá consigo. :?
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Floripes2
Membro Veterano

quinta mar 01, 2012 9:31 pm

O erro nessa terminação é mato por todo o lado... :?

E fazer gala em dar erros de ortografia é mesmo de fraco caco, desculpe lá, ó planta carnívora. :roll:
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
Pinguicula
Membro

quinta mar 01, 2012 9:35 pm

Não é uma questão de gostar, é mais não ligar.
Pinguicula
Membro

quinta mar 01, 2012 9:46 pm

Floripes2 Escreveu:E fazer gala em dar erros de ortografia é mesmo de fraco caco, desculpe lá, ó planta carnívora. :roll:
Não seja tão agressiva alminha Moura. Ninguém lhe fez mal.
Tassebem
Membro Veterano

sexta mar 02, 2012 6:44 pm

Até qe enfim, um extudo à céria!!!! :D :D

«O acordo ortográfico e o futuro da língua portuguesa

Tem-se falado muito do Acordo Ortográfico e da necessidade de a língua evoluir no sentido da simplificação, eliminando letras desnecessárias e acompanhando a forma como as pessoas realmente falam. Sempre combati o dito Acordo mas, pensando bem, até começo a pensar que este peca por defeito. Acho que toda a escrita deveria ser repensada, tornando-a mais moderna, mais simples, mais fácil de aprender pelos estrangeiros.

Comecemos pelas consoantes mudas: deviam ser todas eliminadas.
É um fato que não se pronunciam. Se não se pronunciam, porque ão-de escrever-se? O que estão lá a fazer? Aliás, o qe estão lá a fazer? Defendo qe todas as letras qe não se pronunciam devem ser, pura e simplesmente, eliminadas da escrita já qe não existem na oralidade.

Outra complicação decorre da leitura igual qe se faz de letras diferentes e das leituras diferentes qe pode ter a mesma letra.
Porqe é qe “assunção” se escreve com “ç” e “ascensão” se escreve com “s”?
Seria muito mais fácil para as nossas crianças atribuír um som único a cada letra até porqe, quando aprendem o alfabeto, lhes atribuem um único nome. Além disso, os teclados portugueses deixariam de ser diferentes se eliminássemos liminarmente o “ç”.
Por isso, proponho qe o próximo acordo ortográfico elimine o “ç” e o substitua por um simples “s” o qual passaria a ter um único som.

Como consequência, também os “ss” deixariam de ser nesesários já qe um “s” se pasará a ler sempre e apenas “s”.
Esta é uma enorme simplificasão com amplas consequências económicas, designadamente ao nível da redusão do número de carateres a uzar. Claro, “uzar”, é isso mesmo, se o “s” pasar a ter sempre o som de “s” o som “z” pasará a ser sempre reprezentado por um “z”.
Simples não é? se o som é “s”, escreve-se sempre com s. Se o som é “z” escreve-se sempre com “z”.

Quanto ao “c” (que se diz “cê” mas qe, na maior parte dos casos, tem valor de “q”) pode, com vantagem, ser substituído pelo “q”. Sou patriota e defendo a língua portugueza, não qonqordo qom a introdusão de letras estrangeiras. Nada de “k”.

Não pensem qe me esqesi do som “ch”.
O som “ch” pasa a ser reprezentado pela letra “x”. Alguém dix “csix” para dezinar o “x”? Ninguém, pois não? O “x” xama-se “xis”. Poix é iso mexmo qe fiqa.

Qomo podem ver, já eliminámox o “c”, o “h”, o “p” e o “u” inúteix, a tripla leitura da letra “s” e também a tripla leitura da letra “x”.

Reparem qomo, gradualmente, a exqrita se torna menox eqívoca, maix fluida, maix qursiva, maix expontânea, maix simplex. Não, não leiam “simpléqs”, leiam simplex. O som “qs” pasa a ser exqrito “qs” u qe é muito maix qonforme à leitura natural.

No entanto, ax mudansax na ortografia podem ainda ir maix longe, melhorar qonsideravelmente.

Vejamox o qaso do som “j”. Umax vezex excrevemox exte som qom “j” outrax vezex qom “g”. Para qê qomplicar?!?
Se uzarmox sempre o “j” para o som “j” não presizamox do “u” a segir à letra “g” poix exta terá, sempre, o som “g” e nunqa o som “j”. Serto? Maix uma letra muda qe eliminamox.

É impresionante a quantidade de ambivalênsiax e de letras inuteix qe a língua portugesa tem! Uma língua qe tem pretensõex a ser a qinta língua maix falada do planeta, qomo pode impôr-se qom tantax qompliqasõex? Qomo pode expalhar-se pelo mundo, qomo póde tornar-se realmente impurtante se não aqompanha a evolusão natural da oralidade?

Outro problema é o dox asentox. Ox asentox só qompliqam!
Se qada vogal tiver sempre o mexmo som, ox asentox tornam-se dexnesesáriox.

A qextão a qoloqar é: á alternativa? Se não ouver alternativa, pasiênsia.

É o qazo da letra “a”. Umax vezex lê-se “á”, aberto, outrax vezex lê-se “â”, fexado. Nada a fazer.

Max, em outrox qazos, á alternativax.
Vejamox o “o”: umax vezex lê-se “ó”, outrax vezex lê-se “u” e outrax, ainda, lê-se “ô”. Seria tão maix fásil se aqabásemox qom isso! Para qe é qe temux o “u”? Para u uzar, não? Se u som “u” pasar a ser sempre reprezentado pela letra “u” fiqa tudo tão maix fásil! Pur seu lado, u “o” pasa a suar sempre “ó”, tornandu até dexnesesáriu u asentu.

Já nu qazu da letra “e”, também pudemux fazer alguma qoiza: quandu soa “é”, abertu, pudemux usar u “e”. U mexmu para u som “ê”. Max quandu u “e” se lê “i”, deverá ser subxtituídu pelu “i”. I naqelex qazux em qe u “e” se lê “â” deve ser subxtituidu pelu “a”.
Sempre. Simplex i sem qompliqasõex.

Pudemux ainda melhurar maix alguma qoiza: eliminamux u “til” subxtituindu, nus ditongux, “ão” pur “aum”, “ães” – ou melhor “ãix” - pur “ainx” i “õix” pur “oinx”.
Ixtu até satixfax aqeles xatux purixtax da língua qe goxtaum tantu de arqaíxmux.

Pensu qe ainda puderiamux prupor maix algumax melhuriax max parese-me qe exte breve ezersísiu já e sufisiente para todux perseberem qomu a simplifiqasaum i a aprosimasaum da ortografia à oralidade so pode trazer vantajainx qompetitivax para a língua purtugeza i para a sua aixpansaum nu mundu.

Será qe algum dia xegaremux a exta perfaisaum?»

(da autoria do blogue "A Biblioteca de Jacinto")
Pinguicula
Membro

sexta mar 02, 2012 7:07 pm

Perfaitu, gustai.
Floripes2
Membro Veterano

sexta mar 02, 2012 7:33 pm

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Parece o purtugues k em tempux eskrevia u Poldu.
<p>&nbsp;</p>
Netherwing
Membro Veterano
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

sexta mar 02, 2012 7:34 pm

para memória futura:

o Vasco Graça Moura é o maior!

all said.
An&nbsp;ye harm none, do what ye will
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”