Contra a alteração das provas finais de ensino secundário
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm
Por um lado, acho que essa disciplina ainda fazia falta a alguns, mas não só às mulheres aos homens também.
Pois eu sou a favor de que ambos possam ter uma carreira, uma profissão exterior às tarefas domésticas, e a favor de que as tarefas domésticas devem ser partilhadas entre ambos.
Já agora, vocês que fizeram os exames de antigamente, podem-me dizer quando é que a lei mudou e passou a ser de exames apenas da matéria de 12ºano?
Estou à procura de exames antigos e não encontro nada. O mais antigo que encontrei era de 1997 e apenas tinha matéria de 12ºano.
Pois eu sou a favor de que ambos possam ter uma carreira, uma profissão exterior às tarefas domésticas, e a favor de que as tarefas domésticas devem ser partilhadas entre ambos.
Já agora, vocês que fizeram os exames de antigamente, podem-me dizer quando é que a lei mudou e passou a ser de exames apenas da matéria de 12ºano?
Estou à procura de exames antigos e não encontro nada. O mais antigo que encontrei era de 1997 e apenas tinha matéria de 12ºano.
Eu fiz exame na 4a classe. No 2o ano, no 12o ano, fiz a pga e provas de acesso ao ensino superior com matéria do 10o ao 12o ano. A minha média de entrada foi calculada com os valores do 10 ao 12 + exame 12o + pga + provas de acesso. Foi um ano de muito estudo. Quando entrei para a faculdade percebi que até ali tinha andado a brincar e agora ía doer.
<p>"Se a tourada é cultura, canibalismo é gastronomia"</p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)
Os alunos e os porfessores não se prepararam para esta medida. A preparação paras as disciplinas que são sujeitas a avaliação por exame é cmpletamente diferente da preparação para as disciplinas que não são sujeitas a exames. O modo de dar aulas, os testes, os recursos oferecidos.
Eu sinceramente acho que todas as dsciplinas deviam ser avaliadas num exame nacional quanto mais não fosse para acabar com a vergonhs que é algumas escolas secundárias cujos pofessores das disciplinas que não são sujeitas a avaliação por exame oferecem notas, fazem testes que podiam ser resolvidos por um aluno do 7º ano, eu fiz toda uma disciplina avaliada desa forma.
Mas acho mal que alunos que não foram preparados pelos professorese que não se prepararam durante dois anos, sejam agora surpreendidos com esta medida de última hora. É uma medida que faz todo o sentido mas deveria ser aplicada a quem começa agora o10º ano, para que também os professores possam fazer uma abordage mdiferente da disciplina.
Eu jáestou no segundo ano da faculdade mas entendo o que a ReginaVieira quis dizer.
Eu sinceramente acho que todas as dsciplinas deviam ser avaliadas num exame nacional quanto mais não fosse para acabar com a vergonhs que é algumas escolas secundárias cujos pofessores das disciplinas que não são sujeitas a avaliação por exame oferecem notas, fazem testes que podiam ser resolvidos por um aluno do 7º ano, eu fiz toda uma disciplina avaliada desa forma.
Mas acho mal que alunos que não foram preparados pelos professorese que não se prepararam durante dois anos, sejam agora surpreendidos com esta medida de última hora. É uma medida que faz todo o sentido mas deveria ser aplicada a quem começa agora o10º ano, para que também os professores possam fazer uma abordage mdiferente da disciplina.
Eu jáestou no segundo ano da faculdade mas entendo o que a ReginaVieira quis dizer.
-
- Membro Veterano
Exatamente joana_boris, ainda bem que me entendeu.
Noto várias diferenças de exigência dentro das várias disciplinas, não está sempre relacionado com as que têm exames mas vai acontecendo.
Por exemplo comparando os ex-exames de história com os testes do meu professor, nota-se bem a diferença, os exames são de longe mais fáceis.
Pelo menos dentro dos exames que já fiz, do 9º ano a português e matemática e do ano passado(11º) francês e geografia notei que os testes eram bem mais difíceis, e muitas vezes de formato diferente, pelo menos os do 9º eram muito diferentes dos testes, o que por um lado é mau, pois mesmo sendo o exame mais fácil a forma de o resolver é diferente(estou aqui a fazer uma enorme confusão, mas acho que me estão a entender).
Tenho receio do formato dos novos exames, espero que sejam como eram antigamente os vossos assim pergunto-vos como eram
Saí do 9ºano extremamente mal preparada, para mim o secundário foi um choque a nível de exigência, mas lá me habituei, mas sei que vou preparada para a exigência da universidade. Mas que há escolas e respetivos professores que deixam os alunos muito mal preparados há e muitas, no vosso tempo, haviam menos escolas e menos professores, mas se calhar com melhor qualidade dos de hoje.
Noto várias diferenças de exigência dentro das várias disciplinas, não está sempre relacionado com as que têm exames mas vai acontecendo.
Por exemplo comparando os ex-exames de história com os testes do meu professor, nota-se bem a diferença, os exames são de longe mais fáceis.
Pelo menos dentro dos exames que já fiz, do 9º ano a português e matemática e do ano passado(11º) francês e geografia notei que os testes eram bem mais difíceis, e muitas vezes de formato diferente, pelo menos os do 9º eram muito diferentes dos testes, o que por um lado é mau, pois mesmo sendo o exame mais fácil a forma de o resolver é diferente(estou aqui a fazer uma enorme confusão, mas acho que me estão a entender).
Tenho receio do formato dos novos exames, espero que sejam como eram antigamente os vossos assim pergunto-vos como eram

Saí do 9ºano extremamente mal preparada, para mim o secundário foi um choque a nível de exigência, mas lá me habituei, mas sei que vou preparada para a exigência da universidade. Mas que há escolas e respetivos professores que deixam os alunos muito mal preparados há e muitas, no vosso tempo, haviam menos escolas e menos professores, mas se calhar com melhor qualidade dos de hoje.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta fev 08, 2012 8:09 pm
joana_borisjoana_boris Escreveu:Os alunos e os porfessores não se prepararam para esta medida. A preparação paras as disciplinas que são sujeitas a avaliação por exame é cmpletamente diferente da preparação para as disciplinas que não são sujeitas a exames. O modo de dar aulas, os testes, os recursos oferecidos.
Eu até compreendo que os alunos não foram preparados para esta medida, mas...
Estamos a falar de matéria do ano passado e de há dois anos, não vejo qual a dificuldade em se prepararem agora.
Já o meu puto ontem me veio com esta conversa e não o consigo perceber e já lhe perguntei se a cada novo ano, ele esvazia a cabeça daquilo que aprendeu no ano anterior.
Não querendo desvalorizar a "profissão" de estudante, a verdade é que têm muito tempo livre para estudar... estudem, tão simples quanto isso.
Estou é cansado de ver a miséria a que isto chegou, quando me deparo com pessoas acabadinhas de sair do secundário e pior, da universidade, que não conseguem manter um discurso sóbrio e coerente.
Pessoas que não conseguem desenvolver uma ideia, que mal sabem escrever.
Se existem medidas com as quais concordo, este passou para o topo.
<strong>Paulo Santos</strong>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda ago 13, 2012 6:13 am
A norma é totalmente justa e postiva..no entanto deveria ser aplicada só a partir do proximo ano.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)
A dificuldade prende-se principlamente com a triste realidade da maioria das escolas portuguesas que é a seguinte: os professores só são verdadeiramente exigentes quando sabem que os alunos vão ser avaliados através de um exame nacional. Não digo que seja assim em todas as escolas ou disicplinas, mas penso que será na maioria.PauloSantos1 Escreveu:joana_borisjoana_boris Escreveu:Os alunos e os porfessores não se prepararam para esta medida. A preparação paras as disciplinas que são sujeitas a avaliação por exame é cmpletamente diferente da preparação para as disciplinas que não são sujeitas a exames. O modo de dar aulas, os testes, os recursos oferecidos.
Eu até compreendo que os alunos não foram preparados para esta medida, mas...
Estamos a falar de matéria do ano passado e de há dois anos, não vejo qual a dificuldade em se prepararem agora.
Já o meu puto ontem me veio com esta conversa e não o consigo perceber e já lhe perguntei se a cada novo ano, ele esvazia a cabeça daquilo que aprendeu no ano anterior.
Não querendo desvalorizar a "profissão" de estudante, a verdade é que têm muito tempo livre para estudar... estudem, tão simples quanto isso.
Estou é cansado de ver a miséria a que isto chegou, quando me deparo com pessoas acabadinhas de sair do secundário e pior, da universidade, que não conseguem manter um discurso sóbrio e coerente.
Pessoas que não conseguem desenvolver uma ideia, que mal sabem escrever.
Se existem medidas com as quais concordo, este passou para o topo.
Os resultados querem-se bons e, como tal, não convém que os testes sejam muito difíceis. Se a disciplina for avaliada num exame final, já convém ser exigente, fazer testes o "tipo exame", o programa é todo devidamente explicado e rexplicado, fazem-se exercícios semalhantes aos que se fazem nos exames, há testes intermédios feitos pelo GAVE.
Ninguém garante sequer que os alunos tenham terminado o programa das respectivas disciplinas no 10º e no 11º, sem exames nacionais, não há nenhum método pra avergiuar.
Também apanhei o 1º ano da PGA.Argay Escreveu:Eu fiz exame na 4a classe. No 2o ano, no 12o ano, fiz a pga e provas de acesso ao ensino superior com matéria do 10o ao 12o ano. A minha média de entrada foi calculada com os valores do 10 ao 12 + exame 12o + pga + provas de acesso. Foi um ano de muito estudo. Quando entrei para a faculdade percebi que até ali tinha andado a brincar e agora ía doer.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
Penso que o erro aqui está no facto da medida ser lançada e posta em vigor para quem se encontra no 12º, que pode ter a certas disciplinas uma falta de preparação necessária dos dois anos anteriores. De resto não é nada do outro mundo, a matemática é avaliada não desde o 10º mas desde o 1º ano porque é uma disciplina em que tudo se avalia praticamente sempre de uma forma ou de outra portanto não é por aí, português pronto é ver mais umas obras... Agora aplicar assim esta medida não, há professores que dão o 10º e 11º com uma leviandade que não prepara ninguém para um exame desses anos.
<p> "<strong>Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga</strong>." ( Albert Einstein ) </p>
Entendo a posição/opnião da ReginaVieira...tal como a user,acho que deveria ser aplicado a quem entrou no 10º,não que faça algum mal a quem esta no 11º ano,pois estudar um ano não custa nada...acho ínjusto aos alunos do 12º ano que foram apanhados de surpresa.
Aproveitem o tempo na escola pois eu sempre adorei estudar e infelizmente vi-me em situações nas quais tive que ficar pelo 12º (terminados com muito esforço pois trabalhava a tempo inteiro e estudava)...os anos foram passando e quando quis voltar a estudar PUMBA,tomá mais umas peripecias da vida para tombares...
Portanto meninos,toca a estudar pois como disseram alguns users o que nao falta por esse Portugal fora é licenciados "analfabrutos"!!!
Boa sorte Regina!!
Aproveitem o tempo na escola pois eu sempre adorei estudar e infelizmente vi-me em situações nas quais tive que ficar pelo 12º (terminados com muito esforço pois trabalhava a tempo inteiro e estudava)...os anos foram passando e quando quis voltar a estudar PUMBA,tomá mais umas peripecias da vida para tombares...
Portanto meninos,toca a estudar pois como disseram alguns users o que nao falta por esse Portugal fora é licenciados "analfabrutos"!!!
Boa sorte Regina!!

Se calhar escusa de andar mais para trás, eu concluí o secundário em 95 e não havia exames finais, só as provas de acesso ao ensino superior.ReginaVieira Escreveu:Por um lado, acho que essa disciplina ainda fazia falta a alguns, mas não só às mulheres aos homens também.
-
- Membro Veterano
Agradeço a todos as opiniões e pontos de vista, e ainda bem que houve quem chegou ao meu ponto de vista
A nível de português, será sim só estudar mais uma obras, as de 11ºano que nem sequer, na minha opinião, foram difíceis, as de 12º parecem-me mais aborrecidas e difíceis(isto pelo que andei a folhear pois ainda mal demos matéria). Estou-me a habituar bem ao novo acordo ortográfico, à nova gramática é que nem por isso, e até acho que ensinar gramática como se ensina é de todo errado, de que vale decorar se depois ninguém percebe nem sabem aplicar nos textos que escrevem?
Não sei como era na vossa altura, mas se me quiserem dizer agradeço.
No caso do exame de matemática, não sei bem, porque já não tenho desde o 9ºano, mas julgo que há sempre coisas que se repetem e outras que complementam as novas, por isso pode ou não fazer grande diferença o exame dos 3 anos.
História, é que é na minha opinião mais complicado... São 2500anos de história, são civilizações(Grécia e Roma), Portugal, Europa e Mundo. Claro que temos de ter sempre presentes determinadas coisas, para percebermos outras, mas mesmo assim, para quem não está habituado a tal exigência, (que são muitos) adeus...
No caso de Desenho, não faço a menor ideia de como se haverá grande diferença ou não.
Isso do PGA, o meu professor de história falou-me, mas sinceramente já me esqueci do que era

A nível de português, será sim só estudar mais uma obras, as de 11ºano que nem sequer, na minha opinião, foram difíceis, as de 12º parecem-me mais aborrecidas e difíceis(isto pelo que andei a folhear pois ainda mal demos matéria). Estou-me a habituar bem ao novo acordo ortográfico, à nova gramática é que nem por isso, e até acho que ensinar gramática como se ensina é de todo errado, de que vale decorar se depois ninguém percebe nem sabem aplicar nos textos que escrevem?
Não sei como era na vossa altura, mas se me quiserem dizer agradeço.
No caso do exame de matemática, não sei bem, porque já não tenho desde o 9ºano, mas julgo que há sempre coisas que se repetem e outras que complementam as novas, por isso pode ou não fazer grande diferença o exame dos 3 anos.
História, é que é na minha opinião mais complicado... São 2500anos de história, são civilizações(Grécia e Roma), Portugal, Europa e Mundo. Claro que temos de ter sempre presentes determinadas coisas, para percebermos outras, mas mesmo assim, para quem não está habituado a tal exigência, (que são muitos) adeus...
No caso de Desenho, não faço a menor ideia de como se haverá grande diferença ou não.
Isso do PGA, o meu professor de história falou-me, mas sinceramente já me esqueci do que era

A PGA foi uma invenção que durou dois anos que consistia num teste de Português, escrita e compreensão. Tinhamos um texto para ler, questões de interpretação para responder e um tema para desenvolver. Tive 97% na prova que fiz, coisa fácil para quem gosta de ler e escreve bem.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
-
- Membro Veterano
Ora, não parece nada mau. Porque acabou?dinodane Escreveu:A PGA foi uma invenção que durou dois anos que consistia num teste de Português, escrita e compreensão. Tinhamos um texto para ler, questões de interpretação para responder e um tema para desenvolver. Tive 97% na prova que fiz, coisa fácil para quem gosta de ler e escreve bem.
Tanto o factor escrita, como o factor interpretação são muito importantes seja para o que for.