Há falta de sangue em muitos hospitais portugueses porque a quebra nas dádivas atinge os 15 por cento, o que tem obrigado muitos estabelecimentos a alterar tratamentos, revela o Expresso na sua manchete de hoje. Segundo o semanário, são sobretudo os hospitais na área de Lisboa a sentir estas dificuldades.
Entrevistada pelo Expresso, Maria João Pais, presidente do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, confirma que este ano tem havido mais dificuldades na recolha de sangue, uma situação que se agravou nas duas últimas semanas e obrigou a reajustes nos tratamentos: "Por exemplo, em vez de se fazer uma transfusão para tratar uma anemia grave faz-se tratamento com ferro; funciona na mesma e poupa unidades de sangue".
O Hospital da Santa Maria tem tido problemas semelhantes. "Estamos aflitos, mas o pior já passou", disse ao Expresso àlvaro Beleza, do Centro Hospitalar Lisboa Norte. "Não tivemos de adiar nada, mas confessi que passei dias a dormir mal". Para fazer face a estas diiculdades, o hospital criou a sua própria reserva de sangue.
A falta de sangue nos hospitais portugueses começou no início do ano, depois de publicado o decreto-lei n.º 113/2011, de 29 de novembro, que prevê isenções nas taxas dos dadores apenas "nas prestações em cuidados de saúde primários". As associações de dadores manifestaram-se de imediato contra esta medida e alertaram para as suas consequências.
No início de Janeiro, José Passos, presidente da Associação de Dadores de Sangue do Distrito de Viana do Castelo, disse à Lusa que já se começavam a "sentir baixas nas colheitas de sangue". Na altura, o dirigente associativo previu que, em "quatro cinco meses", a situação deveria piorar e o país poderia voltar "a 1976/77 quando era necessário comprar sangue".
Em Fevereiro, novas notícias deram conta da diminuição de stocks de sangue nos hospitais portugueses e do consequente adiamento de cirurgias, que chegou a acontecer no Hospital de São João no Porto.
Apesar dos apelos do Ministério da Saúde e do Instituto Português do Sangue, algumas associações de dadores não estavam a corresponder aos apelos, boicotando algumas ações de recolha.
http://www.rtp.pt/noticias/index.php?ar ... &visual=49
DÊEM SANGUE!
(reafirmo, DAR não é trocar, nem é vender)
http://www.wix.com/lissetesilva/leucemi ... estemunhos