O futuro da "Geração à Rasca"

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
nandaalmeida
Membro Veterano
Registado: segunda jun 11, 2012 10:17 am

sexta out 19, 2012 1:42 pm

Lamento mas a carta do rapaz não me comoveu.
De coitado ele não tem nada.
As pessoas realmente pensam em ir para fora...Mas e o dinheiro para isso?!
Aqueles que estão agora a acabar os estudos,coitados, sabem que não arranjam emprego na área que querem...
Sou responsável pelo que escrevo.
Não pelo que entende.
lsgl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

sexta out 19, 2012 1:46 pm

ReginaVieira Escreveu:
Porque não tenho possibilidades económicas para tal, e sempre poderia trabalhar e estudar como tantos fizeram e fazem, mas provavelmente não teria emprego, por isso disse o que disse.
Gostava de fazer tudo (licenciatura, mestrado, douturamento) também por gosto próprio.
Está muito equivocada.
Ninguém paga um doutoramento, são financiados ou pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT/MEC) ou por projectos de investigação do centro de investigação a que se ficar associado.
Não conheço nem um único caso de um aluno de doutoramento que tenha tido de pagar propinas. Contudo o financiamento anda mais dificil por causa da crise mas os bons alunos com bons curriculos e associados a bons orientadores vão safando bem. Dependendo da área, pode ser mais ou menos dificil o financiamento e as condições de trabalho.

Quanto ao mestrado, hoje em dia os Serviços de Acção Social já cobrem os mestrados (no meu tempo só dava para Licenciatura) para aqueles que não podem. Mas aqui há sempre injustiças, o ideal seria poupar o valor das propinas para 3 anos (2 + 1 caso algo corra mal) e um extra para material. Foi o que fiz mas na altura consegui bolsas de investigação e acabei por não ter de usar os recursos todos que tinha de parte.

Mas ainda assim não percebo como alguém da sua idade já pensa em doutoramento. O doutoramento tanto pode ser útil e necessário como completamente inútil. Mas enfim, estamos a fugir um pouco ao tema. Se tiver alguma questão em concreto sobre o tema poderei tentar esclarece-la por PM.
Petruska1
Membro Veterano
Registado: terça jul 17, 2012 2:42 pm

sexta out 19, 2012 2:22 pm

lsgl Escreveu: Está muito equivocada.
Ninguém paga um doutoramento, são financiados ou pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT/MEC) ou por projectos de investigação do centro de investigação a que se ficar associado.
Não conheço nem um único caso de um aluno de doutoramento que tenha tido de pagar propinas. Contudo o financiamento anda mais dificil por causa da crise mas os bons alunos com bons curriculos e associados a bons orientadores vão safando bem. Dependendo da área, pode ser mais ou menos dificil o financiamento e as condições de trabalho.

Quanto ao mestrado, hoje em dia os Serviços de Acção Social já cobrem os mestrados (no meu tempo só dava para Licenciatura) para aqueles que não podem. Mas aqui há sempre injustiças, o ideal seria poupar o valor das propinas para 3 anos (2 + 1 caso algo corra mal) e um extra para material. Foi o que fiz mas na altura consegui bolsas de investigação e acabei por não ter de usar os recursos todos que tinha de parte.

Mas ainda assim não percebo como alguém da sua idade já pensa em doutoramento. O doutoramento tanto pode ser útil e necessário como completamente inútil. Mas enfim, estamos a fugir um pouco ao tema. Se tiver alguma questão em concreto sobre o tema poderei tentar esclarece-la por PM.
Eu retirava o "bem" e ficava-me "mas os bons alunos com bons curriculos e associados a bons orientadores vão safando"

Em que área fez Investigação Cientifica?
<p><a title="Dubitando, ad veritatem parvenimus... aliquando! Duvidando, chegamos à verdade... às vezes!" target="_top" href="http://dubitando.no.sapo.pt/index.htm"></a></p>
<p>Dubitando, ad&nbsp;veritatem pervenimus...aliquando!/Duvidando, chegamos &agrave; verdade...&agrave;s vezes! By: Fl&aacute;vio Josefo</p>
<p>A pra&ccedil;a p&uacute;blica est&aacute; cheia de moscas!</p>
<p>"O homem &eacute; uma corda estendida entre o animal e o Super-homem - uma corda sobre o abismo". - by Nietzsche</p>
<p>&ldquo;A f&oacute;rmula da minha felicidade: um sim, um n&atilde;o, uma linha reta, um objetivo.&rdquo; (Friedrich Nietzsche)</p>
lsgl
Membro Veterano

sexta out 19, 2012 2:27 pm

Petruska1 Escreveu: Eu retirava o "bem" e ficava-me "mas os bons alunos com bons curriculos e associados a bons orientadores vão safando"

Não queria dramatizar porque ainda assim é uma situação melhor que a da maioria das pessoas.

Fiz e faço investigação na área de Construção e Análise de Software.
tarasofia
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2007 5:15 pm

sexta out 19, 2012 2:37 pm

... eu acho horrivel, indecente e imoral que um jovem licenciado portugues abandone o país para exercer noutro lado.

Foi o estado portugues que bem ou mal financiou a carreira académica desde a primeira classe até ao final da licenciatura, por isso os jovens licenciados deveriam trabalhar em portugal para retribuir ao estado o investimento.

Ninguem deviaria ter de abandonar o seu país de origem e familia por não ter colocação, ou não ter trabalho. Se eu tiver de abandonar o país para sobreviver, será como que me negarem uma parte de mim, eu sou muito presa à minha terra, é aqui que tenho tudo, é aqui que nasci, é aqui que quero educar os meus filhos e é aqui que quero morrer. NÂO ME CONVIDEM A SAIR DO MEU PAÌS.

O estado devia providenciar tudo para que se fixem os jovens, mas ao invés convida-nos a sair... abre as portas do mundo às nossos maiores valores intelectuais, aos nossos engenheiros, aos médicos, aos enfermeiros, à mão de obra não qualificada, e para contrabalancar abriga milhares de imigrantes de leste e afinsd que vivem às custas do NOSSO dinheiro. Se não temos lugar em portugal para os portugueses, então que saiam primeiro os de fora ( e eu não sou xenofoba, nem nada sequer semelhante)

O estado deveria gerir melhor as vagas no ensino, canalizando-as para áreas com melhores prespectivas de colocação, e não dexando formar à parva, investido o dinheiro dos contribuintes, em carreiras académicas que nunca terão lugar cá dentro. A forma de atribuição das vagas também devia de deixar de ser apenas através da média, porque está mais que visto que muita gente com méda de 19 não têm capacidades humanas para ser médico, ou em direito uma média de 17 não é sinónimo a ética...

Triste, eu fico muito triste, ao assistir à queda de uma nação... perderam-se os valores morais na nossa sociedade, e receio que sem formação moral não seja possivel andar para a frente.

Enquanto os corruptos politicos do nosso país se esconderem atras de imunidade parlamentar não há esperança... eles ganham para a função que ocupam, pelo que assumam as suas responsabilidades, quero prisão para que rouba o povo para encher os proprios bolsos. Quero saber onde o dinheiro publico é gasto, quero saber exactamente para onde vai cada euro que me exigem em impostos. Quero médicos para os doentes, e comida e abrigo para os necessitados... dispenso tgv e aeroportos!

Eu se encontrar um politico não lhe atiro uma pedra... mas garantidamente que lhe faço um par de carrinhos de mola e digo onde gostaria de lhos enfiar!
Os meus olhos n&atilde;o&nbsp; v&ecirc;m, as minhas m&atilde;os n&atilde;o&nbsp; tocam, mas o meu cora&ccedil;&atilde;o SENTE!
Petruska1
Membro Veterano

sexta out 19, 2012 3:40 pm

lsgl Escreveu:
Petruska1 Escreveu: Eu retirava o "bem" e ficava-me "mas os bons alunos com bons curriculos e associados a bons orientadores vão safando"

Não queria dramatizar porque ainda assim é uma situação melhor que a da maioria das pessoas.

Fiz e faço investigação na área de Construção e Análise de Software.
Obrigada! :wink:
O meu filhote fez e faz IC na área da Física Nuclear. Está a meio do doutoramento.! Pensei que eram colegas! :)
<p><a title="Dubitando, ad veritatem parvenimus... aliquando! Duvidando, chegamos à verdade... às vezes!" target="_top" href="http://dubitando.no.sapo.pt/index.htm"></a></p>
<p>Dubitando, ad&nbsp;veritatem pervenimus...aliquando!/Duvidando, chegamos &agrave; verdade...&agrave;s vezes! By: Fl&aacute;vio Josefo</p>
<p>"O homem &eacute; uma corda estendida entre o animal e o Super-homem - uma corda sobre o abismo". - by Nietzsche</p>
<p>&ldquo;A f&oacute;rmula da minha felicidade: um sim, um n&atilde;o, uma linha reta, um objetivo.&rdquo; (Friedrich Nietzsche)</p>
Petruska1
Membro Veterano

sexta out 19, 2012 3:57 pm

... eu acho horrivel, indecente e imoral que um jovem licenciado portugues abandone o país para exercer noutro lado.
Eu acho horrível , indecente e imoral que um jovem ou menos jovem, licenciado ou não licenciado abandone o país para poder viver.

Ninguem deviaria ter de abandonar o seu país de origem e familia por não ter colocação, ou não ter trabalho. Se eu tiver de abandonar o país para sobreviver, será como que me negarem uma parte de mim, eu sou muito presa à minha terra, é aqui que tenho tudo, é aqui que nasci, é aqui que quero educar os meus filhos e é aqui que quero morrer. NÂO ME CONVIDEM A SAIR DO MEU PAÌS.

O estado devia providenciar tudo para que se fixem os jovens, mas ao invés convida-nos a sair... abre as portas do mundo às nossos maiores valores intelectuais, aos nossos engenheiros, aos médicos, aos enfermeiros, à mão de obra não qualificada, e para contrabalancar abriga milhares de imigrantes de leste e afinsd que vivem às custas do NOSSO dinheiro. Se não temos lugar em portugal para os portugueses, então que saiam primeiro os de fora ( e eu não sou xenofoba, nem nada sequer semelhante)
Os imigrantes, vivem à custa do seu trabalho. São pessoas altamente qualificadas. Dão a sua energia, conhecimentos e mão de obra.
Os jovens, não têm só direitos, também têm deveres.

O estado deveria gerir melhor as vagas no ensino, canalizando-as para áreas com melhores prespectivas de colocação, e não dexando formar à parva, investido o dinheiro dos contribuintes, em carreiras académicas que nunca terão lugar cá dentro. A forma de atribuição das vagas também devia de deixar de ser apenas através da média, porque está mais que visto que muita gente com méda de 19 não têm capacidades humanas para ser médico, ou em direito uma média de 17 não é sinónimo a ética...

Triste, eu fico muito triste, ao assistir à queda de uma nação... perderam-se os valores morais na nossa sociedade, e receio que sem formação moral não seja possivel andar para a frente.

Enquanto os corruptos politicos do nosso país se esconderem atras de imunidade parlamentar não há esperança... eles ganham para a função que ocupam, pelo que assumam as suas responsabilidades, quero prisão para que rouba o povo para encher os proprios bolsos. Quero saber onde o dinheiro publico é gasto, quero saber exactamente para onde vai cada euro que me exigem em impostos. Quero médicos para os doentes, e comida e abrigo para os necessitados... dispenso tgv e aeroportos!

Eu se encontrar um politico não lhe atiro uma pedra... mas garantidamente que lhe faço um par de carrinhos de mola e digo onde gostaria de lhos enfiar!
Dê a sua quota parte para ajudar o país.
tarasofia
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2007 5:15 pm

sexta out 19, 2012 4:12 pm

Petruska1 Escreveu:
Eu acho horrível , indecente e imoral que um jovem ou menos jovem, licenciado ou não licenciado abandone o país para poder viver.

Os imigrantes, vivem à custa do seu trabalho. São pessoas altamente qualificadas. Dão a sua energia, conhecimentos e mão de obra.
Os jovens, não têm só direitos, também têm deveres.

Dê a sua quota parte para ajudar o país.
Se lesse com atenção reparava que além da mão de obra qualificada reconheço o direito a viver no pais natal aos trabalhadores de mão de obra indiferenciada, e se entendesse o que escrevi, teria compreendido que os imigrantes que me refiro são qs que vêm para Portugal chular o estado portugues, que auferem ajudas sociais sem contribuirem.... e há desses aos milhares!
e ainda lhe digo mais... fico mais indignada pelos que menos têm do que por mim própria... ainda assim contribuo com tudo o que me é exigido... fico ofendida pelo 'comodismo' de algumas pessoas que não enxergam além do próprio umbigo
Os meus olhos n&atilde;o&nbsp; v&ecirc;m, as minhas m&atilde;os n&atilde;o&nbsp; tocam, mas o meu cora&ccedil;&atilde;o SENTE!
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sexta out 19, 2012 4:27 pm

Pois eu fico mais indignada com a impunidade com que os altos cargos do nosso país delapidam em luxos e mordomias o erário público para o qual todos contribuímos do que com o que pretensamente nos chulam os imigrantes, que saíram dos seus países pelos mesmíssimos motivos que saem agora os que emigram agora. Ou piores.

Confesso que esta conversa dos subsídios já enjoa. Mas serve às mil maravilhas para nos desviar as atenções de outras coisas bem mais graves.

E também para dar escape à mesquinhez das nossas invejazinhas e outras razões igualmente rasteiras.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
lsgl
Membro Veterano

sexta out 19, 2012 5:12 pm

Petruska1 Escreveu: Obrigada! :wink:
O meu filhote fez e faz IC na área da Física Nuclear. Está a meio do doutoramento.! Pensei que eram colegas! :)
Certamente seremos colegas na precariedade das bolsas (BD) que suportam o nosso trabalho assim como no sentimento de injustiça e incompreensão de algumas decisões que têm vindo a ser tomadas ultimamente (independentemente de nos afectar directamente ou não) ;)
cpontos
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2009 7:04 am

sexta out 19, 2012 5:15 pm

A mim enjoa-me é a atitude politicamente correcta de algumas pessoas... Mas há algum problema em dizer que HÁ IMIGRANTES QUE SE APROVEITAM DA SEGURANÇA SOCIAL? Bolas, mas cai-vos um braço se admitirem que há muito 'boa' gente que simplesmente aprendeu a sugar todos os apoios que existem?

Claro que não são todos e que há portugueses a fazê-lo também, aos milhares e sem pinga de vergonha! Ninguém diz que os portugueses são coitadinhos, há muitos que envergonham o bom cidadão. O que se diz é que muitos imigrantes não vêm para cá trabalhar, mas sim parasitar! Custa admitir?? E tanto merecem punição os nossos como os que vêm de fora, mas os de fora deviam ser convidados a sair por não contribuirem.

É de facto vergonhoso convidar os nossos a sair e continuar a alimentar mamões que em nada contribuem!

Nunca mais me esqueço de acompanhar a minha avó à SS e dar comigo a pensar que parecia que estava noutro país qualquer, que não o meu.

Mas o pior cego é aquele que não quer ver, disso não tenho dúvidas...
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

sexta out 19, 2012 5:30 pm

Olhe, eu já vi quem nunca tenha descontado nem trabalhado na p* da vida e estar a levantar 1500€ da SS.
É os abonos dos filhs e netos e mais sei lá quem, é o rendimento minímo, é....

Mas não se pode apontar estes casos porque depois somos racistas, etc, etc, :roll:

E depois ainda ouvir dizer " nós não temos a tradição de trabalhar" ou "uma pessoa a trabalhar para um patrão até pode dar em doida"...autêntico.

E andam os camelos a sustentar estas carraças que tem bons carros não sei como :?
Petruska1
Membro Veterano

sexta out 19, 2012 5:53 pm

lsgl Escreveu:
Petruska1 Escreveu: Obrigada! :wink:
Certamente seremos colegas na precariedade das bolsas (BD) que suportam o nosso trabalho assim como no sentimento de injustiça e incompreensão de algumas decisões que têm vindo a ser tomadas ultimamente (independentemente de nos afectar directamente ou não) ;)

Costuma ir às reuniões da ABIC?
Petruska1
Membro Veterano

sexta out 19, 2012 5:57 pm

cpontos Escreveu:A mim enjoa-me é a atitude politicamente correcta de algumas pessoas... Mas há algum problema em dizer que HÁ IMIGRANTES QUE SE APROVEITAM DA SEGURANÇA SOCIAL? Bolas, mas cai-vos um braço se admitirem que há muito 'boa' gente que simplesmente aprendeu a sugar todos os apoios que existem?

Claro que não são todos e que há portugueses a fazê-lo também, aos milhares e sem pinga de vergonha! Ninguém diz que os portugueses são coitadinhos, há muitos que envergonham o bom cidadão. O que se diz é que muitos imigrantes não vêm para cá trabalhar, mas sim parasitar! Custa admitir?? E tanto merecem punição os nossos como os que vêm de fora, mas os de fora deviam ser convidados a sair por não contribuirem.

É de facto vergonhoso convidar os nossos a sair e continuar a alimentar mamões que em nada contribuem!

Nunca mais me esqueço de acompanhar a minha avó à SS e dar comigo a pensar que parecia que estava noutro país qualquer, que não o meu.

Mas o pior cego é aquele que não quer ver, disso não tenho dúvidas...
Custa a admitir, sim, porque não é verdade.
Os imigrantes que contribuiram com os seus impostos para a SS, enriqueceram o país, com a sua mão de obra e conhecimentos.
lsgl
Membro Veterano

sexta out 19, 2012 6:11 pm

Petruska1 Escreveu:
Costuma ir às reuniões da ABIC?
Não, vou só ao fórum para acompanhar as novidades.
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”