acidente.
Se o carro estiver raspado lateralmente de fora a fora, mostra a ultrapassagem!!! ou seja houve o tal empurrão, se só estiver só em uma ponta e se for à frente a culpa é da souveniers, se for atrás a culpa é do outro. è simples!!!
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
Lucci Escreveu:Se o carro estiver raspado lateralmente de fora a fora, mostra a ultrapassagem!!! ou seja houve o tal empurrão, se só estiver só em uma ponta e se for à frente a culpa é da souveniers, se for atrás a culpa é do outro. è simples!!!
Mas tendo um seguro contra terceiros, o seguro não vai cobrir o estrago do carro dela? Se ela tiver 50% da culpa...soveniers Escreveu: o estrago do meu carro foi muito (lateral esquerda toda, roda e frente)
É ao contrário. É só no caso de você ter 50% de culpa que o seu seguro contra terceiros é activado para reparar a outra viatura e o respectivo prémio é agravado.margoustink Escreveu:Lucci Escreveu:Se o carro estiver raspado lateralmente de fora a fora, mostra a ultrapassagem!!! ou seja houve o tal empurrão, se só estiver só em uma ponta e se for à frente a culpa é da souveniers, se for atrás a culpa é do outro. è simples!!!Mas tendo um seguro contra terceiros, o seguro não vai cobrir o estrago do carro dela? Se ela tiver 50% da culpa...soveniers Escreveu: o estrago do meu carro foi muito (lateral esquerda toda, roda e frente)
Mas pelo que diz e a Lucci disse, parece que deve conseguir que atribuam 100% culpa ao outro interveniente. Em todo o caso peça sempre à seguradora para indicar se lhe atribuiram alguma repsonsabilidade ou não e em quanto % e recorra se achar que os danos no seu carro são evidentes que a culpa não é sua.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
lsgl Escreveu:É ao contrário. É só no caso de você ter 50% de culpa que o seu seguro contra terceiros é activado para reparar a outra viatura e o respectivo prémio é agravado. (Sim, mas quem paga o estrago no carro dela?)margoustink Escreveu:Lucci Escreveu:Se o carro estiver raspado lateralmente de fora a fora, mostra a ultrapassagem!!! ou seja houve o tal empurrão, se só estiver só em uma ponta e se for à frente a culpa é da souveniers, se for atrás a culpa é do outro. è simples!!!Mas tendo um seguro contra terceiros, o seguro não vai cobrir o estrago do carro dela? Se ela tiver 50% da culpa...soveniers Escreveu: o estrago do meu carro foi muito (lateral esquerda toda, roda e frente)
Mas pelo que diz e a Lucci disse, parece que deve conseguir que atribuam 100% culpa ao outro interveniente. (Sim, também acho) Em todo o caso peça sempre à seguradora para indicar se lhe atribuiram alguma repsonsabilidade ou não e em quanto % e recorra se achar que os danos no seu carro são evidentes que a culpa não é sua.
Então deixa lá ver se percebi.
O seguro contra terceiros:
Quando não temos culpa, o seguro do outro carro cobre os nossos prejuízos.
Quando temos 50% de culpa, o nosso seguro paga o prejuízo causado a terceiros.
Quando somos considerados culpados, o nosso seguro vai pagar os prejuízos que causados a terceiros e nós, ficamos com o prejuízo do nosso carro.
Por acaso, nunca tive nesta situação. E acho que fiz confusão ou me explico mal.
Sim, ou o Fundo de Garantia Automóvel caso o outro condutor não tenha seguro ou seja desconhecido o responsável.margoustink Escreveu:
Então deixa lá ver se percebi.
O seguro contra terceiros:
Quando não temos culpa, o seguro do outro carro cobre os nossos prejuízos.
Paga mas penso que será na proporção da responsabilidade apurada, nesse exemplo de 50%. Não sei como se processam os restantes 50% no caso do outro condutor não ter seguro para danos próprios.Quando temos 50% de culpa, o nosso seguro paga o prejuízo causado a terceiros.
Caso só tenha seguro contra terceiros, sim. Se tiver seguro para danos próprios então a seguradora também paga o seu arranjo.Quando somos considerados culpados, o nosso seguro vai pagar os prejuízos que causados a terceiros e nós, ficamos com o prejuízo do nosso carro.
Nas situações em que lhe atribuírem responsabilidade pelo acidente, o seu prémio será sempre agravado. Caso contrário fica inalterado.
http://www.isp.pt/NR/rdonlyres/2149038D ... omovel.pdf
a batidela maior está na parte da frente do meu carro (a seguir a porta do condutor) mas tenho as portas esquerdas danificadas (almolgadas e raspadas) e tenho danos no guarda lama traseiro (amolgado e raspado). para mim isto era obvio que nao tenho a culpa..se bem que o outro possa ter batido na parte da frente do carro (o que nao sei ao certo se foi porque afunilou no meu quando embati na terceira viatura) nao deixa de ser considerada ultrapassagem ou deixa?
Talvez a Lucci consiga esclarecer esse ponto, eu não percebo nada de peritagens. Em todo o caso tem direito a reclamar da decisão (veja o link) caso não concorde.
Precisa é de estar em cima do acontecimento porque as seguradoras não costumam informar muito os clientes durante o processo de sinistros (digo por experiência, sempre precisei de telefonar 'n' vezes para me esclarecerem sobre o processo). Pode depender da seguradora, claro.
Precisa é de estar em cima do acontecimento porque as seguradoras não costumam informar muito os clientes durante o processo de sinistros (digo por experiência, sempre precisei de telefonar 'n' vezes para me esclarecerem sobre o processo). Pode depender da seguradora, claro.
lsgl Escreveu:Talvez a Lucci consiga esclarecer esse ponto, eu não percebo nada de peritagens. Em todo o caso tem direito a reclamar da decisão (veja o link) caso não concorde.
sim..é o que estou a fazer..estou a pensar inclusive contestar o auto da policia..mas nao sei se iria fazer melhor ou pior..uma vez que deu "inconclusivo"
nfelizmente não a consigo esclarecer, sei estas coisas, porque tive uma situação muito chata , em que me lixaram o carro todo e a seguradora deu me como culpada, porque me bateram, n afrente do carro, e o outro tinha um STOP! só que havia mta visibilidade ele não parou, e as seguradoras deram que fui eu que vinha em excesso de velocidade e que me " meti" quando ele ia a entrar.
Posso vos dizer , que para além de ter metido advogado , até animações um amigo me fez tendo em conta o auto de policia, metros e velocidade.
Tive sorte, matitei muito, palmilhei ainda mais, mas a decisão foia para trás! apartir daí procurei um bom mediador de seguros, ajuda imenso posso dizer.
Espero que tenhas tirado fotos aos carros, á posição deles e aos estragos, é uma boa ajuda. é nunca deixar o assunto esquecer e questionar muito, de preferencia tudo, porque isto é muito subjectivo ás vezes até do perito depende!!!
Lamento nao poder ajduar mais!
Posso vos dizer , que para além de ter metido advogado , até animações um amigo me fez tendo em conta o auto de policia, metros e velocidade.
Tive sorte, matitei muito, palmilhei ainda mais, mas a decisão foia para trás! apartir daí procurei um bom mediador de seguros, ajuda imenso posso dizer.
Espero que tenhas tirado fotos aos carros, á posição deles e aos estragos, é uma boa ajuda. é nunca deixar o assunto esquecer e questionar muito, de preferencia tudo, porque isto é muito subjectivo ás vezes até do perito depende!!!
Lamento nao poder ajduar mais!
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm
O meu traquina: Calvin
A minha princesa: Lolita
Já tive um acidente parecido, em que a minha mãe estava a sair do estacionamento. E nem o facto do outro circular em excesso de velocidade deu razão à minha mãe ou seja, ela foi considerada culpada, o carro foi para sucata, eu fui para o hospital e o outro não teve nada...
Penso que depende muito dos peritos.
Boa sorte!

Boa sorte!
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."
Calvin
Calvin
No seu caso em particular é mesmo assim. Quem sai de estacionamento, garagem ou bomba de gasolina tem de ceder a prioridade portanto em caso de colisão é sempre culpado.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta fev 08, 2012 8:09 pm
bhessbhess Escreveu:Já tive um acidente parecido, em que a minha mãe estava a sair do estacionamento. E nem o facto do outro circular em excesso de velocidade deu razão à minha mãe ou seja, ela foi considerada culpada, o carro foi para sucata, eu fui para o hospital e o outro não teve nada...![]()
Boa sorte!
Está a misturar duas coisas distintas.
Uma, é o eventual excesso de velocidade do outro condutor.
Outra, a eventual infracção que a sua mãe praticou.
Uma coisa é termos a percepção que o condutor vinha em excesso de velocidade, outra, é provar esse mesmo excesso de velocidade e face à dificuldade de o fazer, não passa mesmo daquilo que é a sua percepção.
Por outro lado, temos o código da estrada que é claro no que à prioridade ao sair de um estacionamento, diz respeito.
Face a isto, as dúvidas sobre a responsabilidade, são poucas.
A titulo de exemplo:
Eu posso ter o meu carroo estacionado a meio metro de uma passadeira e devido a isso, tapar a visibilidade de quem circula na estrada face a eventuais peões que pretendam efectuar a travessia nesse local.
Se a bhess atropelar alguém na passadeira, não é o facto de eu estar mal estacionado que lhe irá retirar qualquer responsabilidade.
Em ultima instância, serei multado por estacionamento indevido, mas a bhess será responsabilizada por um atropelamento numa passadeira.
E esqueçam lá isso dos "peritos" dos seguros, pois nenhum deles é perito em sinistros.
O papel do "perito" é tentar sempre ilibar a entidade para quem trabalha de responsabilidades.
Última edição por PauloSantos1 em domingo fev 17, 2013 2:41 pm, editado 1 vez no total.
<strong>Paulo Santos</strong>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm
O meu traquina: Calvin
A minha princesa: Lolita
Calma, eu só disse isto porque o Souvenirs mencionou que o outro carro circulava em excesso de velocidade, e eu estou a tentar dizer que o facto do outro cometer uma infracção não iliba outro de responsabilidades.
Outra coisa, não vos dei todos os pormenores do acidente. Havia provas, para além de testemunhas, havia uma travagem longa que mesmo assim não impediu que embatesse com imensa violência contra nós. E a minha mãe não saiu à estrada feita maluca, mas teve de entrar um pouco na estrada pois de outra forma não tinha visibilidade. No momento do embate nós estávamos paradas! No fundo foi ele que bateu contra o nosso carro.
Não quero com isto dizer que a minha mãe não tivesse culpa, mas se o outro estivesse a praticar uma condução mais defensiva, circulasse com mais precaução, até porque tinha uma passadeira junto a essa saída, nada tinha acontecido, pois a manobra que a minha mãe fez era mesmo necessária, embora não devesse ser, mas ali, assim como em muitos outros sítios, é mesmo necessário. Ainda hoje está lá essa saída do parque exactamente como há 10 anos atrás...
Outra coisa, não vos dei todos os pormenores do acidente. Havia provas, para além de testemunhas, havia uma travagem longa que mesmo assim não impediu que embatesse com imensa violência contra nós. E a minha mãe não saiu à estrada feita maluca, mas teve de entrar um pouco na estrada pois de outra forma não tinha visibilidade. No momento do embate nós estávamos paradas! No fundo foi ele que bateu contra o nosso carro.
Não quero com isto dizer que a minha mãe não tivesse culpa, mas se o outro estivesse a praticar uma condução mais defensiva, circulasse com mais precaução, até porque tinha uma passadeira junto a essa saída, nada tinha acontecido, pois a manobra que a minha mãe fez era mesmo necessária, embora não devesse ser, mas ali, assim como em muitos outros sítios, é mesmo necessário. Ainda hoje está lá essa saída do parque exactamente como há 10 anos atrás...
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."
Calvin
Calvin
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Pois mas na avaliação, os "se o outro blá blá" não contam, o que conta é que estava a sair do estacionamento, se tinha ou não visibilidade tambem não conta, não pode avançar com o veiculo ocupando parte da via até ter visibilidade. Quanto á travagem longa só prova que ele tentou evitar o embate contra alguem que ocupou mesmo que parcialmente a via onde ele circulava. Ele poderia ser multado por excesso de velocidade caso ser provado estar a circular acima da velocidade permitida nesse local, mas quem provocou o acidente foi quem ao sair de um estacionamento lhe ocupou a via.