Hábitos de Leitura

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quarta out 03, 2012 9:35 am

Tassebem Escreveu:Ler a Bíblia não tem de ser por opção religiosa. Eu acho que é quase obrigatório (disse o "quase" só porque não gosto de ser muito peremptória) do ponto de vista da cultura geral. É um livro fundador da nossa cultura; como tal, é importante conhecê-lo.

Se tivesse tempo, acho que a releria agora com muito mais capacidade de entendimento e interpretação, e gosto, do que quando fui obrigada. Acho que é o que se passa com os clássicos... e, ocorreu-me a comparação assim de repente, com alguns pratos.

Também já li algumas passagens do Corão e pareceram-me muito bonitas. E também gostaria de ler textos fundadores de outras religiões.
Não vou tão longe. O tipo de leitura que a Tassebem defende é uma necessidade cultural, sim, mas não uma obrigação. Por ser assim encarada pela generalidade é que surgem reacções como a da nandaalmeida e da Suesca, e por serem encarados como obrigações indiscutíveis da fé é que surgem os fundamentalismos: lidos por imposição religiosa e sem antes se ter adquirido gosto pela leitura em si mesma, o seu conteúdo é assumido como um mero conjunto de dogmas religiosos a seguir escrupulosamente e sem espírito crítico. Ora, os textos fundamentais das religiões são muito mais do que isso...

E a (des)propósito: não é "Corão", mas sim "Alcorão". :wink:
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Floripes3
Membro Veterano

quarta out 03, 2012 9:38 am

nicosa Escreveu:Concordo com o que já foi dito sobre a Biblia. Acho é que não é , de todo, necessário lê-la de fio a pavio, de uma vez só.
Eu, por exemplo, li com muito mais gosto e, por isso, muito mais rápido o Antigo Testamento.
Outra coisa que torna mais fácil a leitura da Biblia é o desprendimento com que se lê. Se tivermos sempre em mente que aquilo que estamos a ler é tão simplesmente a narrativa de factos, sonhos, sentimentos e alucinações dos que a escreveram. Por isso está sujeita na narração dos factos à interpretação que cada um dá desses mesmos factos. Basta lembrarmo-nos que só para relatar a vida de Jesus há 4 livros, escritos por 4 apóstolos que o acompanharam de perto e mesmo assim há detalhes e pormenores que não dizem uns com os outros.
Mas o meu preferido dos livros que constituem a Biblia , aquele que eu gosto mesmo, mesmo, é o Livro do Génesis.
X2.

E o Apocalipse? Adoro aquele estendal de fins, naquela linguagem gongórica e aquelas visões desmesuradas do destino humano... :D

E também gosto muito do Cântico dos Cânticos, a que a Igreja tentou retirar toda a carga erótica, felizmente com um sucesso muito relativo.
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
Rozza
Membro
Registado: quarta ago 22, 2012 11:03 am
Nikita
Yoshi

quarta out 03, 2012 9:49 am

Também já passei pela Bíblia, mas fiquei-me pelo Antigo Testamento. O Novo não me cativou lá muito. Acho interessante para cultura geral, e às vezes consegue-se ter umas boas discussões "existenciais" com base na bíblia.
Também li algumas passagens do Corão e acho que em muitos aspectos é parecido com a Bíblia. Acho que o fanatismo religioso é que estraga tudo nestas obras (Bíblia, Corão, etc).

Floripes3, ambas as palavras são aceites. Inclusive o "Al" é o similar ao nosso "o" em árabe. Mas aceita-se o termo "o alcorão" porque várias palavras de origem árabe também mantêm o "o" e o "al". Por exemplo " O almofariz"!
<p class="fr0">O homem implora a miseric&oacute;rdia de Deus mas n&atilde;o tem piedade dos animais, para os quais ele &eacute; um deus. Os animais que sacrificais j&aacute; vos deram o doce tributo de seu leite, a maciez de sua l&atilde; e depositaram confian&ccedil;a nas m&atilde;os criminosas que os degolam. Ningu&eacute;m purifica seu esp&iacute;rito com sangue. Na inocente cabe&ccedil;a do animal n&atilde;o &eacute; poss&iacute;vel colocar o peso de um fio de cabelo das maldades e erros pelos quais cada um ter&aacute; de responder. <strong>Buda</strong></p>
Floripes3
Membro Veterano

quarta out 03, 2012 9:59 am

Rozza Escreveu:...

Floripes3, ambas as palavras são aceites. Inclusive o "Al" é o similar ao nosso "o" em árabe. Mas aceita-se o termo "o alcorão" porque várias palavras de origem árabe também mantêm o "o" e o "al". Por exemplo " O almofariz"!
Sei muito bem esses pormenores, mas escrever e dizer "Corão" por causa do "Al", para não repetir o artigo, é apenas um preciosismo idiota que surgiu não sei de que cabeça iluminada e ignorante em questões linguísticas e que teve um sucesso inesperado mercê da mesma ignorância.

A palavra, o "nome" gramático, é árabe, língua de que temos farta aquisição na nossa. Por esse princípio da não repetição dos artigos, teríamos de reformar todo o vocabulário. E lá perderiam o "al" o alguidar, as almôndegas, as almofadas e até o azeite e a azeitona passariam a ser apenas "zeite" e "zeitona"... :lol:

Há regras antigas para a formação das palavras na nossa língua, e não é por serem antigas que devem ser postas de lado pelo capricho de uma modernização ignorante.
Chiii
Membro Veterano
Registado: quarta set 07, 2011 4:37 pm

quarta out 03, 2012 10:45 am

marianamar, referiu o Triunfo dos Porcos: uma sátira deliciosa!

Também do visionário George Orwell, temos o 1984. Não li mais nenhum deste Senhor.

E falando em visionários, os clássicos de Júlio Verne, gostaram? Existiram Homens duma inteligência e imaginação impressionantes.

Ah, já acabei de ler o primeiro livro das Crónicas de Bridei, de Juliet Marillier e gostei imenso. Tem uma pitadinha do romance impossível, que supera todas as barreiras para triunfar, o que achei um toque especial. Quem aprecia o tema fantástico, recomendo. ;)
<p>JackRussel Terrier DESAPARECIDO no dia 18 de Junho de 2012 na Guia (Albufeira), visto dia 19 em Alcantarilha, continua desaparecido.</p>
<p>An&uacute;ncio no Encontra-me, com FOTO: http://www.encontra-me.org/anuncio/21955</p>
<p>Por favor, contactar-me caso descubram o seu paradeiro!</p>
Woodchester
Membro Veterano
Registado: domingo mar 11, 2007 12:28 am

quarta out 03, 2012 11:30 am

Se gosta das Crónicas de Bridei tem também que experimentar Sevenwaters. São livros deliciosos.
Eu leio tudo o que a minha filha lê, é uma forma de existir sempre assunto de conversa e algo em comum. Lá em casa sempre fizémos questão de ler à piolha desde o momento em que ela nasceu. Ela acalmava sempre até parecia que percebia (claro que era por o tom de voz que ser calmo :wink: ) Acho que foi isso que fez com que ela "devore" livros até hoje (já tem 20 anos).

Aditei porque estou parva e já não sei escrever :roll:
Última edição por Woodchester em quarta out 03, 2012 12:25 pm, editado 1 vez no total.
"N&atilde;o me interessa nenhuma religi&atilde;o cujos princ&iacute;pios n&atilde;o melhoram nem tomam em considera&ccedil;&atilde;o as condi&ccedil;&otilde;es dos animais." - Abraham Lincoln
nandaalmeida
Membro Veterano
Registado: segunda jun 11, 2012 10:17 am

quarta out 03, 2012 11:41 am

Woodchester Escreveu:Se gosta das Arónicas de Bridei tem também que experimentar Sevenwaters. São livros deliciosos.
Eu leio tudo o que a minha filha lê, é uma forma de existir sempre assunto de conversa e algo em comum. Lá em casa sempre fizémos questão de ler à piolha desde o momento em que ela nasceu. Ela acalmava sempre até parecia que percebia (claro que era por o tom de voz que ser calmo :wink: ) Acho que foi isso que fez com que ela "devore" livros até hoje (já tem 20 anos).
:lol: :lol: :lol:
Os meus tbm liam para mim sem dúvida nenhuma que foram eles que me passaram o gosto pela leitura :wink:
Sou responsável pelo que escrevo.
Não pelo que entende.
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

quarta out 03, 2012 12:12 pm

De Jules Verne li Da Terra à Lua, Viagem ao Centro da Terra (o meu favorito) e Cinco Semanas em Balão. Não cheguei a ler o clássico Vinte Mil Léguas Submarinas, mas não quer dizer que não o faça entretanto.

Mantendo a temática maritima... alguém aqui leu O Velho e o Mar? Não é o meu favorito de Hemingway mas é um livrinho precioso. O russo Alexander Petrov fez um filme baseado no livro, usando a técnica de animação que o tornou famoso, óleo sobre vidro. Ficou lindo. Está na integra no youtube.
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

quarta out 03, 2012 2:48 pm

do que me foi lembrar........ :lol: já lá vão tantos anos..... :roll:
Hemingway, Steinbeck, Twain,Faulkner, Caldwel .... 8)
Woodchester
Membro Veterano
Registado: domingo mar 11, 2007 12:28 am

quarta out 03, 2012 3:39 pm

Mark Twain :D deu-me uma vontade enorme de reler

E quem leu o Anne of the green gables da Lucy Maud Montgomery? Acho que em português é Ana do portão verde. Eu li na versão original. Ainda hoje me irrita ler as nossas traduções que são na sua maioria péssimas.

Lembrei-me agora de James Clavell, adorei o Tai Pan.
"N&atilde;o me interessa nenhuma religi&atilde;o cujos princ&iacute;pios n&atilde;o melhoram nem tomam em considera&ccedil;&atilde;o as condi&ccedil;&otilde;es dos animais." - Abraham Lincoln
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

quarta out 03, 2012 3:49 pm

e a Enid Blyton ???
colette
Membro Veterano
Registado: quarta set 04, 2002 1:49 pm

quarta out 03, 2012 3:54 pm

Pobre senhora. Faleceu vai para 44 anos.
Mas escrevia uns livros giros para crianças. Eu gostava muito do Tim.
Desde aí, decidi que, quando crescesse, teria um cão.
<p>Au d&eacute;but, Dieu cr&eacute;a l'homme. Mais en le voyant si faible, il lui fit don du chien. (Toussenel)</p>
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

quarta out 03, 2012 4:41 pm

E a Condessa de Ségur ?
O meu primeiro nome é Sofia. Claro que mal aprendi a ler fui de imediato presenteada com a fabulosa trilogia que começava , se não estou em erro, com Os Desastres de Sofia, continuava com as Meninas Exemplares e concluía com As Férias.
Cruzes! Eram tão perfeitinhas e tão sensatas aquelas meninas que até enjoava! :lol: :lol: :lol:
Sofia
nandaalmeida
Membro Veterano
Registado: segunda jun 11, 2012 10:17 am

quarta out 03, 2012 4:47 pm

nicosa Escreveu:E a Condessa de Ségur ?
O meu primeiro nome é Sofia. Claro que mal aprendi a ler fui de imediato presenteada com a fabulosa trilogia que começava , se não estou em erro, com Os Desastres de Sofia, continuava com as Meninas Exemplares e concluía com As Férias.
Cruzes! Eram tão perfeitinhas e tão sensatas aquelas meninas que até enjoava! :lol: :lol: :lol:
Hehehehehehe,era para lhe encaminhar :lol: :lol: :lol:
Sou responsável pelo que escrevo.
Não pelo que entende.
fsilva185
Membro
Registado: sexta jul 27, 2007 3:52 pm

quarta out 03, 2012 4:56 pm

leio tudo o que me vem as maos.
poucos livros me venceram , mas insuportavel mesmo e o d. quixote do cervantes. insuportavel o conde de monte cristo do dumas (quando o filme e espectacular)

li os 120 dias de sodoma e vomitei mesmo.

marion zimmer bradley e juliete marrilier sao brilhantes
tenho todos os livros delas.

lembrei-me de outro que nao consegui terminar, mas vou tentar novamente
o inferno de dante.

a cronica de uma morte anunciada é brutal, amei.

ahhhhh - o kafka - adorei a metamorfose
nao fui capz de terminar o processo e o castelo.
valha-me deus .................
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”