Vou dar o meu contributo, tanto nas ratz (que amo) e hamsters (que amo igualmente)
Quanto a ratazanas, bem.. mas que animal maravilhoso, bem dito o dia em que fui prendada (impingida va eheheh

) com duas maravilhosas bebes! Bebés que cresceram, dormiram, brincaram e passeavam comigo até aos seus ultimos suspiros. :'( ainda hoje choro por elas, como se tivessem morrido ontem. Sofia e Akemi, serão eternas!
Eu ouvia tantas pessoas a dizerem bem das ratz que queria ter duas (não tão cedo como esperava ter), ate que pude viver essa experiencia e digo-vos: tudo o que esta a dizer a MariaMar sobre elas é mentira! É muito mas muito melhor!!!!!

Não dá para explicar por palavras! Não se explica o que é ter uma ratz, é preciso viver isso para conseguir entender a magnitude da coisa!
Deixo aqui mais uma (da minha Sofia com uma cachorra que tinha em FAT):
E um video do Lichie (da Maria):
https://www.facebook.com/photo.php?v=33 ... =3&theater
(Maria o Lichie já não esta entre nós :'( )
Neste momento não tenho nenhuma ratazana. Estive a pensar... a pensar... e a pensar....
Eu não me importo de ficar com um par delas, escolham voces as que achem que vão ter menos saída. Tanto podem ser dois meninos ou duas meninas. Depois falo contigo melhor.
Ao resto das pessoas! Se puderem adoptar duas ratazanas, podem ter a certeza absoluta que não se vão arrepender! É mesmo um cão em miniatura! Um "cão" supercola, chato, melga, sedento de mimos e brincadeira!
Agora quanto aos hamsters...
Já tenho hamsters desde os meus 13 anos, e desde sempre tive uma ligação com eles que pelos vistos não é muito comum, digo isto porque eu ouço muitas vezes pessoas a dizerem que são burros ou que não interagem.
Eu acho que tem tudo a ver com a nossa paciencia, com o espaço (e não me refiro apenas a espaço fisico, mas também) que lhes liberamos, com o respeito pelas carateristicas do animal (há que ter em conta que é uma espécie solitária, o que ainda me deixa mais aficionada, porque apesar desta carateristica, conseguem criar um laço forte com o dono). E claro por ultimo e muito importante - a linhagem e a forma como foi criado! O que mais se vê são hamsters com uma bagagem imensa de traumas que ninguém faz ideia.
E há uma coisa que sempre me fez imensa confusão: indicarem hamsters como primeiro animal de companhia, ou para crianças! Sendo um animal tão complexo acho que deveriam ser dos ultimos animais a serem cuidados por crianças. Acho que este é também um dos principais factores dos adultos que ja tiveram hamsters em criança dizerem que são animais burros.
Os meus hamsters também me perseguem, também sobem para mim, também aprendem com clicker, também nunca me mordem, e ate dormem junto a mim se for preciso.
Cris, desculpa mas vou ter de colocar o video completo! É delicioso ^^
https://www.youtube.com/watch?v=b153yR9SVys
(queria colocar aqui algumas imagens bonitas de interação com os meus, mas o meu disco esterno deu o ultimo grito e tive de ir a uma loja da especialidade recuperar os dados. Já tenho a maioria das coisas, mas a pasta dos hamsters tem tantas fotos (cerca de 15000) que levaria muitas horas para passar para o novo, portanto acabei por deixa-la e passa-la quando tiver tempo de deixar la o disco).
Ou seja, não posso contribuir em imagens minhas, para mostrar o fantástico animal que é
Posso dizer que há uma empresa/organização de TAA (terapias assistidas por animais), que tem alem de cães e uma gata, também um hamster que veio de cá, para ajudar pessoas com varias dificuldades fisicas e emocionais.. E o hamster (o Bimbo

) é o mais apreciado por muitas, e é bastante interactivo!
Para mim os hamsters são pequenos guerreiros, cheios de coragem e bravura. Bravura para lutar ate´ao fim com um predador, erguendo as suas patas, e mordendo com vigor enrolando-se... coragem para se atirar de uma altura considerável; bravura para expulsar um inimigo do seu territorio!!! No entanto com uma grandeza de caracter, capaz de reconhecer, amar e interagir com o seu dono! Isto para mim, faz do hamster uma espécie tão única e fascinante!